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  • JanaCometti changed the title to Costa Rica: Duas semanas, do Caribe ao Pacífico, passando pelo interior.
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@JanaCometti Achei o 2 mais caro dos 50 paises que já fui,e fico surpreso de lá aceitar cartão atualmente, pois há 3 anos ninguém aceitava,só grande empresa,o que lá é raríssimo. O mais caro é a entrada dos parques e os hotéis,mas para minha surpresa também,a entrada desses parques virou Internet, o que deve estar mais caro ainda, com o 1,1%de IOF que tem de pagar.Esperando o relato e vou acabar o meu do Ceará. 

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Mais algumas informações gerais antes do relato propriamente dito.

A agua da torneira é potável, nao tivemos gasto com água. 

É difícil secar roupa. 

As estradas são a grande maioria de pista simples e sem acostamento. As distâncias são curtas mas a viagem é sempre longa(mais longa do que o Google maps mostra) por isso. Há muitos caminhões nas estradas, e elas passam dentro das cidadezinhas.

Peguei pedágio só na estrada entre Puntarenas e San José, nos valores de 450 a 850 colones. Pode pagar com cartão por aproximação. 

Capa de chuva é indispensável.

Levei repelente seguindo as dicas que li, mas nao usei nenhuma vez. Qyem ta acostumado com mato nao vai ter necessidade rs.

Nossas hospedagens foram reservadas pelo booking (2) e airbnb (5), todas com cozinha, o que nos permitiu cozinhar praticamente todos os dias. Todas as acomodações eram bem equipadas, com micro-ondas, sanduicheira, cafeteira, até liquidificador. A maioria delas tinha café local, açúcar, sal e óleo,  o que facilita muito.

A tomada da Costa Rica é diferente da nossa, e apenas 1 acomodação tinha adaptador.

 

 

8/1 - Chegamos por volta de 20h no aeroporto de San José,  que na verdade fica na cidade de Alajuela. Imigração bem tranquila, pediram o comprovante da vacina de febre amarela (também pediram no check in no Brasil, na verdade fizemos check in pela Internet 24 horas antes mas ficou como pendente, tendo que apresentar o comprovante no guichê ou no embarque). De lá pegamos uma Van que nos levou para a oficina da locadora de carro, pegamos o carro e fomos para nossa hospedagem, um AirBnb em Alajuela. Deixamos as coisas e fomos comer e comprar alguma coisa pro café da manhã do dia seguinte, bem perto do airbnb tinha um comércio estilo americano, não sei nem como chamar, que é como um shopping aberto, com lugares pra comer e mercados. Comemos no Taco Bell , opção com bom preço no país, cada taco cerca de 900 colones. Fomos ao mercado ali, mas era estilo Pão de Açúcar, super caro. Compramos só uns croissants e fomos comer em casa.

9/1 - A ideia era acordar cedo e ir para as Blue Falls, cachoeiras de cor azul em Bajos del Toro, a cerca de 1h30min dali. Mas o primeiro dia sempre é embaçado, tem coisas pra resolver e assim foi com a gente. Não tínhamos levado adaptador então fomos num mercadinho próximo e compramos carregadores de celular com a tomada deles( sairia mais barato q o adaptador, e mais fácil de encontrar). A minha host me deu um chip de Internet (custa cerca de 5 dolares) e fui colocar carga, mas precisei me cadastrar, e falar por telefone com um atendente. Coloquei 5000 colones de recarga e já adianto que não deu pra nada. Daí resolvemos passar no Walmart, fizemos uma primeira compra decente, macarrão, pão, atum, maionese, leite, tortillas, refrigerante, salgadinho, bolacha, cerveja, croissant (eles chamam de cangrejo), uns pães doces, natilla (viciei, como se fosse uma nata salgada mais cremosa) e queijo branco. No Walmart tinha restaurante e comemos o primeiro casado da viagem por cerca de 4000 col.

