Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Pessoal, eu eu meu marido teremos cerca de três meses de férias e temos o intuito de fazer todos os países da União Europeia ou a maior parte dela. Nós já temos experiências com viagens, mas será nossa primeira vez na Europa. O que não pode faltar no roteiro? 

Também gostariamos de testar outras opções de transporte além dos voos domésticos como cruzeiros, trens e viagens de carro. 

Opiniões de como podemos estruturar essa viagem? 

Principalmente no que tange à logística de uma road trip?

Muito obrigada! 

• Membros
Postado (editado)

dinheiro sem limites? haha 
na minha singela opinião dos países que já visitei e pra nós compensou muito ir. Tudo depende como estarão se locomovendo, eu fiz alguns trechos de avião, um pais ou outro de carro e boa parte de Motorhome pra conseguir ir visitando cidade por cidade, o que barateou, já que com o preço da diária do motorhome era mais barato e prático onde eu estava.

Finlândia - Esse não poderia deixar de ir! Fui somente a Rovaniemi, muita neve, renas, etc.. a cidade do Papai Noel, mesmo pra adultos, lá no inverno é mágico, fomos todos os dias na vila do papai noel, exploramos a cidade e os arredores, andamos em um lago congelado, fomos caçar aurora boreal.. tenho um certificado que cruzamos o círculo polar ártico

Alemanha - vale muito conhecer os castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau que são pertinhos. Cheguei dirigindo o motorhome a noite e a visão deles no alto da montanha foi linda, e dormimos na entrada da trilha dele.

Suiça - Eu fiz os interiores, nem passei em capital.. de Glarus a Täsch. Ao mesmo tempo que é tudo "parecido", cada lugar é único. Gostei muito de Grindewald e Lauterbrunnen, e vale a pena visitar alguns lagos como o Klöntalersee ou o fälensee pra quem gosta de montanhas, trilhas e paisagens..

Itália - Fomos a Milão que não vi nada demais e fomos a Como, uma cidadezinha com um lago na frente, clima de interior e comida boa.

Wales - Visitei a cidade de maior nome: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch pra pegar um carimbo. em Wales há MUITOS castelos, visiteo o Harlech e o Cowny. Curti demais!

França -Paris, clássico que não dispensei, subi até o topo da Torre Eiffel que vale a pena, visitei também as Catacumbas de Paris que poucas pessoas comentam sobre, surreal, gostei demais! e Chamonix, atravessamos a montanha a noite e nevando, tenso.

Inglaterra - Fui a Londres, andei no bairro chinês, fui nos pontos turisticos clássicos, é uma cidade bonita!

Nossa vibe era mais paisagens e lugares com histórias, então valeu super a pena pra gente. Ainda pretendo ir a Noruega e Islândia.

Nosso roteiro foi baseado onde queríamos ir e da forma que ficaria barato traçar a rota pra aproveitar os pontos no caminho. lugares que eram muito fora de mão, não passamos. Somente a Finlândia que resolvemos ir de ultima hora pois achamos um vôo ida e volta por €133, e valeu super a pena. Fizemos compras nos mercados Lidl e Aldi e cozinhamos em casa e no motorhome, e comemos em alguns restaurantes que queriamos uma vez ou outra.

Editado por leandrocsm
  • Amei! 1
  • Membros
Postado

@Izabella Lopes Conheço muito da Europa fazendo 3 meses por ano.Nao tenho o que indicar,pois os gostos variam de cada pessoa só dizer que vá,por exemplo, fui a Portugal/Espanha 2 vezes,2018 e 19,Suiça 2021,Grecia 2022,Alemanha, França e Benelux em 2023 e Países Nórdicos e Reino Unido em 2024.Daqui a uns meses vou fazer a Europa Central e tentar ver o que falta da Suíça,meu país predileto e MAIS BARATO,que muito passeio da Argentina e outros que estão dolarizados.Veja os meus relatos aonde escrevo tudo resumidamente. Agora,carro?Nunca,quero boa vida, não prestar atenção em trânsito e em leis que podem ser diferentes. 

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado
9 horas atrás, Izabella Lopes disse:

O que não pode faltar no roteiro? 

Tempo e planejamento. O restante vai de seus gostos.

cruzeiros, trens e viagens de carro. 

Cruzeiros, depende. Alguns podem ser interessantes mas perde tempo sem ver muita coisa mas outros são bem legais e podem te levar à lugares que não iria. Rotas como Grécia para Itália ou para Espanha são bem famosos.

Trens, nada a comentar exceto que é o melhor que existe. Sai do centro da cidade e chega no centro da outra cidade, sem azucrinação de raio-x, check-in, filas etc. Países do Benelux, França, Alemanha e Itália possuem boa infra ferroviária e na maioria das vezes sai mais barato.

Para carros, somente evite ter que pegar numa cidade e devolver em outra. Isso encarece muito a locação. Também se atente com os locais onde pode rodar com o mesmo. Muitas locadoras não permitem o uso em países que não fazem parte do bloco.

Opiniões de como podemos estruturar essa viagem? 

