Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Boa tarde!

Tenho 2 semanas para conhecer a Patagonia entre Dezembro e Janeiro (27/12 a 11/01),  partindo de Santiago, e estou na fase de montar o roteiro. Como sinto que é pouco tempo, estou à procura de dicas das cidades e pontos imperdíveis. Quais vocês recomendam conhecer? Qual cidade seria melhor para passar a virada do ano (considerando que estarei sozinha, seria bacana algum movimento na virada, como um festejo mais animado). E quanto a segurança, alguém tem informações sobre viagens solos para mulheres pela Patagonia? Quais cidades são possíveis de visitar sem um carro, somente contando com onibus/avião e contratando passeios?

Acham que o roteiro passando por El Calafate, El Chalten, Ushuaia, Puerto Natales e Punta Arenas é bacana de fazer em 15 dias? Ou fica muito corrido? Possuem sugestões e/ou dicas de onde ter mais tempo?

Eu não sou uma pessoa acostumada com longos trekkings, então não faria nada que durasse mais de 7h, vale a pena visitar cidades da Patagonia mesmo assim?

Muitas dúvidas ainda, rsrs!

Obrigada pela atenção.

Editado por victoriachirity
  • Membros
Postado

Lá não tem festa,isso é da cultura brasileira. 15 dias eu ficaria só na Argentina ou só en Chile,pois as cidades são pequenas, mas distantes. Só se você usar o avião para,por exemplo, ir de Punta Arenas (que 1 dia é suficiente) a Ushuaia.Tem vários relatos aí para tebajudar dos que já foram, eu não fiz relato, pois fui lá há mais de 10 anos.

• Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Dá uma pesquisada aqui https://www.mochileiros.com/search/?q=patagônia&quick=1

Eu mesmo estou escrevendo meu relato que fiz ano passado.

Mas fora dessas cidades que comentou, o resto será vilarejos, e não tem muito o que fazer nesses lugares. Os 15 dias cabem bem no para seu roteiro.

A Patagônia é tipo interiorzão, cidades pequenas que tem pouco movimento, eu ficaria no ano novo por Ushuaia pois é a maior cidade e a qual tem mais possibilidade de ter alguma coisa. El Calafate, El Chaltén, Puerto Natales são vilarejos de 1 ou duas ruas principais.

Editado por Davi Leichsenring
  • Amei! 1
  • Membros
Postado (editado)

tem dois relatos muito bons aqui sobre a Patagônia nesse período e viajante solo:

acho que em 15 dias você consegue executar o roteiro, pois algumas cidades, como Punta Arenas e El Calafate, não há muito o que fazer, são mais cidades de apoio. Veja os relatos sobre essa região e tire suas conclusões, tem muito conteúdo bom e atualizado aqui no fórum.

Apenas atentem-se que no Chile, dia 01/01 é feriado irrenunciable, ou seja, tudo fecha, inclusive restaurantes e Parques Nacionais.

Sobre o ano novo, não sei quanto a Argentina, mas no Chile, é comum rolar apenas uma comemoração mais familiar, sem festas como estamos acostumados. Passei a virada de 2023/2024 em Pucón e até tinha um agito no dia 31/12 na beira do lago, com bandas e fogos, mas era uma festa mais família, tranquila, bem diferente das que acontecem aqui no Brasil. 

Editado por SilviaAlves
  • Amei! 1
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Minha previsão é passar Natal e Ano Novo em Ushuaia.

Término o Circuito O em Torres Del Paine no dia 21 e a ideia é seguir para o Sul.

Quem sabe não nos encontramos por lá?

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Ei Victoria,

Punta Arenas e Puerto Natales não tem muita coisa. É só passagem para chegar a Torres del Paine. De Puerto Natales vc pega o ônibus para chegar a Torres del Paine. De lá partem várias excursões de 1 dia para vc conhecer o parque TDP. É um passeio bem bonito.

No parque, uma das principais atrações de 01 dia seria o trekking ao mirador las torres. Porém, são 19 km, 9,5 km de ida e 9,5 km de volta. Dá mais de 7 horas, se contar ida, volta e parada.

O trekking ao mirador los cuernos e salto grande é outro passeio de 01 dia e é bem fácil. Dá uns 6 km ao todo, e é bem bonito. 

