Membros Carlos Santos_123 Postado Segunda às 20:41 Membros Postado Segunda às 20:41 (editado) Saudações, pessoal, Eu e minha esposa estamos planejando sair de nossos empregos no meio do que ano vem (período em que já teremos guardado o valor que achamos necessário para viajar) e iniciaremos nosso período sabático, o qual planejamos que dure cerca de 2 anos, sendo que planejamos nos estabelecer em algum país da Europa nos últimos 6 meses para trabalhar (temos cidadania italiana). Nossa ideia é fazer um mochilão econômico, fazendo voluntariados por onde passarmos. Queremos iniciar nossa viagem pelo Brasil (para pegar o jeito) e depois ir visitando os países vizinhos (Uruguai, Argentina, Peru, Bolivia, Chile e afins). Após isso, queremos ir para Europa e também conhecer alguns países da Ásia. Estamos planejando um orçamento de cerca de 40/50 mil reais para os 2 anos e, como comentei, queremos viajar da maneira mais econômica possível (sem dormir na rua ou pedindo comida, mas sim fazendo voluntariados) - Acredito que desta maneira já iremos conseguir economizar bem, visto que ganharemos estadia e algumas refeições nos lugares que ficarmos. Ainda não traçamos a rota e não sabemos exatamente quais países iremos conhecer, mas queremos conhecer alguns lugares padrões (França, Inglaterra, Portugal e afins), porém a ideia é permanecer a maior parte do tempo em lugares mais baratos, visitando esses lugares mais caros apenas por alguns dias. Também não queremos ficar pulando de país em país, nossa ideia é passar um tempo mais relevante em cada lugar, a fim de viver mais aquela cultura e também economizar com transporte. Agora, queria ler de vocês, baseado em suas experiências, seria possível realizarmos essa aventura com esse orçamento? Caso vocês achem que não, poderiam nos ajudar falando quanto seria necessário, mais ou menos? Ou, por quanto tempo conseguiríamos viajar com esse orçamento estipulado? Planejamos passar cerca de 10 meses entre Brasil e demais países da América, e o restante do tempo (14 meses) entre Europa e Ásia, sendo que 6 meses seriam trabalhando. Nossa ideia é ir com cerca de 40/50 mil e deixar guardado cerca de 30 mil para quando retornarmos ao Brasil. Me perdoem caso a minha ideia seja muito fora da realidade, pois começamos a estudar isso há cerca de 2 semanas, então sabemos muito pouco sobre viagens, mochilão, voluntariados e afins. Muito obrigado, pessoal! Editado Segunda às 20:46 por Carlos Santos_123 Citar
Membros D FABIANO Postado ontem às 03:36 Membros Postado ontem às 03:36 Não sou parâmetro para ninguém, pois eu gasto em minhas viagens e são,ao menos, 50 euros por dia em países baratos, mas não gasto com comida,pois como no supermercado,o que é comum na Europa e em Chile, que penso ser mais caro que a Europa, sobretudo e por incrível que possa parecer,que a Inglaterra e Escócia, aonde fiquei cerca de 50 dias no meio do ano e gastei muito pouco, se comparado a Holanda ou aos Países Nórdicos.Lógico,não estou contando hotel ou aonde dormir, pois isso é muito pessoal. Não poderá trabalhar legalmente na América do Sul,então ou se contenta com ilegal ou desiste da ideia e vai a Europa logo,mas trabalhar aonde?É para você pensar. 1 Citar
Membros Davi Leichsenring Postado 20 horas Membros Postado 20 horas Acredito que a primeira coisa a fazer é todo mês transferir esses reais em dólares, uma que não fica refém da desvalorização, outra que é bem mais fácil trocar dólar do que real. Dito isso, 50mil dá cerca de 8.000$. Pra voluntariado em hostel, veja esses 2 site: https://www.workaway.info https://www.worldpackers.com Na América do Sul, teoricamente é ilegal fazer isso, pois precisa de visto de trabalho ,mas na prática não existe fiscalização em voluntariado de hostel. Na Europa, lembre-se que você precisa se registrar na prefeitura sua residência caso fique mais de 3 meses em um mesmo país (exceto Itália), mas não sei se vale a pena ficar tanto tempo, a não ser que arranje um trabalho pra ganhar em euro, o custo de vida é bem alto por causa da desvalorização do real, até o leste europeu, que um dia era super barato, hoje está ficando preço padrão. Talvez fazendo em voluntariado em hostel você consiga se manter. É uma ideia fora da realidade? Provável, mas quem não arrisca não petisca. em 2017 eu me mudei pra Itália com 3.000 euros, sem saber falar italiano e ainda fui fazer todo o procedimento do reconhecimento da cidadania, eu fui na coragem e deu certo, as vezes essas ideias fora do comum que dão impulso na vida. 1 Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado 18 horas Colaboradores Postado 18 horas Como @Davi Leichsenring falou sobre a Europa, vou falar de outro lado do mundo que conheço bem e vivi