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A seguir, o roteiro de viagem que criei quando visitei a Colômbia por 9 dias. Se você gostar, não se esqueça de comentar e compartilhar para ajudar outros mochileiros. Grande Abraço!

 

1.                Informações úteis sobre o país

 

1.1.           Quando ir?

Dezembro a abril! Estes são os meses coringas em que você pode viajar para praticamente qualquer parte da Colômbia, sem inconvenientes com o clima: é a época mais seca do ano, com temperaturas elevadas. A pequena exceção para este período é que, em Bogotá, as chuvas começam a aparecer mais frequentemente em meados de abril.

Janeiro, fevereiro, março, abril, maio: em Bogotá, chuvas dispersas por todo o ano e a temperatura sofre pouca variação. De dia chega a 24°C e à noite, 15°C. Pode chover um pouco mais em abril e maio. Em Cartagena, Santa Marta e Ilhas do Caribe a temperatura é sempre alta e agradável. Chove pouco nesta época do ano.

 

1.2.           Câmbio e dinheiro na Colômbia

A moeda oficial da Colômbia é o peso colombiano (COP). Para sua viagem, o ideal é levar real ou dólar, e trocar o dinheiro nas grandes cidades, como Bogotá, Medellín ou Cartagena. Há muitas casas de câmbio nestes destinos, e isso não será um problema. Inclusive, a cotação do real costuma ser realista. Sobre o uso de cartão de crédito, eles são bem aceitos nas áreas urbanas e turísticas. Em pequenos povoados ou estabelecimentos mais simples, é sempre bom ter dinheiro vivo para pagar a conta. Atualmente (novembro/2022), as cotações do peso colombiano, são:

·         » R$ 1,00 = 976,18 COP

·         » US$ 1,00 = 5004,00 COP

 

1.2.1.      Alimentação

Os preços variam de acordo com a cidade, afinal, quanto mais turística a região, mais cara tende a ser. Bogotá e Medellín, como boas grandes cidades que são, oferecem opções pra gostos e bolsos variados. Uma refeição executiva, ao melhor estilo prato do dia, pode custar entre R$20-25. Para comer pratos mais elaborados espere gastar a partir de R$50. Em Cartagena e San Andrés, os principais destinos do caribe colombiano, a média de preço do prato executivo sobe para cerca de R$35 e as refeições mais completas custam facilmente a partir de R$60.

 

1.2.2.      Passeios, atrações e outras despesas

Transporte público e táxi são relativamente baratos. Para você ter uma ideia, uma corrida de táxi do aeroporto de Bogotá até a Candelária (região central da cidade), leva cerca de 30min e custa aproximadamente R$50. Transporte (metrô, metrocable e ônibus): a partir de 2.550 Pesos; Uber (3km): 6.000 Pesos.

Quem pretende curtir a noite na Colômbia deve reservar uma grana para essas despesas. Uma cerveja long neck em algum barzinho qualquer dificilmente sai por menos de R$8. Cerveja lata na rua: 3.000 Pesos; Cerveja lata no bar: 5.000; Água 1L no mercado: 1.000.

Museus, entradas de parques e outras atrações em geral não costumam ser caras. Normalmente, custam algo entre R$15-30. Por outro lado, tours e excursões que duram o dia inteiro podem levar boa parte do seu orçamento. Abaixo os preços dos passeios mais tradicionais em cada destino. As atividades são oferecidas pela Get Your Guide

» Catedral de Sal de Zipaquirá saindo de Bogotá (R$ 270,00)

» City-tour em Medellín (R$ 97,00)

» Ônibus turístico em Cartagena (R$ 102,00)

» Passeio ao Convento La Popa e ao Castillo de San Felipe (R$ 198,00)

» Islas de Rosario (R$ 390,00)

 

1.3.           Comidas típicas da Colômbia

Com um tempero marcante e molhos dos mais variados tipos, a comida colombiana é diferente em cada região do país, sendo que há muitos pratos à base de milho, frango e plátano. Além disso, é muito comum tomar uma sopa antes do prato principal.

Em relação às bebidas colombianas, os sucos são bastante tradicionais durante as refeições. Não deixe de experimentar o de lulo e zapote com leite. Quanto ao álcool, as noites são esquentadas com rum e aguardente (geralmente tomam shots, sem misturar com nada). Club Colômbia e Águila são as cervejas mais consumidas. A Club é pouco mais cara e encorpada, porém, justifica o preço pela melhor qualidade. Em Bogotá, vale a pena ir a algum pub da BBC (Bogotá Beer Company).

 

1.4.           Celular e internet

As três maiores operadoras na Colômbia são Claro, Movistar e Tigo. É dito que a Claro tem melhor sinal em Cartagena. Um chip no aeroporto custa cerca de 20 mil COP. Numa loja de conveniência 24h na capital, num stand Claro, sai por 5 mil. Indicaram uma loja Claro bem grande na Carrera 15, entre Calle 94 e 95 por 3.000 COP.

Relato: “Durante a viagem percebi que nos supermercados maiores (das redes Exito e Carulla) você não encontra stands das operadoras. O supermercado tem um chip próprio à venda nos caixas, mas confesso que não me informei mais a respeito.”

 

2.                Atrações das cidades

 

2.1.     Medellín

2.1.1.      Afinal, Medellín é perigosa?

O passado obscuro e sangrento de Medellín é até que recente, marca dos anos 80 até o início dos 2000. Nessa época a cidade foi palco de terror e guerras entre os cartéis de drogas. Um deles era financiado por Pablo Escobar – traficante eleito algumas vezes como o homem mais rico do mundo pela Forbes.

Os anos mais tensos e complicados desse período foram entre 1983 a 1994. Porém, com a morte de Escobar, em 1993, a criminalidade começou a cair e aos poucos foi sendo combatida e a cidade passou a ter dias mais tranquilos e de paz.

Hoje, Medellín, cidade com 3,5 milhões de habitantes, não enfrenta mais problemas com cartéis e narcotráfico, mas não dá para negar que ainda há problemas de segurança, comum nas metrópoles. Em 2013, foi eleita a cidade do ano pelo The Wall Street Journal, dos EUA. Além disso, de acordo com pesquisa de 2019, 51% dos próprios colombianos afirmam que se trata da cidade grande onde mais se sentem seguros no país.

Inclusive, até a expectativa de vida subiu de 71,4 anos, em 2001, para 77,8, em 2016, ano em que ganhou o prêmio Lee Kuan Yew World City, considerado o mais importante do mundo da categoria. No caso, ele reconheceu os investimentos em inovação e em projetos de sustentabilidade. Aliás, para se ter uma ideia, a cidade ficou à frente de Auckland, Toronto, Viena e Sydney. Além disso, a cidade aos poucos está vencendo o crime, por meio de investimentos, inteligência e capacitação policial, e de projetos de geração de renda que possibilitam que pessoas deixem o narcotráfico e trabalhem formalmente. Isso trouxe de volta os investimentos e também os turistas.

 

2.1.2.      O que fazer em Medellín

2.1.2.1.              Plaza Botero

 

Fernando Botero, pintor, escultor y dibujante paisa, nascido em Medellín, es muy conocido por sus “gordos”. Eso sí, es necesario saber que, en palabras del artista, sus obras no son gordas sino “voluminosas”. Y tan reconocido se ha vuelto su estilo, que se le llama Boterismo. Es por esto que la Plaza Botero también se conoce como la Plaza de los Gordos. Lá estão 23 esculturas de bronze. As obras foram doadas por ele mesmo à prefeitura e expressam sua identidade inconfundível: as representações obesas. Não se aconselha visitar essa região à noite.

Na região, visite o Pássaro da Paz. Em 1995, um guerrilheiro explodiu a obra de arte, matando 12 pessoas, incluindo crianças. Fernando Botero pediu que a estátua destruída permanecesse ali como homenagem às vítimas. Ele fez uma nova estátua, que foi colocada ao lado da antiga, para simbolizar a recuperação da cidade e da população.

Hay un edificio de cuadritos que adorna y hace de la Plaza Botero un espacio mucho más llamativo. Ese se llama el Palacio de la Cultura Rafael Uribe Uribe. En el pasado funcionó como la Gobernación de Antioquia y hoy es un espacio público y gratuito, que alberga el archivo histórico departamental. Es un sitio ideal para los amantes de la historia, el arte y la arquitectura.

·         Sus horarios son de lunes a viernes de 8h. a 17h. sábados de 8h a 14h.

 

2.1.2.2.              Museo de Antioquia

 

Bem atrás da praça está o Museo de Antioquia, um espaço que guarda uma ampla coleção do artista Pedro Nel Gómez. Esse foi o primeiro museu do estado e o segundo da Colômbia, por isso, é tão importante para o país. São mais de 5 mil itens expostos que contam a história e expressões artísticas colombianas, além de esculturas e obras de Botero.

El parque de las gordas de botero en Medellín cumplió 20 años en octubre del 2020. La historia de por qué se construyó la plaza botero para las esculturas va de la mano con la historia del Museo de Antioquia. El museo en la década de los 70´s y 80´s había recibido obras donadas por Fernando, pero para finales de los años 90 el artista le prometió al museo donar más obras sólo si éste crecía (en ese tiempo el Museo de Antioquia no pasaba por un buen momento económico) fue así que decidieron buscar una nueva sede.

El Museo se trasladó al antiguo Palacio Municipal y se derrumbó toda una manzana de edificios para la construcción de la Plaza, de forma que no se cubriera la fachada de este. Fue ahí cuando llegaron, para quedarse, 23 esculturas del famoso artista.

·         Aberto de segunda a sábado, das 10h às 17h30; domingos e feriados, das 10h às 16h30.

·         A entrada: $18.000 COP.

 

2.1.2.3.              Parque Berrío

La historia de este parque está estrechamente ligada con la del Templo de La Candelaria, construido inicialmente en 1649. La Plaza Principal, como se le llamó en un comienzo, era la antesala de la iglesia, y allí coincidían los feligreses antes y después de la eucaristía.

Entre 1784 y 1892, funcionó allí el mercado público, y también fue este sitio escenario de ejecuciones y grandes actos públicos y políticos. Como en todas las grandes ciudades de influencia hispánica, las familias más prestantes vivían alrededor de esta plaza. El 29 de junio de 1895 se inauguró en el lugar la estatua de Pedro Justo Berrío, (una de las principales figuras políticas de la región en el siglo XIX); desde entonces, a la plaza se le cambió el nombre por el de Parque de Berrío.

 

Antes de convertirse en la zona financiera por excelencia de la ciudad, el parque Berrío sufrió varios incendios: en 1917, 1921 y 1922. Las viejas casonas tuvieron que tumbarse y ceder el paso a modernas construcciones, donde tomaron asiento las sedes bancarias y del comercio. Pero quizás su más grande transformación la vivió a finales de la década de 1980 y principios de la de 1990, cuando se le sometió a un rediseño y un profundo trabajo de cimentación, a fin de acomodar la nueva estación del metro de Medellín.

Hoy sigue siendo lugar de encuentro de personas que, sobre las bancas, sientan las bases de sus negocios. En el centro se ubica la estatua de Pedro Justo Berrío; en la esquina sur-occidental se aprecia La Gorda, nombre cariñoso que la gente ha dado a la escultura monumental del Maestro Fernando Botero. En otra esquina de la plaza está ubicada la escultura El Desafío, del maestro Rodrigo Arenas Betancourt.

 

2.1.2.4.              Parque de las Luces

 

El proyecto de la plaza de Cisneros se inscribe dentro del proceso de transformación del sector de Guayaquil el cual ha representado a uno de los sectores con mayor dinamismo del centro de la ciudad. En el año 2002 empieza una transformación del sector con varios proyectos institucionales dirigidos a la recuperación física, económica y social del lugar. 300 torres de luz ubicadas en la plaza configuran un bosque de sombra en el día y un bosque de la luz en la noche.

Anteriormente la plaza de mercado que desapareció por un incendio estaba rodeada de vías vehiculares. Con grandes columnas de luz que apuntan al cielo, Medellín les ofrece a sus ciudadanos y visitantes un lugar especial: la Plaza Cisneros o el Parque de las Luces, como se le conoce coloquialmente.

