Ir para conteúdo

Vai viajar em julho? Veja para onde ir e para onde não ir.


untamed

Posts Recomendados

  • Membros

Julho, a princípio, não é um bom mês para viajar. Na Europa, multidões de turistas lotam as cidades e os preços sobem de acordo. Longas filas nos pontos turísticos prejudicam qualquer passeio. E há ainda a questão do clima no sul europeu, bem mais quente do que a maioria das pessoas imagina, com temperaturas passando dos trinta graus. Outros locais, como o Egito e o Marrocos, também sofrem com o insuportável calor de verão no deserto. Os destinos de neve na América do Sul estão no auge da temporada, fazendo com que os preços subam muito e com que as vagas nos hotéis e pousadas fiquem escassas.

 

Mas caso este seja o mês de suas próximas férias, não se preocupe. Com cuidado, encontramos alguns locais onde um viajante pode aproveitar com calma este complicado mês. Segue abaixo cinco dicas de locais para onde ir nesse mês de julho que se aproxima (e alguns locais onde é melhor deixar para depois).

 

1 – Canadá

 

Grande parte do Canadá permanece um enorme horizonte nevado na maior parte do ano, mas retorna com vida e beleza nos meses de verão. Nessa época tudo fica colorido, com pessoas tomando banho de sol nas praças públicas e parques. Vancouver em julho está em seu melhor momento, com temperaturas agradáveis e uma vida cultural bastante ativa. Conhecendo a cidade, não deixe de aproveitar a incrível vista no Stanley Park e não se esqueça de passear de kayak pela bela costa da cidade.

 

 

2 – Noruega

 

Após um inverno de uma quase constante escuridão, a Noruega começa e ver a luz em julho. Dirija-se ao ponto mais ao norte da Europa, Knivskjellodden, e observe o sol da meia-noite neste local que parece ser o fim do mundo. Muitos habitantes locais vão estar passando suas férias no sul da Europa e, assim, o viajante poderá aproveitar com calma e tranqüilidade este belo país. Aproveite os verdes campos e saboreie os morangos e demais frutos de verão, abundantes e relativamente baratos. Os preços locais podem assustar um pouco, mas no final vai valer a pena.

 

 

3 – Bolívia

 

Tão próxima do Brasil e, mesmo assim, muitas vezes esquecida, a Bolívia tem muito a oferecer aos viajantes, em especial àqueles que buscam aventuras, belos cenários e uma experiência cultural única. Conheça a bela Sucre, com seus cenários coloniais. Mergulhe no mundo subterrâneo das históricas minas de Potosí, situadas a mais de quatro mil metros de altitude. Se encante com o cenário do Salar de Uyuni, que parece pertencer a outro mundo. Observe o povo local nas movimentadas ruas de La Paz. E, por fim, descanse na plácida cidade de Copacabana, nas margens do Lago Titicaca. Os preços convidativos são um atrativo extra desta viagem que certamente será uma das suas mais marcantes experiências.

 

 

4 – Colômbia

 

A Colômbia pode ser considerada um destino emergente para os brasileiros. Muitos estão descobrindo os encantos de Cartagena, uma pérola caribenha com suas muralhas incríveis, belos fortes históricos e boa gastronomia. Outros preferem aproveitar às belíssimas ilhas caribenhas, sendo a mais procurada delas a incrível San Andrés. Mas a Colômbia tem muito mais a oferecer. O centro arqueológico de San Augustín, no sul do país, é um tesouro ainda pouco conhecido, contendo estátuas de até três mil anos de idade. Medellín e Bogotá são centros urbanos interessantes, que oferecem de grandes museus arqueológicos a um cenário cultural e artístico movimentado. Há ainda a bela Villa de Leyva, o centro histórico de Popayan, com suas casinhas pintadas de branco, e o divertido Parque Nacional del Café.

 

 

5 – Indonésia

 

 

Com a temporada de chuvas já distante, julho é o melhor mês para conhecer a Indonésia. Comece sua visita por Borobudur, em Java, o maior monumento budista do país e uma atração considerada por muitos tão grandiosa como Agnor Wat. Aproveite também o belo cenário da região, com seus campos verdes de palmeiras. E não deixe, é claro, de visitar Bali, o destino mais popular do país, com sua cultura unica, praias paradisíacas e regiões de montanhas espetaculares.

 

 

É melhor não ir agora para:

 

1 – Marrocos

 

O Marrocos é um belo país, com grandes atrações e muitos encantos. Mas o clima nesse período é extremamente quente, prejudicando turistas e viajantes. A situação fica ainda pior se você planeja conhecer a região desértica próxima a Merzouga. Não deixe de conhecer esse destino incrível, mas é melhor adiar um pouco seus planos!

