Membros Roberto Brandão Postado Dezembro 5 Membros Postado Dezembro 5 A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a proposta para um referendo local sobre a restrição de aluguel para turistas em edifícios residenciais. A medida busca conter a crise habitacional da cidade e o aumento do preço dos aluguéis – que tem forçado muitas pessoas a saírem da capital. Isso também pode pôr fim aos cerca de 20 mil contratos de curto prazo, como do serviço Airbnb em Lisboa, dando oportunidades de moradia para os moradores locais. Leia mais: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/lisboa-fara-referendo-que-proibe-aluguel-de-imoveis-para-turistas/ Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Dezembro 5 Membros Postado Dezembro 5 Totalmente a favor, fui ver aluguéis em Lisboa, porque minha empresa vai abrir um escritório lá, então quem quiser ir, é só ir, e os alugueis estavam mais caros que Frankfurt, não tem cabimento isso. Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Dezembro 5 Colaboradores Postado Dezembro 5 Eu entendo perfeitamente a questão, entretanto, acho que o ponto chave de uma decisão dessas é saber se a cidade é capaz de suportar a possível redução de arrecadação derivada do turismo (não apenas do aluguel, mas de demais gastos de consumo do turista) - isso se a cidade não depende exclusivamente dessa renda. Eu sei que a medida estará apenas restringindo o aluguel de espaços residenciais (hotéis e similares ainda poderão oferecer o serviço), mas ainda assim, é sensato analisar o impacto em um contexto de maior amplitude. Btw, recentemente aqui na cidade que vivo houveram discussões a respeito de haver um incentivo ao turismo (através de mecanismos legais), sob o pretexto de um possível aumento de arrecadação, e também pelo fato de que práticas que fomentam o turismo acabam consequentemente embelezando a cidade (praças novas / destinos turísticos recebendo estrutura básica / etc) - e o contraponto que logo foi apresentado foi que cidades turísticas praticam 'preços turísticos', de forma que o mercado se adaptaria a nova demanda aumentando os valores de seus produtos e serviços, prejudicando severamente a população que depende destes no dia a dia. É complicado. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Dezembro 5 Membros Postado Dezembro 5 Mas, diferente do Brasil, que tem pouco turismo, logo o impacto não é tão grande, a Europa já tem turismo em massa ha muitos anos, o impacto atual é mais degradante do que ter menor arrecadação, porque Lisboa está sempre cheia de turista, antes mesmo do Airbnb existir. O problema é que o copo transborda. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Dezembro 6 Colaboradores Postado Dezembro 6 18 horas atrás, Davi Leichsenring disse: O problema é que o copo transborda. E no caso de Portugal, transbordou, encharcou a mesa toda e fez uma bruta lambança no chão. Simplesmente impraticável até mesmo para os padrões do norte da Europa. Comparou Frankfurt e, em meu caso comparo com Bruxelas onde o mesmo apartamento pode custar até 30% a menos que na capital portuguesa. Perdeu-se a mão. Citar
Membros Roberto Brandão Postado Dezembro 7 Autor Membros Postado Dezembro 7 https://www.em.com.br/turismo/2024/12/amp/7005248-barcelona-ny-veneza-e-agora-lisboa-entram-em-pe-guerra-contra-o-airbnb.html Citar
Membros Roberto Brandão Postado Dezembro 7 Autor Membros Postado Dezembro 7 https://www.h2foz.com.br/turismo/hospedagem/airbnb-foz-do-iguacu-regulamentacao/ Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.