Daí pegamos a estrada, passamos pela cidade de Sarchí, que tem uma tradição de pintura em carroças de madeira, visitamos uma fábrica artesanal. Dali em diante chuva forte, neblina. Chegamos a entrada da cachoeira com muita chuva. As blue falls fazem um pacote com a catarata del toro, mas com a chuva que estava a pessoa nos informou que as cachoeiras não estavam azuis e com muito volume de água. Isso já era umas 15h. Então resolvemos visitar apenas a Catarata del Toro. Eles fornecem guarda chuva. Entrada 15 dólares.  A Catarata del Toro tem 90 metros de altura e cai dentro da cratera de um vulcão extinto. A trilha é linda, boa parte feita em degraus. O volume de água estava absurdo, foi coisa linda demais de se ver.

De lá fomos para nossa hospedagem , uma cabana de madeira em Bajos del Toro, reservada pelo airbnb. Jantamos tortillas con queijo e natilla, tomamos a primeira Imperial da viagem e fomos dormir com chuva e frio.20250109_133250.thumb.jpg.70aaec793aed03cb8addd6aa9c777103.jpg20250109_133342.thumb.jpg.18fcfed41298badba6b0d349b5e934b4.jpg20250109_151203.thumb.jpg.83801dfa201f8bc4beb0478459f5ef57.jpg20250109_152614.thumb.jpg.7fbb8d5667272d7457bce9f030c65694.jpg20250109_152856.thumb.jpg.60a5f37ae752040180bda056d504af0a.jpg20250109_200221.thumb.jpg.57f8576a61317f335915d06d2660294e.jpg20250109_202218.thumb.jpg.c0091b791b85f0a61f80fbc8d3c37098.jpg

Editado por JanaCometti
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Em 25/01/2025 em 17:59, JanaCometti disse:

Alugamos um carro por todos os dias, o que acho indispensável se quiser fazer um roteiro que passe por muitos lugares num tempo relativamente curto. Li sobre a importância de alugar um carro alto, ou até mesmo 4x4, mas sinceramente acho que um básico 1.3 daria conta. O aluguel de carro é a coisa mais cara no país,  eles têm uns seguros obrigatórios caríssimos que nem sempre ficam claros quando você aluga o carro. Daí na hora de pegar o carro tem.uma surpresa. No nosso caso, tivemos uma surpresa na hora de devolver o carro, uma cobrança de 150 doletas por um arranhão micro

incrível como quase todo mundo tem algum BO com carro na Costa Rica, eu voltei traumatizada rs foi o item que mais me pertubou antes de ir e claro que fui premiada também.

A placa do nosso veículo caiu sabe-se lá como (ou roubaram, jamais saberemos). Só a taxa da placa foi U$150 e teve mais a taxa pelo os dias que o veículo ficaria parado (quase U$500), sério, eu xinguei muito aquele país AHEUAHEAU passei o cartão chorando de ódio e jurei nunca mais alugar carro em lugar nenhum. mas pelo consegui utilizar o seguro do cartão e fomos reembolsados \o/.

O pessoal da Alamo, foi bem traquilo quanto a negociação da locação, desde o início informamos que não utilizariamos nenhum seguro deles, apenas o do cartão (e demos sorte, porque pelo o que entendi o seguro deles não cobriria a perda da placa) e eles aceitaram de boa, não insistiram nem nada. quando percebemos que estavamos sem a placa, entramos em contato com eles e na hora já nos deram as instruções do que precisava ser feito.

O que mais me surpeendeu no país foram as pessoas, realmente é o país da Pura Vida! Todo mundo é muito tranquilo, disposto a ajudar, estão sempre com uma vibe boa.

Me chocou um pouco as pessoas batendo um pratão de arroz, feijão, carne ensopada e banana frita as 8 da manhã (meu marido amou kkk).