 

2 – Paris

 

No auge das férias de verão na Europa e nos Estação Unidos, uma multidão se dirige à capital de França em busca de seus inúmeros atrativos. As filas para conhecer a Torre Eiffel ou os grandes museus ficam bastante desagradáveis, e os preços, já bastante caros, ficam ainda mais proibitivos. Prefira conhecer Paris ou a França em outra época, preferencialmente nos meses de primavera ou no outono, quando a região fica ainda mais linda e um pouco mais vazia.

 

3 – Itália

 

Semelhante ao que ocorre na França, a Itália também sofre com a invasão dos turistas de verão. Roma, Veneza e Florença ficam lotadas nos meses de julho e agosto, tornando o turismo nesses locais um pouco menos agradável. Além disso, a temperatura em Roma sobe bastante nesse mês, ficando muitas vezes acima dos trinta graus Celsius. Se você conseguir resistir, espere um pouco mais para conhecer essa linda capital.

 

4 – Ibiza

 

Sim, o clima vai estar muito quente, o mar agradável e a vida noturna agitada. Mas a costa espanhola (assim como o litoral francês e o italiano) vai estar lotada de veranistas. Espere mais um pouco, e você aproveitará Ibiza ao máximo.

Link para o comentário
  • Membros

Olá,

 

boa idéia de tópico: onde ir e quando ir...

 

No Pacífico há várias destinações muito boas (Polinésia Francesa, Vanuatu, Fiji, etc) que são excelentes em julho. Eu viajo sempre em julho/agosto, e adoro.

 

Você cita a Bolívia, que adoro, um dos países mais fantásticos que conheço, mas não gosto de ir em julho. Claro que depende da parte da Bolívia para onde se vai. Santa Cruz de la Sierra é OK no inverno.

 

Sofri muito com o frio no inverno Boliviano. Muito frio e, nos lugares baratos aonde fico, não tem aquecedor. Até dentro de restaurante é gelado, tem que ficar de casaco (estou falando de lugar barato). Muitos lugares não tem água quente, ou a água quente não fonciona direito. Me lembro de estar com o cabelo cheio de shampoo e a água de repente ficar gelada. Isso me aconteceu várias vezes (tanto que cortei o cabelo durante minha última viagem para a Bolívia!)

 

Enfim, sofri muito com o frio na Bolívia, por falta de infra-estrutura. Claro que, se a pessoa puder ficar em lugar mais caro, terá aquecimento correto. Mas viajando com pequeno orçamento, aconselharia outra época. A não ser que o viajante goste de frio. Eu, infelizmente, sou muito friorenta.

 

Me lembro também da viagem de ônibus de Uyuni para La Paz, no inverno. Foi horrível. Tinha gelo dentro do ônibus, como dentro do congelador, aquele "gelinho" das paredes. Sem exagero. Não era à toa que vendiam cobertor de lã na porta do ônibus. Mesmo com o saco de dormir para me cobrir durante a viagem, morri de frio.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Interessante, isso me lembrou um livro que eu vi dia desses que compilava alta e baixa temporada de diversos lugares do mundo. Eu acho que seria interessante criar uma database de informações regionais (ou continentais) mostrando os lugares onde não é interessante ir em determinada época do ano, isso é bastante útil para quem viaja por bastante tempo.

Por exemplo, ir para a Indonésia é uma boa nessa época do ano pois em boa parte da Ásia vai estar em monções.

 

Mas no geral, julho e dez são épocas complicadas de viajar pois é férias em bastante lugares do mundo e as passagens ficam bem mais caras (e sem promoções) e você ainda paga mais nos locais. Fora isso, a tendencia é cidades superlotadas de turistas =/

Link para o comentário
  • Membros

Boa tarde! Obrigado pelos comentários!.. eu fiz esse post para o meu blog, baseado em uns artigos no site da Lonely Planet, onde tem uma lista semelhante a essa para cada mês.. mas eu fiz algumas alterações baseadas em algumas experiências próprias...

 

Realmente na Bolívia faz muito frio em julho, principalmente em grande altitude.. eu fui ao Salar em julho e passei frio durante noite! Mas nos demais locais, como La Paz e Potosi, não foi tão ruim assim (para quem não se incomoda muito com o frio! hehehe)...

 

Sobre o Pacífico, realmente não recomendei pela falta de experiência nessa região.. mas é uma boa dica, é claro!!

 

Ah, aceito sugestões para a minha lista sobre agosto, hein! Mês que vêm eu posto ele no blog!

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Já vi em livraria aqui sim, agora não lembro se era traduzido ou não. Não posso falar muita coisa sobre as informações pois eu li pouco há muito tempo atrás, mas lembro que as fotos eram lindíssimas.

 

Acho que o mochileiros ta precisando de um tópico nesse sentido (onde ir e onde não ir em determinada época do ano).

 

Abs

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...