Membros vinicius02 Postado Outubro 11 Membros Postado Outubro 11 (editado) Gente, pretendo conhecer um pouco dos três Estados do Sul por meio dos interiores. Planejei o seguinte: Foz — Chapecó Chapecó — Passo Fundo Passo Fundo — Foz Quero tentar pelo ID Jovem, mas, se não der certo, cogitei pedir carona (como faço?). Me ajudem aí sobre o que posso fazer para tornar esse percurso possível e não tão oneroso kkkkkk. Editado Outubro 11 por vinicius02 Citar
Membros FCRO Postado Outubro 11 Membros Postado Outubro 11 como pedir carona? acenar na beira da rodovia ou procurar em postos de gasolina agora sobre seu roterio, moro no RS nessa parte do norte do estado não tem anda interessante para se ver 1 Citar
Membros pedro.phma Postado Outubro 12 Membros Postado Outubro 12 Todos esses trajetos que você colocou são interestaduais. Então em tese não teria problema usar a Id Jovem. Provavelmente seria com os ônibus da Unesul. Carona não deve ser muito difícil de conseguir. As rodovias ligando essas cidades possuem um fluxo razoável de caminhões. Quanto ao que fazer na região, depende do que você gosta. Chapecó e Passo Fundo não possuem um apelo turístico forte. O que tem de mais interessante nesses lugares são as praças com as igrejas matrizes e os pequenos museus sobre a cultura local. Tirando isso, o que sobra é explorar a natureza da região, que tem lugares bem bonitos. Em Chapecó tem o Mirante da Ferradura, na beira do Rio Uruguai, e a Trilha do Pitoco. Não deve ter transporte público que te deixa na porta desses locais, mas juntando as linhas de ônibus municipais com vontade de caminhar dá para chegar. Há diversos outros lugares bonitos em torno do Rio Uruguai em cidades próximas de Chapecó, mas o transporte até esses locais seria um desafio. Linhas de ônibus entre as cidades menores, quando há, são escassas. A maioria dos municípios da região não chegam a 10 mil habitantes. Mas se conseguir resolver o problema do transporte, fica umas dicas: - Itapiranga/SC: cidadezinha de colonização alemã bem charmosa. É nela onde ocorre a Oktoberfest mais antiga do Brasil. Há vários mirantes legais, mas a maioria na área rural do município. - Derrubadas/RS: porta para o Parque Estadual do Turvo, que dá acesso ao Salto do Yucumã, maior queda d'água longitudinal do mundo. O local também é o último reduto de onça pintada no Rio Grande do Sul. -Itá/SC, Piratuba/SC, Palmitos/SC, São Carlos/SC, Sâo João do Oeste/SC, Iraí/RS e Marcelino Ramos/RS: os principais atrativos desses locais são os termas. Boa parte deles tem day use, então se quiser economizar não precisar ficar hospedado no parque. Em Itá/SC também tem uma represa que alagou a antiga cidade, ficando só as torres da igreja para cima da água. E em Piratuba e Marcelino Ramos também tem a Maria Fumaça que liga as duas cidades. - Anchieta/SC: um morador do local resolveu investir no turismo ecológico anos atrás, criando a Ar Livre Ecoturismo. Ele mapeou diversas cachoeiras e junto com os proprietários de terras locais criou uma estrutura turística com roteiros que passam em cânions, cachoeiras e mirantes. Juntou a isso a culinária local típica, de descendentes de alemães e italianos. Em datas específicas também é oferecido passeio de balão. Além da Ar Livre, o Sítio Vale Vêneto também oferece uma proposta parecida. Não é na beira do Rio Uruguai e acho que seria o local mais difícil para chegar de ônibus ou carona, mas vale a pena conhecer. - Ametista do Sul/RS: voltada para o turismo ecológico e místico. A maior parte desses locais são mais acessíveis por Chapecó, mesmo os que estão no RS. Conheço pouco Passo Fundo. Fui na cidade a trabalho algumas vezes apenas. Há atrativos em cidades ao redor, principalmente cachoeiras e contemplação da natureza, mas são locais pontuais normalmente na área rural e que eu só faria se tivesse um carro disponível. De ônibus ou pegando carona seria sofrível. Trocaria Passo Fundo por Santo Ângelo ou Panambi, ambas no RS. Panambi é de fácil acesso de ônibus a partir de Chapecó. Tem o Museu Militar que é bem legal e está próxima de Santo Ângelo, que por sua vez está próxima de São Miguel das Missões, onde vale muito a pena visitar a missão jesuítica local. 3 1 Citar
