Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Esse verão passei nos paises descritos abaixo e estou devendo o relato atualizado aqui que foi aonde busquei inspiração, porém são relatos muito antigos, alguns com mais de 10 anos, e desatualizados.Fui a todas as capitais em mais de 2 meses e,eu que adoro o luxo, lógico que adorei viver em um lugar de igualdade e justiça social, o que luto diariamente para termos no Brasil. Comecei o tour no aeroporto de Copenhagen, fui a Oslo em Flixbus, fiquei apenas 1 dia(não deu tempo para nada)e fiz uma viagem de trem maravilhosa  aos fiordes,parando em Voss e terminando, no outro dia, no porto de Bergen de onde saiu a maravilhosa excursão do Havila,que já está relatada a parte.

Quando voltei do barco,passei 2 noites em Bergen, segui para 1 noite novamente em Voss,1 em Geilo e mais algumas horas em Oslo,antes de tomar um flixbus a Gotemburgo. Dali fui a Rostock e a Varsóvia para seguir as 3 capitais balticas. De Talin segui a Turku e então chegar a Helsinki e dali,de barco,a Stockolm aonde terminei o giro mais de 60 dias após. Dias perdidos em Flixbus houve, mas em trem daria o mesmo e não tão barato como é o bus. Os loucos falam para ir de avião, até parece que não há tempo de deslocamento e chegar antes nos aeroportos. Enfim, quer conhecer de verdade?Tem que ir com tempo como fui e relato a seguir. 

• Membros
Postado

Chegada a Copenhagen 

Pegue o voo da Transavia direto a Copenhagen a tardinha, pois na época em que comprei tinha planos de visitar toda a Dinamarca e não a Noruega, pois o cruzeiro aqui relatado,surgiu depois. Cheguei mais de 21h e tinha o primeiro Flixbus comprado para 0h.Meu primeiro contato com o país foi um choque de culturas. Acostumado com a bagunça latina,o avião veio atrasado e o embarque um caos.Chegamos,tudo mudou. O silêncio e a organização reinam no reino em que cheguei,como iriam reinar nos próximos 2 meses.

Percorri os imensos corredores do aeroporto até a esteira de bagagem, não sei porque é vendida junto com a passagem, nesse caso por 48 euros tudo,peguei a minha e dirigi-me a saída. Que diferença de GRU.Passei em um ponto de informação turística, tinha uma menina com um inglês muito melhor que o meu e ensinou aonde pararia o flixbus,além de me dar informações sobre a cidade que,na volta iria conhecer. 

Fui comer algo e tive que me contentar com um sanduíche, pois não achei mais que padaria no desembarque. Ao menos,matou a fome.Sai do aeroporto um pouco antes da meia noite e ainda havia gente lá e dirigi-me a parada.Fazia cerca de 5 graus.O flixbus veio na hora e meu lugar era ao lado de uma alemã. Bonita menina, estava dormindo, mas acordou no meio da madrugada e conversou muito comigo, apesar de eu não compreender algumas coisas em inglês. Depois desceu,bem antes de Oslo, meu destino e o final da linha aonde o bus chegou às 10h da manhã. Detesto viajar a noite, pois não durmo sem ser na cama,minha amiga de poltrona ajudou um pouco a passar o tempo, pois também disse que não gosta de desconforto. O que importa é que atravessamos a Suécia e cheguei a Noruega, aonde passaria as próximas semanas. 

• Membros
Postado

Oslo

Virei a noite nas estradas suecas e pela manhã descemos em Oslo.Muita gente chegou ao final,e novidade, aqui tem migração e eles estavam esperando. Todos liberados rapidamente, menos eu,que fui a sala deles. Lá peguei umas dicas da cidade ,expliquei minha situação de saúde enquanto eles viram todas as minhas coisas. Era cedo e eu não tenho nada a esconder nem eles nada a fazer.Depois,para minha surpresa, um deles disse que ia me ajudar a chegar ao hotel. Os 3 fiscais foram comigo até a porta da rodoviária levando a minha mala e mostraram aonde ficava,do outro lado da estação de trem, que é o prédio ao lado. Despedi-me deles e fui caminhando já observando a limpeza e organização da cidade até atravessar a rua e chegar no hotel aonde guardaram minhas coisas. 

Tinha aquele dia e o seguinte para conhecer. Meus amigos fiscais recomendaram a tomar o hop on hop off(como eu não tivesse costume)e fui esperar o 1 passar.Aqui o horário é diferente 10 a 17h,sendo que depois não há mais. Fui a uma igreja luterana atual da idade média, ao centro mesmo,ao Palácio real(jardins lotados que depois entendi)e a tarde fui a 2 museus, um em frente ao outro da história do Polo Norte e da Noruega em si.Já anoitecia as 23h,então,voltei ao hotel era dia ainda para planejar o que faria no outro antes de ir ao trem,mas...

O outro era o dia do rei, o feriado mais importante da Noruega. Havia comprado o trem para as 16h.Sai as 10h,e deparei com tudo tomado pela população vestida com as cores da bandeira. FERIADO NACIONAL E GERAL.Nem o hop on hop off trabalhou.As ruas do centro interditadas e vi na TV que havia desfile.Fui fazer o passeio pelo fiorde de Oslo,que dura 2h,e depois almoçar na estação, pois o demais estava fechado. Perdi o dia e não pude visitar o também fechado museu do Prêmio Nobel. As 16h embarcava na viagem que dizem ser,uma das mais bonitas do mundo, com poucas pessoas no dia, pois estavam todos festejando nacionalmente. 

• Membros
Postado

Vosswagen ou Voss

A viagem de trem durou 5h.Saimos de Oslo a temperatura de uns 20 graus, passamos pelas montanhas ainda nevadas aonde está toda a beleza da viagem,inclusive as estações de sky de Finsen e Geilo,e acabou quando a noite chegava em Voss as 22h.

A pequena cidade também estava em festa. Havia reservado,talvez,o único hotel aberto da cidade. Aí lado da estação, é 4 estrelas,mas cobra"pouco"por ser baixa temporada. Mesmo assim,Havia gente lá em uma festa que entrou pela madrugada. Não gosto de hotel com café incluso na Europa, pois sempre custa mais,porém aqui cobram junto mas vale muito. Tanto comi nesse dia que nem almocei,só jantei já no navio. 

Voss é cidade de sky, então tem telesilla e um morro onde as pessoas praticam o esporte.É ao lado do hotel e da estação de trem. Lógico que não poderia perder a visita a tanta beleza. Lá em cima,ainda havia alguma neve,mas muito pouco. Em menos de 1 mes(quando voltei e dormi lá outra vez)já não tinha mais. Porém,a beleza da montanha e dos picos com neve eterna são indescritíveis. As 16.39h tomei o trem,para chegar em Bergen as 18h e me dirigir ao porto, aonde o Havila esperava para sair, até hoje,na melhor viagem da minha vida relatada em outro tópico. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...