Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Oie pessoal! Eu começo a minha viagem para o sudeste asiático em 15/01/25 e ainda estou muito perdida em relação ao roteiro e tudo mais, então basicamente esse é um pedido de socorro rsrsrs

Nossa viagem começa em Taiwan, depois pretendemos passar pelas Filipinas, Vietnã, Laos, Camboja e Thailândia, finalizando na Índia. 

O que vcs acham? Sentem falta de algo muito legal? (a vontade é conhecer tudo, mas fizemos essa seleção com base no que pesquisamos até aqui...)

Minha maior dificuldade nesse momento é entender como montar um roteiro flexível, que permita mudança de planos, mas organizado e sem gastos desnecessários (com alto preço de passagem aérea de véspera, por exemplo). Alguém tem alguma luz sobre isso? 

Qualquer dica, comentário (construtivo) ou sugestão estou aceitando! :) Muito obrigada galera! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

"O que vocês acham..." well... deu-nos pouca informação para tentar ajudar mas, vamos lá.

1) Porquê raios começar justamente com Taiwan que é fora de mão? Se é somente para ver o Taipei 101, não vale a pena (não me recordo de mais nada que valha) e principalmente numa época não muito favorável. Dia 20/01 tem a posse da laranja e a coisas podem escalar na região de forma que só Deus sabe.

2) Mas considerando que existem motivos escusos para esta escolha, vá para Manila depois, ande o quanto puder. Existem dezenas de lugares para ir no país e muito barco e low-fare para usar. O que pode dar de BO no país? Vulcão que pode estar em erupção (como agora) e mudar voos. Como está lá dentro, isso não é tarefa complicada de se fazer. Estará fora da época de monções e por isso espere temperaturas tórridas.

3) De Manila existem duas opções e ambas são ruins. Pode ir para Hanói ao norte e Ho Chi Minh ao sul. Por que ruins: o visto para o Vietnã pode ser tirado para entrada única ou múltiplas entradas. Se optar pela entrada única, tem que ficar no país e "fazer uma volta" depois para ir para o próximo destino. Entra por Hanói, vai descendo até Ho Chi Minh, sai do Vietnã via Camboja (pelo rio, ok? Aventura), sobe até Phnom Penh (porcaria de cidade), continua subindo até Siem Reap e aí perde a mão pois, para subir até Luang Prabang no Laos, tem só um voo por dia e custa caro, sendo que é o único lugar que vale a pena de se ver no país (IMHO, claro). De lá, teria que pegar outro voo para Vientiane e depois entrar na Tailândia cruzando o Mekong. De outro lado, se chega em Ho Chi Minh, vai subindo até Hanói, pega um voo para Luang Prabang (que pelo menos tem 2 por dia) e precisa descer para o Camboja na tocada inversa e depois entrar na Tailândia via Krong Poi Pet, ou seja, decisão difícil.

4) Na Tailândia vira festa porém cuidado. Já terão se passados alguns meses e as monções podem começar. Dependendo do lugar da Tailândia que for, vai estar chovendo horrores, enquanto o lado oposto, um sol de lascar. Então monte o roteiro dentro do país levando isso em consideração, podendo começar pelo sul ou pelo norte (e pelo leste ou oeste), de acordo com a decisão anterior sobre o Laos/Vietnã.

5) Da Tailândia para a Índia, nada a dizer. Coisa simples de se fazer.

Sugestões:

1) Dentro do Vietnã, use trens. São baratos, "ok" (claro que não é um Eurostar) e funcionam bem.

2) Low-fares: cuidado com as taxas de raspadinha, caldo de cana, pastel, paracetamol e etc. Cobram até por mijada dentro do avião. Faça a contas se realmente vale a pena, principalmente por bagagem e porque muitas vezes os aeroportos que operam ficam longe e precisa de transfer que... custa dinheiro.

3) Não existe muita flexibilidade para você(s) pois a maioria dos países demanda uma passagem de saída do território. Então, se desejarem realmente flexibilidade, terão que comprar tickets reembolsáveis ou que, no mínimo, permitam troca sem muito custo e isso encarece o roteiro como um todo. Como acho que não é o caso (querer torrar com isso), será necessário um roteiro com no mínimo as passagens de entrada e saída já compradas, podendo deixar as decisões do que fazer dentro de cada país para quando lá chegar. As imigrações nunca checam a passagem de retorno mas se der azar na sua vez e resolverem checar, podem simplesmente mandar de volta. Se forem legal, para o lugar de onde veio. Se forem chatos, direto para o Brasil.

4) Visto para o Vietnã precisa de antecedência. Vários relatos recentes aqui dão conta que o sistema deles, seja para emissão ou pagamento, anda bugado e demorando para entregar. Quando fiz o meu lá nos idos de guaraná com rolha, mesmo sendo mais burocrático (tinha que enviar carta via um agente, pedido de perdão pelos pecados cometidos, etc etc etc) a coisa funcionava dentro do prazo. Parece que digitalizaram e esqueceram de fazer a lição de casa.