El Parque de Las Luces involucra a los edificios: Carré, Vásquez y la Biblioteca de las empresas públicas de Medellín. Esta interacción se planteó para permitir el acceso directo del público desde los edificios hacia la plaza, inclúyelos en tu visita. Estás muy cerca del pasaje peatonal Carabobo, donde puedes hacer un recorrido caminando para comprar toda clase de objetos que te servirán como regalo o souvenir de la ciudad.

Recorre el pasaje hasta llegar al Palacio Nacional, un hermoso edificio diseñado por Agustín Goovaerts en 1924 y terminado en 1933. Actualmente es un centro comercial con gran variedad de oferta, pero anteriormente fue sede de oficinas públicas, políticas y educativas y fue declarado patrimonio Histórico y Artístico de la Nación, por su relevancia histórica y arquitectónica.

 

2.1.2.5.              Jardín Botánico

Localizado ao lado da estação de metrô Universidad (linha A), a 20min do centro, o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe, um espaço de 13,2 ha, é o local preferido entre os paisas para caminhar, fazer piquenique ou simplesmente passar um tempo em contato com a natureza. Há boa infraestrutura para os visitantes, como banheiros, lanchonetes e restaurante.

Cuenta con un recinto para eventos llamado el Orquideorama, un lugar arquitectónico para la exposición de flores. El Jardín cuenta con la condición de ser centro de cultura y educación ambiental y botánica, de enorme riqueza florística, y alberga más de 1000 especies vivas y 4500 individuos.

 

En 1968 comienza otra etapa para el terreno. Por esos días regresaba de Australia la señora Elena Baraya, presidente de la Sociedad Colombiana de Orquideología, con una noticia extraordinaria: Medellín sería la sede de la VII Conferencia Mundial del Orquideología.

Este evento fue el generador de un proceso que llevó a transformar profundamente el Bosque de la Independencia. Se unen con tal fin la Sociedad de Mejoras Públicas, la Sociedad Colombiana de Orquideología, el Municipio de Medellín y el Club de Jardinería. Juntos crean una Fundación privada sin ánimo de lucro, que le da vida al Jardín Botánico Joaquín Antonio Uribe, como homenaje al sabio naturalista antioqueño. La nueva institución es inaugurada el 19 de abril de 1972, en el marco de la VII Conferencia Mundial de Orquideología. El evento marca un hito en la historia de la ciudad, pues por esos días Medellín giró en torno a las 62 delegaciones colombianas y extranjeras, representantes de 16 países, que se encontraron aquí para exhibir las más bellas orquídeas del mundo.

Nuestra primera recomendación es empezar a caminar hasta perderte; con seguridad el camino te conducirá a donde debes llegar. Al iniciar tu recorrido, contempla al árbol abuelo, una ceiba de más de 110 años de antigüedad, tómate una selfie en el lago y mientras descubres el lugar, disfruta del encanto natural de la fresca vegetación que abraza a uno de los pulmones verdes de la ciudad.

Sorprendente con la impresionante arquitectura del Orquideorama que se conjuga idealmente con la naturaleza del espacio para generar un ambiente de tranquilidad y bienestar en un lugar indudablemente imponente y disfruta de El Bosque Tropical, el Jardín de Palmas, y la Casa de las Mariposas, mágicos lugares que hacen de este, un lugar ideal para la recreación.

·         Aberto de terça a domingo das 9h às 16h.

·         Entrada gratuita.

 

2.1.2.6.              Comuna 13 e o grafite tour

A Comuna 13 é hoje o ponto turístico mais visitado de Medellín, um retrato muito diferente dos anos 80 e 90. Na época, a comunidade era considerada a mais perigosa da cidade, muito por causa da sua localização estratégica. Isso porque de lá se podiam controlar diversos pontos relacionados ao narcotráfico, como entrada e saída de drogas e armas. Desse modo, a comunidade era disputada por diferentes grupos de narcotraficantes.

A mudança foi lenta e progressiva. Para se ter uma ideia, em 2012 foram instaladas escadas rolantes com o intuito de melhorar o deslocamento diário de quem vive lá. Depois, os moradores resolveram investir na imagem do local com a ideia de deixá-lo mais bonito. A iniciativa trouxe consigo o movimento grafiteiro, que começou a embelezar os muros da comunidade com temas relacionados à história da Comuna 13. Por sua vez, a arte começou a atrair os turistas, que chegam aos montes diariamente, ou seja, uma reação em cadeia.

O crescimento das visitas fez com que famílias da comunidade começassem a investir em novas fontes de renda: lojinhas de artesanato, sorveterias e restaurantes. Além disso, jovens da Comuna 13 se tornaram guias locais, mostrando e contando a história da ‘favela’.

Durante o tour, os guias contam com detalhes a história da comunidade, as pinturas nos muros e outras curiosidades. Para fazer o passeio, a opção é se deslocar até a comunidade e lá negociar o preço com guias que se encontram na entrada. Para chegar à Comuna 13, você pode pegar o metrô (linha B) até a estação de San Antonio e, de lá, caminhar mais 15 min. Além disso, poderá chamar um Uber.

O Graffiti free walking tour acontece diariamente às 10h e às 14h. Tem duração de 2,5h a 3h e funciona com contribuição voluntária (na faixa de 10 USD/pessoa).

La estación del Metro de Medellín más próxima a La Comuna 13 es la estación San Javier, la última de la Línea B en dirección Centro – Occidente. Para llegar a la estación San Javier es necesario llegar a la estación San Antonio en la Línea A y descender para ubicar las escaleras que conducen a la Línea B. Una vez en la estación San Javier puedes tomar un taxi para llegar a las escaleras eléctricas o tomar el bus de las ruta 221i o 225i que se toman en la parada del semáforo a la derecha saliendo de la estación San Javier, ambos te puede dejar a dos cuadras de las escaleras eléctricas, en donde empieza el Graffitour. No olvides indicarle al conductor hacia donde te diriges para que te haga saber donde bajarte.

Una vez estés en la estación San Javier, en vez de descender allí, tienes la opción de tomar la Línea J del metrocable de Medellín para contemplar la Comuna 13 de Medellín y toda la ciudad desde el aire, una experiencia enriquecedora no solo por el paisaje, si no por la invitación a ser consciente de los contrastes de esta metrópolis colombiana.

Nuestra recomendación es dejar este plan para el final antes de partir de La Comuna 13 o bien al principio y retornar hasta la estación San Javier para dirigirse a las escaleras eléctricas, ya que si uno de tus planes es recorrer el barrio y disfrutar del Graffitour, verlo desde el aire no será suficiente.

 

2.1.2.7.              Passeio de teleférico

 

Em Medellín, o teleférico (chamado de Metrocable) não é turístico, pois faz parte do sistema público de transporte e atende diversas comunidades da cidade, mas por meio dele é possível ter uma linda vista aérea da cidade. Além disso, é integrado ao metrô e custa 2300 COP.

·         Funcionamento: das 4h30 às 22h30 (segunda a sábado) e das 5h às 22h (domingos e feriados)

·         Onde comprar: nas estações

 

2.1.3.      Onde comer

Aproveite a caminhada pelo centro da cidade e almoce no Hacienda Orijen. Um restaurante com pratos típicos colombianos e bem servidos. Experimente o bandeja paisa, prato típico colombiano – que lembra uma feijoada. Aproveite também para tomar uma água panela, suco de rapadura, outro item típico da gastronomia local.

O Restaurante Alambique tem um ambiente super agradável, com um cardápio bem variado. Localizado em El Poblado, na Carrera 41, número 10 – 3º andar. A entrada é um pouco escondida, mas não desista, encontre a tímida portinha e suba as escadas, você vai se encantar.

 

2.2.     San Andrés

A 700km da costa, mais próxima da Nicarágua, a ilha em formato de cavalo-marinho é a principal do arquipélago, rodeado por cayos e ilhotas com mar multicolorido e as praias mais bonitas da Colômbia. San Andrés concentra em suas minicidades resorts e hotéis sem frescuras, lojas Duty Free, o aeroporto e histórias de piratas – dizem que Henry Morgan escondia um tesouro por ali. Mas, sem dúvida, o lugar a se estar é dentro d’água, nadando com arraias e peixes de todos os tamanhos que vivem na terceira maior barreira de corais do mundo.

Uma das coisas que mais chama atenção lá é a mistura cultural, que deu uma identidade muito marcante à população. Por influência dos ingleses, grande parte dos nativos domina o inglês melhor que o espanhol – além de falarem o crioulo sanandresano, um dialeto muito curioso que se criou a partir do inglês, um pouco de castelhano e alguns idiomas africanos.

Praticamente toda a infraestrutura de San Andrés fica na extremidade norte, perto do aeroporto. Nessa região estão os melhores restaurantes, as principais agências de turismo e o maior número de hotéis.

Se você comprar todos os passeios no mesmo lugar/com a mesma pessoa, provavelmente conseguirá um desconto melhor ao final. Pechinche! Já chegue para comprar com seu “cronograma de passeios” pré-montado, pois assim você economizará bastante tempo.

 

Compras em lojas livres de impostos

A ilha de San Andrés é zona livre de impostos. Ou seja, é um grande free shop. Não chegar a ser um paraíso das compras, mas é possível encontrar muitos produtos diferentes e alguns preços valem a pena. A maioria das lojas está na Carrera 2, uma rua para pedestres perto da praia de Spratt Bight. Tem lojas de departamentos e outras especializadas em cosméticos, perfumes, pesca, roupas, bebidas e outras coisas.

 

Vida noturna e baladas

Além dos cassinos, não existe muita coisa pra fazer depois do jantar. As alternativas são as festas nos maiores hotéis, caso esteja hospedado em algum deles e as poucas boates, como a Coco Loco. Ela foi a única que eu vi no centrinho da ilha e tem boas avaliações no Google Maps. Assisti alguns vídeos, e todos estavam ao som de reggaeton.

 

Antes de reclamar no hotel em San Andrés, saiba que:

         Chuveiro com água quente é raro em San Andrés. Se faz questão, pergunte ou pesquise comentários de outros hóspedes. Ou escolha um hotel 5 estrelas.

         Sinal de internet é muito ruim. Seja 3G, 4G ou Wi-Fi, prepare-se para se desconectar. Ou vai passar muita raiva reclamando no hotel. Nem adianta levar chip internacional.

         Nem todos os hotéis aceitam cartão de crédito. Antes de reservar, repare nas condições de pagamento, pois muitos aceitam somente dinheiro vivo, de preferência em Pesos Colombianos.

 

2.2.1.        A tarjeta de turismo

É preciso pagar para entrar na ilha de San Andrés. Atualmente, o valor é 124 mil COP por pessoa (somente em dinheiro). Esse documento é obrigatório para todos que visitam San Andrés, até mesmo colombianos. O papel deve ser adquirido com a própria companhia aérea antes do embarque. Após a entrega da tarjeta, é necessário passar pela segurança, que tem raios-X e cães farejadores.

Existe um pouco de falta de organização. Não há padrão na compra da tarjeta. Algumas companhias aceitam o pagamento em dólar e outras, somente em pesos colombianos. Há as que vendem o cartão no guichê de check-in e as que o fazem apenas dentro da sala de embarque. Mas uma coisa é certa: ninguém vai te informar nada a não ser que você pergunte!

Atenção: a tarjeta de turismo não fica retida na Polícia Federal. Ela é devolvida a você e será necessário apresentá-la novamente na saída da ilha – dessa vez sem essa bagunça toda.

 

2.2.2.        Como se locomover em San Andres

San Andrés é relativamente grande, por isso, é fundamental escolher seu meio de transporte logo na chegada, para conseguir explorar bem a região sem ter que ficar gastando com táxi. Aliás, quando for pegar um, negocie bastante, pois não há taxímetro.

 

·         Carrinho de golfe: boa opção para transporte, com dois ou quatro/cinco lugares. Apesar de divertido, é bastante lento e não possui farol, o que impossibilita saídas noturnas. Os preços podem variar de 100 a 200 mil COP a diária.

