Ir para conteúdo

Roteiro PR e SC - Opinião

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Pessoal. o que acham desse roteiro do PR e SC, pretendo fazer. Qualquer sugestão é bem vinda.

Roteiro Paraná e Santa Catarina

22/01 (qua) – Ponta Grossa

Manhã: Parque Estadual de Vila Velha: Arenitos, Trilha do Bosque, Lagoa Dourada (5 min) e Furnas (duas). Opcional: tirolesa em cima de uma das furnas e arborismo. R$ 60 – (ter fechado) - 23km

Tarde: Cachoeira e Cânion São Jorge – R$30, trilha 20 min

Noite: Centro da Cidade, Catedral Sant'Ana, Shopping Palladium

23/01 (qui) - Ponta Grossa - Curitiba

Manhã - Buraco do Padre, Favo e Fenda da Freira (40min – R$60) a 900m até 16:30hs, (seg e ter fechado) - 26km

Trilha do Favo e os Mirantes do Buraco, Trilha Beira-rio, Trilha das Araucárias, Café do Lobo, Loja do Lobo, Espaço kids, Furna Buraco do Padre.

Tarde: Cachoeira da Mariquinha – R$80

Extra: Furnas do Passo do Pupo: R$40, Furnas Gêmeas, Furna Grande, Pedra da Onda, Capão das Imbuías, Confluência dos Rios.

21:30 - 23:30 - Ponta Grossa - Curitiba R$57,09 - Princesa dos Campos

24/01 (sex) – Curitiba (Bate volta Morretes)

Trem Classe Turística: Curitiba – Morretes - 08:30 -12:30 - R$179 - Vagão lado esquerdo

https://serraverdeexpress.com.br/train/bilhete-curitiba-morretes

Morretes: Paraná Encantado Hisgeopar, Marco Zero, Rua da Flores, Rio Nhundiaquara, Ponte Velha Metálica, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto, Comer Barreado

Viação Graciosa: Morretes - Curitiba - 16:45 - 18:00 - R$30,91

25/01 (sab) – Curitiba - Joinville

Manhã:

Memorial da Imigração Polonesa: Bosque João Paulo II – 3,5km (uber)

Museu Oscar Niemeyer: area externa, loja do museu - R$30 – 750m

Tarde:

Santa Felicidade: Av. Manoel Ribas: Vinhos Durigan – 8,1km e Restaurante Velho Madalosso: rodízio de massas e carnes – 300m, Casa Culpi

Praça do Japão – 6,6km

Centro Histórico – Largo da Ordem – 3km

Noite:

BrasilSul - Curitiba - Joinville - semileito – 18:30 - 20:25 - R$58,34

26/01 (dom) - Joinville

Pórtico de entrada Joinville e Moinho da XV – 6,1km (uber)

Centro de Convenções e Exposições Expoville – 450m

Estação Ferroviária da Memória (visita externa) – 6,7km (uber)

Memorial da Bicicleta (free) – 280m

Museu Nacional de Imigração e Colonização (10h-16h - free) e Rua das Palmeiras – 3km (uber)

Catedral São Francisco Xavier – 350m

Museu de Arte de Joinville – 3,1km (uber)

Zoobotânico (free) – 2,5km (uber)

Mirante da Boa Vista - 2,3km/30min de subida

ou Parque Hemerocallis – R$45 – 7,8km (fechado seg)

27/01 (seg) – Joinville - Blumenau

Mercado Municipal: Restaurante Stammhaus – 2,2km (uber)

Escola do Teatro Bolshoi: Visita: 10h e 14h30 - R$30 - 2,8km (uber)

Mirante da Boa Vista

ou Garten Shopping – 1,5km

ou Praia do Vigorelli

Noite:

Catarinense: Joinville - Blumenau - 18:30 - 20:45 - R$47,79

Extras:

Estrada Bonita: Recanto Diamante, Doce Bruxinha, Orquidario Reinheimer, Ango Kerstein. Museu Duas Rodas

