Membros D FABIANO Postado Dezembro 9, 2024 Autor Membros Postado Dezembro 9, 2024 (editado) Riga Como de costume, viajei no fim da tarde,mas o tempo mudou completamente neste dia chovendo a tarde toda.Estava agradável quando chegamos a Letônia, chovia pouco e aqui os táxis são honestos. Paguei 15 euros até o hotel e não é perto.O hotel é bem antigo, corredores gigantescos,construção típica da URSS. No outro dia,a chuva continuou, mas sai a conhecer a cidade. O hop on hop off tem horários bem restritos,decidi não ir,faço tudo a pé mesmo, porque ele não entra no centro histórico. Só tomei um micro,dias depois,para dar uma volta no centro,que sai de frente da Catedral e é imperdível, contando a história da cidade. Também fui,nesse mesmo dia,caminhar pelo centro medieval totalmente reconstruido após a invasão nazi e almoçei muito bem em um chinês localizado na entrada.Depois,fui a um mirante em uma igreja,a de São Pedro,que também visitei apesar do tempo com vistas maravilhosas. Fiquei por ali,pois tinha espetáculo cultural de música clássica ao fim da tarde(único gasto do dia). Outro dia,o sol saiu e fui ao museu histórico da Letônia, que estava fechado no dia anterior,domingo e iria fechar na terça,feriado. Foi um bom passeio, embora corrido, pois todas as atrações fecharam cedo,mais algumas nem abriram e,acabei sendo obrigado a completar o dia visitando a casa museu das Cabeças Negras.Construida em pedra,na idade média,tem mobilia conservada,é em frente a praça principal e ingresso de 10 euros com audio guide em espanhol.Sensacional! No dia seguinte ia ao único lugar aberto até as 14h,o zoo.Fui de tran e é muito bom,embora cobra se 20 euros de entrada. Depois, nada a fazer a não ser ver as loiras soviéticas curtindo o feriado.E almoçar no mesmo chinês da véspera. Mais um dia, outra visita a museu,a torre da Pólvora e a Catedral que é bem antiga. Ao cair da tarde,tomei o cruzeiro de 1h pelo rio que passa na cidade com saída em frente da praça principal do outro lado da rua.É bom e custa 15 euros. No outro dia,hora de me dirigir ao terminal por volta de 11h para tomar o flixbus. Editado Janeiro 1 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 10, 2024 Autor Membros Postado Dezembro 10, 2024 (editado) Tallin Cheguei ao último pais baltico no começo da noite que, na época, caia depois das 21h.Tomei um taxi e fui a um hotel central,a passos da praça principal da antiga prefeitura que hoje funciona como museu e,que visitei, no dia seguinte à partir das 11h,quando abre.Naquele fim de tarde,dei uma volta por essa mesma praça e arredores para sentir os muitos turistas, pois a Estônia é a mais visitada e com maior número de atrações dos três países Bálticos. Esse hotel tem café da manhã excelente, incluído na diária no porão medieval em pedra com decoração de época. Já é um atrativo e,saindo á rua,temos o museu dos instrumentos de tortura, mostrando como a inquisição foi "boazinha"com os não católicos em seu tempo.Nao entrei nesse dia.Logo,aparece a antiga praça da Prefeitura. Uma construção gótica de 1404,com o tribunal no andar de cima e o calabouço no subsolo.Esse centro histórico é tombado pela UNESCO.Há a melhor visita da cidade aqui. Acima tem guia na sala do antigo tribunal e o calabouço tem visita livre.(gratuitamente). Continuando a conhecer as ruas estreitas de Talinn fui a uma velha igreja, hoje transformada em uma galeria de arte. Lógico que valeu pela antiga igreja, não pela galeria. Encerrei o dia indo ao final do centro histórico ver mais 2 igrejas antigas uma ortodoxa,mas já se encontravam fechadas. Outro dia,o 3,tomei o tradicional hop on hopp off.Na cidade é dispensável.O bus anda praticamente só pelo centro, ao redor da muralha e é nela que se embarca e desembarca.Desci no prédio do Parlamento. Era sábado, fechado, mas fui no museu da muralha que explica a quantidade de cercas de proteção que a cidade teve ao longo de séculos.É muito instrutivo museu. Ao fim da tarde,passei no museu dos instrumentos da totura e vi como os nazis eram bomzinhos.Queria ver um direitista brasileiro experimentando. E o último dia fui ver outra parte da muralha,o museu dos Bastioes,totalmente preservada.Custa 4 euros e depois fui visitar a saudosa KGB. Compra de lembranças há em todo o centro.E comprei mais alguns.Além disso,há um parque maravilhoso ao redor da muralha.Para terminar fui ao museu das ordens europeias.Deixei outros museus como o Estoniano e o de Arte de lado por serem distantes. Hora de ir embora,pegar o Flixbus e atravessar o Báltico para Helsinki, a capital do país mais feliz do mundo,travessia que durou metade do dia,mas é muito bom o flixbus que cobra a passagem praticamente pelo preço do ferry, ou seja,um deles você não paga. Editado Terça às 03:34 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 11, 2024 Autor Membros Postado Dezembro 11, 2024 (editado) Helsinki Atravessando o mar Báltico em um ferry maravilhoso que, igual, veria depois na travessia a Stockolm, mas até então era o melhor que já havia pego e barato em comparação com os que atravessam o rio de la Plata.