Membros anselmoportes Postado Novembro 18 Membros Postado Novembro 18 Passei alguns dias recentemente em São Paulo, cidade que já morei por 14 anos. Muita coisa desde quando fui pra lá (1998!) mudou, então vou escrever aqui minhas impressões e opiniões sobre a maior cidade da América do Sul. Cuidados: Temos que sempre estar “espertos”, como em qualquer outra cidade grande do Brasil. Notei um aumento considerável de andarilhos e pessoas em situação de rua, principalmente na região do centro antigo. Mas o segredo é estar sempre em movimento: não pare e fique dando bobeira. É questão de segundos para alguém chegar te pedindo alguma coisa. Se precisar parar para ver o celular ou algum mapa, entre em uma loja/bar/restaurante. Também cuidado com selfies. Não vi nenhum assalto, mas evite ficar esticando o braço com o celular na mão. Transporte: Metrô Passe custa R$5,00 e vc pode comprá-lo de 3 formas: 1. Nas bilheterias vc compra tradicional passe de papel; 2. Nas bilheterias do BILHETE ÚNICO vc coloca crédito no seu cartão do Bilhete Único. Também existem máquinas de autoatendimento para fazer a recarga; 3. No APP TOP. Baixe o APP e coloque créditos nele (só aceita PIX). Aí ele gera um bilhete eletrônico. ATENÇÃO: não deixe para gerar o bilhete quando for passar na catraca. Algumas estações são muito fundas e você não vai ter sinal. Gere o bilhete antes e dê um print de tela. Ônibus Passe custa R$4,40 e vc pode comprá-lo de 2 formas: 1. Nas bilheterias vc compra tradicional passe de papel; 2. Nas bilheterias do BILHETE ÚNICO vc coloca crédito no seu cartão do Bilhete Único. Bilhete Único: Para conseguir ele vc precisa fazer um cadastro no site da SPTrans: https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/novoUsuario.action Depois vá até algum posto da SP Trans (o mais fácil de chegar fica na estação Sta. Cecília) e pagar uma taxa de R$30,80. Eu acho que caso você esteja apenas de passagem por SP e não vai voltar pra lá tão cedo, não compensa pegar o Bilhete Único por conta dessa taxa. Nota: ALGUMAS estações estão aceitando pagamento via cartão de débito contactless. Uber Usei somente à noite e deu tudo certo. Pouco tempo de espera, mas peguei sempre em regiões centrais. Hospedagem: Fiquei na casa de amigos em vários bairros da cidade. Apenas por 2 noites decidi ficar em hostel, só para matar a saudade (sim, eu tenho saudade de hostels…). Escolhi, mais uma vez, o Hostel More (https://moresp.com.br/). Ele fica na Haddock Lobo, no bairro do Jardins e a 2 quadras da Av. Paulista. Localização excelente e staff muito amigável e gentil. O que fazer: Liberdade Passeio pela Liberdade é praticamente obrigatório se você está visitando a cidade pela primeira vez. Principalmente se você curte a culinária oriental. Além das lojas com produtos importados (não deixe de provar o sorvete MELONA) há também inúmeros restaurantes. Eu fui comer um chang pong (macarrão apimentado com frutos do mar) no restaurante TENKO que fica na R. dos Estudantes, 144. Pedi meia porção (R$59) e é mais que suficiente para uma pessoa. Estava delicioso! Chang pong Depois do almoço passei na Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, que fica ao lado da estação de metro. Peguei o final de uma missa e reserve uns minutinhos para conhecê-la. Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados Complexo da Pinacoteca. Peguei o metrô na estação Liberdade e desci na Tiradentes, para visitar as Pinacotecas. Agora a cidade de São Paulo tem 3 “Pinas” uma bem próxima da outra. Vc compra 1 ingresso (R$30) e pode ir nas 3: Pina Contemporânea Como o nome diz, encontramos nesse museu arte contemporânea. Quando eu fui havia apenas 2 salas com exposição, então a visita foi bem rápida. Em menos de 1h dá pra ver tudo. Tem um café com as paredes de vidro e dá uma vista bem legal. Pina Contemporânea Exposição Exposição Exposição Parque da Luz Pina Luz É a antiga “Pinacoteca” e está ao lado da Pina Contemporânea. Estão separadas por um pequeno pedaço do parque da Luz e não leva 2 minutos pra ir de uma a outra. A Pina Luz é a maior delas e reserve ao menos 1h30 lá. Exposição Antropofagia, Tarsilla do Amaral Exposição Vista do Parque Pina Estação Fica um pouco mais isolada, ao lado da Sala São Paulo, próxima à estação Julio Prestes. Tem exposições temporárias e permanentes e pode reservar cerca 1h para ver tudo. Exposição Exposição Exposição (continua) 1 Citar
Membros anselmoportes Postado Novembro 22 Autor Membros Postado Novembro 22 Passeio pela Avenida Paulista A avenida mais famosa de SP tem aproximadamente 2,5km. Depois das reformas que fizeram em suas calçadas e por ser plana, dá para caminhar por toda ela de boa. Fui à pé do hostel até o SESC Paulista, minha primeira parada. SESC Paulista <***GRATUITO***> Lá encontra-se o Mirante do SESC Paulista, mas para conseguir subir tem que fazer reserva via APP do próprio SESC. A visita ao mirante dura uns 30 minutos e dá pra tirar umas fotos legais lá de cima. O horário do pôr do sol deve ser bem legal, mas deve ser o mais concorrido tb. Vista para Avenida Paulista Vista para a cidade Casa das Rosas <***GRATUITO***> Essa mansão pertenceu a uma rica família e hoje é um espaço cultural. A casa tem um cômodo com vídeos e textos que contam sua história desde sua construção até os dias atuais. Os demais cômodos estão vazios, mas ainda assim vale a visita. Hall de entrada "Banheiro rosa" Vitral Instituto Itaú Cultural <***GRATUITO***> Espaço cultural que abriga vários tipos de obras: gravuras, pinturas e até uma seção de numismática (notas e moedas antigas). Gravuras de pássaros Exposição Mural com notas antigas Escada espiral Centro Cultural Coreano no Brasil <***GRATUITO***> No número 460 da Av. Paulista encontra-se esse pequeno centro cultural. Quando visitei, estava em exibição a “Maravilhosa Graça em Todo o Globo", que apresenta as obras de caricatura da artista sul-coreana Jung Eun Hye, atriz com síndrome de down. Entrada da exposição Área para desenhar na exposição Loja Decathlon Paulista Está localizada ao lado do edifício da Gazeta e é uma das minhas lojas preferidas. Mochileiros se deliciam com os produtos encontrados lá. Pra mim tem um dos melhores custos-benefícios. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP Só passei em frente pq tinha pouco tempo, mas não poderia deixar de mencioná-lo. Se está visitando SP pela primeira vez, reserve um dia para conhecê-lo. Parque Tenente Siqueira Campos - Trianon <***GRATUITO***> Fica em frente ao MASP. Pode ser um refúgio para descansar em meio ao caos da Paulista. Instituto Moreira Sales (IMS) <***GRATUITO***> Lá no final, perto da R. Consolação (lembre-se: a Av. Paulista é igual casamento: começa no Paraíso e termina na Consolação) encontra-se IMS. Tem uma cafeteria com uma vista legal (bem mais baixa que a do mirante do SESC, mas ainda assim pode render umas boas fotos). Há também exposições temporárias (vi duas de fotografia: do Thomaz Farkas e Stefania Bril) e permanentes. Gostei bastante! Vista do andar da cafeteria Vista do andar da cafeteria Matrix Exposição Thomaz Farkas Exposição Stefania Bril (continua) 1 Citar
