Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Pois somos dois. O que andei de Fepasa quando moleque não está escrito. Acho que por isso gosto tanto de trens.

• Membros
Postado (editado)

Criar ideias é fácil.

Já são mais de 20 anos de abandono das ferrovias e toda época eleitoral é promessas em cima de promessas. Na prática, o que deve ser observado é a rota feita, se aproveitará a antiga malha ou fará uma nova.

Seja para a rota do texto, seja para outras rotas, antes de tudo deve ser observado se houve remoção de trilhos, ocupação do leito ferroviário - seja por uma prefeitura fazendo uma rua ou ocupação de moradia -, enfim... Creio que a última vez que fui acompanhar os trilhos entre Monguaguá e Peruíbe, já faz uns 6 anos ou mais. Uma dica para saber a situação de linhas abandonadas é ver o site Estações Ferroviárias (.com.br).

A Santos - Juquiá/Cajati provavelmente teria problemas depois do sul de Peruíbe - provavelmente há um alto número de interferências que removeram o antigo leito ferroviário.

Em 18/11/2024 em 23:00, Davi Leichsenring disse:

O Brasil perde muito na exportação por não ter escoamento pros portos, deviam vender o país pra China daí eles constroem toda a infra

As vezes leio que a China verdade não quer comprar países, mas sim interfere de forma mais "soft" para poder ganhar com isso - a tentativa de fazer linhas ferroviárias para ligar a América do Sul entre as duas pontas marítimas é uma delas.

Se eu fosse presidente, perguntaria se eu poderia "Roubartilhar" a ideia: ou seja, o Brasil faz e deixa a China usar, mas a ferrovia será do Brasil, não dos chineses.

Editado por VagLigeiro
  • Membros
Postado
3 horas atrás, VagLigeiro disse:

Criar ideias é fácil.

Já são mais de 20 anos de abandono das ferrovias e toda época eleitoral é promessas em cima de promessas. Na prática, o que deve ser observado é a rota feita, se aproveitará a antiga malha ou fará uma nova.

Seja para a rota do texto, seja para outras rotas, antes de tudo deve ser observado se houve remoção de trilhos, ocupação do leito ferroviário - seja por uma prefeitura fazendo uma rua ou ocupação de moradia -, enfim... Creio que a última vez que fui acompanhar os trilhos entre Monguaguá e Peruíbe, já faz uns 6 anos ou mais. Uma dica para saber a situação de linhas abandonadas é ver o site Estações Ferroviárias (.com.br).

A Santos - Juquiá/Cajati provavelmente teria problemas depois do sul de Peruíbe - provavelmente há um alto número de interferências que removeram o antigo leito ferroviário.

As vezes leio que a China verdade não quer comprar países, mas sim interfere de forma mais "soft" para poder ganhar com isso - a tentativa de fazer linhas ferroviárias para ligar a América do Sul entre as duas pontas marítimas é uma delas.

Se eu fosse presidente, perguntaria se eu poderia "Roubartilhar" a ideia: ou seja, o Brasil faz e deixa a China usar, mas a ferrovia será do Brasil, não dos chineses.

A ideia da China é emprestar dinheiro e construir infra, daí o país não consegue pagar e eles pegam para eles. O ponto é que fazem com infra-estrutura de grande porte, como ferrovia e portos, e assim consegue como retorno de investimento poder político no país, porque se não eles fecham os portos e o país fica a ver navios, literalmente.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Obrigado, Davi! Depois que li seu comentário, esbarrei em um texto da BBC sobre isso. - https://www.bbc.com/portuguese/articles/cz7w2evgz5ro

De qualquer forma, implantação de infraestrutura como trens, depende de como estamos tecnologicamente. O Brasil ainda tem as fábricas devido a termos a demanda. A questão é relativa a construção ferroviária, que perdemos a mão. Com a privatização da CPTM, não duvido que perderemos "cabeças" que poderiam ajudar na construção de novas linhas. E esperar do privado é ilusão.

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...