Separe o que principalmente deseja ver/conhecer e coloque numa planilha. Conte os dias nestes locais e vá preenchendo os buracos com o que tem no meio do caminho e vá vendo as opções de transporte entre eles. Com isso já começa a formatar o roteiro e aí volta aqui para ajudarmos com dicas mais específicas.

Principalmente no que tange à logística de uma road trip?

Pouca mala, simples assim. Com 3 meses de viagem não precisa levar roupa para mais de uma semana. Inevitavelmente terá que parar para lavar e reduzindo a mala, reduz estresse e custos.

• Amei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Eu fiz uma viagem de 3 meses em 2013 pela Europa, visitei na época 15 países. Cada país tem seus pontos interessantes, vai ser difícil visitar tantos assim nesse tempo, pois tem tanta coisa interessante para ver em cada um, além do que o transporte não é barato, cada viagem te consome uns bons euros e um bom tempo.

Roteiro também é difícil recomendar, precisa ir pesquisando um por um para ver o que lhe interessa, eu mesmo demorei cerca de 1 ano para fechar meu roteiro. Atualmente conheço 32 países na Europa(total de 47), e mesmo assim eu não saberia quais recomendar, pois todos tem algo interessante para ver.

Mas, o que posso lhe ajudar é como montei o roteiro.

Primeiro pesquise os países que tem interesse, não precisa se preocupar se é longe, se gastaria muito tempo, essa parte é do esboço. Vai anotando em um excel todas as cidades que acharia interessante de ver, depoisvai pesquisando quantos dias gastaria para vê-las. No lado de cada cidade coloque uma pontuação de 1 a 3 de prioridade:
1 = vai visitar com certeza
2 = quer visitar, mas se acontecer de não conseguir, não vai ser um problema
3 = interessante, mas visita se der tempo ou tiver na rota

Agora, com todos os dias somados, você vai ver que não dá tempo, então precisa começar a remover alguns países. Tire aqueles muito longe ou de difícil acesso, a não ser que tenha um interesse bem específico em visitá-lo.

Agora no Google maps começa a desenhar sua rota para passar nas cidades, e já começa a remover as de pontuação 3 quando está fora de mão.

Depois vai refinando seu roteiro, tente trajetos diferentes, tire um ou outro país que não lhe desperte tanto interesse, etc. Por isso eu demorei tanto tempo para criar meu roteiro, porque no decorrer do tempo eu via uma notícia ou reportagem de um lugar que achava interessante e ia anotando.

Mas tem uma segunda opção de montar roteiro se você não está afim de planejar dessa forma: Escolha o país de chegada e saída, quando chegar no país pesquise no que fazer na cidade e por perto, e vai seguindo  viagem. A desvantagem é que você vai perder tempo em cidades pequenas, que são até interessantes, mas você poderia estar aproveitando esses dias em uma cidade bem melhor, além do gasto com passagens, pois comprar bilhete de trem última hora em geral é mais caro.

Uma viagem de motorhome pode ser interessante, pois o gasto que você teria com trem ou ônibus não acho que vai ser menor, mas daí precisa ser um roteiro circular.

Não viage entre Novembro e Março, pegar uma ou duas semanas de frio é ok, mas pegar um mês é horrível, todo dia vendo o céu nublado e frio... além de que campings em sua maioria não funciona no inverno.

Editado por Davi Leichsenring
  • Membros
Postado
3 horas atrás, pmichelazzo disse:

Tempo e planejamento. O restante vai de seus gostos.

Cruzeiros, depende. Alguns podem ser interessantes mas perde tempo sem ver muita coisa mas outros são bem legais e podem te levar à lugares que não iria. Rotas como Grécia para Itália ou para Espanha são bem famosos.

Trens, nada a comentar exceto que é o melhor que existe. Sai do centro da cidade e chega no centro da outra cidade, sem azucrinação de raio-x, check-in, filas etc. Países do Benelux, França, Alemanha e Itália possuem boa infra ferroviária e na maioria das vezes sai mais barato.

Para carros, somente evite ter que pegar numa cidade e devolver em outra. Isso encarece muito a locação. Também se atente com os locais onde pode rodar com o mesmo. Muitas locadoras não permitem o uso em países que não fazem parte do bloco.

Separe o que principalmente deseja ver/conhecer e coloque numa planilha. Conte os dias nestes locais e vá preenchendo os buracos com o que tem no meio do caminho e vá vendo as opções de transporte entre eles. Com isso já começa a formatar o roteiro e aí volta aqui para ajudarmos com dicas mais específicas.

Pouca mala, simples assim. Com 3 meses de viagem não precisa levar roupa para mais de uma semana. Inevitavelmente terá que parar para lavar e reduzindo a mala, reduz estresse e custos.

Perfeito, estamos na verdade organizando uma viagem para um ano sabático ao redor do mundo, então ainda temos muito que planejar, mas já ajudou demais com as dicas para a Europa, que é a região que pretendemos zerar o maior número de países. 

Sairemos do Brasil no final de Março com previsão de retornar apenas em 2026. 

