Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado (editado)

Olá pessoal!

Acabo de retornar de uma viagem incrível à Patagônia Argentina, em que visitei Ushuaia, El Calafate e El Chaltén. Foram 14 dias intensos de viagem, entre 06/01 e 19/01, em que aproveitei ao máximo cada momento vivido nestes lugares maravilhosos. Voltei ao Brasil ontem (19/01) e já vou começar a escrever o relato para aproveitar que todas as informações ainda estão frescas na mente hehe mas tudo que vivi na Patagônia foi inesquecível e especial, então, dificilmente vou esquecer tão cedo essas duas semanas incríveis que pude experienciar.

Só posso dizer uma coisa sobre essa viagem: SÓ VÁ! Sozinho ou acompanhado, a experiência será igualmente extraordinária. Voltei desta viagem renovado e transformado, tendo superado limites físicos e psicólogicos que nem eu mesmo achava que conseguiria.

CONTEXTO 

Visitar a Patagônia já estava na minha mente há muitos anos, e eu já tinha o roteiro para esta viagem pronto há muito tempo. Porém, faltaram oportunidades para que eu pudesse ir, até que consegui em janeiro de 2025. No final de 2019, eu cheguei a comprar passagens para visitar a Patagônia em abril de 2020. Mas, como todos sabemos, no ano em questão tivemos a fatídica pandemia de COVID-19 que praticamente paralisou todos os serviços de turismo. Na época, a Aerolineas me deu a opção de remarcar a viagem ou reembolso. Tendo em vista a falta de perspectiva quanto à pandemia, decidi pedir o reembolso e, desta forma, a viagem a Patagônia ficou de escanteio.

Anos depois, a ideia de visitar a Patagônia me voltou à cabeça e em setembro/24, após uma aula apocalíptica no 6º ano (professores entenderão), resolvi comprar as passagens praticamente de maneira impulsiva e sem pensar muito kkkkk mas já estava feito! Finalmente viajaria para aquele lugar que seria a viagem mais especial da minha vida.

Além do roteiro pronto que eu já tinha, comecei a ler e reler os relatos aqui do Mochileiros. Gostaria de agradecer, em especial, a @JanaCometti e o @Alan Rafael Kinder que foram muito prestativos e solicitos ao me ajudarem com dúvidas e questões.

ROTEIRO

O roteiro que montei seguiu certinho até chegar em El Chaltén, quando tive que fazer algumas alterações depois da árdua trilha da Laguna de Los 3. Mas, no geral, consegui visitar todos os pontos planejados e não tive grandes perrengues. Segue o roteiro:

06/01/2025 - SP x USHUAIA (conhecer a Ushuaia, placas, espaço Pensar Malvinas)

07/01/2025 - USHUAIA (Glaciar Martial e Pinguinera)

08/01/2025 - USHUAIA (Laguna Esmeralda e Museo Del Fin del Mundo)

09/01/2025 - USHUAIA (Parque Nacional da Terra do Fogo)

10/01/2025 - USHUAIA X EL CALAFATE (conhecer El Calafate, placas)

11/01/2025 - EL CALAFATE (Navegação Todo Glaciares)

12/01/2025 - EL CALAFATE (Minitrekking e passarelas do Perito Moreno)

13/01/2025 - EL CALAFATE X EL CHALTÉN (conhecer El Chaltén e Mirador de los Condores/las Aguilas)

14/01/2025 - EL CHALTÉN (Laguna de Los 3 - Fitz Roy)

15/01/2025 - EL CHALTÉN (Chorrillo del Salto)

16/01/2025 - EL CHALTÉN (Lago del Desierto e Glaciar Huemul)

17/01/2025 - EL CHALTÉN (Mirador Cerro Torre e Mirador El Chaltén)

18/01/2025 - EL CHALTÉN X EL CALAFATE (visita a Glaciarium)

19/01/2025 - EL CALAFATE X SP (RETORNO)

CÂMBIO E VALORES

Que a Argentina está cara, todo mundo já sabe. Mas eu não imaginaria que estaria tãaaaaaaaaao cara! Chega a ser surreal os preços praticados na Patagônia. Para ter uma noção, um mísero chaveiro custa 7.000 pesos, que na cotação de hoje, é R$ 40,00!!!! Soa absurdo para nós, mas é a realidade argentina de hoje. Então, se pretende visitar a Patagônia, vá bem preparado financeiramente falando.

Levei R$ 4.100,00 no cartão Wise e R$ 500,00 em espécie, e gastei tudo. A comida, principalmente, é muito cara.

Para os valores em pesos que eu falar ao longo do relato, considerem a conversão de 1 real = 170 pesos argentinos.

O cartão Wise teve aceitação de praticamente 100% em toda a Patagônia, até mesmo em El Chaltén. Usei o dinheiro em espécie para pagar propina ou comprar coisas de baixo valor, como empanadas e lanches. 

