Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Tenho dupla cidadania (brasil/italia). Comprei uma passagem de sp para roma e na hora da compra Preenchi os dados com meu nome completo como consta nos documentos brasileiros, inclusive no passaporte brasileiro. (bruna+sobrenome do pai+sobrenome do marido) 

Porem vou usar o passaporte italiano para viajar onde meu nome consta como bruna+sobrenome do pai.

Se eu estiver munida dos 2 passaportes e outros documentos brasileiros, consigo embarcar normalmente? Terei algum problema na imigraçao? 

É minha primeira viagem internacional e estou com medo de dar m....

• Membros
Postado

Há de apresentar apenas um documento, o outro fica guardado. Se é no Brasil vai ser o brasileiro e nem precisa enfrentar filas, só ler o chip na máquina própria e sair do país . Não entendi o porque não pos os dados dele na passagem. 

• Colaboradores
Postado (editado)
9 horas atrás, brunaprato disse:

Tenho dupla cidadania (brasil/italia). Comprei uma passagem de sp para roma e na hora da compra Preenchi os dados com meu nome completo como consta nos documentos brasileiros, inclusive no passaporte brasileiro. (bruna+sobrenome do pai+sobrenome do marido) 

Porem vou usar o passaporte italiano para viajar onde meu nome consta como bruna+sobrenome do pai.

Se eu estiver munida dos 2 passaportes e outros documentos brasileiros, consigo embarcar normalmente? Terei algum problema na imigraçao? 

Vai dar bom para sair do Brasil. Pode dar ruim saindo da Europa pois terá que sair do país com o italiano e possivelmente ter questionamento na discrepância no nome.

Na chegada na Europa, não precisará falar nada para ninguém e tampouco apresentar nada, somente seu passaporte italiano (use as maquinetas de leitura de passaporte. Fuimicino é um inferno). Na volta, terá que fazer check-in e aí pode dar problema.

Sugestão: leve uma cópia da certidão de casamento traduzida para italiano onde lá consta a mudança de seu nome. Esta será, além de lábia, a única forma de provar que você é você no retorno.

Editado por pmichelazzo
  • Membros
Postado
3 horas atrás, D FABIANO disse:

Há de apresentar apenas um documento, o outro fica guardado. Se é no Brasil vai ser o brasileiro e nem precisa enfrentar filas, só ler o chip na máquina própria e sair do país . Não entendi o porque não pos os dados dele na passagem. 

Na hora da compra pedia meu nome completo e cpf. Por isso preenchi com os dados do documento brasileiro. Depois a cia aerea pediu pra incluir o passaporte. E foi aí que ficou diferente.

• Membros
Postado
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Vai dar bom para sair do Brasil. Pode dar ruim saindo da Europa pois terá que sair do país com o italiano e possivelmente ter questionamento na discrepância no nome.

Na chegada na Europa, não precisará falar nada para ninguém e tampouco apresentar nada, somente seu passaporte italiano (use as maquinetas de leitura de passaporte. Fuimicino é um inferno). Na volta, terá que fazer check-in e aí pode dar problema.

Sugestão: leve uma cópia da certidão de casamento traduzida para italiano onde lá consta a mudança de seu nome. Esta será, além de lábia, a única forma de provar que você é você no retorno.

No passaporte italiano vi que tem a mençao ao sobrenome do meu marido no verso da pagina de identificacao. 

Tentei falar com a cia aerea, mas dizem que a passagem tem que estar conforme meus dados na receita federal, ou seja dados brasileiros... mas meu receio é com a volta mesmo...

• Membros
Postado

Levando os dois passaportes não acho que terá nenhuma problema. Não é incomum ter nome diferentes no passaporte brasileiro e italiano, você só precisa provar que você é você.

A parte que dificulta ter dois sobrenomes diferentes é quando está imigrando para Europa, pois você se apresentará sempre como italiana, pois seu passaporte brasileiro "não tem validade" (eles não podem te tratar como brasileira, no caso) e quando vai entregar outros documentos emitidos no Brasil, vai haver essa diferença de nome, e daí precisa provar que focinho de porco não é tomada.

Para turismo, não vejo que terá problemas.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
14 horas atrás, brunaprato disse:

Sai e entra do Brasil com o passaporte brasileiro, na entrada e saída da Itália usa o italiano.

Não lembro do agende pedir a passagem para poder ver se o nome esta certo ou errado, mas ele deve ter no sistema. 

Ou se tiver muito preocupada, faz a viagem toda como turista, o único problema é se tiver fila na imigração (que nem é tanto problema assim), e se caso encrencarem com algo, começar a pedir um monte de coisa, apresenta o Italiano e explica que não usou ele pois emitiu a passagem com o nome de errado e o assunto encerra.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Obrigada pessoal! 

Acho que nao é tao problematico como pensei, e viajando com os dois passaportes para comprovar que eu sou eu talvez resolva.

Tentei solicitar a correcao na passagem com a a cia aerea, mas ta dificil... 

• Membros
Postado

Eu também tenho dois passaportes, italiano e brasileiro, e apesar de ser o mesmo nome, a cia aérea já pediu para ver o outro passaporte quando eu ia pro Brasil, só isso. Quando eu viajo eu sempre levo os dois por via das dúvidas.

• Colaboradores
Postado
1 hora atrás, Davi Leichsenring disse:

Eu também tenho dois passaportes, italiano e brasileiro, e apesar de ser o mesmo nome, a cia aérea já pediu para ver o outro passaporte quando eu ia pro Brasil, só isso. Quando eu viajo eu sempre levo os dois por via das dúvidas.

Idem mas os meus são diferentes e por isso sempre uso somente nome e sobrenome, que são iguais em ambos (ainda bem).

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...