·         Mula: a opção mais completa é um carrinho chamado mula – muito parecido com o de golfe, mas com um motor mais potente. Este tem a vantagem de possuir luz para transitar à noite, além de ser mais rápido. O preço, porém, é mais caro, podendo chegar até 300 mil COP.

 

Para qualquer uma das opções é mais vantajoso se você alugar por diversos dias (a diária isolada é mais cara e mais difícil de negociar). Compare os preços praticados por diferentes lojas antes de alugar – são várias e elas ficam uma ao lado da outra.

2.2.3.        A volta na ilha de San Andres

A volta pela ilha é algo que todo mundo precisa fazer! Cada cantinho desse paraíso tem uma beleza particular! O trajeto total tem menos de 30km. O transporte mais barato é o ônibus (“chiva”, uma espécie de caminhão aberto – muito simpático com suas cores vibrantes) que faz paradas em todos os pontos turísticos do caminho. Custa apenas 25 mil COP por pessoa. Mas o jeito mais legal é alugar um carrinho de golfe. Em média, o aluguel para o dia todo custa entre 140 e 180 mil COP, dependendo do modelo.

A dica é a locadora Esmeralda (localização e opiniões), que tem melhor aspecto e diferentes tipos de carros, enquanto outras funcionam em lotes baldios e à beira da rua. Esse preço garante o carro das 8h às 18h. Alguns modelos não precisam ser reabastecidos, então sempre confirme antes de alugar.

Teoricamente, é preciso apresentar carteira de motorista pra alugar o carrinho. Mas, na realidade, ninguém cobra o documento. A agência de turismo pede um depósito caução de 100 mil COP, que devolvem ao final. De qualquer forma, recomenda-se ter sua CNH brasileira quando estiver dirigindo. Há algum policiamento nas estradas e pode ser que verifiquem os turistas de vez em quando. Também é importante levar dinheiro trocado, para pagar a entrada das paradas em West View, La Piscinita e algum possível estacionamento.

Depois de West View, as melhores atrações no caminho são La Piscinita, que é ponto de mergulho, e a Playa Zarpada, de onde é possível caminhar pelo mar raso até Rocky Cay.

 

2.2.3.1.              Cocoplum & Rocky Cay

 

Principal hotel e restaurante (caro) na Playa Zarpada, onde está a Rocky Cay. A praia é menos bonita do que a Spratt Bight, mas vale a pena a parada para caminhar no mar raso até o navio enferrujado em Rocky Cay.

 

2.2.3.2.              Playa de San Luís 

Uma praia linda e tranquila. Areia branca, mar azul. Nela não há muito movimento, então, além de ser extensa, tem pouca gente. Uma delícia pra relaxar. Inclusive, você vai notar que em alguns pontos se formam piscininhas naturais perfeitas pra banho.

2.2.3.3.              Hoyo Soplador

 

Uma fenda natural no meio das rochas que, com a força da maré, faz a água espirrar a mais de 2m. O evento só acontece na época de maré cheia. Você não precisa pagar nada para ver, mas lá tem algumas barraquinhas vendendo bebidas, souvenirs, e pessoas que se oferecem para explicar sobre o local e tirar fotos pra você.

 

2.2.3.4.              La Piscinita

 

La Piscinita chama muita atenção pela tonalidade azul escura da água e seu atrativo são os peixes. Na entrada você paga 4.000 COP para ter acesso ao lugar, e recebe um pedaço de pão para dar aos animais. Lá tem uma lanchonete, onde também é possível alugar colete salva-vidas.

 

2.2.3.5.              West View

O West View é um pequeno parque ecológico localizado no lado mais tranquilo de San Andrés. É uma ótima opção pra quem quer umas horinhas de diversão no meio da “árdua” jornada entre uma praia paradisíaca e outra. O local tem um trampolim que alcança até 10m de altura dependendo da maré, e um tobogã muito divertido que desemboca em uma piscina natural lotada de peixes e belos corais. Lá também é perfeito para fazer snorkel. Isso porque os visitantes sempre atiram um pouco de comida para os peixes, que não se intimidam nem um pouco com quem está nadando. O parque abre às 9h e a taxa de entrada é de 5 mil pesos colombianos. Recomenda-se ir cedo ou final de tarde para pegar o parque um pouco mais vazio.

Dica: no bar ao lado do West View, os donos fazem passeios de snorkel! Então, para quem curte apreciar os corais, vale a pena chegar lá e pedir.

 

2.2.4.        Isla Acuario, Haynes Cay & Johnny Cay

O paraíso chamado El Acuario é uma ilhota que mais parece uma piscina, com água límpida e tranquila. O lugar tem o inconveniente de ser cheio de turistas, mas também é rodeado pelos mais variados tipos de peixes, que nadam livremente na água cristalina, criando um exuberante aquário natural! A ilha de El Acuario tem estrutura para aluguel de equipamentos, banheiro, guarda-volumes e uma pequena lanchonete.

 

2.2.4.1.              Isla Acuario

 

É uma região no mar de San Andrés onde estão duas pequenas ilhas. Ao redor delas, águas tranquilas e cristalinas, repletas de peixes e corais. É preciso levar óculos de mergulho e sapato de borracha, pra não se machucar com os ouriços. Não é um lugar com estrutura pra ficar curtindo praia, apesar de ter bonitos bancos de areia. O negócio mesmo é ficar observando peixes. Então o jeito é deixar chinelo, roupa e outras coisas nos armários que os bares alugam, por 10 mil COP. Na ilha os ambulantes vendem capinhas de plástico para você poder mergulhar com o celular.

Valores: o passeio só para a Isla Acuario custa de 15 a 20 mil COP. Se fizer junto com Johnny Cay, o preço total fica entre 20 e 30 mil COP.

Os passeios para essas ilhas saem do porto, chamado “Muelle Puerto Fino”, que fica no centro, perto do restaurante La Regatta. Para chegar no Acuario e em Johnny Cay, o transporte é feito através de barcos que molham bastante (principalmente quem vai atrás), durando cerca de 10 min. São barcos simples e estão sempre lotados. Não senti segurança em razão da lotação da embarcação, bem como da forma como os condutores conduziam os barcos. O uso de colete é obrigatório e geralmente fedem muito! A ida e a volta até os destinos são bem “perrengue”.

O melhor horário no Acuário é depois das 12h30min, 13h, que é quando a turma da manhã já se foi e a turma da tarde ainda não chegou. Um pouco antes das 15h o local já fica mega lotado novamente.

 

2.2.4.2.              Haynes Cay

Logo ao lado do Aquário, você vai ver mais uma ilhota que não chama tanta atenção, mas também é muito bonita e vale conhecer. Ela se chama Haynes Cay e é possível andar ou nadar até lá (são apenas 200m em uma água bem rasinha). Se estiver querendo fazer o trajeto de pedalinho, por 5 mil pesos colombianos você tem essa opção! O mar dessa área é impressionante visto de fora, e ainda mais belo visto de dentro. A água cristalina é ideal para praticar snorkel! Leve um sapato próprio para entrar na água. Use muito protetor solar! O sol pega para valer e não tem muito como se esconder!

Haynes Cay tem um gramadão e coqueiros, ótimos para um momento de descanso depois de almoçar no restaurante da ilha: a nota é 10 para a vista, 6,5 para a comida.

Preço: pagamos 20.000 COP pelo passeio Aquário + Haynes Cay (bônus).

Dica: deixe suas coisas no armário lá do Acuário (custa 10.000 COP) e atravesse apenas com o dinheiro para almoço e câmera para fotos!

 

2.2.4.3.              Johnny Cay

 

Johnny Cay (os locais pronunciam Johnny “Qui”) é uma pequena ilha que pode ser avistada na frente da Praia Peatonal ou Spratt Bight, a principal e mais popular praia de San Andrés. Ela tem a visitação controlada e você vai precisar pagar uma pequena taxa de 5 mil pesos colombianos no momento do desembarque.

Repleta de palmeiras, com uma areia branca que deixa o azul do mar ainda mais vibrante. A ilha é bem pequena e pode ser percorrida em uma breve caminhada. Existe apenas um lado com faixa de areia, onde os barcos turísticos chegam e onde todos podem se banhar. O restante é repleto de piscinas naturais com pedras e arrecifes que formam um cenário paradisíaco, daqueles que parecem uma pintura.

No meio da ilha, há banheiros pagos e diversos quiosques que vendem comidas típicas a um preço razoável. Recomenda-se levar umas comidinhas na bolsa, se quiser economizar. Leve muitos pesos trocados, porque em Johnny Cay tudo se aluga e nada é barato: guarda-volumes (5.000 COP), guarda-sol, cadeiras e snorkel, entre outros equipamentos. Pode até existir algum lugar que aceite cartão de crédito, mas não confie apenas nele, porque o sinal é péssimo.

 

O que fazer em Johnny Cay?

·         Dar uma volta na ilha (15-20min) – é um passeio bem gostoso e rende belas fotos. Só não esqueça de calçar suas sapatilhas para caminhar por lá (tem muitas pedras).

·         Snorkeling (se você sair da parte mais cheia da praia, indo para o lado esquerdo, encontrará peixinhos, mas no Acuário tem muito mais).

·         Dicas do que levar para Acuario e Johnny Cay: dinheiro, câmera fotográfica, toalha, canga, lanches, protetor solar, além de snorkel e sapatilhas de mergulho.

 

2.2.5.        Praia de Spratt Bight, Jet Ski & Parasailing

 

É a mais bonita da ilha principal de San Andrés. Areias brancas, gente bonita, boa estrutura na orla. E o mar tem os famosos 7 tons de azul, além de água morna e área segura para banho, com isolamento dos barcos. No entorno da praia tem bons restaurantes por perto, inclusive um onipresente Café Juan Valdés.

 

2.2.5.1.              Playa de Spratt Bight

Essa é a praia que fica no centro e, embora seja movimentada, tem muitos coqueiros e uma areia branquinha. Ela tem 450m e a caminhada até chegar ao letreiro de San Andrés, que fica ao final, em direção ao aeroporto, é um passeio bem gostoso. Também é possível alugar cadeiras e guarda-sol, mas com tantos coqueiros por ali, não é necessário. Outra coisa legal é que nesta região tem Wi-Fi aberto, mas não é sempre que se consegue acesso, pois depende da quantidade de pessoas acessando a rede. Por ali você também encontra o calçadão, restaurantes e lojas.

2.2.5.2.              Jet ski em San Andrés

San Andrés é um bom lugar para fazer o passeio de jet-ski, pois você pagará mais barato do que em outros lugares e lá te deixam livre para andar (desde que dentro da área delimitada, que é grande). Preço: 200.000 COP para 1h de passeio; 60.000 15min e 110.000, 30 min.

Dica: controle seu tempo com relógio, pois o pessoal lá do passeio é bem “espertinho” e tenta diminuir seu tempo, sinalizando que acabou, quando na verdade ainda não deu. Esse passeio é feito na praia do centro também (Playa de Spratt Bight). Você pode chegar até quase a ilha de Johnny Cay (é liberado chegar até 200m antes).

 

2.2.5.3.              Parasailing em San Andrés

Você vai pagar de 150 a 190 mil COP por ele (em outros destinos caribenhos, costuma ser mais caro) e terá a vista do “Mar de 7 cores” lá do alto: é indescritível! Programe com prioridade, pois o passeio depende de condições climáticas favoráveis: tempo bom com vento.

 

Pegamos um barquinho até o meio do mar e lá trocamos para a lancha que faz o passeio. Cada dupla tem 15min no ar, mas eles também reduziram o tempo e deixaram no máximo 10min (o suficiente). Geralmente a dica quente é para que você não seja o primeiro a subir, pois a tendência é que o mar mais bonito venha durante o passeio (depois da primeira dupla).

 

2.2.6.        Mergulho em San Andrés

Os corais de San Andrés são mundialmente conhecidos entre mergulhadores. A equipe que me atendeu foi o pessoal do Scuba San Andrés. O centro de mergulho fica localizado dentro do Hotel Boutique Playa Tranquilo. Caso você não tenha como se locomover até lá, não se esqueça de avisar quando agendar seu mergulho, pois eles irão te buscar.