Para usar o Wise na Argentina, deve-se manter o dinheiro na carteira de dólares, pois a maquininha automaticamente converterá os pesos argentinos. Achei mais vantajoso do que carregar bolos e bolos de notas, o câmbio estava ruim de qualquer forma, não tinha muito o que fazer. Mas é a velha história: quem converte não se diverte. Bora aproveitar a Patagônia como dá kkkkkk

Ordenando, da cidade menos cara para a mais cara, fica:

Ushuaia - El Calafate - El Chaltén

SEGURO VIAGEM

Fiz o seguro viagem com a Allianz Travel, por R$ 170,00, mas felizmente não precisei usar.

HOSPEDAGENS

Nesta viagem, fiquei apenas em hostels e todos foram ótimos. Não tive nenhuma experiência desagradável e a troca cultural foi enorme, pois havia gente de todo mundo. Fiquei em quartos com gregos, alemães, franceses, australianos, estadunidenses e até mesmo brasileiros. Sempre fui muito bem tratado e tentava me comunicar com meu inglês da fisk kkkkkkk. Segue o feedback das hospedagens

USHUAIA - ANUM HOSTEL: Foi o hostel que mais gostei da viagem. É um hostel novo, que tem apenas dois anos, mas fica muito bem localizado na esquina com a avenida San Martin, que é a principal de Ushuaia. Os quartos coletivos possuem camas com cortinas, o que lhes dá uma aparência de cápsula, o que achei bem legal e não atrapalha o próximo quando estamos com a luz acesa. Também tem armários espaçosos. O café da manhã também é bom, com pães, frios, medialunas, sucos, café, sucrilhos, leite, etc. Staff bem atencioso e espaço comum suficiente. Nota 10!

EL CALAFATE - FOLK HOSTEL: Outro excelente hostel. O Folk foi indicação do Alan aqui do fórum e o hostel possui um excelente custo benefício. Os quartos possuem armários espaçosos para cada cama, e os banheiros são enormes com bons chuveiros. O espaço comum é bem grande e o café da manhã é honesto, com pães, doce de leite, geleia, suco, frutas, café e leite. A localização é fora do eixo do centro (fica a 10 minutos da caminhada), mas bem próximo do terminal de ônibus. Nota 10!

EL CHALTÉN - CONDOR DE LOS ANDES: Um bom hostel. Fica localizado próximo da entrada da cidade, perto do terminal de ônibus, o que não foi um problema, já que El Chaltén é um ovo e se faz tudo a pé. Staff extremamente prestativo e atencioso, camas confortáveis e armários espaçosos. Os quartos possuem banheiro privativo e aqui tem algo que me incomodou. O espaço para o banho é bem pequeno e, a cada tomada de banho, o banheiro inteiro ficava uma molhadeira enorme! A moça da recepção já até sabia que eu queria um pano toda vez que descia kkkk O box do chuveiro era de cortina, então a água inevitalmente passava para fora. Enfim, apenas um detalhe. Café da manhã honesto também, com pães, manteiga, geleia, doce de leite, frutas, café e suco. Nota 9!

PASSAGENS

Paguei R$ 3.600,00 pela Aerolineas Argentinas. Sendo professor, não tem como fugir da alta temporada, então eu já sabia que seria um valor salgado. Fora da alta temporada, o valor média das passagens está em R$ 2.700,00. 

A Aerolineas Argentinas me surpreendeu positivamente. Vi várias reclamações e estava bem receoso quanto aos voos, mas foram pontuais em todos e não tive qualquer problema. Ao longo do relato falarei mais sobre isso.

DOCUMENTOS

Fui com passaporte, mas também poderia ter entrado apenas com RG. A imigração na Argentina é bem tranquila, conforme falarei logo mais.

O QUE LEVEI?

Viajei somente com a bagagem de mão + 1 mochila comum. Minha mala ficou em torno de 8 kg, então não tive qualquer problema, mas ela foi pesada em todos os voos pela Aerolineas. Eles são bem chatos quanto a isso, então, se for somente com a bagagem de mão, tente não passar dos 8 - 10 kg.

Para uma viagem à Patagônia, as roupas de frio devem ser prioridade. Usei praticamente tudo que levei, e não levei nenhum short/bermuda pois sabia que seria ocupar espaço na mala porque não usaria (sou friorento). Aquilo que dizem que a Patagônia pode ter "as quatro estações do ano em um dia" é pura verdade, o tempo muda demaaaaaaais e o clima é bem hostil.

