Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• JanaCometti changed the title to Costa Rica: Duas semanas, do Caribe ao Pacífico, passando pelo interior.
  • Membros
Postado

@JanaCometti Achei o 2 mais caro dos 50 paises que já fui,e fico surpreso de lá aceitar cartão atualmente, pois há 3 anos ninguém aceitava,só grande empresa,o que lá é raríssimo. O mais caro é a entrada dos parques e os hotéis,mas para minha surpresa também,a entrada desses parques virou Internet, o que deve estar mais caro ainda, com o 1,1%de IOF que tem de pagar.Esperando o relato e vou acabar o meu do Ceará. 

• Membros
Postado (editado)

Mais algumas informações gerais antes do relato propriamente dito.

A agua da torneira é potável, nao tivemos gasto com água. 

É difícil secar roupa. 

As estradas são a grande maioria de pista simples e sem acostamento. As distâncias são curtas mas a viagem é sempre longa(mais longa do que o Google maps mostra) por isso. Há muitos caminhões nas estradas, e elas passam dentro das cidadezinhas.

Peguei pedágio só na estrada entre Puntarenas e San José, nos valores de 450 a 850 colones. Pode pagar com cartão por aproximação. 

Capa de chuva é indispensável.

Levei repelente seguindo as dicas que li, mas nao usei nenhuma vez. Qyem ta acostumado com mato nao vai ter necessidade rs.

Nossas hospedagens foram reservadas pelo booking (2) e airbnb (5), todas com cozinha, o que nos permitiu cozinhar praticamente todos os dias. Todas as acomodações eram bem equipadas, com micro-ondas, sanduicheira, cafeteira, até liquidificador. A maioria delas tinha café local, açúcar, sal e óleo,  o que facilita muito.

A tomada da Costa Rica é diferente da nossa, e apenas 1 acomodação tinha adaptador.

8/1 - Chegamos por volta de 20h no aeroporto de San José,  que na verdade fica na cidade de Alajuela. Imigração bem tranquila, pediram o comprovante da vacina de febre amarela (também pediram no check in no Brasil, na verdade fizemos check in pela Internet 24 horas antes mas ficou como pendente, tendo que apresentar o comprovante no guichê ou no embarque). De lá pegamos uma Van que nos levou para a oficina da locadora de carro, pegamos o carro e fomos para nossa hospedagem, um AirBnb em Alajuela. Deixamos as coisas e fomos comer e comprar alguma coisa pro café da manhã do dia seguinte, bem perto do airbnb tinha um comércio estilo americano, não sei nem como chamar, que é como um shopping aberto, com lugares pra comer e mercados. Comemos no Taco Bell , opção com bom preço no país, cada taco cerca de 900 colones. Fomos ao mercado ali, mas era estilo Pão de Açúcar, super caro. Compramos só uns croissants e fomos comer em casa.

9/1 - A ideia era acordar cedo e ir para as Blue Falls, cachoeiras de cor azul em Bajos del Toro, a cerca de 1h30min dali. Mas o primeiro dia sempre é embaçado, tem coisas pra resolver e assim foi com a gente. Não tínhamos levado adaptador então fomos num mercadinho próximo e compramos carregadores de celular com a tomada deles( sairia mais barato q o adaptador, e mais fácil de encontrar). A minha host me deu um chip de Internet (custa cerca de 5 dolares) e fui colocar carga, mas precisei me cadastrar, e falar por telefone com um atendente. Coloquei 5000 colones de recarga e já adianto que não deu pra nada. Daí resolvemos passar no Walmart, fizemos uma primeira compra decente, macarrão, pão, atum, maionese, leite, tortillas, refrigerante, salgadinho, bolacha, cerveja, croissant (eles chamam de cangrejo), uns pães doces, natilla (viciei, como se fosse uma nata salgada mais cremosa) e queijo branco. No Walmart tinha restaurante e comemos o primeiro casado da viagem por cerca de 4000 col.

