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RELATO DETALHADO COM IMAGENS PERU + BOLIVIA 15 D AGO/20222


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Pessoal, to devendo há um tempo esse relato, mas agora que consegui termina-lo. Por mais que seja um destino já muito visitado, espero que ajude.

 

ROTEIRO BOLIVIA E PERU 15 DIAS 08/2022

 

Resumo da viagem

 

É uma boa viagem internacional próxima ao Brasil e os dois países oferecem boas opções pra curtir as férias com destaque pro Peru que com certeza daria para fazer umas 3 viagens fácil e ainda precisar de mais. Talvez, devêssemos estender em mais dias a viagem porque ficou muito corrido, muitos translados e no final cansamos, mas valeu a pena.

 

No Peru, o guia fermin ajudou bastante. Falamos do Brasil e alinhamos varios passeios em cuzco. Vale o preço a mais pela comodidade. contato dele: +51 984 495 553 / amigoencusco@gmail.com 

 

A bolivia tende a ser mais barata que o peru. Se você pretende ir a machu picchu, veja com antecedência o ingresso e a situação de águas calientes.

Pra você que não quer ler o roteiro detalhado, vou deixar uma tabela resumo com itinerário e gastos


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Dia 01 - Sala VIP que quase custou a viagem

 

Chegamos em Guarulhos umas 3 horas antes do voo. Estava uma fila bem grande pro check in no quiosque da BoA (Boliviana de Aviacion), mas deu boa. Passamos no embarque e pegamos a sala vip da gol. Bem top, almoço bem serviço, café, várias poltroninhas. E ficamos vendo o telão. O voo era 13:40. 12:20 e nada na tel, 12:40 nada. 13:00 nada. De repente, 13:05 apareceu última chamada. Saímos correndo da sala vip. Tava encerrando o embarque, ainda passaram mais uns 3 depois da gente hahahah. 

 

Nosso voo foi primeiro pra Santa cruz de la sierra. O avião era bem ruinzinho, comidinha ruim, poltrona ruim, mas tamo acostumado né. Aterrissamos e foi tudo muito rápido, já foi a imigração, desembarque e já despachamos a mala direto pra aeromoça no portão de desembarque hahahha. Achei diferente o espanhol boliviano, o agente da imigração me perguntou a direção de alguma coisa, não entendi se era do hotel ou o que, só sei que ele desistiu de mim hahaha. Nem inglês tentou.

 

De Santa cruz foi uma hora pra la paz mais ou menos. É bem bonita a vista das montanhas chegando. Eu fraco que sou já comecei a ter dificuldade pra respirar hahaha. Parece como se fosse uma crise de ansiedade sabe ? Hahah. Fizemos o câmbio de 100 doleta no aero mesmo, deu 675 bols.

 

Pegamos o taxi direto pro nosso hotel por 70 bols. Nosso hotel sagarnaga é  bem bonito, vi em outros blogs recomendações dele, com café incluso deu 30 dolares a diaria . Estamos bem perto do mercado das Bruxas, tem  várias agências de turismo ao redor e tal. E eu lá respirando fundo hahaha. Despachamos a mala e fomos passear, bem bonitas as ruas, as feiras já estavam fechando.

 

Primeira coisa fora do hotel foi comprar folha de coca (5 bols), realmente assim que masca ja da uma melhorada. Fomos Jantar num restaurante chamado angelo colonial. Pedi um prato com carne de lhama, mas não achei nada demais. Nem tem gosto diferente como eu achava. Jantei com chá de coca hahaha (10 bols). Pagamos tudo no wise e voltamos pra casa dormir, se hidratar que amanhã é fechar passeios e se aclimatar 

 

Gastos do dia

Taxi: 70bols

Janta: 123 bols

 

Dia 02 - Aclimação em La Paz

 

La paz é a cidade "sede do governo" da Bolivia, porém não é sua capital -  que é a menos famosa Sucre. O pais inteiro fica cerca de 3500 m de altitude. Uma cidade gigantesca, entre montanhas onde pessoal faz escalada na neve. Ela em si é bem feia, parece as favelas do Brasil, morros e muitas e muitas casas amontoadas e inacabadas kk trânsito bem caótico tmb, bastante gente simples nas ruas, vendendo comidas, ponchos, papel higiênico, ervas, lhamas. 

 

Ficamos numa região central, bem turística e próxima aos principais pontos da cidade.

 

Hoje tiramos o dia para conhecer a cidade e programar nossos próximos passeios..compramos o passeio da estrada da morte, do vale da Luna e do chacaltuaya. Fomos a igreja San francisco, em frente a praça Mayor da cidade. Praça murillo, catedral de Ns Sra de La Paz e  o mirante Killi killi.

 

 Passamos na praca murillo que é tipo a central da cidade. O pedrinho murillo foi tipo um dom pedro do Brasil que nao deu certo.  Brincadeiras a parte, só porque ele deu o primeiro grito libertario da bolivia em 1809. Mas acabou morto assim como outros colegas. A república espanhola ja estava enfraquecida graças à napoleão e não demorou muito para independencia, mas ele virou um icone libertario. Além do mais, foram andanças entre o centro da cidade meio sujo e caótico kk, deu pra sentir bem a cidade. Fomos no mercado das bruxas  que é do lado do hotel, vários artesanatos bolivianos clássicos, que rola pechinchar. Mas também tem as bizarrices de lhamas empalhadas e oferendas vendidas. Almoçamos umas empanadas no the local dish (6 bols a empanada, valeu a pena).

 

Perto da praça Murillo, passamos também pela Calle Jaen. Uma rua de 100 metros que mantém conservada (mais ou menos) a época colonial em suas casas e paralelepípedos do século XVI. Lá tem a casa onde morou o Pedro murillo, grande idealizador da independência. Diz que na casa dele houve os últimos acertos antes do fatídico dia 16 de julho de 1809 do grito libertário (pré enforcamento kk). Mas o que mais fiquei intrigado foi com as histórias de terror de lá. Ninguém gosta de passar a noite lá por ser um local de fantasmas... São várias lendas. Uma diz de um velho que começa a conversar com você sobre coisas antigas e de repente some (dizem ser Pedro murillo), mas o mais louco é a viúva fantasma. Conta uma história que um solteiro foi passar a noite pela rua e a viu vestida lindamente mas flutuava e o obrigou a ficar com ela. Boatos que o corpo foi encontrado ensanguentado do outro lado da cidade. E aconteceu mais de uma vez. Então eles colocaram uma cruz verde pra espantar os maus espíritos. 

