Membros D FABIANO Postado Janeiro 9 Membros Postado Janeiro 9 Passei o último reveillon em Fortaleza exclusivamente para ver a queima de fogos.Ouço falar bem desta festa há décadas, desde a primeira vez em que conheci o estado em 2008,e dessa vez resolvi ir.Que azar,nos últimos anos tenho saído do país na época e,pensei muito em ficar por Chile depois de conhecer a isla de Pascua, porém cismei de esse ano passar o reveillon em Fortaleza e conhece-lo. Pior invenção dos últimos tempos,pois sabia que minha garota iria ter plantão e eu ficaria sozinho em qualquer lugar. Fui a BH rever a minha tia e de lá para o nordeste. Como tinha tempo ocioso e a bolsa só cai graças ao Lira e a direita dele fui em ônibus, como em 2008 e 2012,época em que era perfeito e podia andar na areia, por exemplo. Doente, nunca mais tinha ido ao Ceará. 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 11 Autor Membros Postado Janeiro 11 (editado) Canoa Quebrada Se tinha ido rever o Ceará, tão longe de casa,claro que ia fazer todo o litoral pelo menos e,após descansar um dia em Fortaleza que está muito diferente e que é o tema do relato, mas antes fui ao litoral leste,Canoa Quebrada.Fiquei em um hotel que escolhi por estar em frente a parada do péssimo ônibus da São Benedito que viaja 4h de Fortaleza aqui sem condições,ar ou água.É um sofrimento para todos que, na volta,uma senhora disse ao cobrador:"Vão até Fortaleza nesse calor,sério isso?".E ela ficou em Beberibe a 90 minutos, pensei que ia fazer o percurso todo,mas não se fazem mais viajantes como antigamente, pois eu estou acostumado a fazer viagens bem piores e maiores. O hotel tem uma piscina na entrada,então como era quase Natal, imagina o barulho que foi dormir ali,pois meu quarto ficou em frente. Eu durmo em qualquer lugar. Fiz os 2 passeios de buggy em Canoa.O tradicional, que faz a duna do pôr do sol,o símbolo da cidade e um atrativo novo,pois os outros foi relembrar e o outro que também vai a duna do pôr do sol,mas vai aos outros dois atrativos novos.Muito bons os passeios, embora caros, 100 reais por pessoa. No último dia, já ia embora, mas tive que ficar o dia 24.12.Apareceu gente para fazer um dos mais bonitos passeios que já fiz na vida e recomendo muito. O passeio das praias de Canoa,até a divisa com o RN.Sensacional! Dica de economizar é na hora do almoço ir comer perto da parada do ônibus ou em uma "boate" na rua principal. Em qualquer restaurante desses,fazem o seu prato com 2 pedaços de carne por 20 reais (dez/24).Os demais restaurantes cobram, no mínimo,100 reais e não encontrei comida a kilo.As barracas são caríssimas em todo o estado,Canoa não é diferente. Editado Janeiro 13 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 13 Autor Membros Postado Janeiro 13 (editado) Jericoacoara A minha expectativa em rever Jeri era muito grande, pois segundo outras pessoas que fizeram relatos aqui tinha desenvolvido muito após a construção do aeroporto que fica longe e,por isso, nem passei perto. Sai de Canoa de manhã, fui pegar o ônibus em frente ao hotel e sabia das condições horrorosas dele.Mas,nesse dia de Natal, a São Benedito conseguiu se superar. Ele vem e volta imediatamente e atrasou a chegada a Canoa em um dia de feriado. Esperei uns 15 minutos e embarquei na coisa,tão velho como os de Bolívia,que terminaram com a minha carreira. Mas tem que encarar, o que importa é que comprei com bastante tempo de chegar a Fortaleza, almoçar e tomar o ótimo Guanabara às 15.15h.Ele veio no horário, mas foi arrasando no caminho, sobretudo nas paradas do terminal da periferia de Fortaleza e em Acarau,próximo de Jijoca,aonde carregam de tudo. A solução seria começar a cobrar bagagem como nos voos. Eu era contra, hoje aprendi a andar com pouco