Membros Este é um post popular. YGORTABOSA Postado Fevereiro 2 Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 2 Olá à todos! meu primeiro relato de viagem aqui no Mochileiros. Espero que possa ajudar e agregar alguma coisa no planejamento de vocês! ( Peço desculpas pelo textão hehe) Sou de Vitória - ES , e não sou nenhum grande especialista em trekkings de longa distância. Eu e minha namorada, fazemos bastante trilha pela nossa região, sendo o mais longo (e de maior altitude) que já havíamos feito, é a Subida ao Pico da Bandeira, que fica a algumas horas daqui. Inclusive recomendo fortemente! Vamos lá, a Patagônia sempre me encheu os olhos e há alguns anos sonhava com essa viagem, até que enfim os astros conspiraram e tudo foi acontecendo e coincidindo para que esse sonho de concretizasse. Tudo começou 3 meses antes da viagem, em Outubro em uma noite de Vinhos. Sabem como é, né? o álcool entra e a gente acha que ficou rico. rsrs Resolvi naquela noite olhar umas passagens, e encontrei o trecho Guarulhos x Punta Arenas por r$ 1400,00 ida e volta, pela Latam. sendo assim, compramos! na ocasião, tambem passaríamos alguns dias a mais para fazer El calafate e El Chalten, então tinhamos uma janela razoavel de 13 dias para encaixar com as reservas para o Circuito W. Aí começa toda a logística de reserva de Campings. Não foi nada super planejado ou calculado. Então prestem bastante atenção pois ficamos loucos com os preços praticados para fazer o Circuito. Para fazer o Circuito W em Torres del Paine você precisa se preocupar com os seguintes custos de acesso ao parque: - Chegada ao Parque , de Onibus, pela empresa BusSur (R$ 88,00 / pessoa aproximadamente) compramos na hora sem maiores problemas , recomendo chegar um pouco mais cedo na rodoviaria ou comprar um dia antes pelo site) até a Estancia Pudeto, onde sai o Catamarã. - Entrada no Parque: No site do Conaf, voce irá comprar o Ingresso. Este ingresso é pago conforme os dias que voce irá, sendo um valor para até 3 dias, ou para 4 dias ou mais. O valor tambem é diferente na alta e baixa temporada. Sendo assim, pagamos o valor, na conversão da época o Dólar chegou a bater 6,15. Saiu por volta de R$ 289,00 por pessoa (CLP 46200,00) https://www.conaf.cl/parque_nacionales/parque-nacional-torres-del-paine/ - Reserva nos Campings: Dentro de TDP os campings/refugios/alojamentos são operados por 2 Empresas, a Vértice Travel e a Las Torres. Vertice Travel possui valores para Camping Muito mais acessiveis: Diária Camping Paine Grande, somente usando todo nosso material, nossa barraca, saco de dormir etc. Só o espaço: U$ 26,00 /casal Las Torres : Tb so usamos a plataforma para montar barraca, sem nenhum serviço: U$ 80,00!!casal - Catamarã Pudeto x Camp Paine grande : U$30 / pessoa - ônibus retorno a Puerto Natales : R$ 88,00/pessoa Demais custos, seriam de alimentação que você irá levar ao parque. Os primeiros dias da viagem pela Patagonia, fizemos o lado Argentino. Tive um tremendo contratempo com nossa Bagagem que foi Extraviada na conexão em Santiago. Uma tremenda dor de cabeça, ficamos 5 dias sem nossa bagagem, sobrevivendo com nossas bagagens de mão. Por sorte o circuito seria nos ultimos dias da viagem e fomos improvisando. Deixo aqui uma Dica: Sempre usem um AirTag/apple dentro da bagagem despachada! Ficamos uns dias em EL calafate. perito Moreno. Alugamos um carro para um batevolta em El Chalten ( recomendo fortemente ficarem mais dias la!) mas foi suficiente para fazermos o Trekking ate Laguna de Los tres, com uma vista Incrivel para o FitzRoy. Pegamos um dia Lindo. O ultimo trecho da subida é bem puxado, mas valeu cada reclamação kkk. IMPERDIVEL Trilhar nessa região. Mas o assunto é Torres del Paine. vamos lá ao relato: 1 dia Antes do Circuito: Com a historia da bagagem, precisei voltar de ônibus ate Punta Arenas, sem nenhuma garantia de recuperar minha Mochila com os