Outra coisa que achei bacana, foi que em todas as hospedagens que fiquei (hotels e 1 hotel) tinha café a vontade, não era assim o melhor café, mas pra quem é chegado num cafezinho, fez diferença. E o open chocolate e café do aeroporto é muito bom também, devo ter experimentado todos os sabores de chocolate e café da Britt HAUEAHUE

Achei teu roteiro bem legal para quem quer ver um pouquinho de tudo e fugir do óbvio (Tamarindo e Jacó - que achei bem sem graça e lotadassa de americanos com aquele yeaaaaah a cada 3 palavaras). 

 

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12 horas atrás, SilviaAlves disse:

incrível como quase todo mundo tem algum BO com carro na Costa Rica, eu voltei traumatizada rs foi o item que mais me pertubou antes de ir e claro que fui premiada também.

A placa do nosso veículo caiu sabe-se lá como (ou roubaram, jamais saberemos). Só a taxa da placa foi U$150 e teve mais a taxa pelo os dias que o veículo ficaria parado (quase U$500), sério, eu xinguei muito aquele país AHEUAHEAU passei o cartão chorando de ódio e jurei nunca mais alugar carro em lugar nenhum. mas pelo consegui utilizar o seguro do cartão e fomos reembolsados \o/.

O pessoal da Alamo, foi bem traquilo quanto a negociação da locação, desde o início informamos que não utilizariamos nenhum seguro deles, apenas o do cartão (e demos sorte, porque pelo o que entendi o seguro deles não cobriria a perda da placa) e eles aceitaram de boa, não insistiram nem nada. quando percebemos que estavamos sem a placa, entramos em contato com eles e na hora já nos deram as instruções do que precisava ser feito.

O que mais me surpeendeu no país foram as pessoas, realmente é o país da Pura Vida! Todo mundo é muito tranquilo, disposto a ajudar, estão sempre com uma vibe boa.

Me chocou um pouco as pessoas batendo um pratão de arroz, feijão, carne ensopada e banana frita as 8 da manhã (meu marido amou kkk).

Outra coisa que achei bacana, foi que em todas as hospedagens que fiquei (hotels e 1 hotel) tinha café a vontade, não era assim o melhor café, mas pra quem é chegado num cafezinho, fez diferença. E o open chocolate e café do aeroporto é muito bom também, devo ter experimentado todos os sabores de chocolate e café da Britt HAUEAHUE

Achei teu roteiro bem legal para quem quer ver um pouquinho de tudo e fugir do óbvio (Tamarindo e Jacó - que achei bem sem graça e lotadassa de americanos com aquele yeaaaaah a cada 3 palavaras). 

 

Eu acho que tem uma "indústria do golpe" com o aluguel dos carros lá. Eu acabei não fazendo o seguro do cartão, porque me informaram que os seguros cobrados eram "obrigatórios", e daí acabei pagando com o cartão da wise para dar uma economizadinha. Na solid não foram simpáticos em nenhum momento, achei o atendimento péssimo. De qualquer forma, mesmo pagando os 150 dólares (parece um valor meio fixo né), ficou mais barato que ter alugado pela alamo ou ter pego seguro mais completo. Meu marido também saiu falando que nunca mais quer alugar carro, mas duro pq tem destinos que fica muito difícil sem carro, a maioria na verdade né. 

Eu vivi muito o PURA VIDA nesses dias, achei um país muito astral, de pessoas aparentemente felizes. Embora a gentrificação tenha me assustado no Pacífico. A galera mais alto astral sem dúvida encontramos no Caribe.

Eu achei que o roteiro ficou bem legal mesmo, funcionou bem, não ficou nenhum dia muito cansativo de estrada e deu pra fugir das multidões.

Tomei tanto café britt no aeroporto e no parque das pontes suspensas (tem grátis lá tb) que fiquei até com taquicardia kkkk. E o chocolate com coco eu amei.