e economizo muito tempo. Parada para jantar as 17.30h.30 reais para comer lá e 25 para levar. Claro que levei e a comida continua maravilhosa como eu lembrava.Chegamos cerca de 22h e aí começa a novidade. Antigamente era a jardineira da Redenção(antiga empresa da linha)que atravessava as dunas.Agora são carros 4x4 da cooperjeri contratada para o serviço pela Guanabara.Esse carro deixou na porta da pousada que, pela época de fim de ano,foi preço razoável, está sendo reformada,mas só conta com um ar novinho e a cama.O demais em projeto. Já tinha marcado no outro dia um passeio para um dos lados de Jeri, que sempre teve e continua só 2 passeios. O carro mudou e as 9h em ponto chegou.Dei sorte em ser o primeiro,pois fui ao lado do motorista Jackson na cabine de um carro da sim7.Guardem esse nome,pois vou falar mal da empresa depois.Por hora,Jackson fez um tour muito bom,fazendo várias paradas como a árvore da preguiça,a entrada da praia do Preá(onde é grande a concentração dos kytes) ,o buraco azul caiçara(para mim,novidade,pois construção foi recente e tem belas piscinas e termina na lagoa da Preguiça(também os receptivos novos e caros, seja na entrada como nos pratos).Ótimo passeio, parabéns ao Jackson. Editado Janeiro 15 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 15 Autor Membros Postado Janeiro 15 (editado) Jericoacoara e o passeio que não houve Esse dia amanheceu com azar.Levantei na hora de sempre,fui a padaria de frente do hotel aonde está acontecendo o café da manhã e não teve buffet. Era um sanduíche e pronto. Coisa de pobre com preço nas alturas.Fiquei revoltado,mas o pior estava para acontecer. Havia pedido para ser buscado primeiro pelo passeio para o outro lado de Jeri pelo carro da sim7 . Só que fiquei esperando, 9h,9.15,9.30,até que 9.45h entrei em contato. Deram uma desculpa, ficaram de saber e me deram a resposta que aquele dia não dava mais para me buscar e que eu entrasse em contato com um e mail deles para ter o ressarcimento. Mais bravo que já estava fui atrás de um bugueiro para fazer o passeio sozinho. 400 pratas,mas o passeio exclusivo ao menos foi interessante, principalmente que estava querendo chover, então a areia do chão não queimava os pés e não tinha sol para queimar a pele. Fui a um passeio ecológico entre Jeri e Camocin para ver cavalos marinhos no ecossistema de manguezal que há ali. Camocin tem muitas dunas e o buggy percorre parte delas,área em que há muitos Kytesurfs,até chegar a Lagoa de Tatajuba,uma das muitas da região,mas não sem antes parar numa praia no caminho.Tatajuba parou no tempo, em mais de 10 anos não mudou, não tem wifi é muito calmo,mas os preços exorbitantes também estão ali. Terminado o tempo livre para almoçar, não para mim,que estava comendo por 23 reais em frente a parada da Guanabara,era hora de aproveitar o fim de tarde no centrinho que tem até Lojas Americanas, mas 1,5l de água mineral não sai por menos de 6 reais com muita procura,pois estava com o saco cheio da sim7 e suas conversas. Foram 75 reais, devia já ter entrado com queixa no Procon e no juizado especial, mas pelo valor, teria valido a pena,apesar de cobrar danos morais e materiais?Mas, o relato continua, dia seguinte, sábado 28,era dia de voltar a Fortaleza, para um dos piores reveillon da vida de viajante. Editado Janeiro 21 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 22 Autor Membros Postado Janeiro 22 (editado) Mundau Era meu passeio preferido das 2 outras vezes em que estive e não era explorado turisticamente como hoje.Só era realizado esse passeio pela falida OceanView que, dizem, ter fechado devido a uma epidemia de falsos guias que apareceram em várias partes do Nordeste e,com o fim da EMBRATUR,atuam e enganam quem não conhece