equipamentos (sim ate aqui nao tinhamos certeza se seria possivel fazer o Circuito, imagina o stress? :´o) Meu Airtag mostrava que a Mochila havia chegado no Aeroporto porem a Latam, insistia em pedir mais prazos e nenhuma confirmação real sobre encontrar minha bagagem. Até que cheguei no aeroporto e em 5 minutos encontraram minha mochila la armazenada. Contudo ja passavam das 22:30 la e não havia mais onibus para Voltar a Puerto Natales. No fim, consegui negociar com um Taxi la no Aeroporto e o convenci a me levar a P.Natales , me combrou U$100 pela viagem de 3:30h. nesse horário as estradas ficam muito perigosas, pelo risco de Guanacos na Raposas na pista , mas a maior dificuldade na estrada foi a VENTANIA absurda que fazia. Parecia um vendaval e o motorista nao conseguia passar de 90/100kmh com medo de perder a direção. momentos tensos, apesar trocarmos divertidas historias que mal vimos o tempo passar. Fernando, o motorista, que no passado trabalhou na Aduana e teve se afastar devido problemas de saúde, contou que foi Segurança pessoal do Lula em uma visita do então presidente na época, acredito que em seu primeiro mandato, à cidade de Punta Arenas. Revelou que é fã do Lula e alinhado à esquerda. Influencia talvez pelo Atual Presidente do Chile, Gabriel Boric ser nascido na Cidade de Punta Arenas, e com grande eleitorado na região. Cheguei no AirBnb por volta das 3h da manha, um frio absurdo mas feliz com meu Mochilão. Minha namorada havia ficado me esperando. Tomei aquele belo banho (quente? nao, o aquecimento deu defeito. QUe dia meu deus) e fui dormir. 1º DIA (19/12) : A meta seria acordar bem cedo, para chegar a tempo de pegar o Catamarã as 10:30 , que possui 4 saídas , 2 de manha (8:30 e 10:30) e 2 a tarde (16:15 e 18:00). Porém devido à missão do dia anterior, precisei descansar um pouco e esperar o comercio abrir para comprar alguns itens que estavam faltando (Gás e guloseimas). Enviei um Email para a empresa do Catamara, com medo de não conseguir trocar os bilhetes. Pedi a troca de horario, expliquei o motivo e logo tive retorno que poderia embarcar a tarde, as 16:15) . Pegamos o Onibus para o Parque as 14:00. ja sabendo que não chegaria a tempo para o Catamarã das 16:15, e contando com a sorte de embarcar no proximo sem maiores problemas. Entrando no Parque, Paramos na Portaria de Laguna Amarga por volta de 16:15 para os Guarda Parques fazerem o nosso Checkin (vieram dentro do onibus e conferiram nossas reservas) e passaram algumas orientações) e logo seguimos em direção A Estancia Pudeto, onde sai o Catamarã. No caminho paisagens magníficas, eu completamente vidrado no que via pela janela. Alguns guanacos curtindo os ventos que nesta hora sopravam cada vez mais fortes la fora. Dentro do Onibus, notei que Camila, minha namorada não estava se sentindo bem. Parece que a pressão deu uma baixada, fraqueza. Eu não queria transparecer minha preocupação ali, mas tentei tranquilizá-la. Talvez uma crise de ansiedade algo assim. Chegamos em Pudeto as 17:30 (longe) , o onibus para a uns 300 metros de uma Linda Cafeteria as margens do Lago Pehoe, onde navegaremos logo mais. Uma caminhada, algumas fotos. Resolvo Pegar um ultimo cafezinho antes de embarcar. Camila nao aparenta estar bem. Eu em êxtase, e ela triste tadinha. O corpo nao estava bem. Embarcamos no Catamarã. Cara que coisa maravilhosa! Imagens absurdas de lindas. Bizarro. o dia estava lindo, e apesar de estar pirando e me sentindo em um filme da NatGeo (kk) começava a me preocupar com a instensidade do Vento que estava naquela região. O barco tem uma area externa superior excelente para contemplar a vista, porem Camila preferiu ficar no conforto da parte interna, abrigada do vento e frio. Chegamos finalmente! As 18:40, pisei com o Pé direito assim que desembarquei. Notamos que havia uma fila grande de gente esperando para voltar com o barco no sentindo contrario. Acredito