 

2.3.     Cartagena de Indias

A cidade colonial, possivelmente a mais bela da América Latina, é o cartão-postal da Colômbia. Suas bem conservadas muralhas do século XVI guardam um conjunto arquitetônico colorido com pracinhas jardinadas, igrejas, monumentos históricos e casas antigas com pátios recônditos que hoje viraram hotéis-boutique, cafés charmosos, lojinhas e uma porção admirável de restaurantes.

 

2.3.1.        O que fazer em Cartagena?

O Centro Histórico é a atração principal, com seu casario e construções como o Palácio de La Inquisición, a Catedral, a Puerta del Reloj e a Plaza de los Coches. Fora dali vale a pena ver o Castillo de San Felipe de Barajas, um grande forte antigo, e dar uma volta por Getsemaní, o bairro onde os escravos viviam antigamente, principalmente pra comer. Bocagrande é a parte nova da cidade, com uma praia pouco vistosa e prédios enormes.

As Islas del Rosário (45min de barco) são destino de tours de um dia que param para um rolê de snorkel e visitam o oceanário de San Martin de Pajares, centro de pesquisas marinhas.

 

2.3.1.1.              Centro Histórico e a Cidade Amuralhada

O centro histórico de Cartagena é protegido por muros – a chamada Cidade Amuralhada. No passado, ela servia de proteção contra ataques marítimos e tinha 11km de extensão (atualmente são apenas 8). É uma presença constante na cidade, impossível não notar.

Um ponto interessante da Cidade Murada é o Parque Bolívar. Ocorrem apresentações de danças folclóricas à noite e nas proximidades há muitos vendedores de artesanato e das famosas bolsas da tribo Wayuu – vale a pena dar uma sondada nos preços durante o dia e voltar mais pro final da noite. Nesse parque fica um escritório do concurso Miss Colômbia. Em frente, na calçada, estão expostas fotos de todas as “Señoritas Colombia” e destaque às duas – quase três – que foram eleitas Miss Universo. Ao redor da praça você encontra diversos pontos de interesse importantes, como o Museu da Inquisição, o Museu do Ouro, o Museu da Esmeralda e a Biblioteca de Cartagena.

É possível circular só a pé, pois os extremos da muralha são separados por apenas 2km. Além disso, a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando por suas ruas. As casas coloniais coloridas têm suas sacadas enfeitadas de flores e o barato é se perder pelas ruas, descobrindo as belezas calmamente.

O Baluarte de Santo Domingo foi o local onde a grande muralha começou a ser construída. Ali você encontra o popular Café del Mar, onde os viajantes disputam espaço para ver o pôr do sol no mar do caribe. Se for a sua ideia, chegue cedo (em torno de 17:30) – as mesas ao final do dia estão sempre lotadas.

 

2.3.1.2.              Torre del Reloj e Arredores

A principal porta de entrada para a Cidade Amuralhada é pela emblemática Porta e Torre do Relógio (o original veio dos EUA e foi instalado em 1874. Por lá ele permaneceu por 63 anos, quando foi substituído pelo relógio atual, que veio da Suíça). Sua torre de cor amarela contrasta lindamente com o azul do céu colombiano. Se quiser garantir uma boa foto, vá no início da manhã, quando somente alguns moradores passam pelo local.

 

Em frente à Torre, do lado de dentro da cidade histórica, você vai encontrar o Portal de los Dulces e a Plaza de los Coches – também chamada de antiga Praça dos Escravos. O local é perfeito para comprar doces tipicamente colombianos e em grande variedade.

Caminhe no Parque del Centenário, que fica em frente à Torre do Relógio. Lá tem uma feira diária de artesanato típico com preço bom. E a 250m da torre está a Plaza de la Aduana, onde está a mansão na qual morou Pedro de Heredia, o fundador de Cartagena das Índias.

La Puerta del Reloj, Torre del Reloj o Boca del Puente es la puerta principal de la ciudad del centro histórico de Cartagena de Indias y la entrada original de la ciudad fortificada. Está ubicado entre las plazas Plaza de Independencia y Plaza de los Coches. El nombre «Puerta del Reloj» responde al reloj con el que fue coronado a principios del siglo XVIII. Mientras que el nombre de Boca del Puente se debe al hecho de que, durante el período colonial, se levantó un puente levadizo al pie del canal de San Anastasio, que unía la ciudad amurallada con el legendario barrio de Getsemaní. Además, el puente sirvió como defensa de la ciudad, ya que, en caso de ataque enemigo, este se alzó para impedir el acceso de piratas y bucaneros. También la puerta estaba protegida por los bastiones de San Pedro Apóstol (ahora desaparecido) y el de San Juan Bautista.

Tiene un estilo postclásico en su fachada, precursor de los que preconizaron los tratados sobre fortificación de la segunda mitad del siglo XVIII. La Puerta del Reloj es obra del ingeniero militar Juan de Herrera y Sotomayor, fundador de la Academia de Cartagena, y su estilo recuerda la fachada de la iglesia del convento de San Francisco en la ciudad de Santo Domingo. De hecho, ambas puertas presentan un arco romano de medio punto, flanqueado por dos pares de columnas toscanas, y el mismo entablamento con un friso decorado con triglifos.

Para los conocedores, esta puerta es una de las obras más exitosas de la Escuela de Fortificación Hispanoamericana y posiblemente una de las mejor conservadas del Nuevo Mundo, ya que cumple estrictamente con las opiniones de la escuela de Vauban.

 

2.3.1.3.              Museus em Cartagena
Palacio de la Inquisición y el Museo y el Archivo Histórico

O Palácio da Inquisição é o Museu Histórico de Cartagena. Ele conta um pouco sobre o triste passado da cidade, quando foi sede do Tribunal do Santo Ofício, na época da inquisição, em 1610. O prédio, em estilo colonial, abriga hoje peças e instrumentos de tortura, que eram usados quando pessoas que tinham valores e crenças diferentes das impostas eram condenadas.

Uno de los sitios de obligada visita en Cartagena de Indias es el Palacio de la Inquisición, cuya imponente portada levantada en todo el frente de la antigua Plaza Mayor, hoy de Bolívar, es uno de los símbolos que identifican a esta ciudad. En su interior se alojan el Museo y el Archivo Histórico, piedras angulares de la memoria cartagenera de todos los tiempos y ejes de uno de los centros culturales más destacados del Caribe colombiano. Es el lugar clave para iniciar un recorrido que nos lleve de la mano por la fascinante historia y la magia natural que encierra el Corralito de Piedra.

De entrada, el primer impacto nos lo produce la arquitectura serena y soberbia de esta casa construida en el siglo XVIII para el funcionamiento del Tribunal del Santo Oficio de la Inquisición y recientemente restaurada con la recuperación total de todos sus valores originales, dentro de los cuales sobresale la impresionante obra maestra de su carpintería de madera desarrollada en sus portones, balcones, techos y ventanas, que constituyen un silencioso homenaje a los cientos de artesanos anónimos que dejaron aquí la huella de su talento.

Por todo ello, este conjunto monumental es el más importante ejemplar de la llamada Casa Colonial Cartagenera, donde se fundieron todas las influencias milenarias del sur de España con la visión popular de nuestros alarifes. Es uno de los resultados más tangibles de ese singular encuentro de culturas en América.

Hoy el Museo Histórico de Cartagena de Indias funciona en esta imponente edificación, cuya característica más destacada es su hermosa portada barroca labrada en piedra caliza, que alberga en su arquitectura diversos saberes propios del sincretismo cultural que trajo consigo la colonización europea.

·       Horários: Lunes a viernes de 9h a 18h. Sábados, domingos y festivos de 10h a 16h.

·       Tarifa: $20.000 COP adultos.

 

Museo del Oro Zenú

Se encuentra ubicado en el Centro Histórico, frente a la Plaza de Bolívar. Fue inaugurado por el Banco de la República y en 1982 abrió sus puertas al público en Cartagena de Indias, con una colección de piezas en oro y cerámica de las principales culturas precolombinas.

En Julio de 1984 fue remodelado por primera vez y se constituyó en un museo regional de la cultura Zenú. Cuenta con una colección de 538 piezas de orfebrería, 61 piezas de cerámica, 12 piezas de líticos, 48 piezas de conchas y 6 piezas de hueso, que pueden ser apreciadas en sus diferentes salones.

El Museo del Oro Zenú busca contribuir al rescate, conservación y difusión de los valores de los cartageneros, y a la afirmación de la identidad cultural, resaltando la importancia de la tradición indígena. Es un lugar para conocer y admirar el arte precolombino, permitiendo un acercamiento con el pasado y las raíces culturales.

·         Horarios: Martes a sábado: 9h – 17h. Domingos: 10h – 15h.

·         Entrada gratuita.

 

Casa Museo Rafael Núñez

Onde viveu o então 4 vezes presidente e poeta colombiano Rafael Núñez. Es una muestra de la arquitectura criolla y de estilo antillano en madera del siglo XIX que hoy tiene las puertas abiertas al público como museo en donde están exhibidos objetos personales y algunas obras de su autoría. Al frente de la casa se encuentra la Ermita del Cabrero y el Parque Apolo que acoge los restos del ex presidente y su esposa.

·         De terça a sexta das 9h às 17h. Aos sábados e domingos das 10h às 16h. Fecha às segundas.

·         Entrada gratuita.

 

El Teatro Heredia

Oficialmente Teatro Adolfo Mejía, es un teatro colombiano ubicado al interior de la zona amurallada de Cartagena de Indias (Bolívar). Su construcción, iniciada en 1906, se llevó a cabo en el lugar en el que se encontraban las ruinas de la Iglesia de La Merced, construida en 1625, y con un diseño basado en el teatro Tacón de La Habana. Fue inaugurado el 11 de noviembre de 1911 con el nombre de Teatro Municipal por motivo del primer centenario de la Independencia de Cartagena, y su nombre fue cambiado a Teatro Heredia en 1933, en conmemoración al cuarto centenario de la fundación de la ciudad. La Fundación para la Conservación y Restauración del Patrimonio Cultural Colombiano y la Subdirección de Monumentos Nacionales del Instituto Nacional de Vías se encargaron de la restauración del teatro, que condujo a su reapertura en 1998. En su fachada se aprecian Talía, Terpsicore, Euterpe y Calíope; y en su interior se encuentran pinturas de Enrique Grau en el telón y el cielo raso.

 

Su construcción, en estilo italiano, pero con influencia caribeña, se debe a Luis Felipe Jaspe, quien pese a no haber cursado estudios es el artífice de algunas de las más importantes obras de principios del siglo XX, como la Torre del Reloj de la Puerta de la Boca del Puente.

El teatro Adolfo Mejía fue construido al comienzos del siglo XX a instancias de la Compañía de Teatro de Variedades de Cartagena, que había propugnado durante 30 años la construcción de un teatro municipal, para ampliar la vida cultural que se desarrollaba en el escenario del teatro Mainero desde 1874.

Su edificación se realizó dentro de la antigua capilla de la Merced, que fue construida en 1625 y abandonada durante las guerras de Independencia. El proyecto de Jaspe aprovechó la estructura de tres naves del templo, para construir un teatro con esquema de herradura, platea, palcos, balcones y los escenarios.

En el teatro cada espacio goza de valor arquitectónico. La fachada, de estilo ecléctico, está compuesta por tres cuerpos, a los que corresponden sendas puertas que dan al vestíbulo, que junto con las escaleras que dan a los palcos son de mármol blanco de Carrara. Estas escaleras fueron construidas en Italia y transportadas por vía marítima, a través del océano Atlántico.

El teatro cuenta además con un escenario coronado con una escultura de la India Catalina —traductora del fundador de la ciudad Pedro de Heredia— foso de orquesta y «foyer». No obstante, la característica arquitectónica más relevante la constituyen las celosías caladas que separan los palcos, que producen un efecto de encaje, y los adornos que separan las tribunas, elaborados en yeso cubierto de láminas de oro de 22 quilates.

En 1988, el teatro Heredia fue restaurado. Fruto de esta obra son el mural del cielo raso (plafond) que representa a las nueve musas de las artes y las ciencias y la pintura referente a Cartagena en el telón. Ambas pinturas son del maestro cartagenero Enrique Grau.