na maior.Cheguei uma noite de sábado, dei uma volta em Iracema, que parece um novo lugar e errei redondamente em contratar tour pelo hotel.Era um desses picaretas.Chegou mais cedo e,se não conhecesse o lugar,ficaria sem nenhuma informação, pois para a classe C,não precisa informar, qualquer coisa está bom. Mas,eu perguntei até o que sabia a resposta, pois não mudou e ia me lembrando das últimas vezes.O que não sabia,ele quem falou, foi sobre o porto de Suape.Disse ser um complexo portuário movido a energia praticamente toda produzida ali mesmo, mostrou as linhas de transmissão, as termoelétricas(energia limpa?),as turbinas de aerogeradores(energia eólica)e as placas de energia solar.Diz ele que tudo é produzido ali e como ninguém conhece(inclusive eu)tivemos que aceitar.Sao muitos km de estrada que passam pela infraestrutura construída para o porto e muito ainda em construção. Até chegarmos a uma cidade,Trairi, aonde o Guanabara faz a parada.Nao lembro de na outra vez ter passado ali na cidade.Muito pequeno o centro, mas o que interessava era chegar a praia. E lá há uma bifurcação, a esquerda Mundau,a direita Flexeiras.Primeiro,ele foi a Mundau.Lá nem calçamento tinha,agora o bairro está quase completo.Há um pier,aonde ele nos levou,de onde sai um passeio de barco sensacional. Custo de 30 reais por pessoa, mas vale.Durou 2h,das 11 as 13h,com meia hora de parada para banho.Mundau nem conheci,pois porto também é sinônimo de desenvolvimento. A tarde,fomos para Fleixeiras ficar 2h o que não tinha com OceanView.Era para almoçar no restaurante Maré Alta e pagar preço exorbitante,claro com a comissão de quem leva.Aqui,mostrei toda a minha bela educação recusando-me a entrar e indo comer em outro lugar. Depois, os colegas de tour me falaram que deviam ter me acompanhado, mas não estavam acostumados,pois a comida ali é péssima também, além do atendimento ser terrível.Ao final,poucos almoçaram e eu,que como pouco e rápido, fiquei conversando a espera do "guia". Estava terminado o primeiro passeio. Foi muito bom,apesar do péssimo local de almoço e só ter ido a Flecheiras por causa dele,mas fui rever Mundau e foi ótimo. Valor-170 reais. Editado Janeiro 23 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 23 Autor Membros Postado Janeiro 23 (editado) Cumbuco Reservado junto com Mundau, esse passeio foi um tédio. Apareceu um"guia" em um micro ônibus antigo. Ele não fez nada durante todo o percurso. Esse não entende nada de dinâmica e organização de grupos, imagine de onde estava indo.Sorte ser Cumbuco a 1 praia ao sair de Fortaleza e ser rápida a chegada lá.Tipico passeio de farofa,havia 4 caras com isopor no micro(como se fosse ônibus comum)e 2 mulheres que ele pegou perto do mercado que o tempo todo reclamavam de preços altos(provavelmente locais).Ou seja, o nível dos colegas bem diferente daquele que estou acostumado. Ele,como comum no Nordeste,foi para o melhor e mais caro receptivo é claro. O Chico do Caranguejo. Muito boa a estrutura, imensa barraca de praia que conta até com um mini parque aquático para as crianças brincarem. Nem me interessei em ver o cardápio, pois sabia que era caro,e havia outras opções ao lado. Mas,tudo lotado, acabei fazendo um lanche mesmo no posto que fica em frente e deixei para comer em Fortaleza quando chegasse,pois fila para comer por não haver self service, não entro. O passeio era o interesse de Cumbuco.