Membros FelipeACBarbosa Postado Outubro 7 Membros Compartilhar Postado Outubro 7 Olá pessoal, tudo bem? Quero muito fazer um mochilão pela Europa de 1 ou 2 anos, e obviamente não tenho dinheiro para me manter lá todo esse período, então minha intenção seria juntar uma reserva de emergência pra alguns meses (penso de 3 a 6), e me sustentar lá trabalhando (tenho 20 anos, então a intenção não é um emprego fixo em alguma área específica, e sim ir trabalhando em diferentes lugares e vivendo conhecendo novas culturas). Antes que digam que é ilegal, sei disso, porém tenho cidadania portuguesa, então a legalidade da permanência e do trabalho durante esse tempo não seriam um problema. Então, queria saber se vocês teriam algumas dicas pra me dar com relação a esse assunto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros D FABIANO Postado Outubro 7 Membros Compartilhar Postado Outubro 7 Aqui só tem brasileiro, para nós isso é ilegal. Também gostaria, mas sou cidadão de segunda classe,para a velha direita encastelada em Bruxelas e tenho dinheiro para passar quanto tempo queira, o de quiser.Fiz questão de conhecer o Hemiciclo da UE em Bruxelas e sentei aonde vejo pela TV essas decisões discriminatórias contra a minha pessoa para assistir a demonstração como tomam tais decisões. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Davi Leichsenring Postado Outubro 8 Membros Compartilhar Postado Outubro 8 Pare de falar besteira Fabiano. Ele deverá ser tratado como português na UE, jamais como brasileiro. Ele pode trabalhar e morar onde quiser, só precisa se registrar na cidade se passar de 3 meses em um mesmo país 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros D FABIANO Postado Outubro 8 Membros Compartilhar Postado Outubro 8 @Davi LeichsenringFalei de mim,não sabe ler?Está no 2 parágrafo "Também gostaria,mas sou cidadão de segunda classe ". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores pmichelazzo Postado Outubro 8 Colaboradores Compartilhar Postado Outubro 8 10 horas atrás, FelipeACBarbosa disse: Olá pessoal, tudo bem? Quero muito fazer um mochilão pela Europa de 1 ou 2 anos, e obviamente não tenho dinheiro para me manter lá todo esse período, então minha intenção seria juntar uma reserva de emergência pra alguns meses (penso de 3 a 6), e me sustentar lá trabalhando (tenho 20 anos, então a intenção não é um emprego fixo em alguma área específica, e sim ir trabalhando em diferentes lugares e vivendo conhecendo novas culturas). Antes que digam que é ilegal, sei disso, porém tenho cidadania portuguesa, então a legalidade da permanência e do trabalho durante esse tempo não seriam um problema. Então, queria saber se vocês teriam algumas dicas pra me dar com relação a esse assunto. Olá @FelipeACBarbosa, seja bem-vindo ao fórum. De antemão peço-lhe desculpas pela má recepção. Não ter emprego fixo em sua idade na Europa não é algo estranho. Boa parte dos jovens não os tem, seja pelo próprio perfil da geração, seja porque não querem, seja porque ainda estão estudando ou ainda por outros tantos motivos. Então, você não está fora de uma estatística ruim que é que a porcentagem de jovens sem emprego é o dobro da média dos desempregados, mesmo os números mostrando que o nível de desemprego no bloco é um dos mais baixos em décadas. Para seu caso, certamente a indústria do turismo ou construção serão as alternativas. TI seria também uma opção, porém torna-se mais difícil devido sua falta de experiência na área. Assim, as dicas que posso lhe dar: 1) Faça uma reserva de 6 meses e guarde-a realmente. A sazonalidade nestas áreas é alta e possivelmente terá períodos de "seca", nos quais precisará pegar do cofrinho. 2) Inglês será essencial para você. A partir de final de maio até meados de setembro, o sul da Europa e grandes cidades turísticas começam a ferver e qualquer mão de obra adicional é usada para atender a horda de turistas. Terá jornadas pesadas de trabalho em bares e/ou restaurantes, mas poderá fazer uma grana. Mas não conte muito com isso pois, da mesma forma que você que fazer uma grana na "safra", outras dezenas de jovens querem o mesmo. Então a concorrência é grande. 