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10/1- Acordamos cedo, tomamos café na hospedagem, levamos umas bobeiras pra comer no carro e fomos para Puerto Viejo de Talamanca, no Caribe. Viagem longa, prevista 4h30 mas fizemos em mais de 5 horas. Passamos boa parte do tempo em uma estrada pista dupla, mas com muitas obras. Atenção total nas estradas, muito caminhão. Quanto mais cedo sair, melhor . Café no posto de gasolina 1000 colones(era o pequeno mas achei bem grande)

Fizemos uma parada pro xixi já próximo de chegar e tomamos a primeira bebida típica, uma Hiel. É como uma água com rapadura fervida e depois gelada, com gengibre e limão.  Amei e tomei de novo na volta, super refrescante e energética.  1000 colones e 1000 colones um sorvete.

Chegamos em Puerto Viejo umas 13:30, deixamos as malas, comemos um patty (uma empanada assada típica caribenha, super temperada, tem vários sabores, comi a de frango) em uma barraquinha do lado da nossa casa, 1000 colones, e fomos pra praia. Nós hospedamos na Playa Cocles, que é a praia de surf da cidade, e que tem uma ilhazinha charmosa, isla cocles, íamos a pé pra praia, astral demais.

Os meninos alugaram pranchas de surf (5 dólares a hora e 20 dólares o dia) com os rastas, eu fui caminhar até a ponta direita da praia, um rio bem lindo desemboca na praia, e indo até o final formam piscinas naturais e pequenas formações de corais. Muito lindo. Nesse dia, perto das piscinas, vi um casal olhando pra cima e não é que em plena praia vi o primeiro bicho.preguiça da viagem. Lindeza demais. Na volta da caminhada, tb na praia, vi o segundo. Que dia incrível!!! Pra quem não sabe sou bióloga e amo muito encontrar animais em seu habitat, além de flores e árvores rs.

Ficamos na praia ate anoitecer, lá o sol se põe por volta de 17:40, a galera acende fogueira na praia, reggae rolando, astral demais. Minha cara rs.

Jantamos um macarrão feito na casinha e fomos a pé até o centrinho tomar uma cerveja, 1500 colones a long neck Imperial, paramos em frente a um bar chamado Hot Rocks, onde a maioria da galera que frequenta é local, e ficamos vendo uma banda de salsa que se apresentava lá, galera dançando. Já falei que amei Puerto Viejo? Rs

Pausa para falar da comida  e do povo caribenho, super temperada e um tanto apimentada, bem diferente do resto do país,  usam.muito coco e molhos diferentes nas preparações , em parte por influência dos povos das Antilhas que ali chegaram para trabalhar no século XIX e ficaram. No Caribe tem muitos jamaicanos, os rastafari se misturaram a população local e fizeram um só povo. O reggae domina as praias e comércios, é muito astral, as pessoas estão vivendo com autenticidade a Pura Vida. Foi o lugar que mais gostamos da Costa Rica.

Nossa experiência maravilhosa ali tb foi influenciada pela casinha incrível que alugamos, cuja dona, uma espanhola há 20 anos vivendo ali, se tornou amiga. Posso mandar o link quem quiser...

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11/1 - Dia de curtir a praia, surf, caminhadas. Vimos mais 2 bichos preguiça mas estavam dormindo, paradinhos no alto das árvores.

O destaque desse dia foi o primeiro Rice and Beans no almoço.  É uma comida típica caribenha, onde o arroz é ofeijao são cozidos juntos jo leite de coco, com temperos e especiarias bem diferentes,  acompanha salada, platano Dulce e uma.proteina, nesse dia escolhi um frango na churrasqueira com um molho bem diferente. Esse dia comprei de um pessoal rasta que vende na beira da praia, e servem num.prato forrado com folha de bananeira. Amei muito. A página deles no Ig é @takeiteasycaribbean.

O outro destaque vai para o nascer da Lua cheia no mar . O pôr do sol e o nascer da Lua são eventos importantíssimos ali, a praia lota, rola reggae, fogueira. Bem legal mesmo.

Lembrando que nossa prioridade esses dias era o surf, por isso ficamos em Playa Cocles, mas recomendo muito visitar a Playa Chiquita e a Playa Arrecife de Punta Uva bem perto dali.

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