Membros Roberto Brandão Postado Segunda às 12:14 Membros Postado Segunda às 12:14 Governo de São Paulo anuncia plano para revitalizar ferrovia histórica e transformar o Vale do Ribeira em um polo turístico de renome mundial! Leia mais: https://clickpetroleoegas.com.br/governo-anuncia-plano-audacioso-para-reviver-ferrovia-criada-em-1915-prometendo-impulsionar-o-turismo-da-regiao/ 1 Citar
Membros Lucass7 Postado Segunda às 13:54 Membros Postado Segunda às 13:54 Meu sonho seria que as ferrovias voltassem com tudo no Brasil, não só passeio turísticos (que ainda assim quase não existem). Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Segunda às 15:25 Colaboradores Postado Segunda às 15:25 Pois somos dois. O que andei de Fepasa quando moleque não está escrito. Acho que por isso gosto tanto de trens. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Segunda às 23:00 Membros Postado Segunda às 23:00 O Brasil perde muito na exportação por não ter escoamento pros portos, deviam vender o país pra China daí eles constroem toda a infra Citar
Membros VagLigeiro Postado 17 horas Membros Postado 17 horas (editado) Criar ideias é fácil. Já são mais de 20 anos de abandono das ferrovias e toda época eleitoral é promessas em cima de promessas. Na prática, o que deve ser observado é a rota feita, se aproveitará a antiga malha ou fará uma nova. Seja para a rota do texto, seja para outras rotas, antes de tudo deve ser observado se houve remoção de trilhos, ocupação do leito ferroviário - seja por uma prefeitura fazendo uma rua ou ocupação de moradia -, enfim... Creio que a última vez que fui acompanhar os trilhos entre Monguaguá e Peruíbe, já faz uns 6 anos ou mais. Uma dica para saber a situação de linhas abandonadas é ver o site Estações Ferroviárias (.com.br). A Santos - Juquiá/Cajati provavelmente teria problemas depois do sul de Peruíbe - provavelmente há um alto número de interferências que removeram o antigo leito ferroviário. Em 18/11/2024 em 23:00, Davi Leichsenring disse: O Brasil perde muito na exportação por não ter escoamento pros portos, deviam vender o país pra China daí eles constroem toda a infra As vezes leio que a China verdade não quer comprar países, mas sim interfere de forma mais "soft" para poder ganhar com isso - a tentativa de fazer linhas ferroviárias para ligar a América do Sul entre as duas pontas marítimas é uma delas. Se eu fosse presidente, perguntaria se eu poderia "Roubartilhar" a ideia: ou seja, o Brasil faz e deixa a China usar, mas a ferrovia será do Brasil, não dos chineses. Editado 17 horas por VagLigeiro Citar
Membros Davi Leichsenring Postado 13 horas Membros Postado 13 horas 3 horas atrás, VagLigeiro disse: Criar ideias é fácil. Já são mais de 20 anos de abandono das ferrovias e toda época eleitoral é promessas em cima de promessas. Na prática, o que deve ser observado é a rota feita, se aproveitará a antiga malha ou fará uma nova. Seja para a rota do texto, seja para outras rotas, antes de tudo deve ser observado se houve remoção de trilhos, ocupação do leito ferroviário - seja por uma prefeitura fazendo uma rua ou ocupação de moradia -, enfim... Creio que a última vez que fui acompanhar os trilhos entre Monguaguá e Peruíbe, já faz uns 6 anos ou mais. Uma dica para saber a situação de linhas abandonadas é ver o site Estações Ferroviárias (.com.br). A Santos - Juquiá/Cajati provavelmente teria problemas depois do sul de Peruíbe - provavelmente há um alto número de interferências que removeram o antigo leito ferroviário. As vezes leio que a China verdade não quer comprar países, mas sim interfere de forma mais "soft" para poder ganhar com isso - a tentativa de fazer linhas ferroviárias para ligar a América do Sul entre as duas pontas marítimas é uma delas. Se eu fosse presidente, perguntaria se eu poderia "Roubartilhar" a ideia: ou seja, o Brasil faz e deixa a China usar, mas a ferrovia será do Brasil, não dos chineses. A ideia da China é emprestar dinheiro e construir infra, daí o país não consegue pagar e eles pegam para eles. O ponto é que fazem com infra-estrutura de grande porte, como ferrovia e portos, e assim consegue como retorno de investimento poder político no país, porque se não eles fecham os portos e o país fica a ver navios, literalmente. 1 Citar
Membros VagLigeiro Postado 12 horas Membros Postado 12 horas Obrigado, Davi! Depois que li seu comentário, esbarrei em um texto da BBC sobre isso. - https://www.bbc.com/portuguese/articles/cz7w2evgz5ro De qualquer forma, implantação de infraestrutura como trens, depende de como estamos tecnologicamente. O Brasil ainda tem as fábricas devido a termos a demanda. A questão é relativa a construção ferroviária, que perdemos a mão. Com a privatização da CPTM, não duvido que perderemos "cabeças" que poderiam ajudar na construção de novas linhas. E esperar do privado é ilusão. 1 Citar
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