Membros Luizatl Postado Dezembro 18, 2024 Membros Postado Dezembro 18, 2024 (editado) Boa tarde, pessoal, Eu e meu namorado resolvemos nos aventurar pelo mundo do camping, e nossa primeira viagem organizada será agora entre natal e ano novo para Santa Catarina. Vamos ficar em camping estruturado (por ser a primeira vez) e estamos pesquisando sobre as barracas. Cheguei em dois modelos na minha pesquisa até agora: A mh100 da quechua e a Indy da nautika. Alguns pontos: -seremos só nós dois porém somos gordinhos e eu tenho 1,83m -ele sente MUITO calor e vira uma sauna portátil, então precisa ter uma boa ventilação -apesar de ser nossa primeira viagem e ainda no verão, gostaria de comprar uma que já suportasse algum nível de chuva (tenho planos para ir visitar os Canions e a Serra Gaúcha em algum momento tambem) -Vamos viajar de carro, então a principio peso não chega a ser um problema ou criterio Acho que minha principal dúvida é: diferença de valor entre elas vale a pena? Ah, se tiverem outras sugestoes estamos super abertos. Obrigada!! Editado Dezembro 18, 2024 por Luizatl Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Dezembro 18, 2024 Colaboradores Postado Dezembro 18, 2024 (editado) Olá @Luizatl, bem vinda ao fórum! Faz um tempinho que não respondo a respeito de barracas, mas vamos lá! Se tiveres um tempo, considere dar uma lida no sub fórum de Equipamentos > Barracas, tem muita informação relevante. Então, eu sou de SC, e essa época de final de ano concentra altos índices pluviométricos e bastante calor (da forma de abafamento) - essas condições favorecem bastante a presença de mosquitos e outros insetos. Eu acho importante destacar alguns pontos ao escolher uma barraca: - No Brasil, de uma forma geral, considere comprar uma barraca que tenha ao menos 3.000mm de coluna da água; - Saiba que quando uma empresa anuncia X vagas em uma barraca, ela está falando de pessoas na faixa dos 160/170cm; - Barracas podem ser categorizadas de acordo com sua proposta (trekking, camping, ciclismo, etc); - Considerando que nossa região é bem úmida, é super comum ocorrer a condensação no interior da barraca, formando gotas em seu teto que vão escorrer pelas laterais. Dei uma pesquisada nas duas barracas que indicasse: A Quechua MH100 (3 Pax) por R$ 449,99. Segundo o site oficial, comporta 2.000mm de coluna da água, com avanço simples, aparentemente (pelas fotos) não possui mosquiteiro (ou está embutido no sobreteto). A Nautika Indy 3/4 (3/4 Pax) por R$ 1.992,99. Segundo o site oficial, comporta 2.500mm de coluna da água, com avanço projetado, com mosquiteiro isolado do sobreteto. Nitidamente, avaliando apenas pelas informações técnicas e fotos apresentadas pelos fabricantes, a Nautika Indy 3/4 é superior a Quechua MH100. Os pontos que destaco da Nautika Indy 3/4 são: - A coluna da água é sutilmente superior, entretanto nenhum fabricante distingue a tolerância do piso e do teto (são coisas diferentes - muitas vezes o teto suporta tempestade, mas brota água pelo piso encharcando todo o interior). E reforço, o ideal é ao menos 3.000mm no piso e no teto, para não ter qualquer incomodo. - O avanço é questão pessoal. Eu vejo como mais peso para carregar, mas no teu caso, como será levado de carro, talvez o conforto desse espaço extra seja convidativo. - O mosquiteiro é algo qual julgo fundamental, pois faz um trabalho excelente em impedir que os insetos encham o saco. - O mosquiteiro também auxilia na questão da condensação, pois afasta o sobreteto, permitindo que as gotas de umidade deslizem até a lateral da barraca sem tocar na área interna. Agora, sobre o preço, como faz muito tempo que não acompanho esse mercado, eu não teria segurança em dizer que vale ou não a pena pagar essa diferença. O que posso é indicar a barraca que eu comprei, pois ela é realmente extraordinária para a sua proposta. Eu tenho uma Naturehike Star River 2P, qual uso para fazer trekking, e atende todas as minhas expectativas, e está em um preço aceitável. Além disso, existe toda uma questão técnica ao avaliar uma barraca, qual considera os materiais utilizados e outros detalhes pertinentes (ex.: estações) - mas acredito que isso seja relevante para quem as utiliza para trekking (onde qualquer diferença de peso faz muita diferença). Se tiveres alguma dúvida pontual, basta responder aqui. Abraços e boa sorte! Editado Dezembro 18, 2024 por Alan Rafael Kinder 1 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Dezembro 18, 2024 Colaboradores Postado Dezembro 18, 2024 Ah, sempre achei sensacional essa aqui da Big Agnes: https://www.bigagnes.com/collections/copper-spur-hv-ul-series/products/copper-spur-hv-ul2?variant=42837143617785 O modelo Copper Spur UL2 pesa 1,22kg (em seu modo trilha)! A minha Star River 2P (qual já acho leve) pesa 2,37kg (no modo trilha)... 1 Citar