 

Seguimos para parte dos teleféricos, cerca de 1,5 km andando, parte que achei mais interessante! Eles foram criados como meio de transporte desde 2014, para resolver o caos das ruas e é sensacional! São 10 linhas de telefericos, com 72 paradas, de diferentes cores, como metrô mesmo, e é 3 bolivianos a passagem (da tipo 2.5 reais)... Ai você vai cortando a cidade inteira, em pequenos vagoezinhos que cabem até 6 pessoas (se quiser da até pra ir sozinho) e vai apreciando a cidade de cima! Pegamos apenas a linha vermelha, que é a mais turistica, mas é algo super organizado. 

 

A noite aqui também é bem movimentada, continuam os mercadinhos e feiras até umas 21h e bastante gente na rua (não apenas turistas, mas muitos locais mesmo), carros e vans também..Jantamos no tia gladys, que vimos recomendações. Comemos bem lá. Um prato de pollo com fritas e sopa, suco e chá de coca por 73 bols. 

Bateu o cansaço dos 19mil passos e viemos pro restaurante La vicenza tomar uns drinks. Uma cerveja local 15 bols e o drink da cami singani que é local foi 25 bols. 

E agora vamos dormir que amanhã tem Downhill

 

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DIA 03 - 05/08 - ESTRADA DE LA MUERTE

 

Hoje foi dia de aventura! Fomos num passeio de bike na chamada "Estrada de la Muerte". Tomamos café no hotel e conforme combinado a equipe de turismo que contratamos nos buscou as 8:00. Já haviam algumas pessoas na Van, uma van até que ok diga-se de passagem. A maioria das pessoas já estavam uniformizadas com equipamentos do no fear adventures. Éramos nós e duas alemãs que eram de outras agências. No fim, eles devem unir a galera. As alemãs falaram que pagaram 45 dólares, mas que foram cobradas no hotel 70$, por isso pesquisaram hahaha. O nosso grupo foi elas, um tcheco, um casal francês, outro brasileiro e um pai e filho de Guiana francesa. Pessoal bem gente boa. 

 

Terminaram de nos equipar com joelheiras, cotoveleiras , as roupas deles, luvas e capacetes e começamos a descer! 

 

Um pouco sobre a estrada da muerte: a estrada foi criada por prisioneiros paraguaios na década de 30. E até 2007 era a única ligação do altiplano de la paz até a floresta de yungas. com um precipício de 600m, ocorriam cerca de 200-300 mortes por ano. Hoje, há uma estrada asfaltada  que deixou essa rota mais para os turistas downhill (mesmo assim até 2014 já tinham morrido 20 ciclistas 😬).

 

Nosso guia disse que o que mais causa acidente hoje é tirar fotos, vimos um crucifixo pra um ciclista que caiu do precipício tirando foto 🥲.

 Iniciamos a 4700m e terminamos em 1200m, pouco mais de 3000m de altitude. Em um trajeto de 64km de extensão.

 

A primeira descida é asfaltada, mais gostoso de descer. Dá pra pegar um gás na rodoviária com o vento no rosto ( É bom colocar algo no pescoço, se o vento te incomoda) e é bem organizado. Nosso guia Javier foi na frente e seguimos uma fila atrás dele, nos comunicamos por sinais e tudo. O tráfego é muito menor do que o da galera que desce a serra do mar no litoral paranaense, por exemplo. 

 

Tinha outro guia, o Derek, que vem no gás pra tirar fotos e filmar a gente. A Van também vem na retaguarda. Os carros nos ultrapassam bem longe, quase como se fossemos carros. Devem tá acostumados.

 

Aí foi meia hora de descida até outro ponto que guardamos a bike e subimos de Van para iniciar a descida de terra. Lá em cima nos deram bananas, chocolate e água. Explicaram mais algumas coisas como sempre, vá devagar, os sinais e avisar quando ultrapassar o colega pra não se chocar e cair ladeira abaixo. E daí que efetivamente começou A estrada da Muerte. 

A descida é em torno de 3 horas por trajetos sinuosos e vistas lindas, tinhas umas queda d'água e até participamos de um videoclipe que o ator local Miguel oarias estava gravando hahaha. 

 

Dá um pouco de receio de derrapar com as pedras, e temos que ir segurando o freio meio que toda hora pra não acelerar demais kk. No fim estávamos com as mãos e antebraços doendo. Conforme você se acostuma com a bike, sente mais segurança. A descida é muito linda, várias paisagens pra apreciar, com o ventinho no rosto. 

Tiveram algumas pausas pra água, pra tirar camadas de roupa. No final, um guiano francês acabou derrapando e caiu, faltando uns 100 metros pro fim. Mais umas contusões, mas ele se recusou a ir o hospital. 

 

Após essa longa descida, cansados, entramos novamente na van e nos levaram a tipo uma casa de família almoçar. Almoço incluso com pollo, feijão, bananas bem de boas, tinha piscina, banheiro e chuveiro pra quem quisesse tmb (nós preferimos não entrar). Lá ficamos de bate papo com o pessoal. Começamos a voltar de Van lá pelas 17h, tendo que subir todo o caminho que descemos de bike (mas na nova estrada asfaltada)  e foram umas 3 hrs pra chegar a la paz. Agora estamos jantando no restaurante La Grasera, cansaditos. 