Estrada Dona Francisca 

Barco Principe

28/01 (ter) - Blumenau

Hotel Glória Blumenau

Catedral São Paulo Apóstolo – 350m

Castelinho da XV (Havan) – 400m

Teatro Carlos Gomes – 220km

Praça Victor Konder (relógio das flores) / Prefeitura (locomotiva macuca) – 600m

Praça da Paz – 250m

Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro): Rio Itajaí-açu – 350m

Mausoléu Dr. Blumenau – 2,3km

Praça Hercílio Luz – 46m

Museu da Cerveja de Blumenau – 35m

Museu de Hábitos e Costumes – 78m

Marco Inicial de Blumenau – 73m

Arquivo Histórico da Fundação Cultural (Biblioteca) – 42m

Museu da Familia Colonial: 3 casas, Jardim da Edith e Cemitério dos Gatos - R$5 – 34m

Igreja Luterana do Espirito Santo – 700m

The Basement English Pub (noite) – 2km

29/01 (qua) – Blumenau (Bate Volta Pomerode)

Pórtico Sul de Pomerode (uber)

Casa do Escultor Ervin Curt Teichman – 53m

Praça Jorge Lacerda – 160m

Prefeitura de Pomerode – 180m

Nugali Chocolates: Compras, Rua XV – 250m

Museu Pomerano (free): Passeio Pomerano – 500m

Cervejaria Schornstein: Eisbein (joelho de porco) e Hackepeter (carne de onça) – 58m

Pomerode Alimentos: Queijo Morro Azul e doce de leite de ovelha – 140m

Teatro Municipal de Pomerode (Praça Torgelow) – 130m

Centro Cultural de Pomerode – 170m

Museu do Brinquedo – R$38 – 950m

Museu do Marceneiro – 1km

Museu Casa do Imigrante Carl Weege (free – 30min): jardim e lago – 4,2km

Rota do Enxaimel (16km ida e volta): 

Praça Erwin Zastrow: Portal Norte Wolfgang Weege – 7,6km

Casa Strutz – 1,4km (disp)

Delicaten - Biscoitos e Cucas Artesanais – 2,6km

Tour Nugali Chocolates: Fábrica – 3km

Casa Radunz: R$15 – 2,7km

Casa Siewert - R$20 - 30min – 1,6km

Extras: Zoo Pomerode – R$58 (disp), Parque Vila Encantada (disp)

Fábrica de Cristais Oxford (compras)

30/01 (qui) - Blumenau

Hotel Glória Blumenau

Parque Ramiro Ruediger – 4,1km

Parque Vila Germânica – 170m

Confeitaria Cafehaus Gloria: torta glória de chocolate – 700m

Museu Hering – 2,2km

Cervejaria Eisenbah – 6,6km (fechado)

Glass Park (Museu do Cristal) – 8,3km

Shopping Neumarkt – 9,2km

• Membros
Postado

A parte de Ponta Grossa está boa,mas o resto que é Curitiba, lugar aonde vou constantemente não. O passeio de trem sempre recomendo fazer a volta e tentar pegar o por do sol,ida de ônibus as 9h,porque Morretes é pequenino e em 3h viu tudo.Nao vou ao Madalosso nunca,a comida é industrial e cara.Há dias que o museu Oscar Niemeyer é gratuito, confira no site como também há que saber o dia da saída do barco Príncipe de Joinville que sai mais aos fins de semana. Não sei de onde arranjou tanta coisa para fazer em Joinville e Blumenau. A maioria delas são construções que se vê em menos de 5 minutos. 

• Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Em Curitiba, você vai perder a feirinha do Largo da Ordem, que ocorre apenas aos domingos e pra mim é o melhor passeio turístico hahaha você não pensou em pegar aquele ônibus panorâmico que percorre as principais atrações da cidade? Acho que vale mais a pena, do que rodar de Uber.

sobre Joinville, acho que o roteiro está ok, mas como o Fabiano comentou, a maioria destas atrações são apenas prédio ou construções sem grandes atrativos. 

a Expoville, acho que até já comentei em outro tópico seu, não há nada de interessante ali, é um grande estacionamento com um laguinho, o local era famoso nos anos 90, mas não vejo como uma atração turística que possa valer o deslocamento, exceto se você estiver de passagem pela BR-101, é um lugar bem sem graça. Assim, em 30 minutos você vê tudo que por ali >> foto no pórtico, visita as lojinhas sem graça, bar da cervejaria Gutbrau, alguns patos no lago da expoville e acabou não tem mais nada e você pode ainda correr o risco de pegar um final de semana feirão de venda de carros.