que o fluxo de passageiros seja muito maior no sentido oposto ao nosso, então é bom se atentar aos horarios das reservas neste sentido. Entramos na Area do acampamento Paine Grande. Estrutura de primeira, lindissmo! fizemos nosso Checkin, e fomos liberados para montar nossa barraca. Infelizmente pelo horario que chegamos, TODAS as plataformas de madeira ja estavam ocupadas (fiquei um pouco frustrado, pensei em reclamar, mas preferi aceitar as adversidades). É uma area que Venta MUITO, mas encontramos proximo a uns arbustos e entre algumas barracas ja montadas tambem sem plataforma, uma area um pouco mais abrigada para montar a nossa "casinha". Meu deus, que sufoco! Por sorte, sou velejador de Kitesurf, e entendo um pouco a dinamica de ventos, mas foi um certo sufoco montar a barraca com aquela ventania. Levei uma NatureHike CloudUp 3, a primeira vez que estava utilizando este modelo. Atendeu muito bem! Embora em alguns momentos a rajada de vento era tao forte que a barraca quase dobrava ao meio. Achei melhor sair e reforçar os specs (tem bastante blocos de pedras ao redor que servem para ancorar as barracas). Camila ainda meio perdida, com o corpo ruim, tratei de acompanhar ela ate a area de banheiro para ela tomar banho e voltar logo para a barraca. Enquanto isso corri para a area comunitaria da Cozinha, para preparar uma Sopa para comermos e nos aquecer. A cozinha é uma atração à parte! Digo que talvez foi uma das experiencias mais agradaveis. Todos na mesma Vibe, diferentes culturas, linguas. Cada comida sendo preparada, contava um pouco da cultura de cada um, mesmo sem trocarmos qualquer palavra. Sou bem calado de maneira geral, mas gosto de observar os detalhes, e fiquei amarradão nessa experiencia. Assim que comemos fomos para a barraca, por volta das 22:00 descansar pois o dia seguinte seria puxado. Ainda estava claro, temos luz ate umas 22:30 nesta epoca do ano. Na madrugada o vento apertou muito e o barulho na barraca começava a incomodar. Notei que Camila estava tremendo no saco de Dormir e com um pouco de febre (putz). PEgamos um desses remedios para gripe (multigrip algo do tipo) e depois de um tempo a febre abaixou. Coloquei algumas jaquetas dentro do saco de dormir dela, e a abracei afim de tentar esquentar. Foi uma noite bem ruim para ela. 2º DIA (20/12) Camila estava um pouco melhor, mas ainda nao estava se sentindo 100%. Levantei, fui a cozinha fazer um cafe da manha reforçado, pois o plano hoje seria fazer o Sector Grey, ate o Mirador Grey 23km (ida e volta). Dormiríamos mais uma noite em Paine Grande, e notei que surgiram vagas nas plataformas finalmente. Tratamos de colocar a barraca sobre uma, proxima a area de cozinha e banheiro. Ancoramos tudo. Camila se sentiu um pouco melhor , arrumamos as coisas e saímos para a trilha. após 30min de caminhada, chegamos em um vale que o vento , vindo gelado la do Glaciar Grey, pegava a gente de frente, tornando a subida bem mais puxada. Camila estava tendo dificuldades e paramos para decidir se seguiriamos, talvez fosse melhor voltarmos enquanto estavamos perto. Camila não queria que eu desistisse e me propôs dela voltar para a barraca e tirar o dia para descansar e eu seguir em frente com o roteiro. Fiquei um pouco resistente, mas no fim nao vi grandes riscos, a trilha estava bem movimentada e a menos de 2km do camping. Segui sozinho, deixei a mochila de ataque com ela, e levei apenas uma garrafa termica com agua quente, uma caneca e um pouco de café solúvel no bolso. Coração um pouco apertado dela nao estar bem e com um pouco de medo de voltar e ela ter tido alguma piora. Mas, entregamos para Deus. A trilha é um pouco puxada, alguns trechos com muita pedra solta. Cada lugar mais lindo que o outro. margeando o Lago Grey, uma vista espetacular. Um pouco mais a frente começo a ver Pequenos icebergs boiando la embaixo, e na ansiedade, arrisquei dar umas corridinhas