 

Gastos do dia

500 bols passeio pela buho tours já pago

50 bols entrada parque

1 bols banheiros públicos

50 bols cerveza + drink

34 bols janta (panini, smoothie) + 30 bols (bowl quinoa) + 15 chá de cacau

 

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DIA 4 - 06/08 - Chacaltaya e valle de la luna

 

Café reforçado, e bora pra mais passeio. Dessa vez 5 brasileiros, 1 australiano e 1 peruana. Tivemos problemas porque a empresa só esqueceu de uma brasileira, o que atrasou um pouco o rolê. Eles não tinham meio controle, a lista não tinha os nomes do pessoal. Enfim, também fechamos com a buho. Nosso guia Daniel era ok, sabia as coisas que vemos na Internet e falava ok inglês.

 

Sobre a montanha:

Chacaltaya, significa ponto de encontro ou ponte dos eventos. Faz parte dos andes bolivianos. Com seu pico de 5435m. Era um ski resort e a área mais alta de ski do mundo, que foi criada em 1932. Foi desativada em 2002 porque não era mais possível esquiar. Os cientistas tinham previsto que a geleira sumisse em 2015, mas sumiu em 2009. 

 

Pra chegar lá foi um role de minibus passando por umas ruas bem estreitas, deu um medinho. O legal que ele para bem na estação de ski antiga onde também era hotel pra galera. Passamos por várias lagoas de cores diferentes, segundo o guia derivado do minério extraído cobre, ferro até ouro. 

 

É a melhor forma de os amadores chegarem tão alto. São só 200m de caminhada, mas nunca senti tanta falta de ar na vida hahaha. Levamos uns 30 minutos pra percorrer isso. Mas a vista é muito linda, realmente estávamos no meio de tudo. Dava pra ver a huana potosi, várias lagoas. Valeu com certeza todo o passeio

A entrada era 15 bols, ainda demos uma carona na descida pro porteiro hahah. Começamos tarde o passeio acho que por volta das 11 e as 15 já estávamos em la paz. Prontos para a próxima parte.

Obs: levem roupa de frio pesada com luvas

 

Levamos uma hora e meia para atravessar a cidade pro valle de la luna. São formações arenosas semelhantes a vila velha no Paraná por exemplo. Sofrem a agressão da chuva e do vento, podendo fazer buracos de até 22 m de profundidade.  A história é que Neil Armstrong estava jogando golfe ali perto (realmente tem um campo la) e disse que parecia com a lua. E assim foi nomeado. A entrada também é 15 bols. Esse passeio não tinha almoço incluso então compramos clube social, tangerina e barras de proteina que compramos no Brasil de almoço. O australiano ficou bravo porque o guia falou que ia ter comida no valle. No entanto, a comida era cookies hahah. 

 

Enfim, o valle é um percurso de 45 minutos entre as formações arenosas e o efeito da erosão. Bonito de se ver, são 10km quadrados no total, mas o percurso do parque é menos. É um terreno instável, mas mesmo assim as pessoas constroem perto. Pra ter uma ideia antes de 2 anos um terreno plano virou um buraco de 22 m com a chuva. Foi um passeio bem menos ofegante que a montanha. Deu uns 30 min

 

Voltamos de la paz e às 17 hrs estávamos no hotel. É um passeio curto.  Jantamos no la vizcacha, pedi um ahtapi. É um prato típico da bolivia que mistura tudo que se cria nos vilarejos. Tinha carne de porco, frango, lhama, mandioca, batata, banana. Achei bem bom por 35 bols sai com o bucho cheio. Pedi uma ipa de 500 ml de 25 bols pq sempre mereço hahah

 

Amanhã partiu lago titicaca

 

Gastos do dia

240 passeio chacaltaya + valle de la luna já pagos

5.50 bols clube social e água

2 bols 3 tangerina

15 bols entrada chacaltaya

15 bols entrada chacaltaya

30 bols hambúrguer vegano+ 10 bols chá + 35 ahtapi + 25 bols cerveza

 

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DIA 5 - 06/08  - Tchau Bolivia, Obrigado Hop

 

Nosso tempo de viagem é curto pro que queremos fazer. Apesar de ter lido que é possível ir para copacabana de uma forma mais barata, com os ônibus a 20 bols saindo do cemitério, achei melhor unir tudo de uma vez só.

 

Aí que conheci a bolivia e peru hop. São empresas de turismo em que você pode montar seu próprio itinerário de viagem. Você ganha passes e com a agenda de horários dos ônibus, vai ao seu próximo destino. Tem a opção de por exemplo ir de lá paz - copacabana - puno - arequipa - cusco. Pode até mesmo fazer trajetos ida e volta, como os brasileiros que conhecemos hoje que foram de la paz para copacabana conosco e partem para puno e deverão regressar a la paz.

Enfim, eles também oferecerem os tours das cidades, que são um pouco mais caros que outros, mas você ganha muito na praticidade. Fechamos com eles o trajeto lá paz - copacabana - puno e cuzco por 39 dólares. Mais caro que se eu fosse correr atrás de cada terminal, mas muito menos estressante e ter a segurança na longitudinalidade é top 

 

Enfim, acordamos cedinho pra pegar o ônibus direto do hotel. O da bolivia é igual um ônibus de rodoviária executiva. Já o do Peru é mais top com leitos e semileitos. Dia 6 de agosto é dia nacional da bolivia, então o trânsito já estava um caos mais que o normal. 

 

Achei o cuidado deles muito especial, o guia passa conversando com cada um confirmando o itinerário feito pela Internet, o nome de hostels, tirando dúvidas de passeios. Muito legal mesmo.

 

Eles param em lugar pra cafe da manha , se quiser é 25 bols. Chegamos em copacabana ao meio dia por causa do feriado. Eles param em um restaurante conveniado, não achei tão caro. Almoçamos a famosa truta por 60 bols, mas tem desde 35/40 bols.

 

Como temos pouco tempo na viagem, decidimos por não passar a noite na isla del sol. Por mais que tenha ouvido que é uma experiência muito legal, preferimos mais dias em cuzco e huaraz. No entanto, pra não conhecer a ilha Fechamos o passeio com a bolivia hop por 70 bols + 10 bols de entrada na ilha. Eles te deixam na ilha sul e você faz um treeking de uma hora passando pelo vilarejo, vê um templo, a fuente inca e lhamas. Confesso que pra mim que gosto de história fez falta um guia explicando com detalhes porque os bolivianos consideram lá como origem do povo inca e entender melhor os templos. Enfim, Stones with no meaning.