Sobre se faltou algo legal... eu acho que faltou Hong-Kong e a Indonésia, pelo menos. Já vai estar literalmente do outro lado do mundo, porquê não aproveitar se é ali "na esquina" (O mesmo valeria para Kuala Lumpur que fica na esquina da esquina). Só evite Jacarta... que é o inferno na terra.

Link para o comentário

• Colaboradores
10 horas atrás, pmichelazzo disse:

"O que vocês acham..." well... deu-nos pouca informação para tentar ajudar mas, vamos lá.

1) Porquê raios começar justamente com Taiwan que é fora de mão? ...

2) Mas considerando que existem motivos escusos para esta escolha, ...

Hummm, o que seria "estar na mão" entre os paises listados? Ela literalmente pegou uma das pontas, por sinal o mais desenvolvido, listou em ordem de proximidade, indo de leste a oeste e ainda perguntou se alguma coisa/ordem melhor. Duvido muito que comentários desnecessários que lembram comentários do afasta-membro (laranja e motivos escusos) tenham passado pela cabeça dela. E pouca informação? Acho que nem o dela, e muito menos o seu post, teve pouca informação. :)

• Gostei! 1
Link para o comentário

• Colaboradores

@renata83, esclarecendo...

O que seria "estar na mão":

IMHO, supondo que o casal está no Brasil, penso que o caminho mais justificável seria Índia, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Filipinas e Taiwan, devido aos voos existentes entre os países, as conexões, tempo de escala, tempos de voos, custos de passagens, períodos de monções, etc. Porém só pude supor pois, como disse, foram fornecidos poucos parâmetros para oferecer algo mais assertivo e/ou interessante. Pode ser que estejam na Europa, não sei. Pode ser que estejam no Japão.. então meu post e "estar na mão" é baseado em uma suposição geográfica tanto da ilha quanto do casal.

O adjetivo "escuso" foi usado com o significado de: "que se encontra escondido; oculto, recôndito", que, devido a falta de maiores informações, meu post foi escrito pensando com este significado. Pode ser que eles tenham parentes em Taiwan, pode ser que tenham uma oportunidade de passagem conseguida com milhas ou com um presente, pode ser que tenham um interesse particular num evento que vai ocorrer quando lá estiverem, etc e, por esse motivo, decidiram começar pela ilha, nada mais. De novo, suposição devido a falta de maiores parâmetros, mas creio não haver nenhum problema com o adjetivo neste contexto, correto?

Finalmente, sobre o "laranja", usei o adjetivo que é amplamente difundido pela mídia internacional e inclusive questionado até mesmo pelos seus partidários, como pode ser visto aqui: https://www.dailymail.co.uk/news/article-14025193/Fans-Donald-Trump-orange-hit-high-vis-vest.html Nenhuma ofensa, somente um fato descrito.

Não vejo ofensa em nenhum ponto do texto mas se ofendi, já ficam minhas desculpas. Pesquisei infos em meus registros e também na internet para verificar como andam as condições na região, já que faz tempo que por lá não ando, a fim de ajudar da melhor diante das informações fornecidas (inclusive a info sobre o vulcão encontrei hoje no site do Instituto de Vulcanologia das Filipinas). Entretanto parece que falhei miseralvemente...

Ces't la vie

• Gostei! 1
Link para o comentário

• Colaboradores

@pmichelazzo Não me ofendeu, mas sinto que seus posts estão sofrendo influencia do afasta-membros, incluindo alfinetadas politicas e rivalidade rj-sp que não fazem sentido. Já basta um neste forum.

Mas quanto ao inicio que ela já comprou/escolheu: 

Índia, Tailândia, (Laos/Vietnã/Camboja), Filipinas e Taiwan, devido aos voos existentes entre os países, as conexões

/// ao invés de Taiwan, Filipinas, (Vietnã/Laos/Camboja), Thailândia, finalizando na Índia. 

Entendi, ela tinha que ir de oeste a leste, porque começar por Taiwan é muito pior do que terminar por Taiwan. Me desculpe, esqueci que na asia os voos só fazem um sentido. OK. Perfeito.

• Hahahaha! 1
Link para o comentário

• Membros

Por acaso vi num outro comentário dele em um post, ela está vindo da Austrália.

Eu trocaria fácil Taiwam por Hong Kong (e fiz isso quando passei lá mês  passado), Hong Kong achei bem mais coisas interessantes de ver, em Taiwam eu fiquei pesquisando por dias e não tinha conseguido montar um roteiro pra um dia. 

Flexibilidade e baixo preço são coisas opostas, ou você tem um ou outro, a não ser por sorte de achar na hora uma passagem super barata. O que eu faria é ter passagem de ida e saída do país, depois que entra você vê o que quer visitar, como tem 6 meses, tem a vantagem de ter um roteiro bem mais aberto.