El teatro municipal, como se le llamó originalmente, fue inaugurado el 11 de noviembre de 1911, con motivo del Primer centenario de la independencia de Cartagena de Indias. Um dos principais prédios de Cartagena, o Teatro Heredia está localizado no centro histórico da cidade. É possível fazer um passeio guiado pelo teatro e conhecer mais detalhes da sua história e construção.

·         Horários: das 8h às 18h

·         Preço: 10 mil COP ou gratuito(?)

 

2.3.1.4.              Las Bóvedas

 

Se você está procurando um local para comprar presentes em Cartagena, Las Bóvedas deve fazer parte do seu roteiro.

Las Bóvedas fue la última obra del recinto amurallado de la ciudad. Los continuos nortes habían abierto una brecha entre los baluartes de Santa Clara y Santa Catalina que Juan de Herrera y Sotomayor no llegó a cerrar. El ingeniero Lorenzo de Solís proyectó en 1755 la construcción de cuarteles y almacenes que no fueron finalmente edificados, pero su idea fue recogida por Antonio de Arévalo.

El ingeniero brigadier, consciente de la necesidad de un espacio para albergar a la tropa presenta en 1773 su propuesta, que no dará comienzo hasta 1792. Se construyeron 23 bóvedas a prueba de bombas que además de alojar a la guarnición y servir de almacén para víveres y pertrechos, también tenían una función defensiva gracias a las aspilleras emplazadas en su fachada marítima y la plataforma superior, ideada para albergar artillería. Una galería porticada de arcos de ladrillo cierra la construcción hacia la ciudad y permite la comunicación entre las bóvedas. El escudo de Armas de la Corona situado en el arco central con la fecha de 1798 indica el año de finalización de las obras.

Esta edificación militar ha tenido varios usos a través de su historia. Inicialmente fue utilizada como cuartel militar por las Milicias Blancas de Cartagena. Luego durante la guerra de Independencia, las Bóvedas sirvieron de prisión, y albergaron a personajes tan ilustres como el general patriótico Francisco de Paula Santander. Más tarde se convirtieron en depósito de municiones; y luego, sirvieron a la industria de licores de la región. Actualmente son el más variado mercado de artesanía, donde el visitante puede adquirir las más finas piezas de la tradición artesanal.

Por fim, em menos de 5min, desde Las Bóvedas, você pode passar em frente à Casa que foi do escritor Gabriel García Márquez. É uma casa laranja, na Calle Zerrezuela, que por vezes passa despercebida pelos turistas. Não é aberta ao público.

 

2.3.1.5.              As Igrejas de Cartagena

 

Igreja de Santo Domingo

É a mais antiga de Cartagena, tendo sido finalizada em 1559. A visita é gratuita, mas só é possível entrar nos horários de celebrações. No interior há uma escultura de madeira milagrosa. Conta a lenda que tal peça foi esculpida por um anjo no século XVII.

Después del asalto a la ciudad por parte del inglés Francis Drake, se inició la reparación de esta iglesia que había empezado a ceder en sus cimientos, por lo que se construyeron estribos a un lado de la edificación para sostener sus muros. Lo que le dio el nombre al callejón ubicado junto al templo (Callejón de los Estribos).

Sin embargo, los ingleses no fueron los únicos enemigos de la Iglesia de Santo Domingo, cuenta la leyenda que una vez finalizada la construcción del templo, el diablo se apareció molesto e intentó derribar la torre izquierda, con tan mala suerte que solo logró torcerla un poco. Más tarde el diablo herido en su orgullo se refugió en un pozo cercano que fue sellado por los ciudadanos de inmediato.

Em frente à Igreja está a Praça de Santo Domingo, também conhecida por “Plaza La Gorda”, devido à famosa escultura de bronze de Fernando Botero, a “Gorda Gertrudes”. Nos arredores estão alguns restaurantes e bares. O local é agitado durante o dia e também à noite.

 

Igreja da Santíssima Trindade

Construída no século XVII, essa igreja fica no bairro Getsemaní, dentro da cidade murada de Cartagena. Apesar da importância histórica, hoje ela está fechada e pode apenas ser vista de fora. Em frente fica a praça de mesmo nome, onde se deu início a revolução que resultou na independência da cidade.

 

Catedral Metropolitana de Cartagena – Basílica Menor Santa Catarina de Alejandría

Também conhecida por Catedral Santa Catarina de Alexandria, sem dúvida é a principal igreja da cidade. Sua construção começou em 1577 e só foi finalizada 84 anos depois.

 

Igreja e Monastério de San Pedro Claver

Localizada na praça que leva o mesmo nome, essa é uma antiga igreja jesuítica construída em 1580. É certamente uma das mais belas da cidade, tendo sido declarada, em 1995, Monumento Nacional da Colômbia.

 

Se encuentra ubicada en la Plaza de San Pedro Claver adyacente al museo y santuario del mismo nombre. Fue construida a principios del siglo XVIII y lleva su nombre en honor al que traían a Cartagena. Seus restos mortais estão dispostos no altar da igreja.

Antes de llevar el nombre actual esta iglesia fue llamada ‘Iglesia de San Ignacio de Loyola’ y luego ‘Iglesia de San Juan de Dios’. Además, por muchos años sirvió de parque al cuartel militar contiguo.

Su arquitectura pertenece al estilo jesuítico. Parte de su fachada fue labrada con piedras traídas de la isla de Tierrabomba y en su interior reposan las reliquias de San Pedro Claver, en una urna de bronce dorado y cristal. Además, en el año 2017, el Papa Francisco visitó este templo y desde el atrio presidió la oración del Ángelus ante cientos de feligreses. Esta iglesia es un sitio que no debes perderte en tu visita a Cartagena. Entrada: R$10.

Na praça você vai encontrar uma escultura de San Pedro Claver, feita pelo artista Enrique Grau, e também algumas esculturas feitas de sucata, por Edgardo Carmona. Ao redor da praça há cafés, restaurantes, bares e várias lojas.

 

2.3.2.        Castillo San Felipe de Barajas

 

Está localizado na colina de San Lazaro, fora da cidade amuralhada de Cartagena. Começou a ser construído em 1536 por militares espanhóis e escravos africanos, sendo finalizado em 1657, durante a época colonial. Desde 1984 é Patrimônio da Unesco.

Considerado a maior obra militar espanhola no Novo Mundo, seu tamanho impressiona, com muitos túneis, escadas, corredores, janelas e escotilhas. Tinha como função proteger Cartagena de ataques de inimigos, como de piratas caribenhos. Por conta disso, assemelha-se muito mais com um forte, apesar do nome.

Este castillo ha sido escenario de grandes batallas, como la que tuvo lugar contra Gran Bretaña y que fue capitaneada por Blas de Lezo, el ‘mediohombre’ vasco y héroe de la armada española, al que le faltaba un ojo, una pierna y tenía un brazo inutilizado, que defendió sus muros en el año 1741, dando lugar al desenlace de la guerra del Asiento.

Desde entonces esta construcción ha sido ampliada con distintas baterías defensivas y restaurada para conservar las piedras de los hechos que acontecieron en el pasado, una historia que hoy día es contada a miles de turistas que cada año pasean por sus túneles y que se dejan caer por esta ciudad caribeña.

El Bonete

El Bonete, fue la configuración inicial del castillo, en sus inicios sus dependencias eran más pequeñas a como se conoce en la actualidad. El Castillo de San Felipe de esta época tenía una única puerta de acceso, tres baluartes, cuatro garitas, un cuartel, un pozo de agua y un pequeño almacén. Este edificio que hoy día se puede contemplar, estaba formado por ocho cañones con espacio para veinte soldados y cuatro artilleros. Se le llamó así porque su forma se parecía a unos sombreros que se llevaban en aquella época, “los bonetes”.

 

Las Baterías

Alrededor del castillo podrás visitar sus siete baterías como la de San Carlos y los Apóstoles, la de Santa Bárbara y la Redención, San Lázaro, Hornabeque y La Cruz. Estas plataformas se construyeron para poner cañones y otras piezas de artillería para disparar al enemigo. Podían albergar hasta 63 cañones y más de 600 hombres. Aún se puede ver alguno de estos cañones en estas Baterías que sirven como ambientación y decorado del lugar.

Después de la batalla contra las tropas inglesas se aprovecharon las irregularidades del terreno de la ciudad para construir baterías colaterales, algunas se comunican con El Bonete por túneles y galerías subterráneas.

 

El Aljibe

El Aljibe es otra de las partes del castillo que podrás contemplar, junto con la casa del Castellano, considerada la parte más alta del fuerte, también el hospital de tropa, la garita, la espadaña, el tendal, la campaña y los puentes durmientes.

 

Túneles y galerías subterráneas

En tu visita podrás recorrer una longitud de más de 600me de túneles y galerías subterráneas llenos de historias y misterios. Están perfectamente acondicionados para incluso recibir cerca de 2000 visitantes diarios.

 

El Entorno

En el entorno que rodea al Castillo San Felipe de Barajas no puedes perderte una visita por la estatua de Blas de Lezo, hacerte una foto junto a la bandera de Colombia, símbolo del castillo y levantada sobre un mastín de grandes dimensiones, algunos de los cañones que se encuentran en las baterías y el monumento de “las botas”. Cerca también se encuentra la escultura de la India Catalina, obra del escultor español Eladio Gil Zambrana, quien fue hija de un cacique gobernante de una tribu.

Lá do alto é possível observar a Cidade Amuralhada, o bairro de Bocagrande e boa parte do mar e da baía de Cartagena. Com a bandeira azul, vermelha e amarela tremulando, fica tudo mais bonito. Garantia de lindas fotos.

O Castelo de San Felipe fica a 1,5km da Torre do Relógio, então, se você gosta de caminhar e se não for horário de sol forte, é possível visitar a pé, mas os táxis cobram 8 mil pesos. A construção fica a cerca de 10min da Cidade Amuralhada de carro, ou 25min a pé. Caso decida ir caminhando, aproveite para conhecer o monumento da India Catalina, localizado no parque de igual nome. Perto do Castelo também há outro monumento chamado Los Zapatos Viejos, que é uma homenagem ao poeta local Luís Carlos López.

·         Ingressos custam 25 mil COP. Guias cobram a partir de 10 mil por pessoa. Por 18 mil também é possível alugar um audioguia (em inglês ou espanhol), em frente à entrada do Castelo (alugue antes de entrar na fila da bilheteria).

·         Horários de funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h.

 

Dicas para a visita ao castelo

         Separe pelos menos 2h para o tour

         Vá no início da manhã ou no fim da tarde, quando o calor é menos infernal.

         Vá de chapéu: boa parte do passeio é a céu aberto e o sol de Cartagena é implacável.

         Não compre nada dos ambulantes do lado de fora. Eles vendem principalmente chapéus e água. Tudo pelo dobro do preço. Se chegar sem, compre do lado de dentro do castelo, onde é mais barato. Existe uma pequena lanchonete/loja de lembrancinhas no topo do Castelo e o preço é o mesmo.

         O ingresso também está incluso num city tour de ônibus pela cidade e sai mais barato assim. Mas o tempo de visita fica muito corrido.

 

2.3.3.        Islas Rosario

 

Islas del Rosario é um arquipélago com 27 ilhas que abriga um dos mais importantes recifes de corais da costa colombiana. Vistas de cima, as pequenas ilhas lembram um rosário. Fica a cerca de 1h de barco de Cartagena e lá estão muitas praias particulares, em pequenas pousadas que se intitulam “resorts”. Exagero delas, pois as estruturas são todas simples. Mas o visual não é exagero. Ali o mar do Caribe ganha todas aquelas cores inacreditáveis, embora algumas não tenham areia e a estrutura não valha a pena. Por isso é importante escolher a praia certa para passar o dia, para não se frustrar.