por lá. No Sudeste Asiático, mesmo com os preços ficando meio doidos e lugares que antes eram "estranhos" se tornando "instagramáveis", ainda é possível passar um bom tempo com um orçamento curto. Se falam inglês, não será difícil encontrar hostels onde possam fazer o bem bolado de trocar a hospedagem pelo trabalho que, da mesma forma que na Europa, é ilegal mas a fiscalização é similar a do Brasil, ou seja, nada. Dito isso, o que vai pesar em sua conta são as passagens aéreas. De qualquer lugar para o Sudeste Asiático é caro, seja da Europa, seja da América do Sul (o que e pior ainda). Localmente os voos são baratos pois a competição entre as companhias low-fare é forte e derruba o preço mas o "chegar lá..." A título de curiosidade, estou montando uma viagem para o Sudeste Asiático ano que vem para dois meses e encontrei no Vietnã apartamentos inteiros a R$ 1.500,00/mês e na Indonésia por R$ 1.300,00/mês, com todas as taxas inclusas, ou seja, mais barato que muito aluguel no Brasil. Isso é AirBnb. Hostels costumam ser muito mais baratos e, além disso, alimentação também é barata. E como Davi disse, também acho que vale a pena tentar. Deixe uma reserva guardada para, na pior das hipóteses, viu que está ficando muito apertado, compra uma passagem de volta e pronto. Valeu a experiência. 1 Citar
Membros Carlos Santos_123 Postado 12 horas Autor Membros Postado 12 horas 13 horas atrás, D FABIANO disse: Não sou parâmetro para ninguém, pois eu gasto em minhas viagens e são,ao menos, 50 euros por dia em países baratos, mas não gasto com comida,pois como no supermercado,o que é comum na Europa e em Chile, que penso ser mais caro que a Europa, sobretudo e por incrível que possa parecer,que a Inglaterra e Escócia, aonde fiquei cerca de 50 dias no meio do ano e gastei muito pouco, se comparado a Holanda ou aos Países Nórdicos.Lógico,não estou contando hotel ou aonde dormir, pois isso é muito pessoal. Não poderá trabalhar legalmente na América do Sul,então ou se contenta com ilegal ou desiste da ideia e vai a Europa logo,mas trabalhar aonde?É para você pensar. Muito obrigado pela resposta. Os 50 euros seriam sem contar o valor despendido com acomodação, isso? Citar
Membros Carlos Santos_123 Postado 12 horas Autor Membros Postado 12 horas 8 horas atrás, Davi Leichsenring disse: Acredito que a primeira coisa a fazer é todo mês transferir esses reais em dólares, uma que não fica refém da desvalorização, outra que é bem mais fácil trocar dólar do que real. Dito isso, 50mil dá cerca de 8.000$. Pra voluntariado em hostel, veja esses 2 site: https://www.workaway.info https://www.worldpackers.com Na América do Sul, teoricamente é ilegal fazer isso, pois precisa de visto de trabalho ,mas na prática não existe fiscalização em voluntariado de hostel. Na Europa, lembre-se que você precisa se registrar na prefeitura sua residência caso fique mais de 3 meses em um mesmo país (exceto Itália), mas não sei se vale a pena ficar tanto tempo, a não ser que arranje um trabalho pra ganhar em euro, o custo de vida é bem alto por causa da desvalorização do real, até o leste europeu, que um dia era super barato, hoje está ficando preço padrão. Talvez fazendo em voluntariado em hostel você consiga se manter. É uma ideia fora da realidade? Provável, mas quem não arrisca não petisca. em 2017 eu me mudei pra Itália com 3.000 euros, sem saber falar italiano e ainda fui fazer todo o procedimento do reconhecimento da cidadania, eu fui na coragem e deu certo, as vezes essas ideias fora do comum que dão impulso na vida. Muito obrigado pelas dicas e pelo relato. Quanto por dia você acha razoável eu considerar? Levando em conta que são duas pessoas. Sei que existem muitas variáveis, mas baseado em sua experiência, chutaria algum valor? Considerando que iremos buscar trocar trabalho por acomodação e quando não conseguirmos, ficaremos em hostel ou outros locais baratos... Com esse orçamento você buscaria mochilar na europa ou buscaria outros destinos mais baratos? Sei que é algo bem pessoal hahaha, mas toda dica é bem vinda! Citar
