Ir para conteúdo

Dupla nacionalidade e nomes diferentes - como entrar no Brasil?

Ir para solução Solucionado por pmichelazzo ,

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Obtive a cidadania americana e com ela veio o meu novo sobrenome. Tenho passagem comprada para janeiro e na passagem consta o meu nome como aparece no passaporte americano. O sobrenome no passaporte brasileiro é diferente.

A minha dúvida é se posso entrar com meu passaporte brasileiro. Eu definitivamente não consigo me lembrar se quando chegamos no GRU passamos por entrevista e temos que mostrar passagem área, onde o agente compara o nome do passaporte ao do ticket. Ou só precisamos mostrar o passaporte brasileiro? Estou confundindo com o processo de check-in?

Hoje entrei em contato com a United e a atendente me disse para usar o passaporte americano na entrada ao Brasil, e que não preciso me preocupar com o nome. Mas não tenho meu R.G. comigo aqui nos EUA, e pelo que tenho pesquisado, para entrar com um passaporte não brasileiro, eu preciso ter o R.G. comigo. O que fazer?

Obrigada de antemão!

• Colaboradores
  • Solução
Postado
4 horas atrás, Sisi1974 disse:

A minha dúvida é se posso entrar com meu passaporte brasileiro.

Olá @Sisi1974, seja bem-vinda ao fórum.

Sendo brasileira, você é obrigada a apresentar seu passaporte brasileiro. A partir do momento que você aterrisa no Brasil, sua condição passa de cidadã americada para cidadã brasileira, seguindo todas as leis, regras, normas e etc do Brasil (inclusive não podendo ser deportada). Seu passaporte americano, tendo dupla, tripla ou quádrupla cidadania, pouco vale em terras brasilis.

Se seu passaporte brasileiro tem chip, simplesmente entre na fila de imigração com as maquininhas, coloque o passaporte no scanner, tire a foto e seja bem vinda à terra tupiniquim. Se não tem chip, entre na fila para brasileiros, apresente o passaporte para o agente de imigração e pronto. Nenhuma pergunta, nenhum questionamento. Afinal, você é brasileira e não americana.

Quando voltar para os EUA, no check-in, você apresenta seu passaporte americano. É ele que vai eliminar toda a chatice de pergunta de visto, quantos dias vai ficar, etc etc etc. Findo o check-in, quando passar pela emigração, usará seu passaporte brasileiro para dar saída do país (pelas maquinihas ou agentes) e, chegando nos States, usa seu passaporte americando para dar entrada.

Somente um detalhe: se faz (ou fará) sempre viagens entre os dois países, use somente seu nome e sobrenome americanos para comprar a passagem. A saída dos EUA não é controlada e não fará diferença quando chegar no Brasil, porém, ao voltar aos EUA, se o nome estiver diferente, podem encher o saco porque o nome não bate com o passaporte americano, mas sim com o brasileiro.

Finalmente, para outros países, vai depender de qual país irá e avaliar qual é a melhor opção. Quando eu estive na Rússia, usei meu passaporte brasileiro ao invés do italiano pois, neste caso, não era pedido visto para brasileiros, o que me poupou um monte de encheção de saco. Da mesma forma, quando passo pelos EUA, sempre uso o passaporte italiano pois não tenho visto no passaporte brasileiro e faço o procedimento acima: saio com o brasileiro, chego com o italiano, saio com o italiano e se estiver voltando para o Brasil, entro com o brasileiro.

Boa viagem.

• Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Oi! Eu suspeitava altamente que o procedimento seria como o que você falou, mas me deu um branco total sobre o momento de desembarque no Brasil, rs. 

Muito obrigada pronta resposta com explicações claras e também pelas dicas! :)

Editado por Sisi1974
  • Obrigad@! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...