Membros anselmoportes Postado Novembro 27 Autor Membros Postado Novembro 27 Passeio pelo centro. Teatro Municipal de São Paulo Fiz a visita educativa (um tour guiado) e foi muito bom! A nossa guia foi a Fernanda Keiko e ela nos explicou praticamente tudo sobre o teatro, desde sua fundação aos tempos atuais. O prédio é maravilhoso a vale muito conhecer. Para reservar a visita acesse: https://theatromunicipalsp.byinti.com/#/ticket/ Teatro Municipal de São Paulo Escadarias Escadarias Bar Detalhes da decoração Sala de espetáculos Vista para a rua Edifício Matarazzo - Prefeitura SP Infelizmente o acesso ao mirante do edifício estava fechado devido à reformas. Então vi apenas a recepção (que tem um mapa bem antigo do Brasil). Edifício Matarazzo - Prefeitura SP Hall de entrada / recepção SESC 24 de Maio A poucos metros do teatro encontra-se o prédio do SESC 24 de maio. Lá no alto tem um café com preços acessíveis e algumas mesas e cadeiras para descansar. No andar de cima do café tem um pequeno mirante. Uma pena sua vista ficar um pouco obstruída pela grade de proteção, mas ainda assim pode render umas boas fotos. Vista do Mirante Puxadinho da Galeria Restaurante ao lado do SESC. Comi uma feijoada que estava uma delícia! (R$33). Galeria do Rock Apesar do nome, as lojas não ficam restritas apenas a um gênero musical. Tem muita roupa “streetwear”, cabeleireiros, estúdios de tattoo, lojas de CD e vinil, lojas de camisas de bandas, etc. Tem uma vista legal para o Largo do Paysandu, lá do último andar. Galeria Vista do Largo Paysandu Jantar no Bom Retiro À noite fui jantar em um restaurante no Bom Retiro. Fui ao Sashimi do Mar (Rua Prates, 553), que tinha rodízio de comida japonesa e servia alguns pratos coreanos tb. Estava tudo delicioso e recomendo muito. Valor: R$150 por pessoa. (continua) 1 Citar
Membros anselmoportes Postado Dezembro 3 Autor Membros Postado Dezembro 3 Passeio por Higienópolis / Santa Cecília Padaria Boulevard Fica na esquina da R. Piaui x R. Itambé. Daquelas padocas que vc pode comprar qualquer coisa que vai ser gostoso. Mas eu sugiro experimentar a “Boa”, que é uma baguete de provolone na chapa com requeijão. Peça uma “média” pra acompanhar e seu melhor café da manhã tá garantido. "Boa" e uma "média" Shopping Pátio Higienópolis O shopping está bem diferente desde quando morei em SP (até 2012). Quase todas as lojas mudaram e agora tem uma área descoberta no piso da praça de alimentação. Decoração de Natal no Shopping Terraço do shopping Bar e restaurante Castelão Fica na R. Martim Francisco esquina com a R. Jaguaribe. Almocei um delicioso Baião de Dois com um bife de contra filé (R$32) O bairro de Santa Cecília está virando a “nova V. Madalena”. Vários barzinhos e botecos “descolados” surgiram pelo bairro. Passei por lá também no domingo por volta do meio dia e já tinha muita gente nos bares, tomando uma cerveja e almoçando. Há uma feira de rua ao lado da estação Santa Cecília que, como toda boa feira, tem um delicioso pastel (provei o de costela que estava excelente). Museu do Ipiranga Desci na estação de metrô Alto do Ipiranga mas lá não tem UMA indicação de como faz pra chegar até o museu. Inacreditável! Tive que perguntar para funcionários e me explicaram que haviam ônibus saindo ao lado da estação, sentido museu. Ao sair da catraca, tem que pegar a saída da esquerda. Peguei o ônibus e pedi para o cobrador me avisar o ponto do museu. Depois de uns 10min desci a uma quadra de lá. Frente do museu Jardins do museu Chovia muito então nem consegui ver os jardins que ficam em frente. Fui ver primeiro uma exposição gratuita chamada “Onde há fumaça”. Depois paguei R$30 e entrei no museu. Exposição "Onde há fumaça" Exposição "Onde há fumaça" O acervo é bem interessante e tem muita coisa falando da construção do prédio e de sua fundação. Há pinturas, maquetes, objetos e a própria arquitetura do museu tb é um show à parte. No último andar há um pequeno mirante mas estava fechado por conta da chuva. Passeio altamente recomendado e reserve ao menos umas 2h para ver tudo com calma. Escadas Pintura Corredores internos Maquete Átrio central "Independência ou Morte" Andares do museu Mirante fechado por conta da chuva Deixei o museu e fui comer um lanche no SESC Ipiranga, que fica ao lado. Assim como os outros SESC, esse também tem uma cafeteria/lanchonete com preços acessíveis. Comi um lanche de carne desfiada por R$9,90. Sesc Ipiranga Sesc Ipiranga ****FIM DO RELATO**** Podemos deixar esse post como referências de coisas pra fazer em SP. Quem tiver dicas, vai postando aqui. 2 1 Citar
