Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado (editado)
2 horas atrás, D FABIANO disse:

@Juliana ChampiO que eu queria saber era sobre raio X mesmo,então não é verdade que lá tem um monte ou você não viu.E esse papel,preenche em mandarim?😛

Não sei se as pessoas confundem raio-x com detector de metal... tem os raio-x pra botar as malas/bolsas nas estações de metro, nos lugares em geral... mas ninguém dá muita bola, é algo meio automático. Nos aeroportos claro que tem mais segurança, são super cuidadosos com armas, líquidos em spray e isqueiros, mas pra entrar, não sair, rs! Mesma coisa com estações de trem. A fiscalização é pra entrar, não sair.

O papel vem escrito em inglês, rs, é só preencher com os dados básicos (nome, passaporte, telefone e etc). Te dão dentro do avião.

Editado por Juliana Champi
  • Obrigad@! 1
  • Colaboradores
Postado

CHONGQING (se pronuncia “tchon tchin”)

11 de outubro de 2024 – sexta

Partimos de Xian North (Xi’anbei) pontualmente as 8h08 com nosso trem bala rumo a Chongqing West, onde tb chegamos pontualmente às 13h43. No caminho me chamou a atenção a imensidão verde das paisagens, eu não esperava!

Antes de prosseguir, uma breve explicação geográfica: a divisão territorial chinesa é um tanto diferente da nossa. Eles têm as províncias como nós temos os estados, mas eles tb tem regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), regiões especiais (Hong Kong, Macau) e “cidades administrativas, cidades centrais ou municipalidades” (são muitos os nomes), que são justamente Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing. Estas últimas são cidades diretamente comandadas pelo presidente, e Chongqing é a maior de todas elas, com 34 milhões de pessoas!!

Existem diferentes métodos de contar a população das cidades, considerar ou não a região metropolitana e tals, pois numa análise menos abrangente, Xangai é a maior em população, mas se considerada toda a região administrativa (metropolitana) de cada uma delas, Chongqing é a maior da China e do mundo.

Dito isso, outra grande peculiaridade de Chongqinq tb é geográfica, mas dessa vez vamos de geografia física. Seu território é absolutamente montanhoso, e a cidade foi construída por entre as montanhas, em várias camadas. É muito maluco... não acho que vou conseguir explicar em palavras... tinha hora que eu me sentia numa cidade criada pelo Escher, rs!

Vc estava em um prédio no 8º andar, pegava uma passarela que transpunha prédios e saía em um outro, mas no 33º andar. Vc estava numa rua onde estavam passando carros, NO CHÃO, e então entrava em uma praça, caminhava até o fim da praça e estava uns 100m acima da “rua de trás” da praça... gente, é coisa de doido! Não bastasse a navegação já complexa pela China pelo google maps desatualizado, ainda tínhamos o desafio de chegar do outro lado da rua, com a rua muitos metros abaixo de onde vc estava! Kk

O carro estava indo numa rua no chão, de repente essa rua descolava de outra que brotava abaixo dela vindo sei lá de onde e virava um viaduto, que entrava num estacionamento de um prédio no quinto andar. Tem vários vídeos destes no meu insta (nos destaques), eu juro que não sei se estou me fazendo entender.

Só mais uma: vc pega um metrô no método tradicional, entrando num buraco no chão. Aí vc tá lá no escuro DENTRO DA TERRA e de repente sai do buraco e o trilho está no chão, aí ele descola do chão e entra num prédio e vc sai do outro lado numa plataforma suspensa no ar com outras plataformas abaixo dela, tb suspensas no ar.

Blogueiras tem viralizado postando reels nesta cidade, tem documentários saindo... parece que o ocidente está descobrindo a cidade agora, mas o símbolo da cidade já é um metro saindo de um prédio faz um tempo, rs.

Depois de todo essa assombrosa descrição da cidade, hahauaha, deixa eu contar o que fiz por lá além de me perder!

(CONTINUA)

• Gostei! 2
  • UAU! 1
  • Colaboradores
Postado (editado)

...

