Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Estava pensando em ir só e sem carro para Chapada Diamantina (Lençóis) no Carnaval/25. Os passeios com agência estão entre 300 e 400 reais cada, achei um pouco salgado. 

Como irei em um período em que a cidade está muito cheia, queria saber se consigo encontrar guias com carro na Associação de Guias somente ao chegar em Lençóis? Isso fica mais barato doq ir com agência?? Ou vai ser muito difícil encontrar guia disponível? 

Como vou ficar em hostel, pensei em me juntar com pessoas sem planos por lá tbm e rachar o valor, será que cola? Estou iniciando por agora a vida de viajar solo. 

Editado por Eal.lae
  • Eal.lae changed the title to Dúvidas Chapada Diamantina no Carnaval
  • Membros
Postado

A experiência que eu tenho é que não é muito comum achar guias com carros em Lençóis. Contratar guias lá não é tão difícil, até porque um guia pode servir a um grupo maior de pessoas. E tem muito guia lá. Mas não são todos os que têm carro. 

Já aconteceu comigo quando eu estava lá em 2022, com um carro alugado lá mesmo, de eu contratar um guia e ele propor que eu (e minha esposa) entrarmos com o carro e os outros 02 passageiros que ele estava guiando dividirem o preço dele. Foi de boa. Saímos às 08.30 para um passeio na cachoeira dos mosquitos, pratinha e final do dia com pôr do sol no pai Inácio, chegando novamente em Lençóis às 18.30.

Em relação ao hostel, com certeza cola sim. O difícil, penso eu, é o carro. Lá só tem uma locadora, que é bem cara e não tem muitos carros para alugar. Provavelmente, no carnaval, já vai estar tudo alugado.

Quando eu fui a primeira vez eu estava com minha esposa e sem carro. Então a gente fez os passeios na cidade com um guia de lá, a pé, o morro do pai Inácio tinha ônibus (não sei se ainda tem, é provável que sim) e fechamos com um guia de lá o vale do pati, cachoeirão, poço azul  e encantando e igatu. Ele arrumou um táxi para nos deixar no início da trilha do pati e depois para nos pegar no final e, na volta para Lençóis nos visitamos os outros lugares.

Um local que vc também pode ir sem carro é o capão. Quase todos os atrativos de lá vc pode fazer a pé e sozinho, se for sua vontade. E tem ônibus que sai de Lençóis para o capão todos os dias. O trekking da cachoeira da fumaça vale muito a pena fazer. 

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado (editado)

Mano, vc vai para uma região turística em época de carnaval. Some 2+2. A tendência é tudo estar lá em cima em termos de valores.

Chapada Diamantina infelizmente não é exceção. mesmo fora da temporada algumas coisas ali ficam pesadas para uma pessoa só. 

Com base na minha experiência na chapada dos veadeiros (fora de temporada, diga-se de passagem), recomendo que faça isso que vc já escreveu, cola com uma galera e racha tudo. De carro alugado até passeio. Fica muito menos pesado. A desvantagem é que vc fica a mercê da boa vontade do grupo em algumas situações (sabe aquele indivíduo que só levanta às 10 da manhã, ou aquela dona que passa 2 horas se maquiando? Tem esse risco :lol:).

Guia não é muito diferente de agência. Só um pouco mais "independente". Mas por se tratar de região hiperturística, é altamente possível que tudo funcione ali na base da associação de guias (como vc apontou), com preço tabelado e tudo mais. Muitos moradores pegam a licença para isso também. Mas, recomendo que estude bem os atrativos e veja o que vc precisa fazer com guia, e o que vc pode fazer com guia. Pq provavelmente tem lugar onde vc pode ir por conta própria/grupo, mas muito guia passa a perna (lembro uma vez em Roraima que um guia tentou "levar" meu grupo para uma cachoeira toda sinalizada e demarcada que ficava do lado da cidade, se eu não conhecesse a região meu grupo teria sido feito de trouxa :lol:).

Editado por StanlleySantos
  • Gostei! 2
  • Colaboradores
Postado
37 minutos atrás, StanlleySantos disse:

(sabe aquele indivíduo que só levanta às 10 da manhã, ou aquela dona que passa 2 horas se maquiando? Tem esse risco :lol:)

O verdadeiro mapa do inferno.

• Membros
Postado

Tudo vai depender do quanto você é desenrolado. Acordar bem cedo e colocar uma plaquinha de carona para alguma cachoeira, depender da boa vontade de alguem, fazer amizades nos bares tentando conseguir alguma carona. Como disse o parceiro a cima, não é dificil mas você fica a mercê do tempo dos outros. 

Muitas cachoeiras na chapada não precisa de guia, eles falam que precisa mas na real nao precisa, é pagar a entrada e ja era. 
Da ultima vez que fui para la, fiz duas em Lençois ; Mosquito e Poço do Diabo e ambas não foram necessário guia. No Vale do Capão a cachoeira da Fumaça por cima tbm não se faz necessário guia e super de boa a demarcação da trilha, as diversas Riachinho, Purificação não precisa de guia tbm. As unicas que pagamos guias pq era obrigado e muito necessário foi em Ibicoara para ir no Buracão e na Fumacinha, mas aí é um rolê de Lençois, tem de ver um tour com alguma agencia que realmente será mais caro, Fumacinha na epoca paguei num guia que é um parceiro 140 reais por pessoa, hj ja deve estar uns 200. 

Mas assim cara, se é tua vontade de ir pra la, se joga. Com certeza vc vai aproveitar da sua maneira, vai fazer amizades, lá é muito comum ter caronas, dos próprios viajantes mesmo que alugam carros. 

• Gostei! 2

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...