Colaboradores luizh91 Postado ontem às 10:28 Autor Colaboradores Postado ontem às 10:28 10º DIA - 15/01/2025 - EL CHALTÉN (CHORRILLO DEL SALTO) Depois da realização da Laguna de Los Tres no dia anterior, eu precisava ter um dia mais sossegado no roteiro. Eu estava desde Ushuaia caminhando mais de 10 km por dia - embora não fizesse trilhas em todos os dias, as caminhadas urbanas sempre resultavam em grandes distâncias no final, e o Fitz Roy foi o ápice, com 27 km percorridos. Meu corpo pedia um descanso, e assim o fiz. Neste dia, me permiti acordar depois das 9 da manhã e praticamente fui um dos últimos hóspedes do hostel a tomar café da manhã (terminava às 10). Tomei um banho quente e fiquei mais um tempo deitado na cama no hostel, pois meus pés doiam, principalmente na região do calcanhar. Quando chegou a hora do almoço, por volta do 12:30, resolvi sair para procurar um lugar para almoçar e dar uma volta pelas lojas de souvernirs da Av. San Martin. Antes, passei no centro de informações turísticas e pedi para a moça carimbar minha caderneta com o carimbo de El Chaltén. Carimbo de El Chaltén Parei para almoçar no Mafia Trattoria, um restaurante de massas bem tradicional em Chaltén. Pedi um talharim a bolognesa com refri, que estava bem gostoso. O restaurante é familiar e o atendimento é bem bom, gostei bastante. Aqui vale citar que os restaurantes de El Chaltén começam a servir o almoço somente depois das 12:30. Antes disso, só o café da manhã. As lojas também seu ritmo de funcionamento: abrem das 09 às 13hrs, fecham, e depois reabrem às 15hrs e ficam até às 21hrs. Me pareceu que é uma prática comum na Argentina como um todo. Eu sabia que precisava descansar, mas não queria ficar parado. Mandei mensagem para o Gabriel para saber como eles estavam e perguntei se não queriam fazer a trilha do Chorrillo del Salto, que é uma caminhada bem curtinha e sem nenhuma dificuldade técnica. Eles toparam e combinamos de nos encontrar depois de meia hora na entrada da trilha. A trilha do Chorrillo del Salto começa no final da Av. San Martin. Parte dela segue pela ruta 23, caminhando às margens do Rio de Las Vueltas. Depois, ela adentra no bosque e segue por ele, sempre plana, até cruzar a ruta 23 novamente e chegar em um estacionamento. Dali, são pouco minutos até chegar ao Chorrillo del Salto. Levamos cerca de 40 minutos para fazer a trilha e o trajeto possui pouco mais de 3 km. Foi a trilha de El Chaltén onde mais vi idosos e crianças, devido à sua dificuldade baixa e fácil acessibilidade. Caminho para o Chorrillo, sempre acompanhando o Rio de Las Vueltas Trilha para o Chorrillo Parte mais aberta da trilha O Chorrillo del Salto é uma cachoeira bonita, bem grandinha até. Ali tem um espaço bem legal com pedras e terra batida em que dá para fazer piquenique ou ficar com a família. É bem gostoso. Depois de uma trilha pesada, é o passeio ideal para relaxar. Neste dia, o Fitz Roy ficou encoberto quase o dia todo, mas o tempo estava bom, com sol entre nuvens. Enquanto estavámos no Chorrillo, o sol brilhou forte e foi bem gostoso ficar no quentinho depois de vários dias passando frio e vento kkkkkkkk Nos acomodamos em algumas pedras que havia ao lado da cachoeira e ficamos lá por quase duas horas. Fizemos nosso lanche e ficamos jogando papo fora, ainda sem acreditar como tínhamos conseguido chegar na Laguna de Los Tres no dia anterior. É realmente algo fora de série. Por volta das 16hrs, resolvemos voltar para El Chaltén. Chegando ao Chorrillo Chorrillo del Salto. Cachoeira bem gostosinha! O retorno foi tão tranquilo quanto a ida, e o restante do dia foi dedicado a relaxar. Ao chegar no hostel, entrei em contato com a empresa Frontera Sur para contratar um transfer para me levar ao Lago del Desierto/Glaciar Huemul no dia seguinte. Prontamente fui atendido via whatsapp e me confirmaram que havia vagas para o dia seguinte. Assim, contratei o transfer para o dia seguinte às 09:30 da manhã. A noite fui no Butch Bar de Carnes, local