pela trilha para acelerar ao máximo o meu retorno. Cheguei em um mirador, onde foi possivel ver o Glaciar Grey, ainda bem distante mas imponente. O vento intenso e gelado, porem com as corridas era um (bota casaco/tira casaco). A paisagem mudava a todo momento, cheguei em um trecho triste, com muitas arvores mortas, devido a um grande incendio, que ocorreu no verao de 2011/12 com 58 dias de queimada. Tambem foi bom ver que a natureza se regenera quando damos condição para isso, e claramente é possivel concluir a importancia da preservação. Cheguei no Camping Grey após 2:40h de percurso, as 14:15. (Depois vi placas dizendo que nao é permitido correr pelas trilhas do parque). Muito bacana o camping. A ideia era dormir aqui, mas nao conseguimos vaga. ( Deus sabe o que faz, se tivessemos reservado, com Camila desse jeito, nao sei como seria). Preparei o meu café, fui ao banheiro. e segui mais 3 km a frente ate um outro Mirante mais proximo ao LAgo Grey. Que vista! Subi ate o topo de uma Pedra a esquerda e pude contemplar uma vista lindíssima do Glaciar e Lago Grey. Olhando para baixo, logo abaixo de mim, avistei uma Praia, com muitos icebergs trazidos pelo vento. Estava fora da trilha, mas resolvi dar uma explorada no terreno e desci ate la. Sensacional!! Talvez o ápice da paisagem ali daquela praia! Triste que Camila nao pode estar comigo contemplando toda aquela beleza! Hora de voltar! Acelerei ainda mais o passo, com alguns trechos de corrida ( agindo na ilegalidade rs) para chegar logo. no caminho um trecho de flores amarelas que cresceram sobre as arvores queimadas. Peguei uma pequena florzinha e levei para Camila de presente. As 17:40 cheguei no Camping , vou ate a barraca: VAZIA! Aquele pequeno infarto, mas assim que fui até a area de cozinha encontrei ela, finalmente se sentindo melhor! Alívio total. Mais motivada e disposta. Só felicidade. Até poupei um pouco as informações ´para ela sobre o quão maravilhoso havia sido o trekking do dia, para que ela nao sentisse que perdeu muita coisa (mas perdeu viu? rsrs) O mais importante é que ela estava bem! Tomei meu banho, comi e fomos descansar. Uma noite mais confortavel , embora a ventania estivesse sempre presente! Como venta ali. Tentei ler um livro e logo peguei no sono. Na madrugada, Camila com frio, coloquei meu saco de dormir sobre ela e dormi bem so com a roupa. Acho que ela conseguiu descansar um pouco melhor. Detalhe, fomos com Sacos de dormir para 5º conforto. Acho viavel investirem em sacos de dormir para 0º ou -5º . Para mim foi suficiente, mas camila sempre foi muito friorenta. 3º DIA (21/12) : Dia cheio pela frente, com muitos pontos de conquista. Camila voltou!! Feliz por ela estar motivada. Na cozinha deixam muita coisa, pois é um camping que muita gente finaliza o circuito W por ali, entao encontramos bastante disponibilidade de Gas e alimentos para doação (FIca em uma caixa para uso comum). Inclusive, fica a dica: Nem vejo necessidade de levar gás na mochila, pois em todos os refugios vimos uma certa disponibilidade. Fizemos quase um almoco, um macarração com atum (doado) , fizemos alguns sanduiches para levar. Bucho cheio, hora de desmontar acampamento, arrumar mochila e seguir em frente. Caminhada ate o Camping Italiano, 7,5km (Camping desativado, era público, hoje é so um apoio para os Guardas Parque). Aqui podemos deixar nossas mochilas para subir leve ate os Miradores Frances e Britânico. Dali ate o Britanico são 5,4km. Olha, preparem as pernas porque a subida é beeem chata. Na trilha, estavamos sozinhos, mas tinha um casal subindo um pouco atras de nós. Demos de cara com u Guanaco! Lindo, cruzando a vegetação vindo em nossa direção. e veio vindo, a ponto da gente se perguntar mentalmente: Esse bicho morde? kkk Literalmente ele chegou ha uns 2 metros de distancia ate que saimos da frente dele e seguiiu a trilha no sentido contrario (tipo, sai da