É o buggy com emoção pelas únicas dunas do estado que estão sendo destruídas pelo desenvolvimento. Sou desenvolvimentista,mas aí também é demais, destruir dunas que deveriam ser patrimônio natural para construir condomínios é demais.Esperei um pouco até aparecerem 3 caras do Norte para compartilhar o buggy, pois os colegas de micro não foram interessados em passeio. Esse,em si,consiste em 2 paradas em 2 lagoas diferentes para nadarem(30 minutos cada)e o passeio pelas dunas em si.Vale 80 reais por pessoa e foi muito bom. Editado Janeiro 23 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 24 Autor Membros Postado Janeiro 24 Águas belas Realizados os dois passeios comprados a recepção do hotel,chegou a hora de voltar a minha forma de reserva que,infelizmente,deixei de lado que é civitatis.com Passeio de Águas Belas também tinha ido em 2012 com OceanView e só lembrava da guia. Mas,passaram 12 anos devia estar bem diferente e está mesmo, foi uma novidade para mim.Ultimo dia do ano,todos pensando na farra a noite,então o grupo foi pequeno, entre eles um casal de Santos sem nenhuma experiência e outro mineiro também sem. Havia também uma senhora uruguaya que disse ser o Brasil muito barato para ela(obrigado Paulo Guedes).Então, nenhuma companhia para mim,só no último dia vai aparecer. A guia era muito boa, tem mais de 20 anos de experiência e contou muitas histórias. Aproveitei para perguntar algumas curiosidades que os "falsos guias"nao souberam falar sobre os 2 tours anteriores. Esse tour está dividido em 2 praias.Pega-se o buggy mais barato do estado(80 reais por pessoa e pode ser no cartão o que é raro e único no Ceará)e vai atravessar o rio Mal Cozinhado em uma balsa artesanal.Faz o passeio pela belíssima praia de Barra Velha por entre coqueiros e geradores de energia eólica até o vilarejo de Barra Nova.Lá tem uma duna de onde se vê a vista panorâmica(foto 2)que é digna de cinema. Depois para na vila mesmo e,aproveitei, para comprar o almoço por 20 reais aonde os buggeiros pegam o deles.Sabia que a comida era boa, mas não tão boa como é,uma delícia e escapei mais uma vez dos preços altos da barraca para onde, quando voltamos, havia uma cantora horrível de interior e,nessa sim,tinha net e a praia, mas ninguém estava interessado nisso, mas no reveillon em poucas horas, tão sonhado por mim e motivo da minha visita, porém não sabia o que ia acontecer, Citar
Colaboradores Alisson&Ione Postado Janeiro 24 Colaboradores Postado Janeiro 24 Oh @D FABIANO 😥, que pena, eu também estava lá na Beira-Mar e foi triste (nota zero). Houveram anos que a festa era gigantesca, com uma queima de fogos vindo de balsas no mar que duravam mais de 15 minutos, coisa linda. No reveillon de 23-24 já não gostaram muito porque foram drones (do show do Alok) e não fogos. Este último (24-25), quando o prefeito não foi nem pro segundo turno, ele começou a cortar tudo (atrações, shows, fogos, etc) ai foi aquela decepção de evento. Agora, se vc estiver na dúvida entre Rapa Nui (Ilha de Pascoa) e qualquer outro lugar, não pense duas vezes, Rapa Nui é mágica. Pense num lugar que nos envolveu pro resto da vida (basta ver nossa fotinha aqui do lado 😅) Espero que as praias tenham salvado sua estadia aqui. Abs 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 25 Autor Membros Postado Janeiro 25 (editado) O triste final do ano e começo do novo Fui esperar a noite, motivo de ter escolhido a cidade e de uma sorte,pensava eu,pois havia conseguido uma vaga praticamente ao lado do palco.Quando cheguei,cheio de medo de passar noites sem dormir,vi que o motivo desse é de outros hotéis terem vagas ainda era o que o @Alisson&Ione falo acima.Mas não me decepcionei de imediato, afinal a cidade tem fama de ter um reveillon animado e havia votado na esquerda, não em crentes,como outras. No final de tarde de 31.12,já montavam várias barracas de comida de rua no entorno e na rua do hotel. O trânsito tinha fechado e havia grande policiamento.Mas,ninguém,pensei,é cedo, devem chegar mais tarde.A guia tinha dito que seria mais de 1 milhão de pessoas e não havia