Membros Carlos Santos_123 Postado 12 horas Autor Membros Postado 12 horas 6 horas atrás, pmichelazzo disse: Como @Davi Leichsenring falou sobre a Europa, vou falar de outro lado do mundo que conheço bem e vivi por lá. No Sudeste Asiático, mesmo com os preços ficando meio doidos e lugares que antes eram "estranhos" se tornando "instagramáveis", ainda é possível passar um bom tempo com um orçamento curto. Se falam inglês, não será difícil encontrar hostels onde possam fazer o bem bolado de trocar a hospedagem pelo trabalho que, da mesma forma que na Europa, é ilegal mas a fiscalização é similar a do Brasil, ou seja, nada. Dito isso, o que vai pesar em sua conta são as passagens aéreas. De qualquer lugar para o Sudeste Asiático é caro, seja da Europa, seja da América do Sul (o que e pior ainda). Localmente os voos são baratos pois a competição entre as companhias low-fare é forte e derruba o preço mas o "chegar lá..." A título de curiosidade, estou montando uma viagem para o Sudeste Asiático ano que vem para dois meses e encontrei no Vietnã apartamentos inteiros a R$ 1.500,00/mês e na Indonésia por R$ 1.300,00/mês, com todas as taxas inclusas, ou seja, mais barato que muito aluguel no Brasil. Isso é AirBnb. Hostels costumam ser muito mais baratos e, além disso, alimentação também é barata. E como Davi disse, também acho que vale a pena tentar. Deixe uma reserva guardada para, na pior das hipóteses, viu que está ficando muito apertado, compra uma passagem de volta e pronto. Valeu a experiência. Muito obrigado pelas informações, ajudou bastante. Em sua experiência, com esse orçamento, considerando um mochilão bem econômico, acha que conseguiríamos passar quanto tempo viajando? Se fosse você, optaria por outros destinos ao invés da Europa, considerando o orçamento apertado? Como respondi no comentário do Davi, sei que é algo bem pessoal, mas toda dica é bem vinda neste momento... Nossa ideia principal é vivenciar culturas diferentes, conhecer as pessoas, lugares e treinar o inglês. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado 11 horas Colaboradores Postado 11 horas 3 minutos atrás, Carlos Santos_123 disse: Muito obrigado pelas informações, ajudou bastante. Em sua experiência, com esse orçamento, considerando um mochilão bem econômico, acha que conseguiríamos passar quanto tempo viajando? Se fosse você, optaria por outros destinos ao invés da Europa, considerando o orçamento apertado? Como respondi no comentário do Davi, sei que é algo bem pessoal, mas toda dica é bem vinda neste momento... Nossa ideia principal é vivenciar culturas diferentes, conhecer as pessoas, lugares e treinar o inglês. Sim, acho apertado para duas pessoas, principalmente se estiver contando dentro do orçamento apresentado, passagens aéreas. A opção é, infelizmente, países de terceiro mundo onde o custo de vida é, em sua maioria, mais baixo que o do Brasil. Boa parte deles está na América Latina o que facilitaria deixar dentro do orçamento devido ao custo das passagens. Se for para o outro lado do mundo, como disse sobre o Sudeste Asiático, também seria opção mas tem o custo para chegar lá. Como o Davi, em 2014 eu e minha mulher fomos para Malta num "sabático" e acabamos ficando. Naquela época Malta era barata, onde pagávamos em uma penthouse em frente ao mar com condomínio incluso, 500 Euros/mês. Hoje você não arruma nada por menos de 1000 Euros/mês por lá. Eu inclui Malta em meu comentário justamente por ter falado "treinar o inglês". Este foi o motivo pelo qual escolhemos a ilha e vocês, com passaporte europeu, podem ficar lá de boa quanto quiserem. Mesmo sendo mais cara hoje, ainda é barata comparando-se com, por exemplo, a Bélgica onde moro hoje e podem praticar o inglês, já que é idioma oficial do país, junto com o Maltês. Monta uma base lá, finca o pé e depois começa a viajar. Penso ficar mais fácil e palpável. Porém, mesmo como todos esses "perhaps", ainda acho que vale a pena tentar. Pode ser que não vá ficar 2 anos mas sim 6 meses. Pode ser que, quem sabe arrumam algo na Europa e acontece como eu que já estou há 10 anos no velho continente. De outro lado acho que dois anos é um tempo longo para tentar imaginar o que pode acontecer ou não. Muita coisa pode mudar (e muda) e o vento soprar tanto a favor quanto contra. Citar
Membros D FABIANO Postado 8 horas Membros Postado 8 horas @Carlos Santos_123 Esses 50 euros é para mim que vou conhecer e gastar sem hotel, que não se acha por menos de 70 euros ou restaurante. Passagem de ônibus são 2 euros,tem lugar que até menos, e ando a pé pelos pontos turísticos aonde gasto estes euros em entradas.Por exemplo, a London eye estava mais que 25 pounds,mas tem museu lá que é de graça, Paris o mesmo. Há muito museu na Europa por 5 euros ou menos, é ver os respectivos sites.Mas,para você que não quer só passear e não tem aonde ganhar no Brasil(eu sou trader,não paro em momento nenhum),seria um caso a se pensar e calcular muito para ver se dá. Lembrando que na América passou esse tempo do Real ter valor,atualmente, não vale nada,mesmo em países paupérrimos como os da América Central aonde tudo é caríssimo após a passagem de Paulo Guedes no ministério. Por exemplo, estão aí meus relatos de Dominicana e Costa Rica, veja lá e compare com os da Europa. Caríssimo e países muito atrasados, mas dolarizados. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.