Membros Luizatl Postado Quarta às 17:50 Membros Postado Quarta às 17:50 (editado) Boa tarde, pessoal, Eu e meu namorado resolvemos nos aventurar pelo mundo do camping, e nossa primeira viagem organizada será agora entre natal e ano novo para Santa Catarina. Vamos ficar em camping estruturado (por ser a primeira vez) e estamos pesquisando sobre as barracas. Cheguei em dois modelos na minha pesquisa até agora: A mh100 da quechua e a Indy da nautika. Alguns pontos: -seremos só nós dois porém somos gordinhos e eu tenho 1,83m -ele sente MUITO calor e vira uma sauna portátil, então precisa ter uma boa ventilação -apesar de ser nossa primeira viagem e ainda no verão, gostaria de comprar uma que já suportasse algum nível de chuva (tenho planos para ir visitar os Canions e a Serra Gaúcha em algum momento tambem) -Vamos viajar de carro, então a principio peso não chega a ser um problema ou criterio Acho que minha principal dúvida é: diferença de valor entre elas vale a pena? Ah, se tiverem outras sugestoes estamos super abertos. Obrigada!! Editado Quarta às 17:50 por Luizatl Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Quarta às 19:38 Colaboradores Postado Quarta às 19:38 (editado) Olá @Luizatl, bem vinda ao fórum! Faz um tempinho que não respondo a respeito de barracas, mas vamos lá! Se tiveres um tempo, considere dar uma lida no sub fórum de Equipamentos > Barracas, tem muita informação relevante. Então, eu sou de SC, e essa época de final de ano concentra altos índices pluviométricos e bastante calor (da forma de abafamento) - essas condições favorecem bastante a presença de mosquitos e outros insetos. Eu acho importante destacar alguns pontos ao escolher uma barraca: - No Brasil, de uma forma geral, considere comprar uma barraca que tenha ao menos 3.000mm de coluna da água; - Saiba que quando uma empresa anuncia X vagas em uma barraca, ela está falando de pessoas na faixa dos 160/170cm; - Barracas podem ser categorizadas de acordo com sua proposta (trekking, camping, ciclismo, etc); - Considerando que nossa região é bem úmida, é super comum ocorrer a condensação no interior da barraca, formando gotas em seu teto que vão escorrer pelas laterais. Dei uma pesquisada nas duas barracas que indicasse: A Quechua MH100 (3 Pax) por R$ 449,99. Segundo o site oficial, comporta 2.000mm de coluna da água, com avanço simples, aparentemente (pelas fotos) não possui mosquiteiro (ou está embutido no sobreteto). A Nautika Indy 3/4 (3/4 Pax) por R$ 1.992,99. Segundo o site oficial, comporta 2.500mm de coluna da água, com avanço projetado, com mosquiteiro isolado do sobreteto. Nitidamente, avaliando apenas pelas informações técnicas e fotos apresentadas pelos fabricantes, a Nautika Indy 3/4 é superior a Quechua MH100. Os pontos que destaco da Nautika Indy 3/4 são: - A coluna da água é sutilmente superior, entretanto nenhum fabricante distingue a tolerância do piso e do teto (são coisas diferentes - muitas vezes o teto suporta tempestade, mas brota água pelo piso encharcando todo o interior). E reforço, o ideal é ao menos 3.000mm no piso e no teto, para não ter qualquer incomodo. - O avanço é questão pessoal. Eu vejo como mais peso para carregar, mas no teu caso, como será levado de carro, talvez o conforto desse espaço extra seja convidativo. - O mosquiteiro é algo qual julgo fundamental, pois faz um trabalho excelente em impedir que os insetos encham o saco. - O mosquiteiro também auxilia na questão da condensação, pois afasta o sobreteto, permitindo que as gotas de umidade deslizem até a lateral da barraca sem tocar na área interna. Agora, sobre o preço, como faz muito tempo que não acompanho esse mercado, eu não teria segurança em dizer que vale ou não a pena pagar essa diferença. O que posso é indicar a barraca que eu comprei, pois ela é realmente extraordinária para a sua proposta. Eu tenho uma Naturehike Star River 2P, qual uso para fazer trekking, e atende todas as minhas expectativas, e está em um preço aceitável. Além disso, existe toda uma questão técnica ao avaliar uma barraca, qual considera os materiais utilizados e outros detalhes pertinentes (ex.: estações) - mas acredito que isso seja relevante para quem as utiliza para trekking (onde qualquer diferença de peso faz muita diferença). Se tiveres alguma dúvida pontual, basta responder aqui. Abraços e boa sorte! Editado Quarta às 19:42 por Alan Rafael Kinder 1 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Quarta às 19:45 Colaboradores Postado Quarta às 19:45 Ah, sempre achei sensacional essa aqui da Big Agnes: https://www.bigagnes.com/collections/copper-spur-hv-ul-series/products/copper-spur-hv-ul2?variant=42837143617785 O modelo Copper Spur UL2 pesa 1,22kg (em seu modo trilha)! A minha Star River 2P (qual já acho leve) pesa 2,37kg (no modo trilha)... 1 Citar