O passeio de um dia ao Hotel Gente de Mar é o mais indicado: transporte em lancha nova, praia privativa, sombra natural, águas cristalinas e uma excelente estrutura. Por isso tudo, também é um dos passeios mais caros da cidade. O hotel Gente de Mar fica na Isla Grande, a maior das Islas Rosário. Nesse pequeno arquipélago estão as melhores praias de Cartagena. No total, são três: duas delas têm cadeiras de praia, incluídas no preço do pacote. A maior praia é a melhor delas. É lá que a maioria das pessoas passam o dia. Mesmo assim, nem metade das cadeiras foram ocupadas. Prova de que o resort realmente tem um número máximo de visitantes por dia. Nada de farofa.

A praia é toda de areia. Mas, dentro da água, parte do solo é rígida e desconfortável para os pés. Então, é melhor se manter na metade esquerda do mar, onde se pode caminhar sem sofrer. A água estava oscilando a temperatura, entre levemente fria e morna. Perfeita para se refrescar. Completamente sem ondas.

Também é possível alugar caiaque e snorkel para mergulho. Ou você pode utilizar os caiaques grátis. Foi o que eu fiz. Remei, remei e mal saí do lugar, porque a aerodinâmica deles é péssima. Mas vale pela diversão na água.

O almoço foi melhor do que eu esperava. Já tinha visto a foto do clássico prato com peixe frito e arroz, e não achei nada apetitoso. Até provar ele. Realmente muito gosto. Peixe fresco, salada bem temperada e o melhor arroz de coco que provei na Colômbia. E pode repetir.  Depois de comer, a dica é dormir à beira da praia, nas cadeiras de sol ou no redário, bem ao estilo do nordeste brasileiro. E como se trata de uma praia particular, a tranquilidade é total para deixar suas coisas na praia e mergulhar nesse mar cristalino que tem o tom de azul mais bonito dessa parte do Caribe.

Comparando com outros lugares das Islas Rosario, como Hotel Cololiso, Isla del Pirata, San Pedro de Majagua e Hotel Lizamar, entre outros, o Gente de Mar está muito acima da concorrência. Problemas relatados sobre outros “resorts” incluem banheiros ruins, praia sem areia, comida ruim e excesso de gente. Recomenda-se reservar o day-use diretamente com o hotel. Peguei o contato na página do Gente de Mar no Gogle Maps e adicionei no Whatsapp. Me responderam em menos de 1h. Número: +57 310 6341105

Preço: 190 mil pesos colombianos. Esse valor eu paguei na hora do embarque, no Muelle la Bodeguita, onde é preciso pagar um extra de 16.500 pelo embarque. Inclui transporte em lancha rápida, almoço típico com peixe e arroz de coco, day-use no hotel. A maior vantagem de reservar diretamente com o Gente de Mar, é que eles buscam o cliente de van no hotel em Cartagena.

Horários do passeio: marcaram de me buscar no hotel às 8h15. A van chegou apenas às 8h40. Parece que é normal esse atraso. A lancha partiu exatamente às 9h20 e chegou às 10h10 na Isla Grande. Ou seja, 50 min de viagem, em mar tranquilo. Todos com coletes salva-vidas. Barco novo e confortável. Recepção no hotel com suco de maracujá.

Permanência de quase 5h no hotel. Às 15h já estavam todos de volta à lancha. A viagem de volta foi maior, porque o mar é mais agitado a tarde. Então o piloto pegou um caminho alternativo, passando por um canal mais tranquilo. Chegada em Cartagena às 16h30. Ou seja, 1h30 de viagem. Na volta, não tem serviço de van. Por isso é legal estar hospedado dentro da cidade murada, perto do Muelle la Bodeguita.

 

2.3.4.        Onde comer em Cartagena

As melhores arepas colombianas que comi foram em Cartagena. E não foi em restaurante ou café, mas sim na rua. Comi mais de uma vez, e em nenhuma delas passei mal, todas com manteiga, ovo e queijo ralado.

O Café del Mar é um dos lugares mais conhecidos entre os turistas, localizado no Baluarte de Santo Domingo. No começo da tarde, os turistas começam a ocupar as mesas em busca do lugar perfeito para apreciar o lindo pôr do sol colombiano. O preço pode ser um pouco salgado, e para conseguir uma boa mesa é bom reservar ou chegar cedo. Mas a vista compensa, acredite. Caso não queira gastar, é possível ver pôr do sol dali mesmo, dos arredores do café.

Ainda dentro da cidade amuralhada está o Café Amaretto. Sobremesas, bolos frescos e sucos são os destaques daqui. Não deixe de provar a limonada de coco, é dos deuses! Vá ao Café Havana se você quer dançar salsa ou outros ritmos caribenhos. É uma das casas noturnas famosas de Cartagena, com shows, muitos drinks e uma personalidade única.

O La Mulata é uma ótima sugestão para quem quer provar comida local. Não é possível fazer reserva (sistema é por ordem de chegada). Chegue cedo ou vá preparado para espera.

E claro, não poderiam faltar sorvetes e paleterias. A La Paleteria tem uma boa variedade de sabores. Outro lugar interessante para se refrescar é o Mr. Cool Gelato. Ele utiliza CO2 para fazer sorvete de massa fresco, quase que instantâneo. Além de todo um sabor especial, tem um show à parte, já que prepara seu pedido na hora.

 

Restaurantes em Cartagena

Em Cartagena fomos ao restaurante Chico y Rita (Calle 2da. de Badillo #39-20, tel. 317/656-6352), que fica no Parque Fernandez Madrid. Ótimo ambiente, atendimento e comida no mesmo nível.

Não decepcionaram também o restaurante La Girolatta (Calle de la Artillería #36-86, tel. 312/660-2399), coladinho às muralhas, e Piccolo (Calle Sargento Mayor, Claustro de Santo Toribio, tel. 312/664-8183). O La Brioche (Calle San Agustín Chiquita #6-12, tel. 312/664-5933) tem opções para o dia todo e é muito gostoso para um café da manhã com inspiração francesa.

Para um lanche rápido, recomendo os sucos e pandebonos – um parente do pão de queijo – do La Esquina del Pandebono na Carrera 6, e também os picolés da Ciocolatto Pop-bar (Calle del Arzobispado #34-63, tel. 312/668-5852) – de todos os sorvetes que provei na viagem, foi, disparado, o melhor!

·         Restaurante La Cocina de Cartagena, no bairro San Diego, para provar a culinária típica.

·         La Esquina del Pandebono, no Centro, com quitutes locais baratinhos.

·         La Cevichería, barrio San Diego, procuradíssima.

·         Juan del Mar, bairro San Diego, famoso pela culinária peruana.

·         Montesacro Resto Bar, no Centro, tem risotos deliciosos, massas, carnes e peixes.

·         Malanga Bistrô Caribe, San Diego, peixes e frutos do mar.

·         Di Silvio Trattoria, no Getsemaní, para quem procura culinária italiana.

·         Castellana DF, no Getsemaní, que oferece peixes, carnes e pratos locais.

 

Portal de los Dulces

O Portal de los Dulces é uma construção composta por arcos que abriga vendedores de doces locais. Em Cartagena, o uso do coco é muito comum e você encontrará inúmeras variações de cocadas – com abacaxi, goiaba, doce de leite, além de bolachas e balas feitas da fruta.

Quem já assistiu ao filme Amor nos Tempos do Cólera, inspirado no livro do Gabriel García Márquez, deve lembrar desse local e de muitos outros de Cartagena. Era aqui que o personagem principal, Florentino Ariza, escrevia cartas de amor para quem não sabia escrever.

 

2.3.5.        Transporte em Cartagena

Quer percorrer as principais atrações espalhadas em Cartagena de um jeito prático e confortável? Então o ônibus turístico é uma escolha certeira, pois funciona de maneira semelhante a outros do mundo. Há uma rota definida e você pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser nas paradas que fazem parte do roteiro. Além disso, é fornecido ao viajante um fone com audioguia, contando detalhes e curiosidades sobre cada atração.

Há um total de 14 paradas que fazem parte do itinerário: Muelle La Bodeguita, Centro de Convenções, San Sebastian de Pastelillo, Torre del Reloj, Castillo de San Felipe de Barajas, Museu Rafael Núñez, Boquetillo e San Francisco (entradas da Cidade Amuralhada), Plaza Bocagrande, Avenida San Martin, Casino Rio, Hotel Caribe, Hotel Hilton e Iglesia de Castillo Grande. Além do passeio de ônibus, ele também inclui uma caminhada guiada pelo centro-histórico: começa às 16h, tem duração de 1,5h e o ponto de encontro é a parada 4 do ônibus (Torre del Reloj).

 

Chegada em Cartagena

O Aeroporto Internacional Rafael Núñez (CTG) fica a cerca de 6km da Cidade Amuralhada e a 9 de Bocagrande. A opção mais econômica para sair dele é o táxi. Os taxistas já ficam esperando no saguão de desembarque e o preço é 15 mil pesos colombianos (jan/2022) até a cidade murada. Os transfers privativos são mais confortáveis, com carros novos e mais espaçosos e custam em torno de 10 USD por pessoa.

 

2.4.     Bogotá

Bogotá é a quarta cidade mais populosa da América do Sul e terceira capital mais alta do mundo. Habitada desde 10.500 a.C., apresenta uma gama enorme de atrações turísticas que passam por toda a sua história, desde as tribos que ali viviam antes dos espanhóis chegarem até os dias atuais.

A capital colombiana é hoje o núcleo da bonança do país: a vida cultural está aquecida, hotéis não param de inaugurar e a gastronomia decola e ganha destaque mundial. Andina, a 2640m de altitude, Bogotá não é imediatamente atraente e exige certa intrepidez do viajante, mas não demora a cativar com seus museus de primeiro mundo, boemia, artesanato gracinha, ciclovias mil e mais comida, comida e comida.

Melhor época: em Bogotá, a temperatura média é de 14°C o ano inteiro. Se for entre dezembro e fevereiro, ou entre junho e setembro, terá poucas chances de encontrar dias chuvosos (talvez apenas uma chuva surpresa no final da tarde).

Bogotá é segura? Os índices de violência na Colômbia já não são mais os mesmos que há 20 anos atrás. Apesar disso, a Colômbia é um país subdesenvolvido e a preocupação com segurança deve ser real durante a viagem. Bogotá é uma metrópole e a capital, portanto, é natural que tenha os problemas de segurança de toda grande cidade. Evite andar sozinho à noite e sempre que possível prefira se deslocar de táxi de um lugar a outro.

 

2.4.1.        Como sair do aeroporto da capital colombiana

Basicamente há quatro opções para sair do Aeroporto El Dorado de Bogotá (BOG), o maior da Colômbia, que fica a cerca de 17km do centro, e a 13 do bairro Chapinero: táxi, transfer, transporte público ou com um carro alugado. Vale a pena utilizar os ônibus, já que o transporte público funciona relativamente bem na capital colombiana.

 

·         Táxi: o valor para bairros mais centrais, como o La Candelária, varia de 35 a 45 mil COP. Os carros ficam no primeiro piso, entre as saídas 3 e 5. Sempre que possível peça para o hotel ou restaurante chamar o táxi, pergunte o valor aproximado da corrida ou negocie o valor antes, uma vez que muitos taxistas não ligam o taxímetro. Sempre tenha dinheiro trocado para pagar e fique atento ao receber o troco.

 

ATENÇÃO: o Uber funciona bem em Bogotá, mas ainda não é legalizado e, frequentemente, há problemas com a polícia ou com taxistas. Portanto, dificilmente eles irão buscar alguém no aeroporto. Para ir até lá, costumam aceitar a corrida, mas deixam os passageiros no estacionamento. Preço: 20 mil COP.

 

·         Transfer: há serviços a partir do aeroporto de Bogotá e você pode contratá-los diretamente nos hotéis e agências, ou pelos sites Civitatis ou Get Your Guide.

 

·         Ônibus: TransMilenio é a principal linha de ônibus de Bogotá e liga o aeroporto ao centro, passando pelas seguintes estações: Corferias, Plaza de la Democracia, Museo Nacional, Universidad Distrital, Barrio Chapinero, Barrio Porciúncula, Parque La Gran Vía e Fundación Santa Fe. O acesso aos coletivos é em frente ao terminal principal, saída 8. Apesar de lotação ser uma realidade, o fato de os ônibus circularem em faixas exclusivas e furarem os majestosos congestionamentos da cidade, acaba sendo uma grande vantagem.  Para não se aborrecer durante o caminho, leve uma dose extra de paciência e não tire os olhos dos seus pertences pessoais. Para chegar até aos bairros La Candelaria ou Zona Rosa, você precisará fazer baldeação ao longo do caminho.

