Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá! 

Entrei na França dia 12/09 e fiquei 29 dias, saindo do espaço Schengen. Em outubro fui à Holanda por 16 dias, e agora em novembro mais 7 dias na Dinamarca, totalizando 52 dias. Tenho ainda 38 dias para "gastar', que pretendo usar entre janeiro e fevereiro, completando meus 90 dias. Minha dúvida é se a nova contagem começa em 12/03, 180 dias após a minha primeira entrada, ou se devo ficar fora do espaço Schengen por 90 dias. Tenho planos para final de março. Podem me esclarecer?

• Membros
Postado (editado)

São 90 dias a cada 180 dias.  Entrando em Janeiro tem que contar os dias que você fez em Dez, Nov e Outubro. Não precisa mais contar o de Setembro.

Editado por Davi Leichsenring
  • Membros
Postado

Então se eu completar os 90 dias em fevereiro, tendo ficado 90 dias fora do espaço Schengen desde setembro, ou seja, 90 dentro e 90 fora, em março já inicio a nova contagem, isso? 

Foi o que entendi, que daí teria outros 90 dias entre março e setembro/25.

• Membros
Postado

Sim, mas não é que inicia a nova contagem, você deve contar num período de 180 dias sempre, isso contando o quantos dias você irá ficar no futuro. Isso exige um cálculo complexo, algo que não dá para fazer de cabeça, tem até uma calculadora para ajudar nessa conta https://ec.europa.eu/assets/home/visa-calculator/calculator.htm?lang=en

Mas, é isso, se você voltar em Março, você já terá os  90 dias para o passado fora e então poderá pegar os 90 dias no futuro.

• Colaboradores
Postado
14 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

São 90 dias a cada 180 dias.  Entrando em Janeiro tem que contar os dias que você fez em Dez, Nov e Outubro. Não precisa mais contar o de Setembro.

eu acho que voces estão conversando coisas diferentes.

e que vc está enganado quanto a ignorar depois de 90 dias.. 
o correto é falar se ficar 90 dias continuos fora, não precisa fazer conta alguma, pode ficar 90 dias. 

O seu exemplo é facil de quebrar com outro exemplo:
mes 1-agosto ficou 30 dias
mes 2-setembro ficou 30 dias
mes 3-outubro ficou 15 dias
mes 4-novembro ficou 7 dias
mes 5-dezembro ficou 5 dias
mes 6-janeiro, se voltar no inicio só pode ficar 3 dias, por ambas as regras, 
mas pelo seu exemplo ela poderia ficar 63 dias. 
sua regra seria valida neste exemplo se ela chegasse no final de janeiro, pois dai o ultimo dia usado se renovaria diariamente.

No exemplo dela pode não dar erro, isso assumindo que a regra para brasileiro não mudou a varios anos (não sei se mudou ou não - o mais seguro é recomendar usar a calculadora mesmo e regra de 90 nos ultimos 180 dias corridos), e não fiz as contas! e muito menos conferi se ela contou correto! lembrando que dia de chegada e saida contam. não é diferença entre dias.
Mas o motivo é porque brasileiros não seguem (seguiam?) a regra de 180 dias anteriores (calculadora) e sim iniciaria novo periodo de 180 dias com inicio fixo, neste exemplo em março, assumindo que a primeira entrada foi inicio de 9.

do manual de seu link:
Please note that the change does not apply to the visa waiver agreement on ordinary passports concluded between the EU and Brazil, where the old definition ("3 months during a 6 months period following the date of first entry") continues to apply. For holders of ordinary passports of Brazil the calculator is therefore not recommended to be used. 

• Membros
Postado

Essa mensagem está defasada, faz um ou dois anos que a UE colocou no Brasil dentro de 90 dias. De qualquer forma, é meio difícil explicar pois é difícil de calcular, eu estava tentando explicar sem pensar exatamente quando ela voltaria, mas de qualquer forma, se passou 90 dias fora, consegue ficar outrs 90 dias direto

• Colaboradores
Postado
8 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

se passou 90 dias fora, consegue ficar outrs 90 dias direto

ela não passou 90 dias fora. tirando dezembro, ela quer passar literalmente metade do tempo lá.

se não acompanhar o que estava fazendo dentro/fora a 180 dias atrás, se renovando, pode sim dar erro.

• Membros
Postado

Davi e Renata, são bons pontos de vista. Difícil querer fazer o certo se até mesmo quem deveria saber te dá info desencontrada, pois liguei pro consulado da Alemanha, e a atendente me disse que não tem mistério, ao sair, não importando a data, preciso ficar 90 dias fora, não faz sentido, sabemos que não é assim.  Logo liguei pro Consulado da França, a moça foi muito atenciosa, me disse que deveria considerar a data da entrada, no meu caso 12/09/24, e contar 180 dias pra frente. Dentro deste período posso ficar 90 dias, e assim que esse período terminasse começaria um novo, que me daria direito a outros 90 dias dentro do espaço.  Me falou da calculadora, mas não conseguiu localizá-la no site deles. Usei a calculadora que o Davi indicou, e pelo cálculo, se entrar novamente em 20/03/25, não tenho direito ainda aos 90 dias, e sim a 50. Mas de boa, curiosidade mesmo, pq várias pessoas já me perguntaram sobre isso e nunca tive plena convicção das minhas respostas, e tbm porque não quero problemas ao exceder um ou dois dias. Se quiserem ver, ali na tabela da calculadora coloquei as idas em 2024 com datas exatas. As de 2025 ainda são especulação, possibilidades, mas tomara que se confirmem.

Schengen-calculator.pdf

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...