Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Olá para todos, estive no PN Torres del Paine fazendo o circuito W de Leste para Oeste durante 5 dias entre 29/11 e 3/12/2024.

Deu trabalho conciliar o meu período de férias com as datas de disponibilidade dos campings e os voos com preços bons. Fiz isto com 4 meses de antecedência e quase não consegui fechar. Usei o site https://torreshike.com escalonar as datas dos campings, ter uma idéia geral das distâncias e do esforço em cada trecho. Em seguida fui nos sites das operadoras https://lastorres.com/ e https://www.vertice.travel/pt/ para fazer as reservas. Ao mesmo tempo, fui fazendo cruzamentos dos voos mais baratos com a disponibilidade dos campings usando o Google Flights. Foram algumas semanas tentando até que um dia coincidiu de ter campings disponíveis com preços aceitáveis de passagens. Então, por conta da logística em Puerto Natales, escolhi voos de ida e de volta que fossem até 2 dias de diferença das datas de início e fim da trilha. Os trechos terrestres e o catamarã possuem saídas diárias na temporada normal. Eu anotei os horários e só fechei mesmo uma semana antes, quando estava bem próximo.

Meu roteiro aéreo / terrestre / aquático ficou assim:

27/11 Voo Salvador - Buenos Aires - El Calafate

28/11 Shuttle Transfer El Calafate (aeroporto) - El Calafate (rodoviária)

28/11 Bus El Calafate - Puerto Natales

29/11 Bus Puerto Natales - Torres del Paine

29/11 Shuttle Amarga - Bienvenido

3/12 Catamarã Paine Grande - Pudeto

3/12 Bus Pudeto - Puerto Natales

4/12 Bus Puerto Natales - Punta Arenas

4/12 Voo - Punta Arenas - Santiago de Chile - Guarulhos - Salvador

Meu roteiro no PN Torres del Paine foi assim:

Dia 1: Chegada ao Camping Central Norte e visita à base das Torres del Paine

Distância total: aproximadamente 22 km (ida e volta)

Tempo de caminhada: cerca de 9 horas (ida e volta)

Dia 2: Camping Central Norte até Los Cuernos

Distância: aproximadamente 13 km

Tempo de caminhada: cerca de 5 horas

Dia 3: Los Cuernos até Paine Grande via Vale Francês e Mirador Britânico

Distância: aproximadamente 30 km

Tempo de caminhada: cerca de 12 horas

Dia 4: Paine Grande até Guarderia Grey

Distância: aproximadamente 11 km

Tempo de caminhada: cerca de 4 horas

Dia 5: Guarderia Grey até Mirador, Mirador até Paine Grande e saída do parque

Distância: aproximadamente 14 km

Tempo de caminhada: cerca de 5 horas

Terminei fazendo a trilha auto guiada, levando toda a minha comida, com todo o material de camping. Quando cheguei em Puerto Natales, aluguei barraca, saco de dormir, isolante térmico, bastões de caminhada.

O material que eu usei está aqui https://lighterpack.com/r/jzru86 e resultou em um peso base de aproximadamente 10kg mais aproximadamente 3kg de comida.

Me considero bem preparado. Faço trilhas regularmente aqui na minha região, treino toda semana corrida, academia, pilates. Considerei a trilha de média para pesada, principalmente no terceiro dia em que andei cerca de 30km e nos trechos em que carreguei a mochila completa.

Eu montei meu cardápio com ajuda do Chatgpt. Eu passei para ele o meu roteiro dia-a-dia detalhado, fui fornecendo meus dados como peso, altura, nível de condicionamento e ele foi calculando quantas calorias diárias eu deveria gastar. Bom, eu já tinha alguma noção de como funciona este cálculo de calorias, então usei o Chatgpt como ponto de partida, mas a decisão final do cardápio foi minha.

Adotei barras de proteína super calóricas de 70g, isotônico em pó, gel carboidrato, sachês com whey protein. Também usei todo tipo de amêndoas, frutas secas, aveia em flocos, barras de chocolate amargo, cappuccino em pó, sopa em pó, atum, proteína de soja para compor o cardápio.

Os trechos em que fui somente com mochila de ataque foram: Camping Central a base das Torres, Mirador Francês e Britânico, Guarderia Grey ao Mirador Grey do último dia. O resto tudo foi com mochila completa. Consegui fazer bem, com bastões de caminhada, 3 camadas de roupa, luvas, gorro e bandana (cobrindo o pescoço/rosto).

Com o tempo, eu percebi que não precisava carregar o botijão de gás para ter água quente. Abandonei ele em Los Cuernos. Nos campings você pode conseguir água quente em alguns dispensers. Ou então você pode encontrar um botijão que alguém deixou pra trás na cozinha compartilhada. Um power bank também pode ser desnecessário, desde que você consiga se programar para carregar seu eletrônico quando estiver em um dos campings.