frente seus intrusos!). Porem logo atras estava o casal, e o Guanaco novamente encontrou uma barreiram ate que ele se assustou e deu um salto repentino , quase atropelou o casal! Tenho Video e dou boas risadas quando vejo. Ficamos extasiados após o leve susto, e gratos dessa imersão forçada com a vida selvagem. Maneiro demais! Seguimos subindo. trilha em aclive bem puxada. A vista é linda ! vale o esforço? talvez. Na minha opinião ate o Mirador Frances e mais do que suficiente. Tiramos belas fotos la em cima. Pequenas avalanches na Geleira do Glaciar frances. Voltamos para o Acampamento Italiano exaustos. Comemos e descansamos por la um bom tempo. Saimos do Italiano as 16:30 e seguimos ate o destino final do dia que é o Camping Los Cuernos , a 5 km dali. A trilha ate Los Cuernos , neste sentido é muito mais tranquila que no sentindo oposto. Descemos mais que subimos. Paisagens lindíssimas, e aquele atraso classico porque a gente quer registrar cada ponto bonito que passamos. A trilha margeando o Lago Nordenskjold (nao faço ideia como se fala isso) é maravilhosa! Cruzamos o camping Frances e seguimos descenso a trilha, ate que chegamos numa Pequena Praia, as margens desse lado de estranho nome. Lindo demais, uma praia de Pedras arredondadas, e uma agua azul. Haviam alguns hikers deitados na beira da praia descansando e curtindo o visual. Fiquei com vontade de dar um mergulho, mas logo passou quando coloquei a mão na agua. Não sou da agua gelada, confesso! kkk Mas depois me arrependi, deveria ter entrado. Ou não? Mais algumas fotos, e alguns minutos de caminhada e chegamos ao Los Cuernos, as 19:00h. Nossa primeira experiencia desse lado do parque, Administrado pelo Las Torres. Fomos fazer o checkin e adoramos o atedimento. Um funcionario nos apresentou todas as areas, e nos levou ate a plataforma para montarmos a barraca. Montamos tudo rapidamente e fomos tomar banho. Ducha quentinha ( Glória!!) Descansamos alguns minutos na barraca e fomos explorar. Havia um Restaurante bem animado anexo ao camping (sim em todos os campings principais possui) e resolvemos nos dar de presente uma Pizza e um Chopp, por que ninguem é de ferro, né? Eu sou fã de pizza, crítico amador de culinaria kk. `Cara, QUE PIZZA DELICIOSA! Juro, a melhor que ja comi!! Com chopp de Calafate (frutinha comum na região e que da nome aquela cidade Argentina). Acho que valeu o investimento de U$30 na pizza + U$5 do chopp. Dia concluido com sucesso! Algumas dores no corpo, e eu com uma bolha no pé que me incomodou nos ultimos 2 kms. Explorando o terreno por ali, atras do camping, as margens do lago, achamos um Deck flutuante que deve ser usado para transporte de cargas para camping, mas estava vazio e sem ninguem. Um final de tarde com tempo totalmente parado, sem nenhum vento. silencio total como eu nao via desde que cheguei nas Terras patagonicas. A agua estava um espelho, e a nossa direita as montanhas imponentes (cuernos) quase que nos abraçando. Sentamos naquele deck , camila deitou no meu colo e ficamos em total silencio, contemplando todo aquele momento. De alguma forma a emoção de estar ali, nos pegou de uma forma tão forte que as lágrimas foram inevitáveis. Logo eu, cara durão. rs Caí num choro profundo de gratidão e felicidade de estar vivendo aquele momento e partilhando tudo isso com uma pessoa muito especial. Dei tempo de pegar o fone de ouvido e colocar nossas trilhas sonoras ( eddie vedder, classico, nos arrancou mais algumas lagrimas). A noite veio vindo, um pequeno Pato selvagem passando calmamente boiando a nossa frente como se fosse uma manifestação final da natureza para nós aquele dia. E que dia! Hora de voltar para a barraca e descansar. Como é bom dormir sem barulho! 