Membros Luizatl Postado Quinta às 11:25 Autor Membros Postado Quinta às 11:25 Oii Alan, bom dia! Muitoo obrigada pela resposta, após ler sua mensagem fui pesquisar com mais carinho sobre as que você sugeriu, assistir alguns reviews e também olhei o fórum de Equipamentos --> Barracas. Infelizmente, aqui na minha região (RS) vai demorar pra chegar esses modelos que você mencionou e vamos sair para SC dia 26, decidimos tudo muito em cima da hora haha. Além disso, como comentei, peso para nós não é um problema inicialmente, pois vamos de carro. E conversamos chegando a conclusão de que é importante para nós ter um espaço interno para ficar quando chover por períodos mais prolongados (um pouco megalomaniacos, talvez?). Na maior parte dos reviews, a partir de 2.000mm de coluna d'água já atende bem, imagino que a partir de 3.000mm como você comentou o investimento vai ficando maior proporcionalmente (se quisermos manter a área extra). Vou deixar alguns pensamentos aqui para caso no futuro alguém tenha interesse (considerando a nossa situação particular): Estamos muito tentados a ir de Quechua (ou a mh100 4xxl - R$1000,00 ou a arpenaz 4.1 - R$1400) por ter reviews muito positivos, aparentar ser de fácil montagem e, como fomos pessoalmente na loja, foi possível visualizar o produto e tirar outras dúvidas: o piso é 5.000mm e o "problema" do abafamento característico da marca é solucionado montando corretamente para ter uma fresta considerável entre as partes interna e externa das barracas e ventilação (é possível também investir mais e adquirir a tecnologia fresh&black). Outro ponto positivo é que, no caso da arpenaz 4.1 tem-se o piso junto com o restante da barraca, sem frestas nas quais poderia entrar água, o que não é visto nas outras duas. O que ainda pesa na decisão é que a coluna da Nautika Indy 5/6 é de 2.500mm e o valor é bem atrativo (R$1104,00 na magazine luiza). A disposição das portas e as boas indicações a respeito da ventilação também são pontos positivos. 1 Citar
Colaboradores Solução Alan Rafael Kinder Postado Quinta às 12:06 Colaboradores Solução Postado Quinta às 12:06 (editado) Fico feliz em poder contribuir! Vou fazer mais uns comentários especificamente a respeito da situação de vocês: 1 - Como você pontuou que estarão acampando em um camping estruturado, basicamente qualquer barraca das que citasse (e até outras mais simples) vão servir... A exceção seria uma grande tempestade, qual talvez até uma barraca de alto nível sofreria. E campings estruturados oferecem áreas cobertas para se abrigar nesses casos. 2 - Algo muito mais importante que características técnicas é a montagem correta da barraca. 3 - Façam um investimento seguro, isto é, escolham algo que, acima de tudo, lhes agradar e for compatível com o valor almejado. Se vocês se apaixonarem por essa prática, é certo que daqui uns anos estarão estudando (aí com mais experiência) a compra de uma barraca que atenda suas vontades. 4 - Algo que esqueci de mencionar sobre ventilação em barracas: quanto mais telada ela for, mais ventilação haverá - entretanto, se ela for telada até o chão, poderá ser problemático ao acampar em lugares menos estruturados. E é claro que a tela pouco importará se você utilizar a sobrecapa (o que você estará fazendo 95% das vezes, pois te protege não apenas da chuva, mas do orvalho, e também dá privacidade). Exemplo da Naturehike Star River 2P (que eu tenho, parcialmente telada) e a Naturehike Mongar 2P (que é basicamente igual, salvo que a tela vai até o chão). 5 - Por fim, como a questão do peso não é relevante, peguem algo que lhes proporcione conforto. Quando alguém diz que 'tal barraca tem melhor ventilação', é algo realmente muito sutil... a real é que nada se compara ao conforto de uma cama. Editado Quinta às 12:06 por Alan Rafael Kinder 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.