Levei roupas para 7 dias, e quando cheguei em Calafate, pedi para a lavanderia do hostel lavar as roupas que eu tinha usado até então. Dessa forma, tinha roupas limpas para os 7 dias seguintes. Na minha mala teve:

• 7 cuecas
  • 2 pares de meias para trekking (selene) - foram bem úteis no dias do minitrekking em diante. Seguraram o tranco e protegeu meus pés contra bolhas maiores (mas mesmo assim, teve).
  • 4 pares de meias comuns
  • 1 fleece (não usei, só ocupou espaço)
  • Conjunto segunda pele (usei todos os dias, extremamente útil. Confortável, comprei na Amazon e é unissex: https://www.amazon.com.br/dp/B0C9FN5K8T?ref=ppx_yo2ov_dt_b_fed_asin_title)
  • 2 jaquetas. Uma mais fina e outra com fleece por dentro, ambas imperméaveis. (item obrigatório. A mais fina foi essa e deu conta: https://www.decathlon.com.br/jaqueta-ecodesign-impermeavel-masculina-de-trilha/p)
  • 1 calça imperméavel (item obrigatório também. Fiquei muito na dúvida sobre comprar ou não, mas ainda bem que levei a calça impermeável. Fiz a maior parte do minitrekking sob chuva e a calça/jaqueta me protegeram bem e aguentaram o tranco. Segue link: https://www.decathlon.com.br/sobrecalcas-impermeaveis-masculina-de-vela-inshore100-navy/p).
  • 3 calças de tactel comuns
  • 1 calça jeans
  • 4 camisetas dry fit (as melhores! Ocupam pouco espaço na mala e são respiráveis).
  • 2 camisetas de algodão
  • Chapéu/boné
  • Gorro
  • Cachecol
  • Luvas
  • Pasta para documentos
  • Bolsinha de remédios (importante!!!)
  • Protetor solar (importante também)
  • Itens de higiene pessoal
  • Doleira
  • Powerbank 10000 mah
  • Garrafinha de água de 1L (para as trilhas de El Chaltén, 1L é o mínimo)
  • Chinelo
  • Bota de trekking (Usei a Vento Finisterre e aguentou muito bem o tranco em todo tipo de terreno, além de boa impermeabilidade. Aprovadíssima!).

O que não levei e levaria:

HIDRATANTE/PROTETOR LABIAL! A Patagônia, sobretudo El Calafate, é bem seca e árida. Logo, os lábios sofrem com a umidade baixa. Fiquei (e estou) com várias feridas na boca que dói até para comer. Comprei um protetor labial em Chaltén, mas o estrago já estava feito, fui até o final da viagem com as feridas na boca me acompanhando hahaha

Mas agora, vamos ao relato! (vou tentar escrever um pouco por dia, e deixo algumas fotos como entrada hahahah)

WhatsAppImage2025-01-20at11_55_55.thumb.jpeg.ae45758c4589a5f14f1400ae597b6fcb.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55_54.thumb.jpeg.019ad67f23fb82d3135aa6806b7d46e8.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55_56.thumb.jpeg.30169c5e022b37d4ff98ec1a1f35f1d4.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55_55(1).thumb.jpeg.a0d8ac326e080d366a3db02bbb274199.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55_55(2).thumb.jpeg.f0912f8f826753562325ec129dd0e148.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55_55(3).thumb.jpeg.06aaf1efb687ee77111dd244c9b73b55.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55_55(4).thumb.jpeg.8ae60aea0475c3b951c9ee69d8c190d0.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55.56(1).thumb.jpeg.f43296332d87993dbc79c09cc350d3ed.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55.56(2).thumb.jpeg.ae37c29aced445fe08583f91e0db963c.jpeg

WhatsAppImage2025-01-20at11_55.56(3).thumb.jpeg.83e033fd61df40c32c35f48e10255627.jpeg

Editado por luizh91
  • Amei! 1
  • Vou acompanhar! 2
  • Colaboradores
Postado

"Após uma aula apocalíptica no 6º ano (professores entenderão)" 

Eu ri amigo 😂🤣😂. Meu marido é professor e sofre do mesmo mal, tanto com sextos anos como em viajar em alta temporada 😅.

Acompanhando o relato pq deu saudade da Patagonia.

• Hahahaha! 1
  • Colaboradores
Postado
4 horas atrás, Nani84 disse:

"Após uma aula apocalíptica no 6º ano (professores entenderão)" 

Eu ri amigo 😂🤣😂. Meu marido é professor e sofre do mesmo mal, tanto com sextos anos como em viajar em alta temporada 😅.

Acompanhando o relato pq deu saudade da Patagonia.

Hahahaha, é nessas horas apocalípticas que ocorrem os maiores devaneios 🤣🤣 mas nesse caso, foi ótimo kkk

• Hahahaha! 1
  • Membros
Postado

@luizh91 Não entendi essa história de "aula de 6 ano".6 ano de que?Demorou para ir,mas mesmo se tivesse ido antes,a região é bem mais cara que o restante do país, no qual sô penso em voltar após o fascista se mandar.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...