 

A vista é muito linda, você consegue ver a cordilheira andina ao fundo com as neves, o imponente lago titicaca. Bonito mesmo.

 

O passeio foi 3 horas de barco e 1 hora na ilha. Meio cansativo, mas valeu. Depois de alguns atrasos por europeus perdidos, pegamos o mesmo ônibus para fronteira. Por causa do feriado, tivemos que descer com as bagagens fazer toda a migração terrestre e depois pegar o novo ônibus peru hop do outro lado. Fizemos câmbio lá mesmo, a nossa guia Deborah indicou um lugar confiável. Estava 3,80 soles o dólar.

 

Por mais que o grupo tivesse saído do lugar, brasileiro que somos logo achamos eles. Agora estamos indo em direção ao hostel em puno. O peru hop oferece o passeio que queremos fazer por 29 dólares, eu achei meio caro. Pegamos o número da guia de qualquer forma, mas vamos tentar lá no pier mesmo.

 

Chegamos no nosso hostel às 22:00. Nosso hostel é bem simples, bem feinho, mas bem localizado. Pagamos 50 soles no quarto privativo com o banheiro. Reservamos os passeios com eles também. 80 soles a ilha de uros, amantani e mais uma península que é um passeio novo com almoço. Agora viemos jantar numa pizzaria porque diz que o povo de puno é viciado na pizza e realmente tem.uma rua só de pizza.

 

Gastos do dia.

3 bols - baratinho

39 dólares já pagos do bolívia hop todo trajeto 

72 bols almoço de truta

20 bols entrada em ilha del.sol

70 bols já pagos antes do barco ida e volta

50 soles diária pacha hostel

160 soles passeios ilha de uros, amantani e ilachon com guia e almoço

48,50 soles pizza + Hugo em buhos (pizza ok)

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Dia 06 - 07/08 Titicaca e suas ilhas

 

Acordamos de manhã pro nosso passeio de barco pelas ilhas de puno. Visitamos a ilha de uros, amantani e a península de llhacon

 

O lago titicaca é considerado o berço da civilização pré inca. Titi significa puma e caça cinza/pedra. Significa a puma de pedra ou a puma cinza. Puma devido ao formato do lago. É o maior lago navegável do mundo, tem mais de 8000km2. Teriam sido criados por pachamama e pachatata, pai e mãe água e terra. Tem muitos greeds.

Nisso se baseiam as ilhas flutuantes. Essas plantas crescem sobre terra firme no lago e quando em grandes grupos, suas raízes formam um bloco consistente que é a base das ilhas. Depois dessa base são colocadas mais camadas das plantas.

 

Visitamos uma ilha que tinha 6 famílias, 30 pessoas morando junto. Eles levaram 2 anos pra construir a ilha que vivem há 10 anos. Se bem conservadas, elas podem durar de 30-40 anos. O problema é que a planta é como se fosse papel, vai absorvendo a água e tem que ser colocadas novas camada, até um ponto que não dá mais. 

 

Eles vivem da pesca como atividade principal, agora têm acesso à escolas na península de puno. E recebem turistas a cada 2-3 dias. Não cobram  a visita, mas vendem lembrancinhas e passeios de barco.

 

No entanto, essas ilhas não foram a primeira habitação desse povo. Eles são pré incas e pescadores desde aquela época e fugiram da invasão inca nos barcos da mesma planta onde construíram casa e família.

 

De lá fomos para ilha amantani..uma ilha muito grande com 15km2 que vivem em 800 famílias e falam quechua. Eles dividem a ilha em 4 quadrantes e fazem rotatividade agrícola. As vistas são bem bonitas do lago. Deu pra ver portais incas que eram voltados pro leste no sol nascente principalmente no solsticio. 

De lá fomos para península de llacon. Onde tem outro povoado quechua e almoçamos truta de novo. Muito bom. Além disso, eles fizeram uma demonstração de como fazem detergente natural e como a anciã tecia um chapéu que levava 2 meses pra ficar feito e podia ser vendido até 1000 soles. Voltamos para puno

E agora estamos jantando no ekekos. Recomendo. Happy hour com pisco 2x20 e pizza grande 2x45. Muita pizzaria aqui jesus

 

Gastos do dia:

30 soles - lembranças de uros

5 soles - coca

2 soles - água

35 soles pizza+ 40 soles pisco + 18 soles de pizza

 

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Dia 07 - 08/08 Cuzco o umbigo del mundo

 

Chegamos às 5:40 no nosso hotel waynapicchu, meio cansados da viagem de bus a noite, e o checkin era só as 11:30. Mas tamo chique demais hotel 3 estrelas por 14$ por pessoa, e muito bom!Então ficamos enrolando pela manhã... Conseguimos tomar café no hotel, compramos um chip claro pra zap zap por 15 soles, compramos o boleto turistico para visitar as atrações de cusco ( Custa 130 soles e abrange City tour, valle sagrado e alguns museus). Como nosso City tour era só as 14:00, fomos na Missa na Catedral tmb, de grátis (e economizamos 40 soles que cobravam pra entrar la). 

A cidade de cusco é muito bonitinha, com as ruas conservadas, limpas, cheia de historias. É a cidade mais antiga da America que continua viva no mundo. Andar pelas ruas incas ainda remanescentes é demais... Construções grandes, com cada pedra unida a outra sem nenhuma brecha, muito interessante.. Uma pena que mto da História dos incas acabou se perdendo.

 

Como estávamos com tempo fomos no museu de arte que fica onde compra o boleto turistico. Foi legal, tinhas umas obras bonitinhas  dos incas, Mas principalmente apos o início da colonização Espanhola e a miscigenação das culturas. Vimos também vídeo sobre o império inca e cuzco que ajudou bem a introduzir. Foram mais de 36 templos que existiram ao redor da cidade, 15 imperadores incas, sendo que somente 5 deles há registro histórico e desses os 3 primeiros foram essenciais para que o império se estendesse da região sul da Colômbia até o norte da Argentina e Chile. Sendo cuzco sempre como a primeira cidade, onde antes praticavam só  a agricultura.