No primeiro dia, você pode primeiro fazer o Museu da Imigração, Catedral, Museu de Arte e Museu da Bicicleta pela manhã, depois seguir para Expoville (talvez almoçar por lá mesmo ou retornar para o centro e almoçar no Mercado Público) e depois ir para o Parque Hemerocallis e ficar até o final da tarde (o local não é muito grande também e no entorno dele não há nada), se não demorar muito no Parque, você ainda pode subir até o Mirante e curtir o fim de tarde por lá. Ah, o Shopping Garten fica no caminho para o Hemerocallis, então talvez você já possa visitá-lo nesse dia (dá uns 3 km caminhando).

se você estiver hospedado no centro, pode subir o mirante cedinho e ver o sol nascer.

Na segunda-feira, acho que de atração mesmo só o Vigorelli, recentemente fizeram algumas obras de melhoria no local, tem alguns restaurantes de frutos do mar e um visual bacana da baía da babitonga (pra mim é um dos poucos lugares em joinville que não passa muita segurança rs). 

A Estrada Bonita é bem mais legal, porém se você for de uber ou táxi é bom já combinar o retorno, porque lá é bem ruim de sinal. 

Editado por SilviaAlves
Ajuste na formatação do texto
  • Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado

Posso opinar sobre Curitiba e o litoral paranaense.

Eu concordo com a Silvia em relação ao ônibus panorâmico. Como você tem pouco tempo na cidade, a melhor opção seria ele, em que o ingresso te dá opção pra descer/subir em 5 pontos turísticos diferentes. Ele sai ali do Largo da Ordem, creio que o primeiro por volta das 9hrs.

Eu escolheria descer: Jardim Botânico, Museu Niemeyer, Opera de Arame, Parque Tanguá (o por do sol lá é sensacional) e, por último, Santa Felicidade. 

Em Morretes, você pode comer o barreado no restaurante Nhundiaquara. O preço deles é bom e a comida também. A cidade é bem pequena, a caminhada pelos pontos turísticos é bem rápida... Se tiver tempo, vá a Antonina que é uma cidade vizinha a Morretes. Lá tem vários casarões historicos e um charme extra. Além disso, também há ônibus de lá para Curitiba.

• Gostei! 1
  • Membros
Postado

Eu tiraria esse vinho durigan.. é só uma loja tosca pega turista que vende vinho doce.

E também a questão do Madalosso..é comida não é ruim, porém ir até a região só para comer acho muita perda de tempo! Tem outros restaurantes iguais e mais centrais exemplo o La Campesina. Tem tanto restaurante bom aqui que comer frango polenta e risoto considero meio desperdício 

Abs.

• Gostei! 2
  • Membros
Postado (editado)
Em 03/01/2025 em 02:02, D FABIANO disse:

A parte de Ponta Grossa está boa,mas o resto que é Curitiba, lugar aonde vou constantemente não. O passeio de trem sempre recomendo fazer a volta e tentar pegar o por do sol,ida de ônibus as 9h,porque Morretes é pequenino e em 3h viu tudo.Nao vou ao Madalosso nunca,a comida é industrial e cara.Há dias que o museu Oscar Niemeyer é gratuito, confira no site como também há que saber o dia da saída do barco Príncipe de Joinville que sai mais aos fins de semana. Não sei de onde arranjou tanta coisa para fazer em Joinville e Blumenau. A maioria delas são construções que se vê em menos de 5 minutos. 

Barco Principe não vou. Acha que é muito 2 dias em Blumenau e 2 dias em Joinville?

A Proposito alguem indica algum Hotel bom custo beneficio em Blumenau? Achei o Hotel Gloria só que ta bem puchado.

Editado por igorilas
  • Membros
Postado
Em 03/01/2025 em 12:51, victorprado disse:

Eu tiraria esse vinho durigan.. é só uma loja tosca pega turista que vende vinho doce.