 

2.2.1.1. Como funciona o TransMilenio?

O sistema de transporte público de Bogotá foi inspirado no projeto realizado em Curitiba. Para acessar os coletivos o usuário precisa ter um cartão eletrônico, o TuLlave, que pode ser adquirido nas estações espalhadas pela cidade, e recarregar com a quantidade de passagens que necessitar. O cartão custa 5 mil COP e cada passagem sai por 2.300.

Nesse sistema você pode fazer baldeações nas estações e só paga novamente quando sair do terminal. São várias zonas, de A a M (separadas por cores), que cobrem a cidade de norte a sul. O sistema pode ser um pouco complicado porque nem todos os ônibus param em todas as estações, mesmo estando na rota. Porém, o site do TransMilenio criou uma plataforma onde você coloca o local de origem e de destino, e ele te mostra quais linhas poderá pegar. Também há mapas e funcionários nas estações para auxiliar.

 

2.4.2.        La Candelaria (centro histórico)

O centro histórico de Bogotá, chamado La Candelaria, que começou a se formar em 1538, tem casas coloniais conservadas, ruas estreitas (algumas exibindo grafites coloridos), vendedores de comida de rua e os melhores museus da cidade. Caminhando pelas ruas estreitas com construções grandiosas e antigas você irá passar por pontos emblemáticos, como a Plazoleta Chorro de Quevedo, o marco de fundação da cidade. A pracinha é cercada por bares e restaurantes e é point dos turistas atrás de uma boa promoção de pisco sour, ou de experimentar a chicha, espécie de cachaça de milho. Além disso, possui ruelas com casinhas históricas, lojas de artesanatos e cafés, sendo lugar de vocação jovem e festiva. Habitado inicialmente por indígenas da etnia Muiscas, o local era utilizado para observação da região. Após a invasão espanhola, tornou-se quartel militar e muitos anos depois foi comprada por um padre (Augustin Quevedo) que transformou o local em uma fonte pública de água. Daí a origem do nome (Jorro/Esguicho do Quevedo).

 

Comece pela ampla Plaza de Bolívar, onde estão a Catedral de Bogotá, o Palácio da Justiça, o Capitólio Nacional, o Palacio Liévano, a Capilla del Sagrario y el Palacio Arzobispal e outros prédios do governo. Lá, tome um café reforçado com quitutes típicos no LA PUERTA FALSA (Calle 11, 6-50, 2ª/sáb 8h/22h; dom 9h/18h), aberto em 1816.

Sede do governo da Colômbia, a Casa de Nariño, ou Palácio de Nariño é também a residência oficial do presidente da República. Antiga residência de um dos mais importantes próceres da independência colombiana, Antonio Nariño y Álvarez, a Casa de Nariño é uma bela edificação no estilo neoclássico. Fica localizada a alguns metros da Plaza Bolivar. Por ser a sede do governo, a região é muito bem guardada com muitos militares e seguranças. A praça tem vigilância constante. Nas segundas, quartas, quintas e domingos às 16h30 é possível observar a cerimônia da troca da guarda presidencial a partir das ruas laterais do palácio.

Dali dá para alcançar o Centro Cultural Gabriel García Márquez, um prédio modernista com exposições temporárias e uma ótima livraria para comprar obras do escritor na língua original.  Se não for o caso, siga direto ao Museo Botero, que expõe 123 obras do colombiano Fernando Botero, incluindo sua versão volumosa da Mona Lisa. Maravilhoso e sucinto, ele não cansa a cabeça e ainda deixa energia pra visitar o próximo Museu do ouro (ao lado dele há também a Casa de Moneda). A Colômbia tem uma porção de “museus do ouro”, mas este é definitivamente o melhor: ele abriga 34 mil peças confeccionadas por povos pré-colombianos, com painéis explicativos sobre os processos de extração e manufatura e a importância do metal na cultura da época. São quatro andares de salas e galerias, com desde pequenos adereços, até trajes inteiros feitos de ouro.

Outra coisa interessantíssima para se fazer ali é embarcar num tour de grafites – La Candelaria é o epicentro do movimento pulsante de arte urbana na cidade. O Bogotá Graffiti Tour sai do Parque de Los Periodistas duas vezes por dia (às 10h e às 14h, sempre em inglês) e leva às pinturas mais bacanas da região. Funciona por doação/gorjeta.

 

Também é por ali que estão os principais museus da capital. Construída em 1703, é um ponto muito bonito onde vale a pena caminhar e descobrir outros monumentos, como o Santuário Nuestra Señora del Carmen, uma igreja que se destaca das outras devido à sua arquitetura arrojada, em estilo gótico florentino com detalhes mouros e bizantinos, finalizada em 1938.

Além deles, o Templo San Agustín, de 1668, e a Igreja Museu de Santa Clara, construída em 1647, e que hoje é um museu onde é possível caminhar por onde antes era a igreja e o convento das clarissas, ordem religiosa que seguia os preceitos de Santa Clara de Assis. A igreja em si é deslumbrante. Seu teto é de uma beleza extrema. O prédio é recheado de pinturas e esculturas barrocas bastante antigas, e é possível andar pelos corredores onde as irmãs caminhavam, para evitar serem vistas. É uma das poucas atrações pagas da cidade, mas a grandiosidade do prédio faz valer ser incluída na lista.

·         De terças às quintas, o museu abre das 9h às 17h; aos sábados e domingos das 10h às 16h. Não funciona às segundas.

·         Valor da entrada: 3.000 COP.

Seguindo em direção ao Cerro de Monserrate, o morro mais alto da cidade, fica a Quinta de Bolívar, uma casa-museu do século XVII que pertenceu a Simón Bolívar, herói das guerras de independência da América Latina. Dentro, a decoração original foi refeita, com objetos e retratos de Bolívar. Do lado de fora há um gostoso jardim com cerejeiras e nogueiras.

·         Preço: 4.000 COP. De terças a sextas-feiras, das 9h às 17h.

Daí é só pegar o funicular para subir ao Cerro Monserrate, o Pão de Açúcar de Bogotá.  Lá em cima, a mais de 3000m de altura, desponta uma bela panorâmica da cidade andina e há uma igreja, restaurante e bosques jardinados.

 

2.4.3.        Museo del oro

O Museu do Ouro de Bogotá é um dos mais importantes museus da capital colombiana, tendo sido eleito pela National Geographic como um dos melhores museus do mundo. Foi fundado em 1938 pelo Banco da República, com o objetivo de proteger o patrimônio e história nacional. São mais de 54 mil itens que ajudam a contar a história de vida e cultura dos povos que viviam no atual território colombiano. Em 2008 passou por uma reforma, ampliou seu espaço e se reorganizou em quatro salas de exposições permanentes e em duas outras abertas a novas artes e artistas:

 

·         “El trabajo de los metales” – Descubra o processo e os benefícios do trabalho com os metais.

·         “La gente y el oro” – Uma viagem de norte a sul, com a proposta de entender e conhecer mais sobre a cultura e a organização como sociedade dos povos pré-hispânicos.

·         “La ofrenda” – Sala que apresenta os objetos relacionados com as cerimônias e a arte das oferendas.

·         “Cosmología y simbolismo” – Mitos e simbolismos, peças que contribuíram para dar sentido na forma de vida e organização dos povos antigos.

·         Horários: Terça a sábado das 9 às 17h, domingo das 10 às 17h. Fechado segunda-feira;

·         Ingresso: Terça a sábado 6 mil pesos colombianos. Domingo a entrada é gratuita;

 

Visita guiada do Museu do Oro

O museu oferece tour guiado em horários pré-determinados e já incluídos no custo da entrada. Caso tenha interesse, fique atento aos dias e horários, e chegue com antecedência para reservar seu lugar.  O tour dura em torno de 1h30. Caso não consiga chegar no horário ou não tenha mais disponibilidade, outra forma de aproveitar a visita é baixar o app do museu com audioguia disponível em português, inglês e francês.

·         De terça a sexta: às 11h, 15h e 16 em espanhol. Às 11h e 16h em inglês.

·         Aos sábados: às 10h, 11h, 15h e 16h em espanhol. Às 11h e 16h em inglês.

 

2.4.4.        Museo Histórico de la Policía Nacional

O museu é muito procurado por uma única razão: Pablo Escobar. Logo na entrada do museu, já se vê a sua Harley Davidson, encomendada e apreendida pela polícia durante uma fuga. Este modelo de moto é único no mundo. Além disso, há vários outros objetos pertencentes ao narcotraficante, como vestuário, sua pistola Bernadelli, contador de cédulas, entre outros. Assim como relíquias mais curiosas, como o pôster de “mais procurado”, os sinais de telefone que levaram a polícia a encontrá-lo e até mesmo a telha do telhado (manchada de sangue!) onde ele foi executado. Do terraço do prédio, temos bela vista da cidade. O museu é gratuito, com visitação guiada por um policial, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

 

2.4.5.        Museo Botero

Fernando Botero é pintor e escultor colombiano, nascido em Medellín. Nos anos 2000, Botero doou ao Banco de la República parte de suas obras e também sua coleção particular – com itens de outros artistas, e foi com essas peças que se fundou o atual Museu Botero.

Foram doadas 208 obras, entre pinturas e esculturas, sendo 123 de autoria própria e outras 85 de artistas internacionais. Hoje, o Museu Botero é considerado como uma das cinco mais importantes coleções públicas de arte da América Latina e um dos principais pontos turísticos de Bogotá. Essa pode ser uma grande oportunidade de ver não só as artes de Botero, mas também as de grandes e renomados artistas como Picasso, Renoir, Dali e Monet.

·         Horários: Segunda a sábado das 9 às 19h, domingo das 10 às 17h. Fechado às terças-feiras;

·         Ingresso: Gratuito

 

Visita guiada do Museu Botero

Caso tenha interesse em fazer um tour guiado pelo museu, fique atento aos dias e horários. Chegue com um pouco de antecedência para reservar seu lugar. 

·         De segunda a sexta: das 12h30 às 13h30, das 16h às 17 e das 17h30 às 18h30 (exceto terças).

·         Aos sábados: às 10h, 12h, 14h e 16h.

 

2.4.6.        Centro Cultural Gabriel García Márquez

Fica na rua do Museo Botero. Tem entrada grátis e acervo muito interessante – não só pelas obras do artista colombiano, mas também pelo seu acervo pessoal, que inclui diversos pintores como Picasso, Monet e um Chagal.  Vale a pena ficar pelo Centro Cultural para conhecer a livraria do complexo e as exposições, além de aproveitar pra tomar um café no Juan Valdez.

·         Fecha às terças-feiras. A entrada é gratuita.

 

LINK ROTEIRO A PÉ PELO CENTRO: https://bityli.com/V0Ih0

 

2.4.7.        Outros museus de Bogotá

No Complexo Cultural Biblioteca Luís Ángel Arango há três museus, o Museo Casa de la Moneda, a Collección de Arte del Banco de la República e o MAMU, onde tem um quadro original da Frida Kahlo. Todos eles são gratuitos e só não funcionam às terças.

No Museu Casa de la Moneda, localizado próximo ao Museu Botero, foram cunhadas as primeiras moedas de ouro da América, em 1622. Aberto ao público em 1961, exibe uma grande coleção de moedas e bilhetes em papel. Conta de forma didática e muito interessante a história desse país. Aberto às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h (fechado às terças), e aos domingos, das 10h às 17h. A entrada é gratuita. 

Por fim, o Museu Nacional da Colômbia, fundado em 1823, sendo o mais antigo do país. Entre as mais de 20 mil obras expostas, estão pinturas, esculturas, desenhos e artes que englobam desde o período colonial colombiano, até os dias de hoje. Localizado no bairro de La Merced, a 2 km da Plaza de Bolívar, no centro histórico. Aberto de terça a sábado das 10h às 18h (fechado às segundas), e aos domingos, das 10h às 17h. A entrada custa 4000 COP. São 17 salas de exposições – algumas temporárias – e mais de 20 mil itens no acervo, todos contando a história da Colômbia desde as civilizações mais antigas. Separe de 3 a 4h para visitar e aproveite para comprar souvenires na loja que fica na última sala.

