Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Já fiz viagens de carro por todo o litoral brasileiro e sabia que os desafios começariam antes mesmo da estrada. Aplicando o planejamento em cada detalhe e escolhendo os destinos. Sempre trabalhei com planejamentos e probabilidades, mas nesse tipo de viagem o mais prazeroso é o desconhecido que está por vir. Era ago/2023 e a vontade de dirigir no inverno pelos Andes era enorme!

Planejei alcançar o Oceano Pacífico em apenas quatro dias e meio com minha Ecosport, minha “ruivinha”. Antes de cruzar a fronteira com a Argentina, em Curitiba (PR) me encontrei com o brother Maciel Cernikoski, que topou o desafio!

Planejei uma cama no carro para descansar em pontos estratégicos do percurso caso fosse necessário e foi (risos), além disso,  também fazíamos algumas refeições rápidas dentro do carro. A intenção era sempre nos divertirmos e testar o nosso limite. Sempre é possível encontrar algo positivo nos problemas

Dirigimos até General Acha no famoso Pampa Argentino que proporcionou uma experiência gastronômica única. Neste sentido, apreciamos a riqueza culinária em meio à hospitalidade calorosa das pessoas que conheceram. Ainda no Pampa, a Ruta 20 trouxe um desafio diferente, com sua reta aparentemente interminável (de quase 200 km). Contudo, essa monotonia era compensada pela grandiosidade das vastas paisagens argentinas. 

A Ruta 20, é desafiadora pela reta silenciosa e quase deserta, ali eu já estava há 3 dias na estrada e havia placas recomendando descansar para não cochilar ao volante; é preciso respeitar a estrada e o corpo. A vista é incrível e bem ao fundo já se conseguia ver uma ponta da cordilheira dos Andes.

Falando em cordilheira... Ao atravessar a gelada Cordilheira dos Andes, enfrentamos o inexplorado. Estradas sinuosas, neve (muita neve), altitudes elevadas e temperaturas que despencavam (escolhi  ir durante o inverno!) – cada desafio era uma oportunidade para aplicar resiliência, uma lição valiosa adquirida ao longo dos anos no campo profissional ;-)!

Ao alcançar a pitoresca Hornopirén, na Patagônia chilena, e desbravar a lendária Carretera Austral entre lagos e vulcões, não apenas cruzei fronteiras geográficas e culturais, mas também me aventurei em uma jornada de superação e autodescoberta, mas ainda faltava o retorno...

O plano inicial era descer mais 406 km até Futaleufú (Chile), mas sabíamos que durante o inverno as condições na Patagônia são imprevisíveis. A Carretera possui dois trechos de balsa e só conseguimos atravessar o 1º devido aos fortes ventos que vinham do Pacífico, esperei por dois dias e decidimos retornar à Argentina por outra rota. Mudar rota sempre é uma possibilidade e assim fizemos.

Vila Angostura, um refúgio charmoso, ofereceu uma pausa tranquila entre montanhas majestosas e lagos serenos. A fusão perfeita entre natureza e arquitetura encantou nossos sentidos, proporcionando uma experiência de paz e beleza que contrastava com a agitação da vida urbana. De lá, seguimos para Bariloche com seus picos nevados e lagos reluzentes criaram um espetáculo visual inesquecível. Cada curva da estrada revelava uma nova maravilha natural.

A chegada à capital portenha, Buenos Aires, foi a conclusão triunfante dessa jornada. Os arcos europeus, os sabores do tango e a agitação das ruas foram uma celebração do sucesso, uma recompensa pelo planejamento meticuloso, uma lição que Ivan somou para sua vida… mas ainda faltava retornar ao Brasil (...)

Foram mais de 9.200 Km em 26 dias. Cada quilômetro percorrido, cada desafio enfrentado e cada imagem magnífica testemunhada ao longo dessa jornada se tornaram parte integrante das minhas memórias, uma celebração da diversidade e beleza que o mundo tem a oferecer a todos nós!

nós.jpg

eu.jpg

praça.jpg

balça.jpg

Editado por ivansoara
  • Gostei! 2
  • Membros
Postado

@ivansoaraParabens pela aventura por terras tão conhecidas por mim.Agora duas perguntas, a 1 é como fizeram para ir de Villa Angostura a Bariloche que é muito longe e a 2 é que reprtiu ruta 20 várias vezes.Semprevfoi ruta40,mudou de nome ou se confundiu?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...