Ir para conteúdo

Primeiro Sobrenome

Ir para solução Solucionado por Luciano Maziero ,

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Boa noite

comprei passagem de retorno dos EUA pela Copa Air, porém por uma desatenção digitei o último sobrenome errado de meu filho. Entrei em contato com a cia e enviei uma cópia do passaporte dele, onde recebi a correção apenas excluindo o último sobrenome (que estava errado) e mantendo apenas o primeiro sobrenome dele, conforme exemplo:

Nome Completo Passaporte: João Mota Moraes

Nome que a cia corrigiu no bilhete: João Mota

Já liguei diversas vezes para a Copa por estar receoso de ter problema no embarque, mas todos atendentes me informaram que tendo o primeiro sobrenome apenas já é suficiente para emigrar dos EUA, o último atendente inclusive disse que nos EUA eles consideram apenas o primeiro sobrenome.

Me desculpem se o assunto já foi debatido anteriormente, porém não encontrei nenhuma discussão sobre voos internacionais e especificamente de uma criança.

Editado por Luciano Maziero
  • Colaboradores
Postado (editado)

Seu "descuido" é algo comum que novos viajantes cometem e que, inclusive, já foi pauta de vários posts e comentários por aqui.

Não existe "primeiro sobrenome" para uma companhia aérea ou agente de migração. Existe uma maçaroca de regras para nomes pelas quais tenta-se normalizar um pouco essa questão pois existem "n" variantes de nomes pelo mundo. Existem casos inclusive que a pessoa não tem "nome", somente sobrenome (e isso é tratado como "FNU" - First Name Unknown).

Em seu caso, o que importará é o nome que consta no passaporte bater com o nome que consta no visto americano (possivelmente por isso a Copa disse o que disse para você). Como o bilhete consta o nome (ou parte do) corretamente, a pessoa no aeroporto no Brasil irá conferir o passaporte da criança, se você tem a autorização para deixar o país com ela, se o visto está válido (seu e dela), se o nome no visto bate com o do passaporte e então vai procurar seu filho no sistema. Deu "match", resolvido. Claro que você pode (e até deveria para evitar disse-me-disse), levar a conversa/solicitação que fez junto à companhia impressa para apresentação caso queiram tirar o deles da reta mas, estando seu nome correto, você sendo pai dela, com vistos válidos e etc, não terá problemas.

"Ahhh, mas fulano teve um problema porque tinha uma letra trocada e não deixaram embarcar e não sei o quê mais..." Sim, histórias como essas existem algumas e são estupidamente amplificadas como ser fosse a regra, não excessão (igual roubarem mala dentro de avião que agora virou moda essas merdas de vídeos). Não dê muito ouvidos; faça sua parte (já fez inclusive, parabéns), leve os documentos e, da próxima vez, por favor, compre a passagem somente com o "Nome" (João) e o "Sobrenome" (Moraes). O restante deixe de fora. Dessa forma não passará aflição como agora 😉

Boa viagem.

Editado por pmichelazzo

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...