 

Também fomos no mercado de San Pedro, melhor lugar pra comprar lembrancinhas. É enorme a feira e tem de tudo mesmo, vale a visita

 

As 14 iniciamos o City tour. Pagamos mais 15 soles para entrar no templo qoriancha ou convento são domingo. Isso porque era um importante templo inca e quando os espanhóis chegaram em 1532, destruíram e criaram uma  igreja. Ainda tem bastante da parte inca dentro, vimos onde eles faziam os sacrifícios, os altares, onde a luz penetrava e criava o calendário solar. Não tivemos sorte com o guia que parecia querer passar tudo muito rápido. Pra mim que gosto de história fiquei chateado. Pior ainda  que eu, cami e mais um peruano tivermos que ficar traduzindo em inglês pras chinesas porque o cara simplesmente esquecia de repetir em inglês. 

 

Fomos em outros locais incas muito importantes, como Qenqo que era outro templo que tinha altares feitos de pedra trabalhada a mão em túneis escavados pelos antigos rios do vale. Tinha um trono que diziam ser revestido de prata e lá cultuavam a lua porque refletia no interior da caverna. Fomos depois para Sacsaywaman que foi de cair o queixo. Uma fortaleza, depósito templo dos incas que hoje só vemos 20% do que já foi. Feito com pedras enormes que podem passar 100 toneladas é outro mistério da humanidade. Lá era depósito para armas, alimentos e também templo de cultos. Diz o guia que servia de Fortaleza para nobreza e em poucos minutos chegava-se ao centro de cuzco. 

Todos esses cultos eles levavam as múmias dos imperadores antigos pra dar uma volta nas caixetas que tinham nos templos em rituais mais importantes. Diz a história inca que o último grande guerreiro foi pra lá pra resistir aos ataques espanhóis mas não durou uns 6 dias...

 

Depois fomos para Tambomachay. Outro lugar em que se cultuava a água. Lá tem fontes que nunca secaram de água e faça chuva e faça sol é a mesma vazão. Por último passamos em Pukapukara. Era como se fosse um posto de controle, alfândega dos incas. Vimos uma rota inca num morro. Segundo o guia os povos conquistados que chegavam a cuzco tinham que pagar taxa para vender suas mercadorias. Lá também do alto dava para ver a torre alta de tambomachay. Segundo o guia, os incas se comunicavam entre as Torres com reflexo da luz solar em discos para espalhar mensagens rapidamente. Eles também usavam crianças de 10-15 anos para correr 1-5km como mensageiras e entregadoras de mercadorias (ficavam em pontos desde o litoral, até aqui, e corriam cada uma seu trajeto, para levar as coisas o mais rápido possível para o imperador) 

 

Foi um passeio legal e vale a pena pra aclimatar na cidade. Depois disso jantamos e agora é se preparar pra montanha colorida amanhã

 

Gastos do dia

260 s - boleto turistico

2.5 s - alfajor cami

15s - chip claro

22.7 s - lembranças

57.66 dólares - 2 diárias hotel

3 s - passarinho. 

30 s - entrada museu 

88s - jantar

6.3 s - brownie

6s - lavanderia

 

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 Dia 8 - 09/8 - montanha de colores

 

Hoje o dia começou cedo! Saimos 4:50 do hotel para visitar a famosa "Montana de las colores" Ou Rainbow Montain.

O pessoal do tour nos buscou no hotel, foram umas 2h de estrada (todos dormindo) até um lugar que nos levaram para tomar café da manhã. Era um galpaozao grande, com um buffet bom, onde tinham vários outros grupos de turismo rumo a montanha também. Após o café, foi mais 1h de estrada de terra na montanha, para chegarmos a uns 4000m de altura e começarmos a trilha. 

A região dessas montanhas é famosa por  suas terras terem cores diferentes, devido aos minerais que nelas se encontram, dando um aspecto de arco íris, bem bonito. Até 2017, para chegar nessa montanha especifica eram cerca de 3h de trilha, mas os povoados ao redor viram que estava rentável é fizeram um caminho mais curto, que é o que pegamos - da 1h30 mais ou menos de caminhada para os turistas (os locais fazem em uns 40min) e tem a opção de pagar 60soles e ir de cavalinho uma boa parte do trajeto. 

 

A maior parte da trilha é tranquila, só pega mesmo o final, que é mais íngreme, mais alto e mais frio. Fomos desviando o montão de pessoas que estava lá, mas nesse final o caminho certo era estreito, então era bem congestionado. Subimos uma parte que tinha neve (simmm, primeira vez que vi! ) e era um pouco escorregadia, principalmente pra quem não tinha sapatos para trilha, o atrasava todos os que estavam atrás. Lá no alto, também ventava muito e fazia muito frio ❄🍃. Ficamos um pouquinho, tiramos foto com a montanha e descemos logo achando que estávamos atrasados comparando o restante do grupo. Na parte da trilha mais tranquila, chegamos até a correr um pouco, até chegar no local combinado e descobrirmos que tínhamos sido na  verdade os primeiros a retornar 😅 esperamos mais de 1h pra todo mundo do grupo voltar e irmos almoçar no mesmo local do café da manhã. 

 

Chegamos em Cusco novamente umas 17h, andamos um pouco pela cidade de novo, e voltamos pro hotel. Acabamos comendo na lanchonete daqui mesmo (16.3 soles 2 empanadas e chocolate quente) e numa pizzaria aqui do lado bem baratinha e boa  (10 soles pizza individual + 4 soles chicha Morata - um suco de milho roxo, diferente e tradicional daqui, gostamos! ) 

 

Amanhã, começamos a ida para Macchu Picchu!

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Dia 9 - 10/8 - Vale Sagrado

 

Hoje começamos o caminho para ir a Macchu Picchu. Nos buscaram no hotel umas 7h, e passaríamos pelo vale sagrado dos incas e alguns de seus pontos turísticos até chegar a águas calientes. 

