Membros Barbosaaaa Postado Setembro 25 Membros Postado Setembro 25 Bom dia, pessoal! Tudo bem? Sei que pode parecer bobo, mas tenho uma dúvida importante. Vou para a Itália em novembro e chegarei de Dubai ao aeroporto de Roma, onde ficarei apenas 3 dias em um hostel, pois estarei fazendo um intercâmbio de 1 mês em Sevilha. Após esse período de 30 dias cursando o intercâmbio, viajarei pela Europa por 25 dias, totalizando pouco mais de 50 dias dentro do espaço Schengen. Após esse resumo, minha dúvida é: devo informar ao oficial de imigração que farei turismo em Roma por 2 dias e explicar que estou indo para Sevilha estudar, caso ele pergunte sobre a intenção da minha viagem? Tenho todos os documentos e comprovações, como passagem para Sevilha, hospedagem da escola, comprovação de matrícula, passagem de volta para o Brasil, comprovante de seguro viagem, extrato bancário da WISE e extrato do cartão de crédito que vou levar da minha mãe, que tem um bom limite. Também preparei um Excel com meu roteiro e o da minha amiga para os 25 dias subsequentes. A única coisa que ainda não tenho é o comprovante de hospedagem nos locais que vou visitar após o intercâmbio. Vocês acham que o oficial pode reclamar de algo em relação ao tempo que vou ficar viajando ou por estar desempregado? Desde já, agradeço a todos! Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Setembro 25 Colaboradores Postado Setembro 25 30 minutos atrás, Barbosaaaa disse: Após esse resumo, minha dúvida é: devo informar ao oficial de imigração que farei turismo em Roma por 2 dias e explicar que estou indo para Sevilha estudar, caso ele pergunte sobre a intenção da minha viagem? Sim 31 minutos atrás, Barbosaaaa disse: Vocês acham que o oficial pode reclamar de algo em relação ao tempo que vou ficar viajando ou por estar desempregado? Não. Boa viagem! Citar
Membros Barbosaaaa Postado Setembro 25 Autor Membros Postado Setembro 25 1 minuto atrás, pmichelazzo disse: Sim Não. Boa viagem! Muito obrigado! Sei que é uma dúvida boba, mas obrigado pela resposta. 1 Citar
Membros leandrocsm Postado Setembro 25 Membros Postado Setembro 25 Dica, leve absolutamente tudo impresso em uma pastinha transparente, e em ordem cronológica.. hospedagens, cursos, roteiro, etc. Pra mim foi perguntado o que eu faço de trabalho pra viver e em seguida o que eu iria fazer lá. Comecei a explicar com meu inglês capenga, o agente fez uma cara de quem está se esforçando pra entender, então mostrei a pastinha e falei "We will visit this(sic) countries". Ele pediu a pastinha, folheou vendo as reservas e passagem de volta, sorriu e falou um "good choice" e me liberou bem rápido. Na alemanha só me liberaram quando mostrei a passagem de volta pro Brasil saindo de Paris, no email, no celular desligado e sem internet. Foi uma luta ali pra conseguir carregar, acessar internet do aeroporto e mostrar pra ter o carimbo. Foi a única passagem que não consegui imprimir porque tinha dado problema na emissão e finalizei antes de embarcar. Então tenha tudo impresso e organizado e não minta, que tudo dará certo! Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Setembro 26 Colaboradores Postado Setembro 26 10 horas atrás, leandrocsm disse: Dica, leve absolutamente tudo impresso em uma pastinha transparente, e em ordem cronológica.. hospedagens, cursos, roteiro, etc. Não gaste papel, não corte árvores. Estamos em 2024 onde tem energia e internet até onde não deveria ter. Oficial de imigração não está vendo a hora de acabarem com os passaportes para eles se aposentarem. Coloque numa ferramenta qualquer tudo organizadinho ou faça download dos pdf's de um drive qualquer da vida e deixe em seu celular. Só mostrar e está resolvido (exceto, claro, se possui fotos que não devem ser mostradas por motivos legais 10 horas atrás, leandrocsm disse: Pra mim foi perguntado o que eu faço de trabalho pra viver e em seguida o que eu iria fazer lá. Comecei a explicar com meu inglês capenga, o agente fez uma cara de quem está se esforçando pra entender, então mostrei a pastinha e falei "We will visit this(sic) countries". Ele pediu a pastinha, folheou vendo as reservas e passagem de volta, sorriu e falou um "good choice" e me liberou bem rápido. Agora sim. Se essa foi/for a situação, é válido, mas print no celular ou ainda um Trip-It (https://www.tripit.com) resolvem a pendenga. BTW, se não conhecem o TripIt, sugiro fortemente. Uso há mais de 15 anos e dá para colocar tudo lá, além de conseguir acessar as infos offline. Olha só que bonitinho que fica. Bom para você, bom para o oficial da imigração. 