Membros Luizatl Postado Dezembro 19, 2024 Autor Membros Postado Dezembro 19, 2024 Oii Alan, bom dia! Muitoo obrigada pela resposta, após ler sua mensagem fui pesquisar com mais carinho sobre as que você sugeriu, assistir alguns reviews e também olhei o fórum de Equipamentos --> Barracas. Infelizmente, aqui na minha região (RS) vai demorar pra chegar esses modelos que você mencionou e vamos sair para SC dia 26, decidimos tudo muito em cima da hora haha. Além disso, como comentei, peso para nós não é um problema inicialmente, pois vamos de carro. E conversamos chegando a conclusão de que é importante para nós ter um espaço interno para ficar quando chover por períodos mais prolongados (um pouco megalomaniacos, talvez?). Na maior parte dos reviews, a partir de 2.000mm de coluna d'água já atende bem, imagino que a partir de 3.000mm como você comentou o investimento vai ficando maior proporcionalmente (se quisermos manter a área extra). Vou deixar alguns pensamentos aqui para caso no futuro alguém tenha interesse (considerando a nossa situação particular): Estamos muito tentados a ir de Quechua (ou a mh100 4xxl - R$1000,00 ou a arpenaz 4.1 - R$1400) por ter reviews muito positivos, aparentar ser de fácil montagem e, como fomos pessoalmente na loja, foi possível visualizar o produto e tirar outras dúvidas: o piso é 5.000mm e o "problema" do abafamento característico da marca é solucionado montando corretamente para ter uma fresta considerável entre as partes interna e externa das barracas e ventilação (é possível também investir mais e adquirir a tecnologia fresh&black). Outro ponto positivo é que, no caso da arpenaz 4.1 tem-se o piso junto com o restante da barraca, sem frestas nas quais poderia entrar água, o que não é visto nas outras duas. O que ainda pesa na decisão é que a coluna da Nautika Indy 5/6 é de 2.500mm e o valor é bem atrativo (R$1104,00 na magazine luiza). A disposição das portas e as boas indicações a respeito da ventilação também são pontos positivos. 1 Citar
Colaboradores Solução Alan Rafael Kinder Postado Dezembro 19, 2024 Colaboradores Solução Postado Dezembro 19, 2024 (editado) Fico feliz em poder contribuir! Vou fazer mais uns comentários especificamente a respeito da situação de vocês: 1 - Como você pontuou que estarão acampando em um camping estruturado, basicamente qualquer barraca das que citasse (e até outras mais simples) vão servir... A exceção seria uma grande tempestade, qual talvez até uma barraca de alto nível sofreria. E campings estruturados oferecem áreas cobertas para se abrigar nesses casos. 2 - Algo muito mais importante que características técnicas é a montagem correta da barraca. 3 - Façam um investimento seguro, isto é, escolham algo que, acima de tudo, lhes agradar e for compatível com o valor almejado. Se vocês se apaixonarem por essa prática, é certo que daqui uns anos estarão estudando (aí com mais experiência) a compra de uma barraca que atenda suas vontades. 4 - Algo que esqueci de mencionar sobre ventilação em barracas: quanto mais telada ela for, mais ventilação haverá - entretanto, se ela for telada até o chão, poderá ser problemático ao acampar em lugares menos estruturados. E é claro que a tela pouco importará se você utilizar a sobrecapa (o que você estará fazendo 95% das vezes, pois te protege não apenas da chuva, mas do orvalho, e também dá privacidade). Exemplo da Naturehike Star River 2P (que eu tenho, parcialmente telada) e a Naturehike Mongar 2P (que é basicamente igual, salvo que a tela vai até o chão). 5 - Por fim, como a questão do peso não é relevante, peguem algo que lhes proporcione conforto. Quando alguém diz que 'tal barraca tem melhor ventilação', é algo realmente muito sutil... a real é que nada se compara ao conforto de uma cama. Editado Dezembro 19, 2024 por Alan Rafael Kinder 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.