Membros untamed Postado Maio 22, 2011 Membros Postado Maio 22, 2011 O livro de Hans Staden é um grande clássico da literatura histórica. É o primeiro grande relato sobre o Brasil do séc. XVI e pode também ser considerado um dos primeiros relatos de viagem passados em terras brasileiras. É um livro relativamente curto e de fácil leitura, relatando viagens e aventuras ultramarinas, naufrágios, selvagens, luta pela sobrevivência e canibalismo. O livro relata as aventuras de Hans Staden em terras brasileiras. Ele foi um aventureiro mercenário que passou por duas vezes pela América Portuguesa no início do séc. XVI, onde teve a oportunidade de participar de combates nas Capitanias de Pernambuco e São Vicente, além de ter sido capturado e feito prisioneiro pelos índios da região. Em seu tempo no cativeiro, relatou os costumes e a vida dos habitantes nativos. Para os estudiosos, a obra contém informações de interesse antropológico, sociológico, lingüístico e cultural sobre a vida, os costumes e as crenças dos indígenas do litoral brasileiro na primeira metade do século XVI. Essa edição, com tradução de Pedro Süssekind, possui ilustrações originais e uma leitura bastante agradável. Considero este um livro fundamental para todos os amantes de livros de aventura. Recomendo!
Membros de Honra GUILHERME TOSETTO Postado Julho 6, 2011 Membros de Honra Postado Julho 6, 2011 Na verdade, Hans Staden era um viajante e cronista alemão. que foi noemado por Tomé de Sousa para realizar combate a índios na região onde hoje é Bertioga. Mas ele foi aprisionado pelos tupinambás, levado para a hoje Ubatuba e de lá conseguiu escapar da morte num ritual antropofágico. O nome de seu livro, na verdade, é imenso (é algo tipo o nome de D. Pedro I!!!!) e coloco aqui apenas o trecho inicial: "Descrição verdadeira de um país de selvagens nus, ferozes e canibais, situado no novo mundo América, desconhecido na etrra de Hessen...
Membros untamed Postado Julho 6, 2011 Autor Membros Postado Julho 6, 2011 Guilherme, Boa noite! O nome do livro é isso mesmo.. mas nas novas edições, ganhou um título mais enxuto. Ele foi nomeado para defender uma fortaleza e combater o índios, mas quando já estava no Brasil na condição de náufrago.. ele naufragou na segunda viagem que tinha feito à América portuguesa, para onde tinha vindo em busca do pau brasil.. ele até conta esse passagem no livro dele, de forma muito interessante..
Membros de Honra GUILHERME TOSETTO Postado Julho 6, 2011 Membros de Honra Postado Julho 6, 2011 Sim, é isso mesmo!!
Posts Recomendados