Membros vinicius02 Postado Outubro 13 Autor Membros Postado Outubro 13 23 horas atrás, pedro.phma disse: Todos esses trajetos que você colocou são interestaduais. Então em tese não teria problema usar a Id Jovem. Provavelmente seria com os ônibus da Unesul. Carona não deve ser muito difícil de conseguir. As rodovias ligando essas cidades possuem um fluxo razoável de caminhões. Quanto ao que fazer na região, depende do que você gosta. Chapecó e Passo Fundo não possuem um apelo turístico forte. O que tem de mais interessante nesses lugares são as praças com as igrejas matrizes e os pequenos museus sobre a cultura local. Tirando isso, o que sobra é explorar a natureza da região, que tem lugares bem bonitos. Em Chapecó tem o Mirante da Ferradura, na beira do Rio Uruguai, e a Trilha do Pitoco. Não deve ter transporte público que te deixa na porta desses locais, mas juntando as linhas de ônibus municipais com vontade de caminhar dá para chegar. Há diversos outros lugares bonitos em torno do Rio Uruguai em cidades próximas de Chapecó, mas o transporte até esses locais seria um desafio. Linhas de ônibus entre as cidades menores, quando há, são escassas. A maioria dos municípios da região não chegam a 10 mil habitantes. Mas se conseguir resolver o problema do transporte, fica umas dicas: - Itapiranga/SC: cidadezinha de colonização alemã bem charmosa. É nela onde ocorre a Oktoberfest mais antiga do Brasil. Há vários mirantes legais, mas a maioria na área rural do município. - Derrubadas/RS: porta para o Parque Estadual do Turvo, que dá acesso ao Salto do Yucumã, maior queda d'água longitudinal do mundo. O local também é o último reduto de onça pintada no Rio Grande do Sul. -Itá/SC, Piratuba/SC, Palmitos/SC, São Carlos/SC, Sâo João do Oeste/SC, Iraí/RS e Marcelino Ramos/RS: os principais atrativos desses locais são os termas. Boa parte deles tem day use, então se quiser economizar não precisar ficar hospedado no parque. Em Itá/SC também tem uma represa que alagou a antiga cidade, ficando só as torres da igreja para cima da água. E em Piratuba e Marcelino Ramos também tem a Maria Fumaça que liga as duas cidades. - Anchieta/SC: um morador do local resolveu investir no turismo ecológico anos atrás, criando a Ar Livre Ecoturismo. Ele mapeou diversas cachoeiras e junto com os proprietários de terras locais criou uma estrutura turística com roteiros que passam em cânions, cachoeiras e mirantes. Juntou a isso a culinária local típica, de descendentes de alemães e italianos. Em datas específicas também é oferecido passeio de balão. Além da Ar Livre, o Sítio Vale Vêneto também oferece uma proposta parecida. Não é na beira do Rio Uruguai e acho que seria o local mais difícil para chegar de ônibus ou carona, mas vale a pena conhecer. - Ametista do Sul/RS: voltada para o turismo ecológico e místico. A maior parte desses locais são mais acessíveis por Chapecó, mesmo os que estão no RS. Conheço pouco Passo Fundo. Fui na cidade a trabalho algumas vezes apenas. Há atrativos em cidades ao redor, principalmente cachoeiras e contemplação da natureza, mas são locais pontuais normalmente na área rural e que eu só faria se tivesse um carro disponível. De ônibus ou pegando carona seria sofrível. Trocaria Passo Fundo por Santo Ângelo ou Panambi, ambas no RS. Panambi é de fácil acesso de ônibus a partir de Chapecó. Tem o Museu Militar que é bem legal e está próxima de Santo Ângelo, que por sua vez está próxima de São Miguel das Missões, onde vale muito a pena visitar a missão jesuítica local. Muito obrigado pela explicação. Eu escolhi Chapecó e Passo Fundo por serem "grandes" e fáceis de conseguir Blá, Blá, Car. Meu foco mesmo é Foz, pois tenho família lá. Para não gastar tanto, quero fazer um bate-volta em Chapecó e Passo Fundo. Eu adoraria um lugar onde eu pudesse ver residências no estilo enxaimel. Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 13 Membros Postado Outubro 13 Lá não tem esse tipo de casa,é mais concentrada na serra. Mas uma curiosidade, como fazer bate e volta até esses lugares distantes?Saindo de onde? Citar