nada às 18h.Fui ao hotel, comprei a janta e o almoço do dia seguinte(minha sorte)numa senhora que pretendia faturar naquela noite e me disse que ia vender para passar o mês (ilusão,pois não vendeu nada). Fui ao hotel esperar,troquei a roupa,deu 20h e nenhum barulho. Na hora do JN fiquei sabendo que estava cantando um desconhecido e depois ia cantar Paralamas do Sucesso que era meu objetivo ver,pois é rock e odeio sertanejo e classe baixa.Fui lá as 22h,não tinha grande público e assim ficou até 23h.Chegaram alguns, mas a contagem foi realizada por outro que nunca escutei falar. Dizem que seriam 400 mil turistas, mas penso não ter vindo nem 400 mil no total, sendo que a maioria dos que foram eram turistas,que como eu,foram surpreendidos em não ter queima de fogos. Depois soube que uma liminar havia proibido o barulho e o prefeito da direita se recusado a comprar fogos silenciosos.O dinheiro estava perdido,poderia ter ido a 1000 lugares,até BH teve dessa vez com drones,só Fortaleza que não.Mas,fui ali também para fazer os passeios. Gosto de museu,coisa que no nordeste há pouco e sempre pensei ser falta de exploração da rica cultura, sobretudo do sertão. A grande novidade é,que dia 1.1,altíssima temporada,as agências não trabalham.Só Ceará deve perder de ganhar em um dos melhores dias de turismo do ano,que até em Chile,feriado obrigatório,trabalham e muito. Fazer o que nesse dia?Poderia ter ido ao Beach Park,mas pensei que tivesse muita gente e taxi também havia poucos e os que tinham muito disputados,imagine UBER.Dragao do mar fechado também. Sobrou ir ver o por do sol da famosa Ponte de Iracema e,depois,dar uma boa caminhada pelo calçadao para ir a feirinha da Beira Mar,reformada como toda a orla e muita movimentação, único lugar aberto da cidade.Os fogos em anexo foram os únicos que tiveram, uma vergonha da cidade que nunca mais me verá nessa época, mas falta ainda um passeio. Editado Janeiro 26 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 28 Autor Membros Postado Janeiro 28 Lagoinha Outro tour comprado a civitatis.com, mas era o último a fazer.Há mais um,que iria fazer no dia 1,mas os"milionários" devem rasgar dinheiro e foi cancelado.Era o de Praia das Fontes e Morro Branco que conheci em 2008 e lembro ser uma falésia de areia colorida na qual você atravessa até a praia por dentro dela. Mas,o último seria um dos melhores. A van veio na hora e pegou mais pessoas, entre elas uma colega também viajante,a Alessandra, que tornou-se minha amiga nesse dia que passamos juntos conversando mais sobre viagem e destinos. Temos muito em comum,mas ela é professora de 2 grau em Piracicaba. Áreas diferentes, nisso não entende a minha conversa. Além de termos ido a uma praia muito bonita,fizemos o passeio 3 em 1,que está totalmente mudado e não lembrava em nada o que fiz da outra vez. 3 em 1 porque anda em 3 meios de transporte, buggy pelas dunas,catamara pela lagoa e pau de arara pelo sertão. Mudou totalmente isso, pois não tinha o catamara, você tinha que entrar na água,pois não havia pier(hoje há)e o catamara vai a um ponto de apoio que é um bar a beira da lagoa, do outro lado lugar aonde você "senta no pau",ou melhor, toma o pau de arara que, esse sim,não mudou nada daquilo que era,pois o desconforto é típico do sertão. Chegando a barraca, foi tempo de nos conhecer melhor,pois amigos verdadeiros são difíceis e não perco as oportunidades de fazer novas amizades. Não almoçamos devido aos preços altos, sobretudo porque ficamos comparando com tours exóticos e baratos que já fizemos, ela a Índia,eu ao Egito e combinamos de irmos juntos ao show dessa noite no Lupus Beer,que ela não conhecia que inclui o jantar por 75 reais tudo. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.