4º DIA (22/12) : Dormimos tão bem, que acabamos ficando ate mais tarde na cama, e por volta das 9H saimos da barraca, e começamos a desmontar tudo para partir. Preparamos um café da manha: Aqui vale ressaltar que a cozinha forneçe agua fervendo, entao nao precisa de fogareiro para fazer cafe por exemplo. Na cozinha encontramos um casal de brasileiros, muito gente boa. estavam quase de saida e iriam no mesmo sentido que nós. trocamos algumas historias e nos despedimos. Na mesa sentou uma Chilena, de Santiago, que estava fazendo o circuito sozinha, e falamos o quanto isso era comum e seguro por ali, para mulheres. Ela disse que nunca teve problemas, Camila ficou admirada. Brasileiro sempre 'cabreiro' com a segurança.. Hoje seria nosso ultimo dia no parque e precisavamos decidir como faríamos. Pois nessa perna do circuito, havia a subida famosa ate Base das torres. Porem a logistica ficou complicada, pois estavamos pesados e precisariamos ir ate o acampamento Central, deixar as coisas, e voltar um pedaço para subir ate base torres. ENtão resolvemos que decidiríamos durante o trajeto, pois o tempo, que ontem estava impecavel, amanheceu frio e chuvoso, para ajudar. Welcome to Patagonia! Seguimos a trilha, notamos que, embora as trilhas sejam bem marcadas, no trecho operado pela Vertice, encontravamos placas mostrando as distancias e melhor sinalizado. Ja neste lado do parque, estava de certa forma, com pouquissima sinalização. Nada grave, mas sentimos falta daqueles avisos de kilometragem percorrida/restante para determinado ponto. ajuda muito na admnistração da passada. Encontramos o casal de brasileiros e os passamos, logo depois a chuva apertou. Por algum descuido, erramos uma bifurcação e seguimos uma trilha que foi ficando cada vez mais apagada, provavelmente um caminho de Guanacos/pumas, chegar em uma especie de desfiladeiro com Terra fofa/areia com marcas de pegadas grandes.. Camila ficou nervosa e eu tambem. Nao encontravamos ninguem na trilha ha algum tempo. Resumindo, andamos uns 30 minutos na direçaõ errada. A chuva diminuiu um pouco e fomos voltando ate encontrar novamente o lado que erramos. Haviam outras pessoas nessa região andando en circulos tentando se localizar. Pra sorte deles eu ja havia errado e os avisei que o outro sentido era a unica opção. Coisas da trilha, é importante estar sempre atento! TDP é facil de seguir, nao tem misterio, mas erros acontecem, trilha que segue! Chegamos em Um Lago muito bonito, nao me recordo o nome agora. infelizmente a vista estava muito encoberta pelas nuvens e voltava a chuviscar.. aceleramos o passo e muito atrasados começamos a pensar no Plano B, que seria abortar o trecho da Base das Torres e seguir direito para a Portaria. A chuva aumentou mais um pouco e o frio começou a incomodar. Honestamente, imagino que seja lindíssimo la, porem pouco me atraía esta região do parque pois é o trecho mais Turístico, trilhas cheias de gente passando, muito mais explorada, que nao nos agradava muito. É o lugar que as agencias levam centenas de turistas todos os dias para os trekkings de um dia. Nada contra, só nao nos agrada. Sendo assim, nesse dia, a chuva, o atraso na trilha, o horario muito limite para concluir tudo e o cansaço, nos forçaram a seguir o plano B. Era hora de aceitar que as imposições da natureza. Sinceramente? Agradecer por tudo que vivemos. não sentimos nenhum arrependimento. sabemos que iremos voltar um dia. Ja haviamos tido experiencia parecida com a Base das Torres, que foi a Laguna de los tres uns dias antes em El Chalten. Então seguimos de cabeça leve. Para finalizar, passamos um Campo florido, parecendo um jardim, cultivado pela minha avó. Uma coisa meio encantada, pois assim que cruzamos esse jardim a chuva parou um pouco e pudemos fotografar. A Patagonia é surreal! Passamos o Luxuoso Hotel Las torres e seguimos ate o Centro de Visitantes, onde é possivel comprar alguns souvenirs, comer e esperar o Onibus que leva ate a Portaria Laguna Amarga para Entao Embarcar devolta a Puerto Natales. Dica: este onibus que leva ate LAguna Amarga, o