Tivemos uma guia excelente, a melhor da viagem, que foi nos explicando novamente sobre a cultura Inca, a história e os pontos que visitamos. O primeiro lugar que fomos foi Pisaq, que significa na língua quechua, "Perdiz" (um tipo de pássaro que parecia com a forma do lugar). Era outra cidade Inca, a umas 2h de Cusco, e tinha vários "bairros" Diferentes.. A região dos astrônomos, dos agricultores, dos sacerdotes..  Vimos onde cultivavam as plantações, em várias planagens em como escadarias, devido ser uma cidade nas montanhas. Nas montanhas, também conseguíamos ver as tumbas onde eles enterraram seus mortos. Como no México, também faziam festas quando as pessoas morriam, para comemorar que estariam num mundo celestial melhor, mas também tinham a crença de que poderiam voltar e deixavam comida por perto das tumbas. Essas tumbas na verdade, eram buracos que eles cavavam dentro das montanhas, que de longe fica com um aspecto de formigueiro furadinho, e deixavam os corpos em posição fetal. 

 

Após isso fomos para O almoço, num buffet livre muito bomm, com umas comidas típicas daqui. Tinha um ceviche muito bom, que eles faziam na hora e uma sobremesa com milho roxo tambem, parecia um sagu. 

 

Dali fomos para Olantaytambo, outra cidade Inca onde foi iniciada a construção de outro templo, mas que acabou não sendo finalizada. A cidade era o local de descanso do general Olantay, que contribui muito para a expansão do Império Inca, ascendendo a nobreza por merecimento. A região foi uma importante área militar, de agricultura  e religiosa. No entanto, conta a lenda que o general, ao se envolver com a filha do imperador, acabou sendo exilado e refugiou-se para essa cidade para buscar reconquistar a esposa que foi presa numa torre. Algo bem Romeu e Julieta.

 

Foi impressionante ver o trabalho dos incas, a paciência em lidar com as pedras, as gigantes construções e os canais de água pela cidade, que em Olantaytambo ainda funcionam. O conhecimento e uso deles das montanhas era também uma religiosidade. Eles chegaram a talhar um rosto Inca na montanha e quando o sol bate nesse rosto Inca, a sombra fica sobre o templo do sol. Muito doido. 

 

Ao ver a decadência do Império, um outro general bloqueiou as estradas para Machu picchu e refugiou seu povoado para outro lugar, mantendo-a desconhecida para os espanhois. Acredita-se que ainda possa haver outra cidade inca desconhecida. 

 

Dali, pegamos o trem para o vilarejo de águas calientes, a região mais próxima de Macchu Picchu, para fazermos o tour amanhã! 

O trajeto de trem é cerca de 1h40, passa por regiões montanhosas belas, mas confesso que esperava mais. Acho que não vale comprar ida e volta como iremos fazer com o nosso pacote. 

 

Gastos do dia

12 soles cerveza

7 soles água

70 janta

 

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Dia 10 - 11/08 Machu Picchu a cidade intocada dos incas

 

Aguas calientes é uma cidade bem bonitinha,  com várias opções de restaurantes que vão desde 15 soles o menu turístico (entrada e principal) até 70 soles um prato. Também tem as águas termais a 20 soles, mas achamos que não valia a pena 

 

O hotel que ficamos el raíces era confortável e foi bom para descansarmos da viagem de trem e dos passeios. Outra forma de chegar é ir pela hidroelétrica e depois caminha um pouco, dizem que é bonito, mas não tínhamos tempo.

 

Nos encontramos com o guia para irmos pegar o Bus de águas calientes a cidadela de machu picchu. Você pode subir em 1h de caminhada ou pagar o bus por 20$ em 20 minutos como fizemos.

 

Por mais que nossos ingressos fossem das 7 horas, o circuito básico fomos com um grupo das 8:00. Os ônibus não tem horário agendado, aparecem de 20 em 20 min

 

Há vários circuitos de passeios em machu picchu. Você pode visitar as montanhas em volta da cidadela como huayna picchu também. Comprar com antecedência é bem mais seguro. Compramos pelo site do governo foi 153 soles para estrangeiro. Há a opção de tentar comprar na hora, mas são passeios pra o fim da tarde, descobrimos isso com os chilenos que conhecemos no trem

 

O dia começou meio nublado e previsão de chuva, mas lá fomos nós pra mais curvas.

 

Machu picchu significa morro velho. Segundo nosso guia, não há relatos escritos da cidade, tudo são hipóteses baseadas no conhecimento dos incas e deduções. O próprio nome machu picchu não é inca. Foi descoberta em 1902 e a primeira expedição arqueológica científica em 1911. Muito provável que a cidade tenha sido construída e habitada entre 1400-1530.

 

É tudo muito lindo. A entrada inca que chega de cusco tem um portão natural de onde o sol nascia. De lá também saiam outras rotas como pro Equador, Colômbia. Todas elas dava pra ver da cidade. Tinha uma torre do vigilante que dava pra ver toda a cidade. 

 

Haviam universidades, pontos agrícolas, casas para os trabalhadores, pontos astronômicos, muitos templos ao sol, condor e templos principais onde faziam sacrifícios, oferendas. 

 

Especula-se que a região tenha sido abandonada pelos incas em 1540 para outro local de resistência espanhola.

 

Era impressionante o conhecimento deles. Vimos um relógio solar que até tinha inclinação para marcar certo o horário. 

 

Não gostamos de ter muita pausa pra fotos. A pandemia deu uma organizada no tour e com menos gente fica mais confortável. 

 

O tour durou 3 horas. Apesar de ouvirmos de algumas pessoas que não era nada demais, achamos muito lindo o lugar, e espetacular como o ser humano pode construir obras incríveis.

 

Almoçamos em um restaurante puttukusi. Bem bom, pratos gostosos. Passeamos por água calientes e depois voltamos no trem 360 da incarail. A vista é muito legal sim. Teve até um teatro da história que contamos do general ollantay e a filha do imperador haha. Em Olantaytambo pegamos o ônibus pra Cusco (uma van na vdd) da mesma empresa do trem 

 

Chegamos exaustos, jantamos na pizzaria lá aventura bem barateza e agora dormir que amanhã as 04 hrs tem laguna humantay.