Daí pegamos a estrada, passamos pela cidade de Sarchí, que tem uma tradição de pintura em carroças de madeira, visitamos uma fábrica artesanal. Dali em diante chuva forte, neblina. Chegamos a entrada da cachoeira com muita chuva. As blue falls fazem um pacote com a catarata del toro, mas com a chuva que estava a pessoa nos informou que as cachoeiras não estavam azuis e com muito volume de água. Isso já era umas 15h. Então resolvemos visitar apenas a Catarata del Toro. Eles fornecem guarda chuva. Entrada 15 dólares.  A Catarata del Toro tem 90 metros de altura e cai dentro da cratera de um vulcão extinto. A trilha é linda, boa parte feita em degraus. O volume de água estava absurdo, foi coisa linda demais de se ver.

De lá fomos para nossa hospedagem , uma cabana de madeira em Bajos del Toro, reservada pelo airbnb. Jantamos tortillas con queijo e natilla, tomamos a primeira Imperial da viagem e fomos dormir com chuva e frio.20250109_133250.thumb.jpg.70aaec793aed03cb8addd6aa9c777103.jpg20250109_133342.thumb.jpg.18fcfed41298badba6b0d349b5e934b4.jpg20250109_151203.thumb.jpg.83801dfa201f8bc4beb0478459f5ef57.jpg20250109_152614.thumb.jpg.7fbb8d5667272d7457bce9f030c65694.jpg20250109_152856.thumb.jpg.60a5f37ae752040180bda056d504af0a.jpg20250109_200221.thumb.jpg.57f8576a61317f335915d06d2660294e.jpg20250109_202218.thumb.jpg.c0091b791b85f0a61f80fbc8d3c37098.jpg

Editado por JanaCometti
  • Gostei! 2
  • Amei! 2
  • Membros
Postado
Em 25/01/2025 em 17:59, JanaCometti disse:

Alugamos um carro por todos os dias, o que acho indispensável se quiser fazer um roteiro que passe por muitos lugares num tempo relativamente curto. Li sobre a importância de alugar um carro alto, ou até mesmo 4x4, mas sinceramente acho que um básico 1.3 daria conta. O aluguel de carro é a coisa mais cara no país,  eles têm uns seguros obrigatórios caríssimos que nem sempre ficam claros quando você aluga o carro. Daí na hora de pegar o carro tem.uma surpresa. No nosso caso, tivemos uma surpresa na hora de devolver o carro, uma cobrança de 150 doletas por um arranhão micro

incrível como quase todo mundo tem algum BO com carro na Costa Rica, eu voltei traumatizada rs foi o item que mais me pertubou antes de ir e claro que fui premiada também.

A placa do nosso veículo caiu sabe-se lá como (ou roubaram, jamais saberemos). Só a taxa da placa foi U$150 e teve mais a taxa pelo os dias que o veículo ficaria parado (quase U$500), sério, eu xinguei muito aquele país AHEUAHEAU passei o cartão chorando de ódio e jurei nunca mais alugar carro em lugar nenhum. mas pelo consegui utilizar o seguro do cartão e fomos reembolsados \o/.

O pessoal da Alamo, foi bem traquilo quanto a negociação da locação, desde o início informamos que não utilizariamos nenhum seguro deles, apenas o do cartão (e demos sorte, porque pelo o que entendi o seguro deles não cobriria a perda da placa) e eles aceitaram de boa, não insistiram nem nada. quando percebemos que estavamos sem a placa, entramos em contato com eles e na hora já nos deram as instruções do que precisava ser feito.

O que mais me surpeendeu no país foram as pessoas, realmente é o país da Pura Vida! Todo mundo é muito tranquilo, disposto a ajudar, estão sempre com uma vibe boa.

Me chocou um pouco as pessoas batendo um pratão de arroz, feijão, carne ensopada e banana frita as 8 da manhã (meu marido amou kkk).