Link para o comentário

• Membros

Oie pessoal! Muuuito brigada por todas as respostas! :)

Isso mesmo @Davi Leichsenring! Estaremos na 
Australia visitando familiares e depois vamos encontrar amigos no Taiwan (por isso a escolha do lugar e tb como início da viagem, para combinar as datas com eles) 😊
Na verdade nem chegaríamos pra "esse lado" (por isso Hong Kong tb não entrou..), mas decidimos de última hora ir pra encontrar esses amigos. Isso tb deu uma bagunçada no roteiro e me deixou mais perdida hahaha
Obrigada pela sugestão, parece um bom plano... 

@pmichelazzo Vou considerar todos esses pontos falados. Em relação aos vistos, nós temos passaporte europeu o que, pelo que vimos, acaba facilitando bastante na maioria dos países, então talvez isso nos dê mais flexibilidade. De qlqr forma, vou pesquisar melhor sobre isso também.  

Indonésia pensamos em deixar para uma próxima viagem pq pensamos que geograficamente seria “voltar” e Malásia ainda está em aberto...

2.       Em relação à compra de bilhetes de barco e low-fare, você sugere que compremos antes ou é tranquilo ir decidindo com apenas alguns dias de antecedência? O mesmo para os trens do Vietnã, se compra na hora ou isso sairá mais caro ou sem disponibilidade?

3.      Eu entendi então por sua mensagem que Laos não é muito um lugar que vale a pena, é isso?  

Link para o comentário

• Colaboradores
5 horas atrás, BrunaBan disse:

Isso mesmo @Davi Leichsenring! Estaremos na Australia visitando familiares e depois vamos encontrar amigos no Taiwan (por isso a escolha do lugar e tb como início da viagem, para combinar as datas com eles)

Agora sim me faz sentido. Imaginava que existiria algum motivo específico para começar por Taiwan e como @Davi Leichsenring, já tinha visto também a ilha e nada achei, enquanto Hong-Kong dá para ficar fácil uma semana (fiquei 5 e faltou dia). Mas como tem os amigos lá, manda ver :) Porém, será que não vale a pena já que estão na Austrália, ir para as Filipinas em primeiro? De Sydney (supondo...) para Taipei são poucas opções de voos, enquanto para Manila existem mais, o que inevitavelmente reduz o preço do ticket devido a concorrência. É colocar na planilha e ver a relação custo/benefício de ambas as opções.

Sobre os vistos e seus passaportes, sim e não. Para o Vietnã, mesmo com passaporte europeu, é necessário e-visa e este é/era o único país mais "complicado" para conseguir o visto. O restante é tranquilo, seja com o passaporte brasileiro, seja com o Europeu. E há uma boa nova. Há dois dias atrás o Vietnã mudou o sistema e estão com uma página redondinha em https://evisa.gov.vn/. Aparentemente, pela "limpeza" que fizeram, deve ter melhorado bem (se emitir, nos avise por aqui).

Sobre os trens: não existe necessidade de compra com antecipação dilatada exceto se deseja uma cabine com mais conforto, trem noturno ou durante o período das festividades do ano lunar de cada país. Nesta época os preços vão para a Lua e conseguir bilhete é quase impossível (palavras de colega minha que ficou presa em Hanoi por conta deste feriado anos atrás e confirmada em alguns sites que consultei). O mesmo acontece na Tailândia (falo dos dois pois foi onde peguei trens do SA). Resumindo: feriados nacionais no Sudeste Asiático são longos e todo mundo vai usar meios de transporte. É ficar ligado nas datas para não correr risco. Fora delas, pouco problema e muitos tickets compra-se na hora. Para infos relacionadas com trens em quase todo mundo, fonte obrigatória é o https://www.seat61.com/

Para barcos como Hanoi - Ha Long Bay (tem uma van no meio), Ho Chi Minh - Phnom Penh, Phnom Penh - Siem Reap, etc também não existe necessidade. Normalmente chega-se na "beira" e compra-se na hora.

Para low-fares: segue a regra mundial do mercado. Quanto antes comprar, mais barato pagará, inclusive devido promoções ou porque precisam levar a aeronave de um lugar para outro (paguei um dólar + 23 de taxas num voo de KUL para BKK).

Finalmente sobre o Laos. Quando pequeno, tinha um atlas em casa com fotos de tudo que é lugar do mundo e nele tinha uma da stupa principal de Vientiane. Sempre sonhei em ir, fui, mas o país tornou-se para mim uma decepção. Encurtei a estada na capital por não ter nada o que fazer e fui à Luang Prabang onde lá sim passei ótimos dias e poderia até ter ficado mais. No restante quando planejei a viagem, nada vi de interessante e novamente estou planejando para 2025 e o Laos não está na cartela. Digo para não ir? De jeito nenhum. Digo para não gastar tempo na capital? Sim, totalmente. Acho um destino dispensável, tal qual é para mim, Phnom Penh (exceto pela S-21 e os killer fields). Ambas as cidades não estão em meu novo roteiro pois já as conheço e não despertaram desejo em serem visitadas pela minha mulher, mas retornarei a Siem Reap e Luang Prabang com certeza.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...