pagamento é apenas em espécie, segundo informações ali no centro de visitantes. Porem nos nao tinhamos dinheiro, entao a menina tranquilamente nos deixou embarcar e depois apareceu com uma maquina de cartao. Tudo resolvido. O trajeto de onibus nos faz refletir o quão belo é esse mundão e como as coisas estão aí para serem exploradas, basta sair do sofá! Se organize, planeje, corra atrás mas também aceite e saiba improvisar nas adversidades. A vida nao tem roteiro, graças a Deus! Acho que me empolguei no relato, nao sei se alguem chegará ate aqui! Grande abraço! @YGORTABOSA 1 5 Citar
Colaboradores luizh91 Postado Fevereiro 2 Colaboradores Postado Fevereiro 2 @YGORTABOSA parabéns pela viagem e obrigado por compartilhar! Fotos lindíssimas e informações super detalhadas sobre Torres del Paine. Fiquei 15 dias na Patagônia Argentina em janeiro (lugar incrível!) e confesso que, depois de fazer as trilhas na região de El Chaltén, fiquei com vontade de fazer Torres del Paine também. É um destino que coloquei na minha lista de futuras viagens. 1 Citar
Membros YGORTABOSA Postado Fevereiro 2 Autor Membros Postado Fevereiro 2 6 horas atrás, luizh91 disse: @YGORTABOSA parabéns pela viagem e obrigado por compartilhar! Fotos lindíssimas e informações super detalhadas sobre Torres del Paine. Fiquei 15 dias na Patagônia Argentina em janeiro (lugar incrível!) e confesso que, depois de fazer as trilhas na região de El Chaltén, fiquei com vontade de fazer Torres del Paine também. É um destino que coloquei na minha lista de futuras viagens. Obrigado, Luiz! Recomendo demais essa experiencia! Se for fazer o W, recomendo ficar uma noite a mais ( 4 noites) para andar tranquilo e aproveitar sem pressa. Estamos apaixonados por El Chalten, infelizmente só fizemos uma trilha, ate Laguna de los Tres, mas foi sensacinal. Pegamos um dia lindo la em cima. Pretendo voltar e passar alguns dias. Boa sorte e boas trilhas! Abraço 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Fevereiro 3 Membros Postado Fevereiro 3 (editado) @YGORTABOSA Li todo o seu relato e,para mim,Chile era o país mais bonito do mundo, sobretudo pela Patagônia chilena e a XI regional,pouco falada aqui,mas que fui lá em 2018.Mas eu não conhecia Suiça ainda.Fui em 2021 por ter sido o primeiro europeu que reabriu ao turismo.Chile desculpa;você foi a minha casa por anos, mas descobri um lugar mais lindo que você! Editado Fevereiro 3 por D FABIANO Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Fevereiro 3 Membros Postado Fevereiro 3 7 horas atrás, D FABIANO disse: @YGORTABOSA Li todo o seu relato e,para mim,Chile era o país mais bonito do mundo, sobretudo pela Patagônia chilena e a XI regional,poço falada aqui,mas que fui lâ em 2018.Mas eu não conhecia Suiça ainda.Fui em 2021 por ter sido o primeiro europeu que reabriu ao turismo.Chile desculpa;você foi a minha casa por anos, mas descobri um lugar mais lindo que você! Sabe que eu tenho a impressão inversa, eu conheço a Suíça e já atravessei ela de carro/trem umas 30x (quando trabalhei 6 meses em Liechtenstein), e quando fui ao sul do Chile achei mais bonito que a Suíça, e agora pretendo ir no Atacama em Maio. Acredito que quando nos acostumamos as coisas começam a ser normais e nos interessamos pelo novo. Citar
Membros schitini Postado Terça às 18:22 Membros Postado Terça às 18:22 @YGORTABOSAMuito legal seu relato. O trecho que vc deixou de fazer realmente é o mais cheio, ainda mais porque vc iria mais tarde, já que saiu mais tarde dos Los Cuernos. Vc poderia realmente pegar as excursões lá em cima. Mas eu acho que sair dos Cuernos e ir até a base das torres e voltar num só dia é muito puxado. Quando eu fiz, saí do setor central à 07 da manhã e subi até as torres. O tempo estava meio fechado na ida, mas não choveu. Seguimos devagar, pois gosto de tirar bastante fotos. Chegamos na base às 11 horas. Ficamos lá até as 12, esperando o