10 horas atrás, leandrocsm disse: Na alemanha só me liberaram quando mostrei a passagem de volta pro Brasil saindo de Paris, no email, no celular desligado e sem internet. É por isso que você pode tirar um print do voucher que recebeu e deixar na suas fotos. Pediu, tá aqui BTW: liberaram não foi porque você mostrou; foi porque você tinha a passagem. Se você não tivesse como mostrar, eles poderiam facilmente verificar se a informação é verdadeira ou não. Claro que ficariam putos da vida porque tinham que colocar você numa sala, ligar para a companhia aérea, passar seu nome e seu número de passaporte e pesquisar quando seria seu voo de retorno. E, claro, se ainda não fala inglês, arrumar um intérprete para poder fazer a conversação. Ou seja, muda a rotina do cara que adora rotina 1 Citar
Membros leandrocsm Postado Setembro 26 Membros Postado Setembro 26 11 horas atrás, pmichelazzo disse: Não gaste papel, não corte árvores. Estamos em 2024 onde tem energia e internet até onde não deveria ter. Oficial de imigração não está vendo a hora de acabarem com os passaportes para eles se aposentarem. Coloque numa ferramenta qualquer tudo organizadinho ou faça download dos pdf's de um drive qualquer da vida e deixe em seu celular. Só mostrar e está resolvido (exceto, claro, se possui fotos que não devem ser mostradas por motivos legais Agora sim. Se essa foi/for a situação, é válido, mas print no celular ou ainda um Trip-It (https://www.tripit.com) resolvem a pendenga. BTW, se não conhecem o TripIt, sugiro fortemente. Uso há mais de 15 anos e dá para colocar tudo lá, além de conseguir acessar as infos offline. Olha só que bonitinho que fica. Bom para você, bom para o oficial da imigração. É por isso que você pode tirar um print do voucher que recebeu e deixar na suas fotos. Pediu, tá aqui BTW: liberaram não foi porque você mostrou; foi porque você tinha a passagem. Se você não tivesse como mostrar, eles poderiam facilmente verificar se a informação é verdadeira ou não. Claro que ficariam putos da vida porque tinham que colocar você numa sala, ligar para a companhia aérea, passar seu nome e seu número de passaporte e pesquisar quando seria seu voo de retorno. E, claro, se ainda não fala inglês, arrumar um intérprete para poder fazer a conversação. Ou seja, muda a rotina do cara que adora rotina Claro, tecnologia está ai pra facilitar nossas vidas, mas não vou abrir mão do velho papel nessas horas, justamente pela minha experiência pessoal, quase desastrosa. Mas todas as dicas que você deu, não funcionariam comigo naquela situação porque meu celular descarregou no meio da viagem, sem tempo pra carregar na correria, o agente de imigração da Alemanha pedindo a passagem de volta pro Brasil e eu sem internet, sem bateria, pega power bank aqui, coloca pra carregar, espera dar 3% e tenta ligar celular torcendo pra não apagar de novo, esperando iniciar pra mexer, fila atrás de mim, aquele clima de velório no nosso grupo,conecta no wifi do aeroporto, faz cadastro pra liberar acesso, procura a passagem no email... o agente com cara de bunda encostado na cadeira me julgando e provavelmente pensando (esses turistas fdp, odeio meu emprego), colou outro agente do lado e ficou olhando também, eu concentrado e focado, foram os 5min mais longos da minha vida que pareceu que durou 1h e que quase ferrou minha viagem pela metade, porque eu tinha hora pra chegar na IndieCampers e pegar o motorhome pra não pagar multa de atraso. Uma simples folha de papel impressa que eu não imprimi, teria evitado tudo isso. Por isso sempre vou recomendar. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Setembro 27 Colaboradores Postado Setembro 27 9 horas atrás, leandrocsm disse: Claro, tecnologia está ai pra facilitar nossas vidas, mas não vou abrir mão do velho papel nessas horas, justamente pela minha experiência pessoal, quase desastrosa. Mas todas as dicas que você deu, não funcionariam comigo naquela situação porque meu celular descarregou no meio da viagem, sem tempo pra carregar na correria, o agente de imigração da Alemanha pedindo a passagem de volta pro Brasil e eu sem internet, sem bateria, pega power bank aqui, coloca pra carregar, espera dar 3% e tenta ligar celular torcendo pra não apagar de novo, esperando iniciar pra mexer, fila atrás de mim, aquele clima de velório no nosso grupo,conecta no wifi do aeroporto, faz cadastro pra liberar acesso, procura a passagem no email... o agente com cara de bunda encostado na cadeira me julgando e provavelmente pensando (esses turistas fdp, odeio meu emprego), colou outro agente do lado e ficou olhando também, eu concentrado e focado, foram os 5min mais longos da minha vida que pareceu que durou 1h e que quase ferrou minha viagem pela metade, porque eu tinha hora pra chegar na IndieCampers e pegar o motorhome pra não pagar multa de atraso. Uma simples folha de papel impressa que eu não imprimi, teria evitado tudo isso. Por isso sempre vou recomendar. @leandrocsm Não entre nese vibe de "o agente com cara de bunda encostado na cadeira me julgando e provavelmente pensando (esses turistas fdp, odeio meu emprego)" como alguns aqui o fazem. Agente de imigração não está lá para ser um amor de pessoa nem tampouco um fdp completo. Ele está lá para fazer o serviço dele que é verificar se o viajante atende os requisitos do lugar, no caso, a UE. Não tiro sua razão do papel meu caro mas, convenhamos, um powerbank na mala teria resolvido seu problema durante o voo, não é mesmo? Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Setembro 27 Colaboradores Postado Setembro 27 (editado) Eu tb sou old school neste quesito @leandrocsm kkk e levo uma pastinha! Não imprimo absolutamente tudo, mas passagens, hospedagens e reserva de carro, quando aplicável, sempre levo impresso. Faço planilhas incríveis, uso o trip it, tenho tudo no celular... mas por segurança tb levo impresso. Nem é tanto papel assim afinal, e prefiro imprimir por alguns motivos: - é fato que quando o agente (seja de imigração ou mesmo de outros tipos de fiscalização) vê a pastinha ele já pressupõe que tá tudo certo, kkk. Fiz experimentos pessoais com isso ahhahauaha - eu sou muito desastrada com celular. Eu já perdi, esqueci, quebrei, fui roubada... então bora carregar meia duzia de folha impressa! Editado Setembro 27 por Juliana Champi 1 Citar
Colaboradores renata83 Postado Setembro 27 Colaboradores Postado Setembro 27 2 horas atrás, Juliana Champi disse: levo uma pastinha Eu imprimo tudo em A4, dobro junto cada documento, encaderno pouco maior do que A5! Além de já ter tudo ali organizado. Na capa coloco um mapa com traço entre as cidades daquela viagem, pag2 calendário. dai na ordem de uso. Pena que comecei tarde, teria sido legal ter este registro de tudo. Ocupa muito pouco espaço e otima recordação de todas as viagens feitas. Assim como uma seleção de fotos que mando imprimir e guardo junto depois. Mas realmente nada impede de fazer a mesma coisa apenas em pdf ou algum aplicativo. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Setembro 28 Colaboradores Postado Setembro 28 14 horas atrás, renata83 disse: Eu imprimo tudo em A4, dobro junto cada documento, encaderno pouco maior do que A5! Além de já ter tudo ali organizado. Na capa coloco um mapa com traço entre as cidades daquela viagem, pag2 calendário. dai na ordem de uso. Pena que comecei tarde, teria sido legal ter este registro de tudo. Ocupa muito pouco espaço e otima recordação de todas as viagens feitas. Assim como uma seleção de fotos que mando imprimir e guardo junto depois. Mas realmente nada impede de fazer a mesma coisa apenas em pdf ou algum aplicativo. @renata83 (e demais), não sei se conhece mas fica a dica: https://findpenguins.com/ 1 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.