 

Gastos do dia

Almoço 87 soles

Sorvete 10 soles

Janta 32 soles

 

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Dia 11 - 12/08 A laguna humantay

 

Saímos do hotel às 04 para o passeio na laguna humantay.  São 2 horas até o café da manhã com frutas, pãozinho de boas. E mais 1 hora até a base da trilha.

 

A montanha humantay tem o pico de 5400m, enquanto a laguna fica a 4200m de altitude. A montanha também fica próxima à trilha da montanha de salkantay.  Essa é a trilha de cuzco que leva a machu picchu e dura cerca de 4 dias de caminhada.

 

Na laguna são feitos, há milhares de anos, cultos a pachamama, mãe terra. Os visitantes carregam uma pedra da base das montanhas até o destino final em agradecimento por terem completado a jornada em segurança. 

 

A trilha toda é 8 km ida e volta, sendo 2km de subida. Achamos mais fácil que a rainbow montain porque não estava frio nem chovendo. Ficamos andando com várias camadas de roupas na mão hahah. 

 

Realmente toda vez que você acha que está chegando aparece outra subida, mas quando você chega lá e vê aquela lagoa turquesa dos ricos minérios glaciares vale a pena. 

 

A taxa de entrada pra estrangeiros é 20 soles. Quanto aos passeios de cusco fechamos todos com o fermin, o guia dos brasileiros por 320$ (exceto o ingresso machupicchu). Vou deixar uma foto aqui dos passeios pelo nosso hotel, mas pela comodidade valeu a pena.

 

Subimos em 1h10. Voltamos e almoçamos no mesmo lugar do café. Estávamos em cuzco as 17 horas. E fomos de novo no mercado san Pedro, melhor lugar pra comprar lembrancinhas. Lembrem de pesquisar bem e pechinchar, a mesma coisa pode ir de 30 a 22 soles, é a empanada do lanche hahah

 

Adoramos cuzco e agora estamos jantando num restaurante vegetariano chamado salvajes, preços em conta e gostei da cerveja artesanal.

 

Amanhã embarcamos pra lima

 

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 Dia 12 - 13/08 - Lima

 

Saímos do hotel 4:40 hoje para pegar nosso voo para Lima. O aeroporto é bem pertinho, deu uns 15 min de taxi (incluído no nosso pacote), mas pequeno. Chegamos lá e tinha uma fila de pessoas pra fora, porque o aeroporto ainda não tinha aberto e estavam organizando as filas para despache de bagagens na parte externa. Meio desorganizado, acabou atrasando um pouco o embarque nosso também

Mas tudo certo, chegamos em Lima umas 8h já. 

Chegamos meio perdidos, como vamos viajar de ônibus a noite para Huaraz, não tínhamos reservado hotel aqui e só queríamos encontrar um lugar para deixar as malas. Fomos para a rodoviária de taxi (65 soles) e procuramos uns hotéis ali perto, mas achamos meio caro e meio feia a região, então acabamos preferindo vir para o bairro Miraflores e  pegar um hostel. O mais em conta que achamos foi o DragonFly, que saiu 35 soles/cada. Tomamos café da manhã ali mesmo e fomos andar turistar. 

 

O bairro Miraflores é considerado um dos melhores de Lima, o mais turistico com certeza, com várias opções de restaurantes e hotéis. Muito bonitinho e organizado! Aqui tem muitas ciclovias, e cada pracinha eles geralmente colocam uma escultura e dão um nome de parque diferente para homenagear alguém/algo. Fomos no Parque 7de junho e Kennedy, em direção a Huan Puccaltana. Essa é mais uma ruina, que data da época de 500d.c, isto é antes dos incas! Entretanto, descobrimos ali que precisávamos reservar com antecedência uma visita guiada pelo site, 15 soles para estrangeiro, e acabamos preferindo deixar pro outro dia que estaremos em Lima.

 

Apesar do dia estar nebuloso (mas por sorte não chovendo), dali, fomos em direção a beira mar. Foi a parte que mais gostei e me impressionou! Na verdade, a praia mesmo fica numa região mais baixa que a cidade, tem pouca areia e mais pedras, com um passeio que parece bonitinho, mas com uma via rápida de carros ao lado. A parte que passamos e que as pessoas da cidade ficam (pelo menos nessa época do ano), é uma grande quantidade de parques, que fica bem acima das montanhas dali, como se fosse o aterro do Flamengo. É bem lindo. Ai ali em cima que o pessoal passeia com os cachorros, corre, fica apreciando a vista, e tem os vários prédios bonitos. 

Indo por ali passamos pelo parque do Amor (chamado assim porque tem uma escultura de um casal se beijando) no centro, e o shopping Lacomar. Esse é um shopping beira mar aberto, entre as montanhas dali, high society, bem bonito também. Acabamos dividindo um burguer king ali devido a fome e descansando um pouco das caminhadas. 

 

Depois, fomos em direção a Ponte dos suspiros, dessa vez no bairro Barranco, que fica logo depois do Miraflores. É um bairro também bonito, mas parece mais antigo, com algumas partes conservadas, outras nem tanto. Essa ponte é chamada assim pelos casais que se apaixonaram ali, e conta a lenda que, na primeira vez que passar por ela, tem que passar sem respirar e poderá fazer um pedido. Achamos legal a brincadeira e fizemos, eu (cami) quase não consegui kk ficamos na região ali sentados descansando um pouco, fomos no Mirador e na feirinha do bairro, e depois caminhados de volta para próximo ao hostel. Jantamos num rest veg (22 soles um wrap) e no El chinito, rest famoso por aqui pelos sanduíches com carne de porco e torresmo (gostoso mas bem gorduroso, uns 23 soles). 

Agora voltamos no hostel e estamos aguardando para pegar o ônibus para Huaraz, ultima parte da viagem!