11 de outubro de 2024 – sexta

Seguimos pro nosso hotel, mencionado no começo deste relato, e já foi um pouco difícil achar. Ruas íngremes, saímos na saída errada do metrô (sempre) e pra piorar o bendito ficava no 34º andar de um prédio de quase 70 andares. Ele tinha uma vista incrível, foi excelente e eu recomendo MUITO. Staff super atencioso, e embora não falassem inglês, me respondiam tudo no wechat pq era fácil conversar traduzido por lá! Foi a única cidade que fiquei pedindo ajuda pro hotel o tempo todo.

Deixamos as coisas e fomos pra rua, claro! Passeamos pelos arredores caóticos em desnível, haha, e tivemos o cartão da Wise do Gui engolido pelo caixa eletrônico do Bank of China, kkkk!! Resolvemos sacar um dinheiro lá pq até agora não tínhamos pego uma nota na mão, e beleza, saiu certinho o dinheiro, mas não saiu o cartão.

Chamamos um carinha do banco que nos deu uma senha... explicou que ia demorar uma meia hora. Falamos que estávamos com pressa (eu queria ver o por do sol da ponte) e ele até conseguiu pegar o cartão da máquina, mas me disse que precisaria respeitar a ordem da senha para que devolvessem o cartão. Mostrei passaporte, outro cartão com mesmo nome, mas ele me dizia que eu precisava esperar para as formalidades... certamente eu teria que assinar papeis, eles curtem! Kk

Eu disse então que voltava no dia seguinte, mas nunca mais voltei! Eu tinha intenção de voltar, mas quando chegamos de volta ao banco no dia seguinte ele já estava fechado. Zero problemas pq bloqueamos este cartão e as carteiras digitais do Gui e alipay estavam com o virtual!

E ah, não consegui chegar na ponte! Hahahaha!

22.thumb.jpeg.5cd62b051910e45fd6aa174e473d764b.jpeg
Chegando numa pedestrian street, na praça maluca, da janela de casa!

No cair da noite fomos pra uma das inúmeras ruas de pedestres e food streets da cidade. Falando rua parece algo normal, mas é gigantesca e com lojas, pessoas e comidas infinitas. Nos divertimos e nos deslumbramos demais nessa noite! Entramos numa imensa loja de produtos russos, tocando música russa, e tinha lá uma banca grande de doces onde vc poderia botar todos os doces que coubessem num saquinho por 25 yuans. Foi lá o Gui pra essa missão, interagindo com várias senhorinhas ao redor da banca, kkkkk, foi hilário!

23.thumb.jpeg.252e38f76422d24fe2e72f41d23d9865.jpeg
Pelas ruas de Chongqing e Gui na loja russa!

Achamos nesta rua, e só nesta rua, várias lojas de tranqueirinhas de qualidade duvidosa. Tinha de tudo! É aquele tipo de loja que a gente acha que vai ver demais na China e só vi aqui, rs!

24.thumb.jpeg.42acdafd1da4c2c4ca0bde1c85762c81.jpeg
Lojas e mais lojas e mais luzes e mais cores!

Voltamos então pra região de casa, pq já estava bem tarde e estávamos exaustos, pra comer o famoso HOT POT, prato tradicional de Chongqing, mas encontrado em outras regiões da China tb.

É uma bacia enorme e fumegante da base que vc quiser escolher (geralmente tomate e pimenta, muita pimenta, como uma sopa) onde vc vai mergulhando toda sorte de comida pra cozinhar... cada tipo de coisa tem seu tempo de cozimento.

25.thumb.jpeg.413001a04a08fb36bef28ec7ebea3503.jpeg
Eu sempre tinha um garfinho na bolsa para emprevistos, rs. HOT POT!

Escolhemos uma base sem pimenta e deos, como foi difícil escolher o que cozinhar. Eram muitas opções de entranhas de bichos. Tentamos focar em alguns frutos do mar conhecidos (peixes e camarões), um tipo de salsicha e vegetais. Foi legal, mas não bateu amor!

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi
  • Gostei! 3

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...