Ir para conteúdo

RELATO DE VIAJEM JORDÂNIA 2024 PARTE 01 – RECOMENDAÇÕES GERAIS

Posts Recomendados

• Membros

Depois de muito tempo resolvi escrever esse relato para ver se consigo ajudar alguém. Na verdade tenho preguiça então vou fazer bem sucinto, até porque já não lembro muito bem e para não ficar cansativo para mim ou para quem estiver lendo, vou dividi-lo em partes.

Primeiramente algumas recomendações:

- VISTO: o visto é obrigatório para praticamente qualquer país, mas é muito fácil de obter podendo ser na própria chegada ao país. Entretanto, como a maioria das pessoas vão para a Jordânia para visitar Petra, sai muito mais em conta adquirir o JordanPass. Que é um bilhete que te dá direito ao visto e a entrada em várias atrações incluindo Petra. O preço varia de acordo quantos dias você pretende visitar Petra, havendo opções de 1-3 dias. Também de dá direito a um passeio de trem que eles fazem no deserto, como se fosse uma apresentação teatral, bem interessante. Vi em vários lugares que se você entra no país por Aqaba, não paga o visto (mas é bom checar essa informação) por isso tem gente que só vai para Petra a partir de uma viagem ao Egito, por exemplo.

-TRANSPORTE: se você já buscou informações em algum vídeo ou outro lugar, provavelmente já viu alguém indicando o aluguel de carro com a melhor opção na visita a Jordânia. E é verdade! há transporte para as cidades principais mas é tudo muito confuso. Com meu amigo sofremos muito buscando um transporte a Petra, por exemplo. Existe uma linha de ônibus bem famosa que geralmente faz o trajeto Amãm – Petra/Aqaba. Me esqueci o nome hehe, mas todos conhecem. Só que, se não me engano, havia poucas opções de horários e são mais caros. Há ônibus menores que e mais baratos que geralmente são utilizados pelos locais, e foi esse que pegamos, porém não há horário fixo e sempre há pouca informação confiável. Ninguém sabe te informar exatamente onde e quando toma-lo. Você deve ir checar pessoalmente. Há taxis por toda a parte que te levam para todos os lugares, mais uma vez, não é a opção mais barata e cuidado! Tentaram me roubar assim que cheguei. Se é possível, alugar um carro te trará bem mais liberdade e menos dor de cabeça.

-SEGURANÇA: apesar da guerra estourando em seus vizinhos, a Jordânia tem fama de ser um país seguro. Na verdade, me senti seguro quase todo o tempo, e as pessoas são bem atenciosas. Mas é sempre bom estar atento, vão tentar te vender até a alma e há alguns que sim poderão tentar sair na vantagem.

-IDIOMA: dá para se virar bem com o inglês, já que é um país turístico, estão bem acostumados a receber turistas, mas isso em lugares turísticos, claro. Não pense que todos os habitantes sabem falar inglês, se você sabe algo de árabe, com certeza sua experiência será ainda mais incrível.

-MOEDA: lá se usa o Dinar Jordaniano, muito caro por sinal. Se não me engano, tem na carteira da wise também. Mas é bom levar dinheiro físico.

-PASSAGEM: você pode entrar no país por terra, agua ou voo. A melhor opção dependerá de onde você estiver antes de chegar a Jordânia. Por exemplo, se você está em Israel, talvez seja mais fácil cruzar a fronteira terrestre. Se você for de avião, provavelmente chegará pela capital Amãm, enquanto por água, chegará por Aqaba, a única cidade com praia do país. Se você estiver na Europa, saiba que a Ryanair faz voos para o país partindo de vários lugares e você pode encontrar superpromoções. Eu fui de Madrid para Amãm por apenas 15 euros!!! Então te aconselho a estar sempre buscando, talvez você ache um preço bom e compense ir para um país europeu antes, ainda que seu plano seja apenas a Jordânia.

-JORDANIANOS: como disse anteriormente, os locais são muito amáveis e vale a pena tentar se aproximar e fazer amizades. Até porque, eles te darão as melhores instruções e indicações sobre o que você precisa.

-COMIDA: sinceramente, eu não posso ajudar muito nesse tópico porque explorei pouco da culinária. Estava economizando e sempre buscava o mais em conta haha. Comi praticamente shawarmas sempre, não era o meu favorito mas era uma opção barata.

vou postar o resto do relato em partes 

WhatsApp Image 2024-11-11 at 08.45.48.jpeg

WhatsApp Image 2024-11-11 at 08.45.47.jpeg

WhatsApp Image 2024-11-11 at 08.45.46 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-11-11 at 08.45.46.jpeg

• Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...