E também a questão do Madalosso..é comida não é ruim, porém ir até a região só para comer acho muita perda de tempo! Tem outros restaurantes iguais e mais centrais exemplo o La Campesina. Tem tanto restaurante bom aqui que comer frango polenta e risoto considero meio desperdício 

Abs.

Não sabia que só tinha frango com Polenta (não gosto) lá no Maldalosso, pelo que eu vi tem rodízio de massas e carnes muito bom hehe.

Já conheço boa parte de Curtiiba (J. Botânico, Parque Tinguá, Opera de Arame), então só adicionei nesse roteiro esses ponto que não conheço. No Bairro Santa Felicidade não tem nada mais de bom, se andar pela Av. Manoel Ribas?

• Membros
Postado (editado)
Em 03/01/2025 em 10:46, luizh91 disse:

Posso opinar sobre Curitiba e o litoral paranaense.

Eu concordo com a Silvia em relação ao ônibus panorâmico. Como você tem pouco tempo na cidade, a melhor opção seria ele, em que o ingresso te dá opção pra descer/subir em 5 pontos turísticos diferentes. Ele sai ali do Largo da Ordem, creio que o primeiro por volta das 9hrs.

Eu escolheria descer: Jardim Botânico, Museu Niemeyer, Opera de Arame, Parque Tanguá (o por do sol lá é sensacional) e, por último, Santa Felicidade. 

Em Morretes, você pode comer o barreado no restaurante Nhundiaquara. O preço deles é bom e a comida também. A cidade é bem pequena, a caminhada pelos pontos turísticos é bem rápida... Se tiver tempo, vá a Antonina que é uma cidade vizinha a Morretes. Lá tem vários casarões historicos e um charme extra. Além disso, também há ônibus de lá para Curitiba.

É que já conheço boa parte de Curitiba então só adicionei lugares que não fui ainda.

Sobre Morretes e ir a Antonina, vou estar sem carro então talvez fique mais dificil pra mim, vou ter quer ficar andando em Morretes mesmo, até dar a hora do ônibus de volta para Curitiba que sai as 16:45 (bastante tempo terei em Morretes por sinal).

No pacote do Trem que inclui ao City tour em Morretes + almoço barreado + van de volta para Curitiba eu fiquei sabendo que nem da tempo de Curtir Morretes então optei  fazer o tour e voltar de onibus por conta.

Editado por igorilas
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)
Em 03/01/2025 em 10:37, SilviaAlves disse:

a Expoville, acho que até já comentei em outro tópico seu, não há nada de interessante ali, é um grande estacionamento com um laguinho, o local era famoso nos anos 90, mas não vejo como uma atração turística que possa valer o deslocamento, exceto se você estiver de passagem pela BR-101, é um lugar bem sem graça. Assim, em 30 minutos você vê tudo que por ali >> foto no pórtico, visita as lojinhas sem graça, bar da cervejaria Gutbrau, alguns patos no lago da expoville e acabou não tem mais nada e você pode ainda correr o risco de pegar um final de semana feirão de venda de carros.

No primeiro dia, você pode primeiro fazer o Museu da Imigração, Catedral, Museu de Arte e Museu da Bicicleta pela manhã, depois seguir para Expoville (talvez almoçar por lá mesmo ou retornar para o centro e almoçar no Mercado Público) e depois ir para o Parque Hemerocallis e ficar até o final da tarde (o local não é muito grande também e no entorno dele não há nada), se não demorar muito no Parque, você ainda pode subir até o Mirante e curtir o fim de tarde por lá. Ah, o Shopping Garten fica no caminho para o Hemerocallis, então talvez você já possa visitá-lo nesse dia (dá uns 3 km caminhando).

se você estiver hospedado no centro, pode subir o mirante cedinho e ver o sol nascer.

Na segunda-feira, acho que de atração mesmo só o Vigorelli, recentemente fizeram algumas obras de melhoria no local, tem alguns restaurantes de frutos do mar e um visual bacana da baía da babitonga (pra mim é um dos poucos lugares em joinville que não passa muita segurança rs). 

A Estrada Bonita é bem mais legal, porém se você for de uber ou táxi é bom já combinar o retorno, porque lá é bem ruim de sinal. 

