Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

@flaviossoares Estou só olhando aqui a discussão sobre minha area de atuação sem interferir para não politizar o que já é política, mas agora não tem jeito. Quem era mesmo o ministro e o presidente do BC que derrubaram as reservas cambiais?E outra há que explicar que reservas são essas,pois para a grande maioria, não fazer ideia do que se trata,é o normal.

• Membros
Postado
41 minutos atrás, D FABIANO disse:

@flaviossoares Estou só olhando aqui a discussão sobre minha area de atuação sem interferir para não politizar o que já é política, mas agora não tem jeito. Quem era mesmo o ministro e o presidente do BC que derrubaram as reservas cambiais?E outra há que explicar que reservas são essas,pois para a grande maioria, não fazer ideia do que se trata,é o normal.

Rapaz, daria para escrever um livro sobre nossas reservas... a distribuição da carteira.. etc... Como os países se comportam... El Salvador que deu um "tiro certo" em ter parte das reservas em Bitcoin , etc...

Mas no primeiro gráfico desta página do BC com a evolução do saldo já responde sua pergunta sobre os "defuntos incompetentes" que queimaram as reservas e ainda assim não conseguiu fazer a cotação do Dollar cair...

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/reservasinternacionais

Sendo muito, mas muito simplista na explicação:

O Banco Central consegue impactar no cambio diretamente de duas maneiras principais: Mexendo nos juros (Subindo os juros, atrai dinheiro de fora o que gera maior oferta de moeda estrangeira e valoriza o real / Se descer os juros, o efeito é o contrário ) e se ele mesmo vender suas reservas (o que gera mais oferta de moeda estrangeira e faz o real valorizar) ou se aumentar suas reservas (o que tira oferta de moeda do mercado e desvaloriza nosso real).

Até 2021... o BC era praticamente controlado pela Fazenda... tinha que dançar "conforme a música" do governo... mas depois de 30 anos de discussão, ele se tornou independente... ou seja, apesar de ter a indicação do presidente pelo governo, tem autonomia para tomar a decisão que quiser...

Ocorre que o mandato do presidente do BC é intercalado com o do Presidente do Brasil... e o presidente atual foi indicado pelo Bolsonaro.. ou seja... tem pensamento totalmente diferente do presidente atual... isso não seria o problema se o mandato fosse focado no que é melhor para o país... mas infelizmente, apesar da autonomia, não vejo o BC trabalhando em favor da economia... tanto que temos um caso que há tempos não vivemos... moeda desvalorizar com bolsa subindo...

Enfim...  o mandato está acabando... trocaremos o presidente do BC... creio que isso vá aliviar um pouco o cenário... mas não isenta o governo atual de deixar de lado o compromisso com os gastos públicos... 

Nesse link tem o relatório da gestão das reservas internacionais...

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/relgestaoreservas

Quem tiver curiosidade sobre o tema, vai na página 37, tabela 4.1... veja em 2021 e 2022 quanto rendeu nossas reservas nestes anos..

Meu suado dinheirinho, parado na poupança, rende no mínimo 4% ao ano... tem que fazer muita força para algo em torno de 300bi de dólares ter rentabilidade negativa...

Mas isso, não é importante para a maioria... ai ficam se perguntando pq antes a bolsa era 100k suada... e hoje 130k...

• Amei! 1
  • Membros
Postado

@flaviossoares E pensar que estou nessa vida de investir desde os 20 mil pontos e 450 mil colegas investidores,em 2005. Tomara que leiam e entendam a sua explicação e não me chamem de radical ou playboy como costumam fazer,está perfeito, sobretudo na parte em que fala da bolsa a 100k de pontos. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...