3) Cuidado com aluguéis (na verdade fuja deles). Se pretende ficar pingando de país para país, será difícil conseguir alugar algo mesmo sendo cidadão da UE e fatalmente cairá em Airbnb's. Hostels serão sua opção e aqui pode ser legal pois, se falar inglês, pode conseguir trabalho no próprio hostel para pagar a estadia e ainda colocar algum no bolso. 4) Cuidado com o tempo que ficará em cada país. Como @Davi Leichsenring comentou (que cê tá fazendo aqui homi, vai curtir a Ásia...), se você se estabelecer num país por mais de 3 meses, precisa se registrar na comuna local e mesmo para cidadãos da UE isso é um porre. Em alguns países, algo fácil. Noutros, uma burocracia sem fim. 5) Na "entresafra", período fora do verão na Europa, procure ir para o norte. O sul "acaba" devido questões lógicas de economia. Já no norte ou países com melhor economia, a roda continua a girar, mesmo nessas épocas. 6) O antigo leste europeu não é uma boa em seu caso. Os valores dos salários são menores para um custo de vida muitas vezes similar com países mais ricos. Além disso, possuem menos oportunidades e consequentemente um número maior de jovens desempregados. Uma opção que teria é arrumar um emprego "real" e usar parte do tempo para viajar, por exemplo, em finais de semana e feriados (tem-se tantos feriados como no Brasil). Isso lhe dá mais estabilidade e oportunidades. Eu particularmente iria por esta opção. Finalmente, além do dito acima, sugiro fortemente acessar o European Youth Portal em https://youth.europa.eu/home_en Nele existe muito mais informações do que aqui escrevi e também informações sobre oportunidades para voluntariado (pago ou não), oportunidades de emprego e assim por diante. Vale a pena gastar um bom tempo nele. No resumo: Inglês obrigatório (vai trabalhar/viver/passar tempo) em lugares com as mais diferentes línguas, reserva para os imprevistos e "correr atrás". Sugestão final: porque não aproveita para estudar algo? Irá acrescentar muito ao seu CV para o futuro. Boa sorte. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros FelipeACBarbosa Postado Outubro 8 Autor Membros Compartilhar Postado Outubro 8 7 horas atrás, pmichelazzo disse: Olá @FelipeACBarbosa, seja bem-vindo ao fórum. De antemão peço-lhe desculpas pela má recepção. Não ter emprego fixo em sua idade na Europa não é algo estranho. Boa parte dos jovens não os tem, seja pelo próprio perfil da geração, seja porque não querem, seja porque ainda estão estudando ou ainda por outros tantos motivos. Então, você não está fora de uma estatística ruim que é que a porcentagem de jovens sem emprego é o dobro da média dos desempregados, mesmo os números mostrando que o nível de desemprego no bloco é um dos mais baixos em décadas. Para seu caso, certamente a indústria do turismo ou construção serão as alternativas. TI seria também uma opção, porém torna-se mais difícil devido sua falta de experiência na área. Assim, as dicas que posso lhe dar: 1) Faça uma reserva de 6 meses e guarde-a realmente. A sazonalidade nestas áreas é alta e possivelmente terá períodos de "seca", nos quais precisará pegar do cofrinho. 2) Inglês será essencial para você. A partir de final de maio até meados de setembro, o sul da Europa e grandes cidades turísticas começam a ferver e qualquer mão de obra adicional é usada para atender a horda de turistas. Terá jornadas pesadas de trabalho em bares e/ou restaurantes, mas poderá fazer uma grana. Mas não conte muito com isso pois, da mesma forma que você que fazer uma grana na "safra", outras dezenas de jovens querem o mesmo. Então a concorrência é grande. 3) Cuidado com aluguéis (na verdade fuja deles). Se pretende ficar pingando de país para país, será difícil conseguir alugar algo mesmo sendo cidadão da UE e fatalmente cairá em Airbnb's. Hostels serão sua opção e aqui pode ser legal pois, se falar inglês, pode conseguir trabalho no próprio hostel para pagar a estadia e ainda colocar algum no bolso. 