em que comi a melhor carne da viagem. Se vocês forem a El Chaltén, precisam ir nesse restaurante, sem brincadeira! O atendimento é excelente e a comida é de primeira. Foi a melhor refeição que fiz em toda a viagem, tanto que voltei neste restaurante em outro dia. Super recomendo. Depois do dia todo escondido, o Fitz Roy começou a sair das nuvens por volta das 20:30. Às 20:30, o Fitz Roy deu as caras! Depois da janta, fiquei um tempo enrolando na sala do hostel esperando o sono chegar e assim foi esse dia. Tranquilo, sossegado, gostoso. O dia seguinte seria na mesma vibe com uma das trilhas que mais gostei de fazer em El Chaltén: o Glaciar Huemul. 4 Citar
Colaboradores Nani84 Postado ontem às 16:37 Colaboradores Postado ontem às 16:37 "Foi a trilha de El Chaltén onde mais vi idosos e crianças" Verdade, é uma trilha bem familiar mesmo. Mas o mais engraçado disso é que eu fui humilhada por vários idosos beirando seus 80 anos, vestidos de roupa social e me ultrapassando na subida do Fitz Roy. Eram muitosss. Sério, parecia tão fácil pra eles, quero ser assim quando crescer 😅 2 Citar
Colaboradores luizh91 Postado 23 horas Autor Colaboradores Postado 23 horas 1 hora atrás, Nani84 disse: "Foi a trilha de El Chaltén onde mais vi idosos e crianças" Verdade, é uma trilha bem familiar mesmo. Mas o mais engraçado disso é que eu fui humilhada por vários idosos beirando seus 80 anos, vestidos de roupa social e me ultrapassando na subida do Fitz Roy. Eram muitosss. Sério, parecia tão fácil pra eles, quero ser assim quando crescer 😅 Hahahahah simmmmmm, eu também vi vários idosos na mesma vibe! Quando eu tava descendo o Fitz Roy, vários me ultrapassaram numa velocidade de cair o queixo 😅 espero ter essa disposição aos 70 kkkk 1 Citar
Colaboradores luizh91 Postado 4 horas Autor Colaboradores Postado 4 horas 11º DIA - 16/01/2025 - EL CHALTÉN (GLACIAR HUEMUL/LAGO DEL DESIERTO) O tempo amanheceu bem fechado, mas eu já tinha trilha organizada, então bora lá! Esse foi o dia em El Chaltén em que o tempo ficou mais nublado, quase não teve sol. No hostel, conversei com algumas pessoas que fizeram a Laguna de Los Tres nesse dia e disseram que chegou a nevar durante a subida e na laguna. E a mulher do centro de visitantes havia me dito quando cheguei que esse seria o melhor dia pra fazer o Fitz Roy... Imagina se eu tivesse ido na dela? Ainda bem que segui minha intuição, o guardaparque e o windguru kkkkkkkkk Voltando, acordei às 08:00 e desci para tomar café da manhã, pois o transfer da Frontera Sur estava marcado para passar às 09:30. Paguei ARS 25.000 por esse serviço e eles foram bem competentes. Cumpriram todos os horários e pontualidade. Por volta das 09:30, a van passou e estava bem cheia, pois além dos passageiros que iriam ao Lago del Desierto, ela também levava aqueles que iniciariam a trilha da Laguna de Los Tres pela ponte do Rio Elétrico. O Lago del Desierto fica a cerca de 37 km de El Chaltén. É uma distância curta, porém, a estrada que leva até lá (ruta 23) é totalmente de rípio e ela não estava 100% seca depois das últimas chuvas, ou seja, o veículo teve que ir só desviando. Depois de cerca de 40 minutos de viagem, chegamos ao Rio Elétrico e ali, parte do grupo desceu para seguir seu rumo ao Fitz Roy. Seguimos pela ruta 23, sempre rodeados de montanhas nevadas, e em determinado momento o motorista faz uma parada de 10 minutos para que possamos observar uma queda d'água de cor turquesa que fica a poucos metros da pista. Bem bonita. Voltamos para a van e andamos mais umas meia hora para, finalmente, chegar ao Lago del Desierto. Aqui, eu já tinha em mente que iria fazer a trilha do Glaciar Huemul e sabia que, por ser propriedade privada, deveria pagar uma taxa de ARS 10.000 para realiza-la. Tem um estacionamento e uma espécie de quiosque por lá que vende bebidas, comidas, doces e, nesse mesmo local, se faz o pagamento para a trilha. O motorista da van disse que tinha até as 15:50 para curtir a região e ficar a