Os dois links abaixo são passeios de 01 dia que eu estava pensando em fazer. Não fiz porque resolvi fazer o circuito w e algumas trilhas dentro do parque mesmo. São parecidos. Eu faria o primeiro, por causa do trekking até o mirante los cuernos, que é muito legal (este trekking eu fiz em 2018). No segundo vc roda mais de carro.

https://www.turismocondor.cl/es/tours/full-day-paine-activo/

https://patagoniaplanet.com/tour/full-day-torres-del-paine  

Em el Calafate, na minha opinião, só vale a pena o perito moreno, seja o minitrekking ou o big ice. É uma cidade mais elitizada, na minha opinião. Restaurantes caros. Eu fiz o big ice, e foi muito legal. O passeio, ao todo, dura umas 13 horas, desde a hora que te pegam em casa, mais viagem até o parque (1 hora), depois visita de 30 minutos às passarelas, mais navegação até o glaciar, depois mais umas 5 horas de caminhadas no glaciar (contando o tempo de colocação de equipamento, caminhada ate o gelo, parada para almoço). Depois de terminado o caminho, some o tempo para voltar para casa. Eles te deixam no mesmo lugar que te pegaram. Tudo isso foram 13 horas. Não apenas é muito bonito, mas é um ambiente totalmente diferente do que a gente está acostumado.

O minitrekking é tudo isso, só que mais curto. Ao invés de 5 horas de caminhada no glaciar, deve dar 1 hora. Esse eu não fiz, mas quem fez gostou muito.

Se for fazer, compra com certa antecedência , pois pode lotar no final do ano, especialmente o big ice, que é apenas 01 vez por dia e vagas limitadas. O minitrekking acontece várias vezes por dia. A empresa que faz os 02 é esta aí embaixo. É monopólio, então todas as outras que vendem ganham comissão. Eu comprei a minha direto na internet por este link. É caro, mas vale muito a pena.

https://hieloyaventura.com/pt/

El Chalten tem muito coisa a se fazer. São muitas trilhas bonitas, pequenas e grandes. Vc pode fazer as trilhas saindo andando de casa e dá para fazer sozinha, se quiser, pois são muito bem demarcadas. E é fácil achar companhia para fazer as trilhas. A mais bonita é a do fitz roy, mas são 25 km e é meio puxada. Umas 11 a 12 horas. A laguna torre é a segunda, na minha opinião. Gastamos ao todo 6 horas para completá-la. A caminhada é por dentro de um bosque e bem agradável. 

Se tiver alguma festa de ano novo, creio que pode ser aqui, porque a cidade é pequena e lotada de trilheiros. Onde junta muito jovem assim geralmente tem festa. Tem um hostel/restaurante chamado el rancho (eu comi lá, não me hospedei) que tem um ambiente muito legal, comida muito boa e farta e é cheio de gente querendo fazer trilha. E é bem localizado. Acho que é um lugar que vale a pena vc pesquisar. Não sei se tem quarto individual. Mas lá vc encontra até companhia para fazer trilhas, se for o caso. 

Ushuaia já é uma vibe totalmente diferente, pois é cidade grande. E é bem longe. Vc precisa de avião. Partindo de el calafate, são umas 3 horas de voo, se não me engano. Tem várias trilhas legais tbm, mas aqui vc precisa de transfer para fazer as trilhas e elas não são tão bem demarcadas. Então fazer sozinho pode ser mais difícil. E encontrar companhia para fazer trilhas tbm não será tão fácil, porque a cidade é grande. Teria que procurar uma agência. Mas é uma cidade estruturada, com bastante movimento. 

Onde ficar mais tempo? Depende do que vc gosta. Se seu interesse em trilhas, então é el chalten. Fiquei 6 dias completos lá, mais a chegada e a saída, e não fiz tudo que tinha. É uma cidade de 2 ruas e vc encontra todo mundo todo dia. Para economizar, eu comprei uns pacotes de risoto pré pronto em el calafate e fazia à noite. Vale mencionar que lá não tem (ou tinha) casa de câmbio, então vc já tem que estar com seu dinheiro convertido. Mas alguns lugares aceitam cartão.

Em el calafate fiquei apenas 02 dias completos, sendo 01 deles para o perito moreno.

Em puerto natales fiquei apenas 01 dia, mas foi só de passagem. Cheguei no meio do dia vindo de el calafate e saí na manhã do dia seguinte para ir ao parque, onde fiquei 7 dias fazendo trilha. Depois, ao voltar a puerto natales, cheguei de tarde e sai novamente no dia seguinte para el calafate.

Mas se vc prefere cidade grande com trilhas, então seu destino é Ushuaia. Em Ushuaia fiquei 5 dias completos, mais o dia de chegada e saída.

Eu não gastaria muito tempo em puerto natales e punta arenas. Só passagem mesmo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...