Reorganizei melhor o roteiro de Joinville e Blumenau, agora acho que ficou melhor a logística:

26/01 (dom) - Joinville

Pórtico de entrada Joinville e Moinho da XV – 6,1km (uber)

Centro de Convenções e Exposições Expoville – 450m

Estação Ferroviária da Memória (visita externa) – 6,7km (uber)

Memorial da Bicicleta (free) – 280m

Museu Nacional de Imigração e Colonização (10h-16h - free) e Rua das Palmeiras – 3km (uber)

Catedral São Francisco Xavier – 350m

Museu de Arte de Joinville – 3,1km (uber)

Zoobotânico (free) – 2,5km (uber)

Se der tempo a tarde:

Subir o Mirante da Boa Vista - 2,3km/30min de subida

ou Parque Hemerocallis – R$45 – 7,8km (fechado na segunda, então tenho que ir no Domingo)

27/01 (seg) – Joinville - Blumenau (Pelo que vi funciona o Mercado Municipal e a Escola Bolshoi na segunda, apensar de ainda estar de recesso de incio de ano)

Check-out pela manhã e guardar mala no Hotel

Mercado Municipal: Restaurante Stammhaus – 2,2km (uber)

Escola do Teatro Bolshoi: Visita: 10h e 14h30 - R$30 - 2,8km (uber)

Mirante da Boa Vista (sem passar pelo Zoobotancio que estará fechado na segubda)

ou Garten Shopping – 1,5km

ou Praia do Vigorelli

Extras: (em apenas 2 dias não terei tempo pra Estrada Bonita)

Estrada Bonita: Recanto Diamante, Doce Bruxinha, Orquidario Reinheimer, Ango Kerstein. Museu Duas Rodas

28/01 (ter) - Blumenau (Achei que tem bastante coisa pra ver em Blumenau)

Hotel Glória Blumenau (to tentando achar um Hotel com melhor Custo beneficio)

Catedral São Paulo Apóstolo – 350m

Castelinho da XV (Havan) – 400m

Teatro Carlos Gomes – 220km

Praça Victor Konder (relógio das flores) / Prefeitura (locomotiva macuca) – 600m

Praça da Paz – 250m

Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro): Rio Itajaí-açu – 350m

Mausoléu Dr. Blumenau – 2,3km

Praça Hercílio Luz – 46m

Museu da Cerveja de Blumenau – 35m

Museu de Hábitos e Costumes – 78m

Marco Inicial de Blumenau – 73m

Arquivo Histórico da Fundação Cultural (Biblioteca) – 42m

Museu da Familia Colonial: 3 casas, Jardim da Edith e Cemitério dos Gatos - R$5 – 34m

Igreja Luterana do Espirito Santo – 700m

The Basement English Pub (noite) – 2km

29/01 - Bate volta Pomerode de Uber

30/01 (qui) - Blumenau

Parque Ramiro Ruediger – 4,1km

Parque Vila Germânica – 170m

Confeitaria Cafehaus Gloria: torta glória de chocolate – 700m

Museu Hering – 2,2km

Cervejaria Eisenbah – 6,6km (fechado)

Glass Park (Museu do Cristal) – 8,3km

Shopping Neumarkt – 9,2km

Editado por igorilas
  • Membros
Postado

@igorilas Fui recentemente a Blumenau-SC e fiquei em outro lugar,o hotel Castelinho de Itaipava, o único que tinha vaga. Não é lá essas coisas, mas está praticamente no centro,por isso te disse que 1 dia faz tudo. Lá também tem um ônibus que roda pelas manhãs(horário que para mim não existe),então não posso opinar.O de Curitiba acho que não vale mais a pena,pois custa 50 reais com 5 desembarques,ou seja,quase 10 reais em cada trecho.Só recomendo para quem não conhece.Disse acima,o trem a Morretes é melhor voltar nele as 15h para ver o por do sol.Há um trem também que liga Morretes a Antonina, mas tem horários mais cedo. Para dar tempo de fazer os dois, teria que ver os horários de saída em Antonina, que para mim,tem menos para ver que Morretes.As duas são cidades dispensáveis, mas tem uma que você não falou,Paranaguá,lá tem mais o que ver.

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...