vontade para fazer a trilha do Glaciar Huemul e percorrer as margens do Lago del Desierto. Início do trekking Altimetria do local. É só subida! Cuidado com o Huemul! Com o ingresso da trilha em mãos, passei no banheiro e comecei a faze-la. Essa não é uma trillha movimentada, pois fica mais afastada de Chaltén e para chegar somente com transfer ou veículo próprio mesmo. o trekking possui cerca de 2 km, mas sempre em subida, o que a torna um pouquinho cansativa. No entanto, foi a que achei mais bonita em El Chaltén. Serve muita beleza cênica, com a caminhada sendo sempre em meio ao bosque rodeado a um rio com águas de azul turquesa. Parece coisa de filme da Disney. É muito linda! O percurso continua numa subida bem firme até que, em determinado momento e quase no fim dela, há uma subida mais íngreme em que existe corda nas árvores para ajudar a pegar impulso. Mas nada comparada a subida do Fitz Roy, tá? Essa é mil vezes mais tranquila. Ao final desse aclive, saímos em uma área aberta e aqui já se avista o Glaciar Huemul todo lindo. Essa chegada à área aberta é uma das partes mais lindas da trilha, pois se tem a visão do glaciar de um lado e, do outro, as montanhas nevadas da cordilheira. Eu ameeeeeeei! Início em meio ao bosque Poderia ser a trilha da Branca de Neve, lindissima! Sobe! Caminhei por alguns minutos e logo cheguei em uma das paisagens mais lindas que meus olhos viram em El Chaltén: o Glaciar Huemul e sua laguna de degelo, esverdeada, em meio ao silêncio das montanhas. Quando cheguei, haviam duas águias no local recepcionando os visitantes. Se aproximavam sem medo algum só de olho no que o pessoal tava comendo kkkkk Fiz os 2 km da trilha em 50 minutos. O Glaciar Huemul é uma boa pedida para quem deseja beleza + nível fácil/moderado no mesmo lugar. Como tinha tempo e ainda era por volta de 12:00, fiquei cerca de 1:30 por lá. Lanchei tranquilo, explorei os arredores do lago, conversei com algumas pessoas que estavam por lá. Teve uma hora que o sol até ensaiou aparecer, mas o tempo ficou nublado mesmo. No entanto, o Glaciar Huemul é um lugar que fica bonito de qualquer forma, imagino em um dia ensolarado ou com neve como deve ser magnífico. Durante todo o tempo que fiquei lá, apareceram no máximo umas 15 pessoas. É uma trilha bem vazia e talvez isso até seja um diferencial. A recepção da águia! Lugar maravilhoso! Por volta das 13:30 resolvi descer e, ao chegar ao estacionamento, fui caminhar nas margens do Lago del Desierto. Daqui tem diversos passeios de barco para explorar outros glaciares da região, como o Vespignani, e atividades náuticas como caiaque e rafting. Atravessando um ponte suspensa para a outra margem do lago, existe uma trilha de aproximadamente 12 km que leva a Punta Norte, caminho que alguns aventureiros mais corajosos usam para seguir para o Chile através de O'Higgins. Por volta das 15:00, voltei para o estacionamento e ali há um restaurante também. Aproveitei para tomar um refri até aguardar dar o horário da van sair. Também tem wi-fi gratuito, para quem se interessar. A van partiu pontualmente perto das 16:00 e seguiu direto para El Chaltén, chegando lá por volta das 17:30. Lago del Desierto Ponte do rio que cai kkkkk No hostel, tomei banho e mandei mensagem para o Gabriel para combinarmos de jantar juntos. As bolhas do meu pé que consegui lá no Fitz Roy e uma leve dor no calcanhar estavam me incomodando, e resolvi passar na farmácia e pegar curativos para tentar minimizar o incômodo, além de tomar dorflex. Fiz os curativos e fui com o Gabriel e a noiva novamente no Butch, é de fato a melhor carne de El Chaltén! Não tem melhor! Voltei para o hostel às 21hrs pensando no que faria no dia seguinte, que seria o meu último dia cheio em El Chaltén. A Laguna Torre estava nos meus planos, mas com meu pé todo estragado, não sabia se ia dar conta da trilha toda. Fui dormir e decidi que, quando acordasse, pensaria melhor no que fazer. 2 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.