É rápida a travessia com o Flixbus dentro no qual reunimos todos e fomos ao terminal, pois ele estava vindo de Varsóvia,local aonde saiu na tarde anterior. Dentro do ferry há de tudo,tem até espaço para shows, vários restaurantes e pistas de dança, além de um duty free com preços nas alturas e vários quartos para descansar, se você estiver afim de pagar mais. Eu,claro, acho desnecessário. A vista me distraiu e foi rápido. Chegando ao terminal, veio a exploração, hotel Arthur, um excelente hotel 4 estrelas na promoção, mas que fica há 3 quadras. Preço fixo do taxi 30 euros, enquanto o tran custa 2 euros, mas chegar a um lugar estranho até então, não gosto de arriscar. Estava no centro e,no outro dia,após o excelente café da manhã era hora de conhecer a terra de uma das minhas ex,que combinamos de nos encontrar no mercado. Havia 5 anos que não nos víamos, porém parece que o tempo não passou. Sai do hotel, subi uma pequena ladeira e estava na Praça do Senado com a Catedral Luterana. Esse passeio me arrependi e não recomendo. Paga para visitar 3 igrejas e essa nã tra o tem nada,é simples demais. Depois, fui matar as saudades da garota no mercado,aonde eu pensava em almoçar carne de rena,mas comemos sopa de salmão por 9 euros, uma delícia. Outro dia foi tempo para andar de barco pelo lago.Sao 2 rotas quando não está congelado e passa se o dia todo conhecendo os arredores da capital Helsinki. O metro é muito movimentado, preferi andar de tran.Um tram velho,ainda mais e por causa dele andar devagar perdi o flixbus e tive que comprar uma passagem ao motorista de uma linha de 2h e 25 euros de custo. Mas,o importante era chegar a 2 cidade finlandesa,Turku,aonde tinha reserva feita no navio hotel Bore. Já tinham explicado como chegaria ao Bore,um vapor de cerca de 100 anos. E ali é um complexo de navios aposentados.Há 5 totalmente sem uso, a não ser museu, cargueiro, navio escola e o hotel. Editado Janeiro 1 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 12, 2024 Autor Membros Postado Dezembro 12, 2024 (editado) Stockolm Foi um dia quase inteiro de viagem a bordo do ferry entre as 2 cidades.O ferry de ligação entre Suécia e Finlândia é excelente,porém viaja todo o dia. Saiu as 9h,com várias opções para quem queira almoçar e um duty free gigante, além de shows e muita gente bonita e simpática,você nem vê a hora passar admirando a paisagem do Báltico.Chegamos as 19h. É uma fila imensa para descer e na porta do navio há vários taxi aguardando. Depois fiquei sabendo que na Suécia também funciona o Bolt,como nos paises nórdicos, pois andar com esses táxis é gastar,e pior,eles só falam sueco e não há hotel por perto do porto, como costumo fazer.Fui ao excelente Stockolm Inn,um hotel subterrâneo,recentemente reformado que é excelente e a localização melhor ainda, no calcadao principal da cidade. E como é subterrâneo, não se vê ou escuta nada que se passa ao nível da rua que é muito movimentada. No outro dia,após uma bela noite de sono no "bunker" era hora de conhecer um pouco da cidade.Fui caminhando sempre reto pela av principal, proibida entrada de carros para ver aonde dava.Terminou em frente ao Parlamento aonde passa um rio.O rio tem pontes muito antigas sendo monumento histórico. E em frente está o famoso Palácio Real. No Palácio paga entrada,enquanto no Parlamento não. E não pode tirar fotos.Fiquei mais revoltado ainda ao ver a riqueza em que eles vivem. Saindo dali era hora do outro e lá se foi 1 dia. O segundo é dia de hop onn hop off.Fui caminhando outra vez sentido Palácio até chegar em sua parada,que está atras do rio que falei. Tem também o barco de hopon hopoff cruzando o belíssimo canal circundante e esse vai a ilha dos museus e museu da fotografia. Editado Dezembro 31, 2024 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 31, 2024 Autor Membros Postado Dezembro 31, 2024 Reino Unido e fim do relato Dividi o relato em 4 partes(Riviera Francesa,Países Nórdicos e Bálticos e Reino Unido) que agora posso dizer que estão terminados os 4 meses de viagem. Depois,de Paris fui a Isla de Pascua antes de voltar a casa,motivo de demorar para escrever isso tudo e já ter esquecido algumas coisas,porém o principal está aí. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.