 

2.4.8.        Cerro de Monserrate

 

Atividade ideal para o período da tarde, para poder assistir a um impressionante pôr-do-sol e ainda poder desfrutar da vista noturna da cidade, o Cerro de Monserrate é um dos cartões postais da cidade de Bogotá!

O Cerro Monserrate está a 3125 m acima do nível do mar e é o ponto mais alto da cidade. A vista lá do alto, desde seus mirantes, é surpreendente: é possível ver boa parte de Bogotá, com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Aos domingos, a montanha fica tomada de peregrinos que vão assistir à missa na Basílica Santuário del Señor Caído de Monserrate. Lá no alto há banheiros, lanchonete, lojinhas e um restaurante, Casa Santa Clara, que serve pratos típicos colombianos. Se quiser conciliar a visita ao cerro com um almoço apreciando a vista, chegue bem cedo ou faça uma reserva com antecedência.

Está aberto o ano todo e há três possíveis formas de acessar o topo: caminhando, de teleférico ou funicular. É possível subir combinar as diversas formas. O teleférico funciona como o bondinho do Pão de Açúcar no Rio, com altas vistas enquanto sobe até o topo. O funicular, menos concorrido, é um trem que desce a montanha atravessando-a por um túnel.

 

·         Trilha – Aberta para subida a partir das 5h da manhã até às 13h. Verifique o horário limite para descer.  A trilha tem duração de cerca de 1h de subida intensa.

·         Funicular – De segunda à sábado das 6h30 às 23h30. Aos domingos das 5h30 às 18h. E em feriados das 6h30 às 18h.

·         Teleférico – De segunda a sábado das 12h às 22h. Aos domingos das 5h30 às 18h.

·         Ingresso: 15.400 COP o trecho. Aos domingos, 9.000 COP.

 

2.4.9.        Free walking tour

Se quiser saber mais profundamente sobre a história de Bogotá e da Colômbia, procure por uma das opções de free walking tour. O tour histórico da Beyond Colombia sai todos os dias às 10h e às 14h do Museu do Ouro, com grupos em espanhol ou inglês. Esse passeio passa pelos principais pontos do centro histórico de Bogotá e conta um pouco sobre a origem de cada lugar.

Já o Bogotá Graffiti Tour é uma proposta alternativa que mostra um pouco da história e inspiração para os milhares de grafittis espalhados pela cidade. O passeio percorre alguns dos principais pontos onde a arte de rua nasceu e explica o porquê de cada estilo de mural. Sai todos os dias do Parque de los Periodistas, no centro de Bogotá, às 9h e às 17h. Esse tour é apenas em inglês. Os passeios têm duração, em média, de 3h. Ao final do tour, você deixa uma colaboração.

 

2.4.10.    La Macarena

Transcorrendo cerca de 2km pela Carrera 7, chega-se ao bairro de La Macarena, um pequeno enclave boêmio e cultural, com lojinhas de decoração, cafés com poltronas que vendem salgados orgânicos, restaurantes e bares mil. Passe na loja do GIRALDO TALLER MANUAL DEL CUERO, que tem artigos de couro artesanais, na LUVINA ESQUINA CULTURAL, para livros, e em outras lojinhas, e aí escolha um lugar pra comer. Se quiser só petiscos e uma cerveja de fim de tarde, fique no BOGOTÁ BEER COMPANY. Pra uma refeição mais completa, vá ao LA JUGUETERIA, um restaurante doido coberto de meborabilia kitsch e brinquedos antigos, de Mickey a bonecos do Star Wars.

Se curtir alta gastronomia, coma no LEO COCINA Y CAVA, da chef superstar Leonor Espinosa, que está para a Colômbia como Alex Atala para o Brasil – ano passado ela apresentou uma espécie de MasterChef local, chamado La Prueba. Leonor encabeça o grupo de chefs mais inventivos do país, que, seguindo uma tendência da gastronomia mundial, viaja pelos rincões do país em busca de pequenos produtores e novos sabores, retomando e ao mesmo tempo transformando ingredientes tradicionais. Sua criação mais aclamada é atum selado com formigas. O jantar ali sai por cerca de R$120 por pessoa.

 

2.4.11.    Catedral de Sal de Zipaquirá

Foi escolhida como a principal maravilha da Colômbia. Trata-se de uma enorme igreja construída nas galerias subterrâneas de uma mina de sal, distante a apenas 50 km do centro da capital. Faz parte do complexo cultural “Parque do Sal“. O espaço temático cultural dedicado à mineração, geologia e recursos naturais é um dos lugares mais impressionantes da Colômbia.

 

História da Catedral de Sal de Zipaquirá

Nas montanhas de Zipaquirá, a 2652m de altitude, há depósitos de sal que datam de milhões de anos. Com a chegada dos espanhóis no início do século XVI, diversos túneis foram sendo escavados para a extração do mineral.

Em 1932, os trabalhadores da mina, devotos de Nossa Senhora do Rosário, construíram uma pequena capela subterrânea. Depois, em 1950, foi feita uma grande catedral no segundo nível de exploração da mina. Contudo, devido a falhas estruturais e risco de desmoronamento, ela foi fechada em 1992 e uma nova foi construída, 60m abaixo da antiga catedral, tendo sido inaugurada em dezembro de 1995. A atividade mineradora continua em outras galerias próximas, mas hoje, com uma tecnologia mais avançada. Atualmente são extraídas cerca de 4 toneladas de sal por dia no local.

 

Catedral de Sal da Colômbia

A Catedral, toda esculpida em sal, encontra-se a 180m abaixo do solo, em galerias que no passado foram minas de sal. Os túneis de acesso são amplos e bem iluminados, inclusive, com acesso para cadeirantes.

Logo depois da entrada há um túnel enorme com cerca de 400m onde ficam as 14 estações da Via Crúcis, que consistem em pequenos altares talhados em rocha de sal representando o caminho percorrido por Jesus enquanto carregava a cruz antes de sua crucificação. Na sequência, vem a Cúpula, que fica junto à rampa de descida. Na seção intermediária, pode-se observar a cruz em baixo-relevo e seguir até as varandas. Em uma delas fica o mirante que propicia uma bela vista da catedral.

O trecho final conduz ao centro da Catedral. Na nave central está a cruz de 16m e a obra de mármore “A Criação do Homem”. A iluminação realça efeitos especiais na escuridão da mina e nas obras feitas de sal e mármore.

 

Parque do Sal de Zipaquirá

O Parque do Sal é um complexo turístico interessante divido em várias atrações, além das ligadas à Mina de Sal. Confira:

·         Praça onde se encontra uma cruz de 4,2m de altura que se denomina “O Eixo Sacro”.

·         Museu da Salmoura: local que simula o processo da exploração do sal, os estudos geológicos, a história e a construção da Catedral de Sal.

·         Ruta del Minero: oportunidade de vivenciar o dia a dia de um mineiro simulando o trabalho a 180m de profundidade.

·         Uma parede de escalada inspirada na árvore Ceiba.

·         Uma tirolesa com 210 m de extensão.

·         A área de floresta onde há uma trilha em meio à natureza.

·         Obs.: Na área mais profunda da mina onde se encontra a catedral, há também outras galerias de túneis. Nelas há toda uma estrutura turística, com banheiro, cafeteria, e muitas lojas. A maior parte delas vende belíssimas esculturas de sal.

 

·         Site: www.catedraldesal.gov.co

·         Preço da entrada para estrangeiros: 59 mil COP

·         Aberto todos os dias das 9h às 17h40.

 

Centro histórico de Zipaquirá

Além da Catedral de Sal, o centro urbano de Zipaquirá, declarado patrimônio histórico e cultural de Colômbia, mostra-se bastante interessante. O epicentro da cidade é a Praça Gonzales Forero, rodeada por preservados edifícios em estilo colonial. Sua Catedral foi construída entre 1760 e 1870. Nos arredores há vários restaurantes típicos, lojas de artesanato e casarões coloniais com quase 300 anos.

 

Como chegar à Catedral de Sal de Zipaquirá

         Através de um tour: a melhor forma. Fizemos o tour com a Daytour4U, que oferece este passeio a Zipaquirá, incluindo a Catedral de Sal e o centro histórico da cidade, com ingresso incluído. O tour dura cerca de 6h, pois há muito trânsito para sair e voltar de Bogotá. A saída é às 7:45 da manhã e a volta, pelas 14h. Há 2 pontos de embarque (Centro e Parque de la 93). Preço: 75 USD por pessoa.

         De trem: é possível fazer o passeio de trem através do Comboio Turístico da Savana. Porém é um passeio que funciona somente aos sábados, domingos e feriados, e consome o dia todo. O Trem que vai de Bogotá a Zipaquirá é uma Maria Fumaça, e conta com música ao vivo nos vagões. A viagem dura 2h50, com saída às 8:15 e volta as 12:35. Na volta há uma parada de 2 h na cidade de Cajicá. A chegada em Bogotá acontece às 17:30. O embarque é na estação La Sabana, a 2,5km do centro. Preço de fevereiro 2018: $58.000 COP ida e volta.

         De ônibus: é a opção mais econômica, mas também é a mais demorada e a que dá mais trabalho. Os ônibus para Zipaquirá saem do Terminal Norte de Bogotá e levam até a cidade, não até a mina. Primeiro é preciso pegar um TransMilenio (BRT) do centro até o Terminal Norte. A viagem dura uns 40min e custa em torno de R$3. No Terminal Norte você terá que pegar um micro-ônibus (ZIPA) até Zipaquirá - saem a cada 10min, a viagem dura 1h e o preço é de cerca de R$6. Os ônibus vão até o centro da cidade de Zipaquirá e não até a catedral. Para chegar lá ainda é necessário fazer uma caminhada de 30min, num trecho de subida, ou pegar um táxi até o Parque de Sal. Para voltar é preciso repetir todo este roteiro.

 

2.4.12.    Restaurantes em Bogotá

Quem passeia pelo centro histórico tem a oportunidade de experimentar os pratos típicos do país, como o Ajiaco, o Sancocho ou os Tamales em restaurantes como o La Puerta Falsa, o mais antigo da Colômbia (fundado em 1816), o La Puerta de la Catedral, ambos ao lado da Catedral de Bogotá; e a tradicional cafeteria La Florida.

Outras áreas com a mesma proposta são a Zona G, a mais “gourmetizada”, com restaurantes mais sofisticados, e o Parque de la 93, onde, além de aproveitar o clima de bairro na pracinha, você ainda poderá desfrutar de ótimas opções de restaurantes, como filiais dos famosos Andres Carne de Res e Bogotá Beer Company.

Você também vai encontrar um Café Juan Valdéz a cada esquina de Bogotá. São vários, em todo canto da cidade, afinal de contas, é o mais famoso da Colômbia. Pare em um deles e experimente as delícias típicas da estufa. A rede Crepes & Waffles não pode ser desprezada: cardápio variado e muito saboroso, é um tiro certeiro!

Mercado de Paloquemao (Calle 19 #25-02), o mercadão de Bogotá. É uma experiência mais antropológica que turística, mas para aqueles que buscam conhecer os ingredientes do lugar, vale considerar. A parte das flores, no estacionamento do mercado, enche os olhos e te faz ter vontade de trazer todas pra casa!

A comida de rua que mais deixou saudade foram as obleas: grandes círculos de waffer bem fininho, recheados de geleia ou arequipe (doce de leite). São deliciosas!

Quanto ao Andrés DC (Calle 82 #12-21, tel. 1/863-7880), filial na capital do famoso restaurante/balada/experiência que nasceu na cidade de Chia, vale conferir. É divertido, bonito, bem-humorado e a comida não decepciona. As especialidades são as carnes. Há uma entrada com várias comidinhas típicas colombianas que fica difícil definir qual é o melhor.

Bibliografia

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