Vamos elaborar um roteiro não muito fechado, para que tenhamos certa liberdade e oportunidade de nos surpreender no meio do caminho. Assim que feito, mando por aqui novamente :D

Sua ajuda foi fundamental! 

• Membros
Postado
2 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Eu fiz uma viagem de 3 meses em 2013 pela Europa, visitei na época 15 países. Cada país tem seus pontos interessantes, vai ser difícil visitar tantos assim nesse tempo, pois tem tanta coisa interessante para ver em cada um, além do que o transporte não é barato, cada viagem te consome uns bons euros e um bom tempo.

Roteiro também é difícil recomendar, precisa ir pesquisando um por um para ver o que lhe interessa, eu mesmo demorei cerca de 1 ano para fechar meu roteiro. Atualmente conheço 32 países na Europa(total de 47), e mesmo assim eu não saberia quais recomendar, pois todos tem algo interessante para ver.

Mas, o que posso lhe ajudar é como montei o roteiro.

Primeiro pesquise os países que tem interesse, não precisa se preocupar se é longe, se gastaria muito tempo, essa parte é do esboço. Vai anotando em um excel todas as cidades que acharia interessante de ver, depoisvai pesquisando quantos dias gastaria para vê-las. No lado de cada cidade coloque uma pontuação de 1 a 3 de prioridade:
1 = vai visitar com certeza
2 = quer visitar, mas se acontecer de não conseguir, não vai ser um problema
3 = interessante, mas visita se der tempo ou tiver na rota

Agora, com todos os dias somados, você vai ver que não dá tempo, então precisa começar a remover alguns países. Tire aqueles muito longe ou de difícil acesso, a não ser que tenha um interesse bem específico em visitá-lo.

Agora no Google maps começa a desenhar sua rota para passar nas cidades, e já começa a remover as de pontuação 3 quando está fora de mão.

Depois vai refinando seu roteiro, tente trajetos diferentes, tire um ou outro país que não lhe desperte tanto interesse, etc. Por isso eu demorei tanto tempo para criar meu roteiro, porque no decorrer do tempo eu via uma notícia ou reportagem de um lugar que achava interessante e ia anotando.

Mas tem uma segunda opção de montar roteiro se você não está afim de planejar dessa forma: Escolha o país de chegada e saída, quando chegar no país pesquise no que fazer na cidade e por perto, e vai seguindo  viagem. A desvantagem é que você vai perder tempo em cidades pequenas, que são até interessantes, mas você poderia estar aproveitando esses dias em uma cidade bem melhor, além do gasto com passagens, pois comprar bilhete de trem última hora em geral é mais caro.

Uma viagem de motorhome pode ser interessante, pois o gasto que você teria com trem ou ônibus não acho que vai ser menor, mas daí precisa ser um roteiro circular.

Não viage entre Novembro e Março, pegar uma ou duas semanas de frio é ok, mas pegar um mês é horrível, todo dia vendo o céu nublado e frio... além de que campings em sua maioria não funciona no inverno.

Perfeito essa ideia de enumerar os países por interesse!! 
Na verdade, esse roteiro faria parte de um um pouco maior, tiraremos um ano sabático dando a volta no mundo. Nossa intenção seria fechar os países da Europa justamente por serem mais próximos e a locomoção com mais opções. 

Temos muito trabalho pela frente e pouco tempo para organizar pelo menos os primeiros meses da viagem. 

Li no site do gov que para entrada nos países baixos é preciso ter uma passagem de retorno no Brasil, no nosso caso seria um pouco inviável, você sabe alguma coisa sobre?

Obrigada!!

• Membros
Postado

Pra entrar em qualquer país do mundo se exige uma passagem de saída pelo menos, não necessariamente de volta pro Brasil.

Essa é a parte mais difícil de quem viaja por longo período, no seu caso basta comprar uma passagem para fora da UE e, se perguntarem, explicar que está fazendo ano sabático. Mas você vai lhe dar com essa situação constantemente, então precisa ao menos planejar sua saída de cada país quando tiver para entrar.

• Gostei! 1
  • Membros
Postado
14 horas atrás, Izabella Lopes disse:

Nossa que show!! Muito obrigada pelas indicações. Motorhome e carro você fez em quais regiões? 

Inglaterra chegando em Londres fiz a pé e metro os pontos turisticos porque foi só um dia e deu tranquilo.
Finlândia em Rovaniemi aluguei um carro pois queria explorar a cidade, fui em bairros distantes na beira de lago congelado, fui caçar aurora, etc.. como precisava me locomover muito, então aluguei um Yaris hibrido na Green motion, foi o mais barato.
Voltando pra Inglaterra em Liverpool, aluguei um carro porque de lá desci pra Wales pra ver os castelos.
Alemanha desci em Munique porque era o vôo mais barato e alugamos o motorhome pela Indie Campers e fiz um "circulo" descendo pela suiça, passando pela itália, voltando pela Áustria e devolvendo ele no ponto inicial em Munique. O motorhome foi mais barato e prático pra esse nosso roteiro do que ficar alugando airbnb e carro nos lugares, e permitiu a gente andar por muito lugar
Em Paris fiz só de metro e a pé porque funciona bem.

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...