Ir para conteúdo

Ajuda para um mochileiro de primeira viagem: trilhas tranquilas no Brasil?

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fala, galera! Tudo bem?

Tenho 24 anos e sou fissurado na ideia de trilhas, caminhadas e camping. Porém, sou bem iniciante e quero ganhar experiência nesse mundo.

Tô buscando recomendações de trilhas/trekkings no Brasil que sejam tranquilas de fazer sem guia. Se tiver alguma que dure mais de 1 dia, melhor ainda (vou ter 7 dias seguidos livres no mínimo)! Amo a ideia de explorar e passar mais tempo na natureza.

Um detalhe importante: não tenho habilitação (ainda), então seria ótimo se vocês pudessem sugerir algo com acesso fácil tanto na ida quanto na volta. Não me importo de andar bastante – afinal, é essa a melhor parte, né? Haha.

Tenho uma rotina diária de exercícios físicos, mas confesso que minha experiência no “mato” é zero. Quero viajar em março, então até lá vou me preparando com os equipamentos e aprendendo sobre acampamento (caso precise).

Desde já, valeu demais pela ajuda! Abraço! ✌️

• Colaboradores
Postado (editado)

Bom, primeiramente vc precisa nos dizer aonde exatamente vc pode/pretende ir. Não adianta muito te recomendar a travessia da ferrovia do trigo se vc mora no Amapá, por exemplo :lol:

Recomendo que estude sobre seu estado, e comece pelo o que seu quintal tem a oferecer. É uma ótima forma de começar a ingressar nessa vida.

Por outro lado, vou lhe recomendar um site que reúne algumas das principais trilhas de longa duração do país. Vc pode conhecer várias opções e ver qual melhor lhe atende. Quase todas as regiões do país possuem trilhas em bom estado para o trekking solo.

https://www.redetrilhas.org.br/w3/

Editado por StanlleySantos
  • Membros
Postado

Cuidado ai com esse mês de março ai, geralmente chove bastante no sul e sudeste. Se optar por alguma trilha dessas regiões, o melhor seria esperar maio ou junho que são meses mais secos. Mesmo pra quem tem experiência, pegar muita chuva na trilha é um saco. 

Como sugestão, tem o Caminho da Fé que pessoal faz bastante sozinho e tá bem estruturado: https://caminhodafe.com.br/ptbr/ 

Embora tenha várias ramificações, o mais tradicional é saindo de Águas da Prata até Aparecida (mas já me disseram que dá pra abandonar em Campos do Jordão, caso seu motivo não for religioso, as paisagens bonitas acabam por ali kkkkkkk)

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado
13 minutos atrás, rafa_con disse:

mas já me disseram que dá pra abandonar em Campos do Jordão, caso seu motivo não for religioso, as paisagens bonitas acabam por ali

Provavelmente quem te falou isso fez o caminho por Pindamonhangaba.

No sentido Guaratinguetá vc sai de Campos pelo território do Horto florestal, que é bem preservado (apesar do lixão que alguns "peregrinos", "trilheiros" e "ciclistas" deixam), e tem a oportunidade de ver o mar de nuvens que fica em cima do vale do Paraíba, enquanto vai descendo em Zigue-Zague hoi hoi hoi até a base daquele pedaço da Mantiqueira. Tem muita natureba para ver por ali ainda, e penso que vale a pena (além de ser aparentemente mais seguro, dizem que pelo lado de Pindamonhangaba tem mais chance de cruzar com "dois caras na moto").

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...