Membros pedro.phma Postado Outubro 14 Membros Postado Outubro 14 7 horas atrás, vinicius02 disse: Muito obrigado pela explicação. Eu escolhi Chapecó e Passo Fundo por serem "grandes" e fáceis de conseguir Blá, Blá, Car. Meu foco mesmo é Foz, pois tenho família lá. Para não gastar tanto, quero fazer um bate-volta em Chapecó e Passo Fundo. Eu adoraria um lugar onde eu pudesse ver residências no estilo enxaimel. Se o objetivo for ver construções em enxaimel em Chapecó e Passo Fundo, esquece. Você precisa ter em mente que não é todo canto da região sul que encontrará construções nesse estilo de forma abundante. Na verdade são poucos lugares. Até pode ser que tenha alguma coisa em Chapecó ou Passo Fundo, mas terá que literalmente garimpar. Mesmo Itapiranga e São João do Oeste, que são municípios com colonização majoritariamente alemã, você não encontrará tantas construções enxaimel. São coisas pontuais e mais fáceis de achar em comunidades da área rural. Em Itapiranga eu sei que tem na Linha Becker, onde ocorre a Oktoberfest local, mas é na zona rural e chegar lá não será uma tarefa fácil sem carro. Tem também o Centro Histórico Germânico, que fica na beira da rodovia no meio do caminho entre Iporã do Oeste e Itapiranga. O lugar mais próximo de Chapecó onde construções em enxaimel são algo tão comum quanto Pomerode seria Treze Tílias. É uma cidade de colonização austríaca bem charmosa, distante uns 180 km. Mas confesso não saber como chegar lá de ônibus e carona pode ser um desafio, já que é uma cidade meio fora de rota para caminhões. Perto de Foz tem Marechal Cândido Rondon. É uma cidade de colonização alemã que conta com um parque de exposição no estilo do de Blumenau, guardada as devidas proporções. Nesse local terá algumas construções em enxaimel. E ainda é de fácil acesso por ônibus a partir de Foz. 1 1 Citar
Membros vinicius02 Postado Outubro 14 Autor Membros Postado Outubro 14 2 horas atrás, pedro.phma disse: Se o objetivo for ver construções em enxaimel em Chapecó e Passo Fundo, esquece. Você precisa ter em mente que não é todo canto da região sul que encontrará construções nesse estilo de forma abundante. Na verdade são poucos lugares. Até pode ser que tenha alguma coisa em Chapecó ou Passo Fundo, mas terá que literalmente garimpar. Mesmo Itapiranga e São João do Oeste, que são municípios com colonização majoritariamente alemã, você não encontrará tantas construções enxaimel. São coisas pontuais e mais fáceis de achar em comunidades da área rural. Em Itapiranga eu sei que tem na Linha Becker, onde ocorre a Oktoberfest local, mas é na zona rural e chegar lá não será uma tarefa fácil sem carro. Tem também o Centro Histórico Germânico, que fica na beira da rodovia no meio do caminho entre Iporã do Oeste e Itapiranga. O lugar mais próximo de Chapecó onde construções em enxaimel são algo tão comum quanto Pomerode seria Treze Tílias. É uma cidade de colonização austríaca bem charmosa, distante uns 180 km. Mas confesso não saber como chegar lá de ônibus e carona pode ser um desafio, já que é uma cidade meio fora de rota para caminhões. Perto de Foz tem Marechal Cândido Rondon. É uma cidade de colonização alemã que conta com um parque de exposição no estilo do de Blumenau, guardada as devidas proporções. Nesse local terá algumas construções em enxaimel. E ainda é de fácil acesso por ônibus a partir de Foz. Cara, muito obrigado mesmo! Estou estudando bastante as rotas para poder conhecer um pouquinho dos 3 Estados do Sul. Falto pouco para concluir a costa leste brasileira!♥️✅ Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.