 

Dia 13 - 14/08 - Huaraz

 

Chegamos em huaraz as 06:25. Viemos pela cruz del sur. Os ônibus são bem confortáveis. Os preços variam de 49 a 100 soles o trecho. Compramos a ida e a volta no Brasil ainda

 

Já na saída fomos abordados por vários taxistas. Queríamos pagar no cartão como fizéssemos em Lima. Estavam querendo cobrar 50 soles por 3km. Estávamos com medo de perder o passeio e fechamos por 30 soles. O preço justo: 7 soles. 💩

 

Mas conseguimos chegar a tempo de tomar café, banho e até trocar de passeio. Trocamos o glaciar poturi pela laguna paron. Sei que o glaciar vai acabar um dia, mas a laguna é muito bonita, muito extensa.

 

O perrengue é a estrada tortuosa que enjooa. Levamos umas 3h30, 4h pra chegar a 3900 na laguna. Subimos no mirador a 4200m para ver ela de cima. Muito linda.

 

 Ela é a maior da cordillera blanca, com 44km2. Ao fundo dela, podemos ver a montanha artesonraju. É a montanha que aparece na logo da paramount.

 

Tem passeios de Kayak na laguna também, mas não fizemos. Almoçamos num restaurante familiar e depois mais estrada pra enjoar das curvas hahah

 

Ficamos no scheler hostel. Recomendamos muito. Além de ter preços muito bons para os passeios, o Scheler e a glória são muito hospitaleiros e os quartos são confortáveis.

 

Agora é dormir porque amanhã é dia de laguna 69

 

Gastos do dia

- 30 soles táxi

- 44 soles almoço

- 50,2 mercado para trilha

- 130 soles laguna paron com entrada

- 120 soles laguna 69 sem entradas 

- 105 soles 1 diária e meia no scheler

 

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Dia 14 - 15/08 - Última trilha, Laguna 69

 

Saímos do hotel às 5h para nossa última trilha, Laguna 69! Foram umas 3 horas de ônibus, com uma pausa para café da manhã (pago por fora do tour, em Uma casa de família local) , até o local do início da trilha. 

 

 Fica dentro de um parque nacional (30 soles a entrada para não peruanos), que tem trilhas para várias montanhas, incluindo a Laguna 69 que fomos fazer. 

 

Foram 3 horas de trilha, cerca de 7km dos 4200- 4600m de altitude. Foi com certeza a mais cansativa pra gente, tanto pela distância como pelo cansaço acumulado dos últimos dias, porém certamente a mais bonita também. Boa parte do trajeto era no plano, e podíamos apreciar as montanhas, cascatas descendo dos glaciais e formando o Rio abaixo até as lagunas. Passamos pela 

Laguna de Langanuco, no início do trajeto, depois Laguna Consuelo até chegar ao destino da Laguna 69. Linda, com aquele azul turquesa intenso. Ficamos uns 40 minutos lá, e depois já iniciámos a descida, que fizemos em cerca de 2h. Apenas no início da trilha tinha uns banheiros (1 sole para uso) e uma vendinha com comidas e bebidas, então você tem que se preparar para enfrentar todo o trajeto. 

 

Longa estrada de volta ao hotel, chegamos às 19:30 em Huaraz novamente e estamos nos preparando para pegar o ônibus noturno para Lima. Amanhã é nosso último dia no Peru!

 

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DIA 15 - 17/08 Último dia, City tour em lima

 

Dormimos meio mal no ônibus, acho que o cansaço bateu. Chegamos na estação da cruz del sur às 6:40. O plano era pegar algum hostel mais barato só pra deixar as malas e ir passear. No entanto, os Nutellas, pegaram o hotel do outro lado da rua por 100 soles hahah.

 

Saímos para tomar café no centro histórico. Tem várias opções de museu, estávamos sem clima para pagar visitas. Visitamos o parque do museu de Lima bem grande e cheio de Pato. De lá fomos caminhando pela plaza de Armas. Passamos pelo plaza san martin, que foi o maluco que lançou o grito da independência em 1821. E foi executado na plaza maior. O centro histórico é bonitinho, com a maioria dos edifícios conservados. Foi apenas difícil de acessar a praça das armas. Além da restrição do governo ao número de visitantes, estava havendo uma passeata de operários e eles até foram dentro do Palácio do governo. Não sei se o presidente que falou, mas eles aplaudiram hahaha

 

Ficamos lendo várias das plaquinha de história. Das histórias coloniais, traições, dominações. Enfim, como tínhamos tempo fomos parando em cada praça. E decidimos ir a pé para a praça do circuito mágico das águas.

 

Eu não recomendo haha. O trajeto é meio feio, não sentimos insegurança, mas é andar no centro não pra turistas hahah. Almoçamos em um lugar lá perto, chamado Porto Belo. Bom custo benefício

 

Depois fomos pro ponto alto do dia: o parque das águas. A entrada é 4 soles. É muito lindo o parque cheio de fontes de maneiras diferentes e bonitas. Eram 14 se não me engano, sempre fazendo referência a valores como harmonia, amor, sonhos. Bem bonito

 

A parte legal é a noite em que no monumento número 2 tem o show das águas. Começa o primeiro às 18:50, com uma duração de uns 20 minutos. Pelo que entendemos, esse novo espetáculo foi feito para comemorar o bicentenário da independência em 2021. Como estava na pandemia, essa foi uma saída.

 

Eles projetavam nas águas slides da história do Peru, desde do pré inca, inca, colônia, independência e atual. Muito legal. E as músicas com as águas seguindo o ritmo. Se tiver em Lima, é um passeio imperdível

 

Depois disso voltamos pro nosso hotel para arrumar as malas e embarcar rumo ao Brasil

 Longa jornada. Saímos às 1:00 e chegamos em São paulo ao 12:30. Porém, graças a gol devemos chegar em curitiba lá pelas 18horas 

 

Valores do dia

100 soles hotel

32 café

10,90 suco

45,90 almojanta

8 soles parque das águas

9 soles uber para centro

11,90 soles uber para hotel

43,60 uber para aeroporto



 

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