Quando aluguei o material, fui alertado para manter os meus bastões de caminhada sempre comigo, pois eles somem com facilidade no parque. Eu cheguei a deixar minha mochila completa algumas vezes e não tive problema de sumir coisa.

No camping Cuernos, em que você usa uma plataforma de madeira, eu precisei solicitar que os funcionários me ajudassem com a barraca, pois os decks de madeira estavam cheios de pontas com pregos ou parafusos que poderiam rasgar o piso da minha barraca, mesmo com o footprint. Pedi ajuda a eles mais de uma vez para remover estes parafusos e instalar outros para que eu pudesse montar a minha barraca mais esticada, já que nesse dia deu uma chuva. No camping Paine Grande, eu senti falta de uma área abrigada do vento. O pessoal termina usando a cozinha e refeitório como área abrigada pra tudo!

Talvez eu ponderasse melhor a questão de levar as comidas. Os campings Grey e Paine Grande têm mercadinhos que têm de tudo e eu terminei comprando uma latinha de atum para complementar meu jantar. Você pode comprar uma comida pronta. Sai bem mais caro, mas você pode considerar, se não quiser levar muito peso. Outra coisa seria escolher algum trecho para usar uma barraca montada, faria sentido caso fosse necessário deixar o camping mais cedo, para cumprir uma agenda mais apertada.

Foi uma realização muito grande fazer este trekking. Esta foi por muito tempo a trilha dos sonhos! Eu tinha um roteiro inicial que foi se encaixando até dar tudo certo. É um lugar muito bonito, que vale à pena ir com calma, aproveitando cada trecho da trilha, parando para contemplar a beleza do lugar. Quem tiver a oportunidade de fazer pelo menos a trilha até a base das Torres, pode confiar que vai ser uma uma experiência completa, uma visão difícil de esquecer. Contornar os lagos azul esverdeados também é de tirar o fôlego. Eu terminei vendo que se tornou um lugar muito procurado, por tudo que é tipo de viajante, desde o trilheiro raiz, que leva os legumes pra fazer comida de verdade, até aqueles que querem mais conforto e dormir em uma cama com conforto. Eu tendo mais pro lado raiz e foi mais cansativo. Ainda assim, pude aproveitar bem e penso em fazer outros trekkings na região, como o Cirucito O, El Chaltén.

Bom, isto é tudo. Agradeço muito pelos relatos de vocês, muita coisa serviu para que eu conseguisse montar o roteiro. Então pensei em mandar minha experiência como uma forma de contribuir e manter o espírito de compartilhar toda informação para ajudar a quem está se preparando.

Editado por leothomas77
  • Gostei! 3
  • Membros
Postado

Cara, muito legal! Torres del Paine é incrível. Parabéns pela aventura. Eu estive lá em 2018, e devo voltar em março de 2025. Diz uma coisa, se possível. Quando eu fui, várias vezes deixei a mochila inteira no chão e, quando voltava, estava no mesmo lugar. Eu fiz o w invertido. Mas quando estava no setor central percebi que eles oferecem o serviço de guardar sua mochila, por um preço meio salgado. Não vi isso nos lados da vertice. Em 2018 eu não precisei de deixar a mochila na região do central, mas desta vez estou querendo deixar no chão, na área do camping central, mas estou com receio de eles reclamarem.  O que vc fez com a sua mochila nesta área?

• Membros
Postado (editado)

Oi, @schitini varia um pouco em cada camping, mas no geral se você deixar sua mochila arrumada, com uma capa, fechada em um canto abrigado, ela vai ficar lá no mesmo lugar e ninguém vai mexer. Deixei no Italiano e no Grey pra fazer as trilhas (tudo de mais valioso, documento, tickets impressos, dinheiro, ficou comigo todo o tempo na mochila de ataque).

Eu vi mochila deixada no Central (onde tinha umas tendas que as pessoas fazem comida), no Italiano (em uma área coberta, pra quem sobe o Francês e Britânico), no Paine Grande (embaixo de algumas mesas da cozinha). Eu vi gente que largou o celular carregando na tomada e foi fazer outras coisas (não recomendo!).

No Grey, encontrei uma área gratuita própria pra deixar mochila. Acessei pela recepção do Refúgio Grey.

Então resumindo, pela cultura de camping e trilha que vi lá, eu deixaria a mochila embalada em local abrigado sim. Bastões de caminhada, documentos, dinheiro, tickets, eletronicos eu levaria sempre comigo ou então deixaria dentro da barraca fechada.

Editado por leothomas77
  • Obrigad@! 1
  • leothomas77 changed the title to Torres del Paine - Circuito W - 5 dias de Leste para Oeste - novembro/dezembro 2024

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...