tempo abrir, e aí começamos a descer. Pegamos um vento ridicularmente forte na descida, mais de 100km/h. Encontrei comum guarda parques quando estava descendo e ele perguntou de eu falava inglês. Como ele não sabia uma palavra de inglês, pediu para eu avisar para quem estava subindo (só tinha gringo) que eles iriam fechar a trilha porque estava muito perigoso. Eu avisei um monte de pessoas, mas o pessoal olhava feio para mim e continuava subindo (o tempo estava mesmo. Cheguei a ficar uns 5 minutos me agarrando ao bastão e à minha esposa, num caminhozinho bem estreito e com uma queda arrumada ao lado, com receio de sermos jogados barranco abaixo). Chegamos novamente ao setor central apenas às 15.30. Ou seja, se vc tentasse ir até lá, além de ser bem puxado fisicamente, vc ainda correria o risco de perder o ônibus de volta. Mas o lugar é bonito demais. Espero poder voltar em breve. 1 Citar
Membros waa Postado Terça às 18:57 Membros Postado Terça às 18:57 Boa tarde Amigo, Qual Tenis/Bota vocês utilizaram? Tem alguma indicação? Ou caso tenha algum item indispensável (roupas em geral) para indicar Citar
Membros YGORTABOSA Postado ontem às 00:22 Autor Membros Postado ontem às 00:22 5 horas atrás, schitini disse: @YGORTABOSAMuito legal seu relato. O trecho que vc deixou de fazer realmente é o mais cheio, ainda mais porque vc iria mais tarde, já que saiu mais tarde dos Los Cuernos. Vc poderia realmente pegar as excursões lá em cima. Mas eu acho que sair dos Cuernos e ir até a base das torres e voltar num só dia é muito puxado. Quando eu fiz, saí do setor central à 07 da manhã e subi até as torres. O tempo estava meio fechado na ida, mas não choveu. Seguimos devagar, pois gosto de tirar bastante fotos. Chegamos na base às 11 horas. Ficamos lá até as 12, esperando o tempo abrir, e aí começamos a descer. Pegamos um vento ridicularmente forte na descida, mais de 100km/h. Encontrei comum guarda parques quando estava descendo e ele perguntou de eu falava inglês. Como ele não sabia uma palavra de inglês, pediu para eu avisar para quem estava subindo (só tinha gringo) que eles iriam fechar a trilha porque estava muito perigoso. Eu avisei um monte de pessoas, mas o pessoal olhava feio para mim e continuava subindo (o tempo estava mesmo. Cheguei a ficar uns 5 minutos me agarrando ao bastão e à minha esposa, num caminhozinho bem estreito e com uma queda arrumada ao lado, com receio de sermos jogados barranco abaixo). Chegamos novamente ao setor central apenas às 15.30. Ou seja, se vc tentasse ir até lá, além de ser bem puxado fisicamente, vc ainda correria o risco de perder o ônibus de volta. Mas o lugar é bonito demais. Espero poder voltar em breve. É verdade! Falei como se tivéssemos tempo habil para o trecho Base das Torres. No fundo ja acordamos com tempo ruim e saímos tarde. É uma pernada pouco indicada para um dia só. A ideia inicial era madrugar nesse dia, mas deu tudo ‘errado’ 😅 Citar
Membros YGORTABOSA Postado ontem às 00:32 Autor Membros Postado ontem às 00:32 5 horas atrás, waa disse: Boa tarde Amigo, Qual Tenis/Bota vocês utilizaram? Tem alguma indicação? Ou caso tenha algum item indispensável (roupas em geral) para indicar Amigo, honestamente de tênis tradicional você consegue fazer o circuito. É algo muito pessoal e não há um consenso. Mas claro que investir em um Tenis ou Bota com bom Grip( cravos) torna a caminhada mais eficiente nos trechos com maior inclinação e mais pedras soltas. Dica: evite botas Duras e pesadas! Opte pelo conforto! Eu usei uma Bota Columbia Peakfreak 2 ( impermeavel). É uma bota leve e comfortavel, me atendeu super bem. Minha namorada usou uma Bota da Adidas TERREX Anylander. ( não é impermeável). Muito confortavel segundo ela! Nao tivemos problema com a impermeabilidade, porem em alguns lugares com pequenas poças tivemos que contornar. Abraço! Citar
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