4) Cuidado com o tempo que ficará em cada país. Como @Davi Leichsenring comentou (que cê tá fazendo aqui homi, vai curtir a Ásia...), se você se estabelecer num país por mais de 3 meses, precisa se registrar na comuna local e mesmo para cidadãos da UE isso é um porre. Em alguns países, algo fácil. Noutros, uma burocracia sem fim. 5) Na "entresafra", período fora do verão na Europa, procure ir para o norte. O sul "acaba" devido questões lógicas de economia. Já no norte ou países com melhor economia, a roda continua a girar, mesmo nessas épocas. 6) O antigo leste europeu não é uma boa em seu caso. Os valores dos salários são menores para um custo de vida muitas vezes similar com países mais ricos. Além disso, possuem menos oportunidades e consequentemente um número maior de jovens desempregados. Uma opção que teria é arrumar um emprego "real" e usar parte do tempo para viajar, por exemplo, em finais de semana e feriados (tem-se tantos feriados como no Brasil). Isso lhe dá mais estabilidade e oportunidades. Eu particularmente iria por esta opção. Finalmente, além do dito acima, sugiro fortemente acessar o European Youth Portal em https://youth.europa.eu/home_en Nele existe muito mais informações do que aqui escrevi e também informações sobre oportunidades para voluntariado (pago ou não), oportunidades de emprego e assim por diante. Vale a pena gastar um bom tempo nele. No resumo: Inglês obrigatório (vai trabalhar/viver/passar tempo) em lugares com as mais diferentes línguas, reserva para os imprevistos e "correr atrás". Sugestão final: porque não aproveita para estudar algo? Irá acrescentar muito ao seu CV para o futuro. Boa sorte. Olá, muito obrigado pela recepção e pela resposta tão completa! Apenas alguns detalhes que não mencionei e que me ajudaram a decidir que queria fazer essa viagem; Na questão do idioma, já falo inglês, e estou estudando alemão e italiano, e posteriormente estudarei o francês (quero me mudar de vez para a Europa depois que me formar na faculdade, então já venho estudando os idiomas à algum tempo). Na questão de estudar algo, agradeço seu conselho, porém não mencionei que estou fazendo faculdade aqui no Brasil. Estou no terceiro semestre de engenharia mecânica, então por isso não estou querendo fazer a viagem com a intenção de um trabalho fixo. Minha intenção é quebrar a faculdade na metade (trancar, viajar durante esse 1 ano, e retornar pra terminar os estudos), e realmente viver e conhecer a cultura de outro país, conhecer pessoas, e ter essa experiência de pingar de país em país. Creio que isso me trará uma evolução muito grande, e que a faculdade nunca poderia me oferecer, e temo não ter tempo pra isso depois de me formar, por isso quero fazer agora que ainda sou jovem, sem nada a perder e cheio de energia para me aventurar em loucuras desse tipo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores pmichelazzo Postado Outubro 8 Colaboradores Compartilhar Postado Outubro 8 3 minutos atrás, FelipeACBarbosa disse: Olá, muito obrigado pela recepção e pela resposta tão completa! Apenas alguns detalhes que não mencionei e que me ajudaram a decidir que queria fazer essa viagem; Na questão do idioma, já falo inglês, e estou estudando alemão e italiano, e posteriormente estudarei o francês (quero me mudar de vez para a Europa depois que me formar na faculdade, então já venho estudando os idiomas à algum tempo). Na questão de estudar algo, agradeço seu conselho, porém não mencionei que estou fazendo faculdade aqui no Brasil. Estou no terceiro semestre de engenharia mecânica, então por isso não estou querendo fazer a viagem com a intenção de um trabalho fixo. Minha intenção é quebrar a faculdade na metade (trancar, viajar durante esse 1 ano, e retornar pra terminar os estudos), e realmente viver e conhecer a cultura de outro país, conhecer pessoas, e ter essa experiência de pingar de país em país. Creio que isso me trará uma evolução muito grande, e que a faculdade nunca poderia me oferecer, e temo não ter tempo pra isso depois de me formar, por isso quero fazer agora que ainda sou jovem, sem nada a perder e cheio de energia para me aventurar em loucuras desse tipo. Então meu caro, é cair para o mundo e acredite, não existe nenhuma loucura no que está fazendo, principalmente por já estar planejando bem há algum tempo (pelo menos é o que sua clarificação nos passa). Sucesso! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros anselmoportes Postado Outubro 8 Membros Compartilhar Postado Outubro 8 Em 07/10/2024 em 15:52, FelipeACBarbosa disse: Olá pessoal, tudo bem? Quero muito fazer um mochilão pela Europa de 1 ou 2 anos, e obviamente não tenho dinheiro para me manter lá todo esse período, então minha intenção seria juntar uma reserva de emergência pra alguns meses (penso de 3 a 6), e me sustentar lá trabalhando (tenho 20 anos, então a intenção não é um emprego fixo em alguma área específica, e sim ir trabalhando em diferentes lugares e vivendo conhecendo novas culturas). Antes que digam que é ilegal, sei disso, porém tenho cidadania portuguesa, então a legalidade da permanência e do trabalho durante esse tempo não seriam um problema. Então, queria saber se vocês teriam algumas dicas pra me dar com relação a esse assunto. Bom, já falaram praticamente tudo o que vc precisava saber, creio eu. Só queria acrescentar uma coisa: use o Couchsurfing. Não necessariamente descolar um lugar para passar umas noites, mas tb para conhecer outras pessoas. Em algumas cidades rolam encontros semanais em bares/pubs. Nesses encontros vão viajantes que estão de passagem e tb nativos que moram na cidade. Lá certamente vai encontrar gente que pode te ajudar de alguma forma. Agora só um comentário: Cara... vc vai fazer EXATAMENTE o que eu acho que deveria ter feito na sua idade. A diferença é que eu não tenho cidadania europeia. Aliás, se tivesse, acho que não estaria no Brasil. Como não fiz isso e me arrependo muito por isso, agora eu dou esse conselho para os filhos dos meus amigos: não tenham pressa pra começar e terminar uma faculdade. Passem um tempo fora, viajando. Conheçam outros lugares, pessoas e, principalmente, vcs mesmos. Pense bem o que vc quer fazer da sua vida! 20 anos é muito pouco pra saber isso. Eu tenho 45 e ainda não sei! Boa sorte e boa viagem! 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros D FABIANO Postado Outubro 9 Membros Compartilhar Postado Outubro 9 @anselmoportes Temos quase a mesma idade e pensamentos totalmente opostos no quesito universidade.Queria eu ter nascido no Rio e entrado para a UFRJ com 17 anos.Teria saido com 23 e,quem sabe,não teria tido a vida que tive,pois a universidade é uma das melhores do país e abre várias portas que encontrei fechadas.Por isso, tentando abrir, fui a Santiago e,posteriormente a grande maioria daqui sabe o que me aconteceu. Só por um pequeno detalhe, mas gigante na minha vida, deixar de ter um curso excelente na época certa por ter nascido em um estado do interior. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros anselmoportes Postado Outubro 9 Membros Compartilhar Postado Outubro 9 8 horas atrás, D FABIANO disse: @anselmoportes Temos quase a mesma idade e pensamentos totalmente opostos no quesito universidade.Queria eu ter nascido no Rio e entrado para a UFRJ com 17 anos.Teria saido com 23 e,quem sabe,não teria tido a vida que tive,pois a universidade é uma das melhores do país e abre várias portas que encontrei fechadas.Por isso, tentando abrir, fui a Santiago e,posteriormente a grande maioria daqui sabe o que me aconteceu. Só por um pequeno detalhe, mas gigante na minha vida, deixar de ter um curso excelente na época certa por ter nascido em um estado do interior. Na verdade pensamos diferentes no quesito QUANDO começar e terminar um curso em uma faculdade. Pra vc, quanto ANTES melhor. Pra mim, não. Tenho certeza que no caso do @FelipeACBarbosa, quando ele voltar dessa viagem falando ao menos mais 2 línguas fluentemente e com uma experiência internacional incrível, vai encontrar muito mais portas abertas do que saindo de um curso com 23 anos, arranhando no inglês e sem saber o que quer da vida. Mas respeito sua opinião! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.