Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Achei esse sistema VLT lá no RJ bem esquisito: fui da estação Central do Brasil até a Rodoviária nele, e o pagamento é encostando o cartão nos leitores que ficam dentro dos vagões. Aí fiquei pensando que poderia usar sem pagar, pois não tem catraca... Se não validar o cartão no leitor e sair, como vão saber? 

• Membros
Postado

Tem um fiscal dentro e não se assuste,pois o sistema é parecido com algumas cidades da Europa,como Amsterdam. Não tem cartão?Em Amsterdam o cara te põe para fora e no Rio também. Nenhum lugar da Europa tem catraca,ao que eu saiba. 

• Membros
Postado

É por esse tipo de pensamento que no Brasil se paga caro pelos serviços... Tem que investir pesado em controle pq o brasileiro tem sempre que "tirar vantagem" de algo...

Integridade é fazer o certo mesmo quando ninguém está olhando... 

• Gostei! 2
  • Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

Sabe a solução? A mesma que falta nas demais áreas do país. Fiscalização e multa.

No transporte público de Bruxelas funciona da mesma forma e acontecem "controles" com frequência. Se a pessoa não pagou, recebe a "conta" que começa em 107 Euros, chegando a 430 Euros e, caso não pague em 10 dias, acrescem 107 Euros em cima da multa que já tomou.

O mesmo para estacionamento. Dias atrás tomei uma de 45 Euros porque não percebi que o local onde tinha parado era uma "grey zone" e pimba, dias depois, chega o "boleto" em casa. Velocidade, mesma coisa. Passou 10km do limite, 53 Euros. Depois, 53 Euros mais 11 Euros por cada km adicional. Então o que acontece? Tá lá a galera andando a 50km/h onde é 50, 30Km/h onde é 30 e a coisa funciona.

Agora, veja que interessante. A "lei seca" no Brasil é muito mais dura que a belga (e uma das mais duras do mundo) tanto no limite quanto na multa mas... cadê a fiscalização? Zero. Aí o sujeito enche a cara, entra na contramão com um caminhão carregado numa rodovia do litoral de SP, mata um cara numa moto, deixa a namorada toda arrebentada no hospital, bate em outros nove veículos e ainda vai com um pedaço de pau para cima dos policiais. Não dá né. (https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2024/09/23/caminhoneiro-embriagado-dirige-na-contramao-atinge-nove-veiculos-e-mata-motociclista-no-litoral-de-sp.ghtml)

Até temos lei, mas pouco são aplicadas o que aumenta a sensação de impunidade e consequentemente o número de "aproveitadores".

• Membros
Postado
6 horas atrás, D FABIANO disse:

Tem um fiscal dentro e não se assuste,pois o sistema é parecido com algumas cidades da Europa,como Amsterdam. Não tem cartão?Em Amsterdam o cara te põe para fora e no Rio também. Nenhum lugar da Europa tem catraca,ao que eu saiba. 

No vagão que peguei não notei nenhum fiscal... Se tinha, acho que ele deve ter aprovado minha aparência de turista, com o mochilão...

• Membros
Postado
6 horas atrás, D FABIANO disse:

No vagão que peguei não notei nenhum fiscal... Se tinha, acho que ele deve ter aprovado minha aparência de turista, com o mochilão...

• Membros
Postado
5 horas atrás, pmichelazzo disse:

Sabe a solução? A mesma que falta nas demais áreas do país. Fiscalização e multa.

No transporte público de Bruxelas funciona da mesma forma e acontecem "controles" com frequência. Se a pessoa não pagou, recebe a "conta" que começa em 107 Euros, chegando a 430 Euros e, caso não pague em 10 dias, acrescem 107 Euros em cima da multa que já tomou.

O mesmo para estacionamento. Dias atrás tomei uma de 45 Euros porque não percebi que o local onde tinha parado era uma "grey zone" e pimba, dias depois, chega o "boleto" em casa. Velocidade, mesma coisa. Passou 10km do limite, 53 Euros. Depois, 53 Euros mais 11 Euros por cada km adicional. Então o que acontece? Tá lá a galera andando a 50km/h onde é 50, 30Km/h onde é 30 e a coisa funciona.

Agora, veja que interessante. A "lei seca" no Brasil é muito mais dura que a belga (e uma das mais duras do mundo) tanto no limite quanto na multa mas... cadê a fiscalização? Zero. Aí o sujeito enche a cara, entra na contramão com um caminhão carregado numa rodovia do litoral de SP, mata um cara numa moto, deixa a namorada toda arrebentada no hospital, bate em outros nove veículos e ainda vai com um pedaço de pau para cima dos policiais. Não dá né. (https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2024/09/23/caminhoneiro-embriagado-dirige-na-contramao-atinge-nove-veiculos-e-mata-motociclista-no-litoral-de-sp.ghtml)

Até temos lei, mas pouco são aplicadas o que aumenta a sensação de impunidade e consequentemente o número de "aproveitadores".

Esse sistema aqui em São Paulo não sei se funcionaria... Só se tivesse uma fiscalização que realmente atuasse em cima de quem infringe as regras. Infelizmente aqui no Brasil há a cultura de, que, se a pessoa conseguir driblar alguma imposição para conseguir uma vantagem para si, ela vai por este caminho...

• Colaboradores
Postado
6 horas atrás, pmichelazzo disse:

E campanhas de educação massivas! Não adianta pensarmos só em fiscalização pq não tem como ter um fiscal pra cada cidadão... com educação de fato o cidadão entenderia que não é pq não tem ninguém olhando que ele pode fazer a merda que quiser!

• Colaboradores
Postado
2 horas atrás, Crom disse:

Esse sistema aqui em São Paulo não sei se funcionaria... Só se tivesse uma fiscalização que realmente atuasse em cima de quem infringe as regras. Infelizmente aqui no Brasil há a cultura de, que, se a pessoa conseguir driblar alguma imposição para conseguir uma vantagem para si, ela vai por este caminho...

Eu, inocente que sou, discordo de você. Acho que é igual gente boa e gente ruim, tem em todo o lado. O problema é que os ruins são muito ruins e se destacam. Você pára na faixa de pedestres onde não tem farol/sinal para o pedestre passar? Eu paro, seja aqui, seja no Brasil (que já me rendeu muito xingo inclusive).

A fiscalização deve ser para todos, como é o caso aqui. Você está lá sentadinho no busão; deu um controle, eles não pedem seu documento, pedem seu cartão da passagem, seja vovó, jovem, negro, asiático, azul, whatever. E, se não tiver pago, a multa vem.

A partir do momento que se junta a educação que @Juliana Champi bem lembrou com a fiscalização "sem jeitinho", a coisa começa a mudar. Vide os cintos de segurança.

• Gostei! 2
  • Membros
Postado

@Crom As vezes que fui aí Santos Dumont ou ao museu do amanhã tinha até mais que um fiscal dentro,mas não havia necessidade, pois era hábito,ou não sei se por medo mesmo, todos passavam o cartão. Tenho que lembrar que logo após a inauguração da linha 1 era gratuito, começaram a cobrar meses depois. Mas,o importante é que atingiu o objetivo que era levar o desenvolvimento para a região, ora abandonada,do Porto Maravilha e da Praça Mauá e todos os cariocas devem estar felizes com a iniciativa da presidente Dilma Rousseff em construir para a Copa do Mundo. Queria eu que construíssem outra linha na Zona Sul.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...