Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Vou fazer uma viagem de carro saindo do Brasil até cusco no peru. Porém me deparei com uma dúvida, quero levar fogareiro para cozinhar porém utilizamos um fogareiro a gás. Minha dúvida é se devido a mudança de altitude que pode chegar a 4 mil metros em alguns pontos da.viagem. ou até mesmo o calor do cartucho fixar guardado dentro do carro pode fazer ele explodir ou algo assim?

• Membros
Postado

Ei Gabriel,

Eu não sei te falar com certeza, pois as experiências que tenho com cartucho de gás foram principalmente no caparaó, a 1970m. E, nestes casos, quando eu fazia a subida ao pico, o gás ficava no lado de fora da barraca e tomava sol. Nunca tive problemas.

No Peru é bem mais frio do que aqui, pelo menos em Cusco. Acho que temperatura, no  geral, não será problemas. Além disso, lá é mais alto, portanto a pressão atmosférica é bem menor, o ar é mais rarefeito (e as coisas demoram mais a ferver). Eu lembro que ferver algo no caparaó a 1970 m demorava bastante, por causa da pressão menor. Então creio que pressão também não deve ser problemas.

Mas o excesso de calor realmente pode aumentar a pressão. Então, caso não esteja dirigindo (quando o carro não esquenta tanto por causa do vento) eu evitaria deixar o cartucho guardado dentro do carro. Deixe pelo menos (se não tiver outro lugar) debaixo do carro, protegido pela sombra deste.

Mas eu sou leigo. Isso é só teoria.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

Olá Gabriel, bom dia!

Não tenho experiência na área, mas fiz uma pesquisa pelo Google e encontrei o seguinte:

Is it safe to carry Butane canisters bought at sea level up to 5500m?

I am planning a trip to the Everest Base Camp in a few days.

I am planning to carry with me a portable stove and 4 Butane Canisters, to make soup and stuff.

About Butane Canisters:

These are bought at sea level. Would they be safe to carry at altitudes of 5500 meters? Do these things explode at high altitude?

What is the safest way to pack gas canisters, and where in the rucksack should they be put (I would not like to have them near the head and the spine, but that's where the Rucksack usually is).

Yes, they are safe at this altitude. I don't know the maximum altitude, but the atmospheric pressure at 10,000 m (higher than Everest at 8848.1 m) is approx 26.4 kPa, which is about 1/4 of that at sea level (generally defined as 100 kPa). At 5,000 m this is about 55 kPa. Neither of these is a problem for the canister itself to contain, though you can get an overpressure situation which might result in some leakage from the valve. You won't get a catastrophic failure with shards of metal or anything.

Thanks to @JonCuster for the comment. The reason this is so is because they are designed to withstand heat. As the temperature increases, the gas expands and creates greater pressure. Most manufacturers seem to recommend storage below 50 C (120F) because the pressure increases the risk of canister failure. At room temperatures the pressure is about 2-3 atmospheres and increases as the temperature goes up. The canister is engineered to contain the pressure at 50 C, which is a massive compared to the difference in pressure between sea level and 5500 m altitude.

However, you have bigger problems than pressure with butane at altitude, and that is temperature. Butane boils at about -0.5°C (31°F), which is only just below freezing. Isobutane boils at -11.7°C (11°F) and propane at -42°C (-43.6°F), so both of these will be a better choice than pure butane at altitude, especially when you consider that the canisters cool when gas is released.

Make sure the canisters don't get crushed - put them inside something like a cooking pan. These are usually strong enough to not get crushed, and have the added bonus of having your cooking materials all in the same place. Heavy stuff like cooking gear generally goes upper back, close to the spine. Inside a pan there is very little risk of accidental rupture.

Fonte: https://outdoors.stackexchange.com/questions/29867/is-it-safe-to-carry-butane-canisters-bought-at-sea-level-up-to-5500m

Resumo: Não é um problema levar cartuchos de gás do nível do mar (0m) para grandes altitudes, o que pode ocorrer é leve vazamento de gás na válvula (mas nunca uma uma explosão). O maior desafio está em utilizar butano em locais muito frios (temperatura), pois devido a pressão, ele funciona (acende) apenas até -0.5°C - nesse caso, o indicado é utilizar uma mistura de isobutano e propano (pois toleram menores temperaturas).

Suponho que entendas o básico de inglês, qualquer coisa use o Google Translate.

Abraços!

• Amei! 1
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Postado (editado)
Em 01/12/2024 em 22:05, gabrielbianchidaros disse:

Vou fazer uma viagem de carro saindo do Brasil até cusco no peru. Porém me deparei com uma dúvida, quero levar fogareiro para cozinhar porém utilizamos um fogareiro a gás. Minha dúvida é se devido a mudança de altitude que pode chegar a 4 mil metros em alguns pontos da.viagem. ou até mesmo o calor do cartucho fixar guardado dentro do carro pode fazer ele explodir ou algo assim?

Gabriel,

Eu usei fogareiro em Susques Argentina, a 3800 e poucos metros. Realmente o cartucho novo que coloquei me deu um susto vazando gás na primeira ligada, parecia que ia pegar fogo em tudo. Mas desliguei e desacoplei o cartucho e o fogo logo apagou. Ai na 2a vez eu girei o botão do gás e deixei vazando (ao ar livre) por 1 minuto. Dessa forma na 2a vez não gerou labaredas por todo lado e pude fazer meu miojo. kkk

Editado por Marcelo Manente

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...