Membros anselmoportes Postado Segunda às 20:42 Membros Postado Segunda às 20:42 Passei alguns dias recentemente em São Paulo, cidade que já morei por 14 anos. Muita coisa desde quando fui pra lá (1998!) mudou, então vou escrever aqui minhas impressões e opiniões sobre a maior cidade da América do Sul. Cuidados: Temos que sempre estar “espertos”, como em qualquer outra cidade grande do Brasil. Notei um aumento considerável de andarilhos e pessoas em situação de rua, principalmente na região do centro antigo. Mas o segredo é estar sempre em movimento: não pare e fique dando bobeira. É questão de segundos para alguém chegar te pedindo alguma coisa. Se precisar parar para ver o celular ou algum mapa, entre em uma loja/bar/restaurante. Também cuidado com selfies. Não vi nenhum assalto, mas evite ficar esticando o braço com o celular na mão. Transporte: Metrô Passe custa R$5,00 e vc pode comprá-lo de 3 formas: 1. Nas bilheterias vc compra tradicional passe de papel; 2. Nas bilheterias do BILHETE ÚNICO vc coloca crédito no seu cartão do Bilhete Único. Também existem máquinas de autoatendimento para fazer a recarga; 3. No APP TOP. Baixe o APP e coloque créditos nele (só aceita PIX). Aí ele gera um bilhete eletrônico. ATENÇÃO: não deixe para gerar o bilhete quando for passar na catraca. Algumas estações são muito fundas e você não vai ter sinal. Gere o bilhete antes e dê um print de tela. Ônibus Passe custa R$4,40 e vc pode comprá-lo de 2 formas: 1. Nas bilheterias vc compra tradicional passe de papel; 2. Nas bilheterias do BILHETE ÚNICO vc coloca crédito no seu cartão do Bilhete Único. Bilhete Único: Para conseguir ele vc precisa fazer um cadastro no site da SPTrans: https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/novoUsuario.action Depois vá até algum posto da SP Trans (o mais fácil de chegar fica na estação Sta. Cecília) e pagar uma taxa de R$30,80. Eu acho que caso você esteja apenas de passagem por SP e não vai voltar pra lá tão cedo, não compensa pegar o Bilhete Único por conta dessa taxa. Nota: ALGUMAS estações estão aceitando pagamento via cartão de débito contactless. Uber Usei somente à noite e deu tudo certo. Pouco tempo de espera, mas peguei sempre em regiões centrais. Hospedagem: Fiquei na casa de amigos em vários bairros da cidade. Apenas por 2 noites decidi ficar em hostel, só para matar a saudade (sim, eu tenho saudade de hostels…). Escolhi, mais uma vez, o Hostel More (https://moresp.com.br/). Ele fica na Haddock Lobo, no bairro do Jardins e a 2 quadras da Av. Paulista. Localização excelente e staff muito amigável e gentil. O que fazer: Liberdade Passeio pela Liberdade é praticamente obrigatório se você está visitando a cidade pela primeira vez. Principalmente se você curte a culinária oriental. Além das lojas com produtos importados (não deixe de provar o sorvete MELONA) há também inúmeros restaurantes. Eu fui comer um chang pong (macarrão apimentado com frutos do mar) no restaurante TENKO que fica na R. dos Estudantes, 144. Pedi meia porção (R$59) e é mais que suficiente para uma pessoa. Estava delicioso! Chang pong Depois do almoço passei na Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, que fica ao lado da estação de metro. Peguei o final de uma missa e reserve uns minutinhos para conhecê-la. Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados Complexo da Pinacoteca. Peguei o metrô na estação Liberdade e desci na Tiradentes, para visitar as Pinacotecas. Agora a cidade de São Paulo tem 3 “Pinas” uma bem próxima da outra. Vc compra 1 ingresso (R$30) e pode ir nas 3: Pina Contemporânea Como o nome diz, encontramos nesse museu arte contemporânea. Quando eu fui havia apenas 2 salas com exposição, então a visita foi bem rápida. Em menos de 1h dá pra ver tudo. Tem um café com as paredes de vidro e dá uma vista bem legal. Pina Contemporânea Exposição Exposição Exposição Parque da Luz Pina Luz É a antiga “Pinacoteca” e está ao lado da Pina Contemporânea. Estão separadas por um pequeno pedaço do parque da Luz e não leva 2 minutos pra ir de uma a outra. A Pina Luz é a maior delas e reserve ao menos 1h30 lá. Exposição Antropofagia, Tarsilla do Amaral Exposição Vista do Parque Pina Estação Fica um pouco mais isolada, ao lado da Sala São Paulo, próxima à estação Julio Prestes. Tem exposições temporárias e permanentes e pode reservar cerca 1h para ver tudo. Exposição Exposição Exposição (continua) Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.