Outra coisa que achei bacana, foi que em todas as hospedagens que fiquei (hotels e 1 hotel) tinha café a vontade, não era assim o melhor café, mas pra quem é chegado num cafezinho, fez diferença. E o open chocolate e café do aeroporto é muito bom também, devo ter experimentado todos os sabores de chocolate e café da Britt HAUEAHUE

Achei teu roteiro bem legal para quem quer ver um pouquinho de tudo e fugir do óbvio (Tamarindo e Jacó - que achei bem sem graça e lotadassa de americanos com aquele yeaaaaah a cada 3 palavaras). 

• UAU! 1
  • Membros
Postado
12 horas atrás, SilviaAlves disse:

incrível como quase todo mundo tem algum BO com carro na Costa Rica, eu voltei traumatizada rs foi o item que mais me pertubou antes de ir e claro que fui premiada também.

A placa do nosso veículo caiu sabe-se lá como (ou roubaram, jamais saberemos). Só a taxa da placa foi U$150 e teve mais a taxa pelo os dias que o veículo ficaria parado (quase U$500), sério, eu xinguei muito aquele país AHEUAHEAU passei o cartão chorando de ódio e jurei nunca mais alugar carro em lugar nenhum. mas pelo consegui utilizar o seguro do cartão e fomos reembolsados \o/.

O pessoal da Alamo, foi bem traquilo quanto a negociação da locação, desde o início informamos que não utilizariamos nenhum seguro deles, apenas o do cartão (e demos sorte, porque pelo o que entendi o seguro deles não cobriria a perda da placa) e eles aceitaram de boa, não insistiram nem nada. quando percebemos que estavamos sem a placa, entramos em contato com eles e na hora já nos deram as instruções do que precisava ser feito.

O que mais me surpeendeu no país foram as pessoas, realmente é o país da Pura Vida! Todo mundo é muito tranquilo, disposto a ajudar, estão sempre com uma vibe boa.

Me chocou um pouco as pessoas batendo um pratão de arroz, feijão, carne ensopada e banana frita as 8 da manhã (meu marido amou kkk).

Outra coisa que achei bacana, foi que em todas as hospedagens que fiquei (hotels e 1 hotel) tinha café a vontade, não era assim o melhor café, mas pra quem é chegado num cafezinho, fez diferença. E o open chocolate e café do aeroporto é muito bom também, devo ter experimentado todos os sabores de chocolate e café da Britt HAUEAHUE

Achei teu roteiro bem legal para quem quer ver um pouquinho de tudo e fugir do óbvio (Tamarindo e Jacó - que achei bem sem graça e lotadassa de americanos com aquele yeaaaaah a cada 3 palavaras). 

Eu acho que tem uma "indústria do golpe" com o aluguel dos carros lá. Eu acabei não fazendo o seguro do cartão, porque me informaram que os seguros cobrados eram "obrigatórios", e daí acabei pagando com o cartão da wise para dar uma economizadinha. Na solid não foram simpáticos em nenhum momento, achei o atendimento péssimo. De qualquer forma, mesmo pagando os 150 dólares (parece um valor meio fixo né), ficou mais barato que ter alugado pela alamo ou ter pego seguro mais completo. Meu marido também saiu falando que nunca mais quer alugar carro, mas duro pq tem destinos que fica muito difícil sem carro, a maioria na verdade né. 

Eu vivi muito o PURA VIDA nesses dias, achei um país muito astral, de pessoas aparentemente felizes. Embora a gentrificação tenha me assustado no Pacífico. A galera mais alto astral sem dúvida encontramos no Caribe.

Eu achei que o roteiro ficou bem legal mesmo, funcionou bem, não ficou nenhum dia muito cansativo de estrada e deu pra fugir das multidões.

Tomei tanto café britt no aeroporto e no parque das pontes suspensas (tem grátis lá tb) que fiquei até com taquicardia kkkk. E o chocolate com coco eu amei.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...