Membros Roberto Brandão Postado Novembro 18, 2024 Membros Postado Novembro 18, 2024 Governo de São Paulo anuncia plano para revitalizar ferrovia histórica e transformar o Vale do Ribeira em um polo turístico de renome mundial! Leia mais: https://clickpetroleoegas.com.br/governo-anuncia-plano-audacioso-para-reviver-ferrovia-criada-em-1915-prometendo-impulsionar-o-turismo-da-regiao/ 1 Citar
Membros Lucass7 Postado Novembro 18, 2024 Membros Postado Novembro 18, 2024 Meu sonho seria que as ferrovias voltassem com tudo no Brasil, não só passeio turísticos (que ainda assim quase não existem). Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Novembro 18, 2024 Colaboradores Postado Novembro 18, 2024 Pois somos dois. O que andei de Fepasa quando moleque não está escrito. Acho que por isso gosto tanto de trens. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Novembro 18, 2024 Membros Postado Novembro 18, 2024 O Brasil perde muito na exportação por não ter escoamento pros portos, deviam vender o país pra China daí eles constroem toda a infra Citar
Membros VagLigeiro Postado Novembro 20, 2024 Membros Postado Novembro 20, 2024 (editado) Criar ideias é fácil. Já são mais de 20 anos de abandono das ferrovias e toda época eleitoral é promessas em cima de promessas. Na prática, o que deve ser observado é a rota feita, se aproveitará a antiga malha ou fará uma nova. Seja para a rota do texto, seja para outras rotas, antes de tudo deve ser observado se houve remoção de trilhos, ocupação do leito ferroviário - seja por uma prefeitura fazendo uma rua ou ocupação de moradia -, enfim... Creio que a última vez que fui acompanhar os trilhos entre Monguaguá e Peruíbe, já faz uns 6 anos ou mais. Uma dica para saber a situação de linhas abandonadas é ver o site Estações Ferroviárias (.com.br). A Santos - Juquiá/Cajati provavelmente teria problemas depois do sul de Peruíbe - provavelmente há um alto número de interferências que removeram o antigo leito ferroviário. Em 18/11/2024 em 23:00, Davi Leichsenring disse: O Brasil perde muito na exportação por não ter escoamento pros portos, deviam vender o país pra China daí eles constroem toda a infra As vezes leio que a China verdade não quer comprar países, mas sim interfere de forma mais "soft" para poder ganhar com isso - a tentativa de fazer linhas ferroviárias para ligar a América do Sul entre as duas pontas marítimas é uma delas. Se eu fosse presidente, perguntaria se eu poderia "Roubartilhar" a ideia: ou seja, o Brasil faz e deixa a China usar, mas a ferrovia será do Brasil, não dos chineses. Editado Novembro 20, 2024 por VagLigeiro Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Novembro 20, 2024 Membros Postado Novembro 20, 2024 3 horas atrás, VagLigeiro disse: Criar ideias é fácil. Já são mais de 20 anos de abandono das ferrovias e toda época eleitoral é promessas em cima de promessas. Na prática, o que deve ser observado é a rota feita, se aproveitará a antiga malha ou fará uma nova. Seja para a rota do texto, seja para outras rotas, antes de tudo deve ser observado se houve remoção de trilhos, ocupação do leito ferroviário - seja por uma prefeitura fazendo uma rua ou ocupação de moradia -, enfim... Creio que a última vez que fui acompanhar os trilhos entre Monguaguá e Peruíbe, já faz uns 6 anos ou mais. Uma dica para saber a situação de linhas abandonadas é ver o site Estações Ferroviárias (.com.br). A Santos - Juquiá/Cajati provavelmente teria problemas depois do sul de Peruíbe - provavelmente há um alto número de interferências que removeram o antigo leito ferroviário. As vezes leio que a China verdade não quer comprar países, mas sim interfere de forma mais "soft" para poder ganhar com isso - a tentativa de fazer linhas ferroviárias para ligar a América do Sul entre as duas pontas marítimas é uma delas. Se eu fosse presidente, perguntaria se eu poderia "Roubartilhar" a ideia: ou seja, o Brasil faz e deixa a China usar, mas a ferrovia será do Brasil, não dos chineses. A ideia da China é emprestar dinheiro e construir infra, daí o país não consegue pagar e eles pegam para eles. O ponto é que fazem com infra-estrutura de grande porte, como ferrovia e portos, e assim consegue como retorno de investimento poder político no país, porque se não eles fecham os portos e o país fica a ver navios, literalmente. 1 Citar
Membros VagLigeiro Postado Novembro 20, 2024 Membros Postado Novembro 20, 2024 Obrigado, Davi! Depois que li seu comentário, esbarrei em um texto da BBC sobre isso. - https://www.bbc.com/portuguese/articles/cz7w2evgz5ro De qualquer forma, implantação de infraestrutura como trens, depende de como estamos tecnologicamente. O Brasil ainda tem as fábricas devido a termos a demanda. A questão é relativa a construção ferroviária, que perdemos a mão. Com a privatização da CPTM, não duvido que perderemos "cabeças" que poderiam ajudar na construção de novas linhas. E esperar do privado é ilusão. 1 Citar
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