Membros rafa_con Postado Dezembro 3 Membros Postado Dezembro 3 (editado) Embora hoje more em Guarulhos, eu nasci e cresci na Zona Leste de SP. Gostava muito da cidade até meus 20 e poucos anos, hoje tenho um pouco de nojinho e sempre 'desincentivo' a visita pra quem é de fora kkkkkk Falo que São Paulo você só vem a trabalho ou pra evento (shows que só acontecem aqui ou grandes eventos especiais). Apesar disso, gostei e me surpreendi muito com o seu relato, descobri agora que tinha mais duas Pinacotecas por exemplo kkkkkkk das 3 vezes que estive por lá, entrei apenas na Pina Luz, e já faz muuuuito tempo. Fiquei com vontade de voltar lá. Aproveitando, dá também para visitar o Museu da Língua Portuguesa acima da estação da Luz e ao lado da Pina Luz, aos sábados entra de graça. Ele não abre de segunda e os dias que paga é coisa bem em conta, mas sempre bom pegar ingresso antecipado na Sympla (mesmo nos dias gratuitos, acho que reserva por lá também). Eu não curti muito esse passeio, mas o pessoal de Letras provavelmente vai curtir. Ainda próximo da Luz, tem o Sampa Sky, no edifício Mirante do Vale. Sei que é bem programa comercialzão não-cultural, mas foi umas das experiências mais legais que eu tive por SP. O ingresso é meio caro, mas agora colocaram uma entrada social com doação de alimento que deixou menos pior. Vende pela Ticketmaster. Sobre o aplicativo TOP, eu uso quando bastante pra ir trabalhar (o escritório ainda é em São Paulo, quando tenho que deixar o conforto do home office) e utilizo cartão de crédito para compra. Inclusive, esse aplicativo mudou minha vida, a última coisa q eu ainda pagava com dinheiro físico eram os passes do trem/metrô kkkkkkk não sei se você teve algum tipo de problema, mas é minha forma de pagamento por lá. Um outro lugar de São Paulo fora da rota turística é o Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste, dá pra ir descendo na estação Engenheiro Goulart da CPTM com uma breve caminhada. Tem pedalinho, bicicleta e quadriciclo pra locação, as trilhas são largas e boas pra pedalar e tem muitos quatis fofinhos pra tirar foto. Sim, ele é sujo e fedido, mas até ai o Ibirapuera também é, então prefiro o Ecológico que pelo menos tem mais espaço (embora seja igualmente cheio se chegar num fim de semana). Editado Dezembro 3 por rafa_con 2 1 Citar
Membros rafa_con Postado Dezembro 3 Membros Postado Dezembro 3 (editado) Ahhh e como esqueci, Museu de Zoologia da USP, fica atrás do Museu do Ipiranga, tem vários bichos empalhados e a entrada é de graça. Editado Dezembro 3 por rafa_con 1 Citar
Membros anselmoportes Postado Dezembro 9 Autor Membros Postado Dezembro 9 Em 03/12/2024 em 12:51, rafa_con disse: Aproveitando, dá também para visitar o Museu da Língua Portuguesa acima da estação da Luz e ao lado da Pina Luz, aos sábados entra de graça. Já tinha ido ao Museu da Língua Portuguesa umas 2x. Por isso que eu não fui dessa vez. Mas foi muito bem lembrado! Vale muito conhecer já que tá que praticamente do outro lado da rua da Pina Luz. Em 03/12/2024 em 12:55, rafa_con disse: Ahhh e como esqueci, Museu de Zoologia da USP, fica atrás do Museu do Ipiranga, tem vários bichos empalhados e a entrada é de graça. Então! Um amigo meu falou desse museu, mas ele se confundiu e me disse "Museu de Geologia". Aí eu busquei no Google não achei nada por aqueles entornos. 🤣 🤣 🤣 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.