Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Último lugar de Chile que faltava conhecer, adiei muitas vezes,mas peguei uma promoção incrível para ir e para voltar no único voo diário que faz Santiago-Rapa Nui pela LATAM,única empresa que pousa no gigante aeroporto perdido no meio do Pacífico a 6h de outra ilha(Papetee).Surpresa começou no embarque. É pelo 2 piso,enquanto para outras cidades de Chile é no 3 piso do Nuevo Pudahuel.Há que fazer procedimentos de voos internacionais para um voo nacional e,como Noronha por exemplo, ir com hotel reservado e por 2 semanas no máximo. A ilha não há muito o que fazer e a maioria dos turistas vão por 5 a 7 dias. Eu fui por 7 dias e fiquei sem ter o que fazer, dedicando o tempo livre para ver todos os 5 shows temáticos.Esses sim,gostei de todos, mas a ilha deixou muito a desejar por ser muito pequena e parada,o que detesto,e também muito cara.Justificável por estar a 3700 km de Santiago. 

• Gostei! 1
  • Quero Ir! 1
  • Membros
Postado

1 dia-A chegada e primeiro show 

Fiquei boquiaberto com o tamanho do aeroporto até ter explicação do porquê. O aeroporto de Rapa Nui era pequeno, compatível com a cidade, mas foi reformado com financiamento yanki por ser o único em milhares de km.Entao,na década de 80,tempos de Pinochet,foi feito um acordo para eles reformarem em troca de uma futura autorização para auxílio na descida de ônibus espacial ou servir de base para bombardeios no Pacífico.Quem gostou foi o Reino Unido, que usou como base para recuperar as ilhas Malvinas. Saíram dali os bombardeiros que venceram a ditadura argentina,que foi aonde ouvi falar nessa ilha pela primeira vez com o ódio que argentino tem a Pinochet.Estando lá e sabendo da história tudo se encaixou.

O dono da pousada estava me esperando no aeroporto como esperam por todos e me recebeu com um colar de flores tipicamente da região. Aí me dei conta que pisara na Oceania e levou eu e mais um casal a conhecer a cidade que é composta de 2 ruas e muito buraco, nem parece Chile continental. Fui almoçar quando eram mais de 15h locais, 2h a menos de fuso,e vi os preços mais baratos que dos relatos aqui, mas não achei por menos de 10k o prato, comida cara,mas boa.

A noite, hora do 1 show,e um dos que mais gostei. Um lugar bem simples na avenida principal com loja de ingressos ao lado. Comprei a tarde por 24 mil,mas na hora vi gente pagando 20k.Como sempre digo, comprou antecipado, pagou mais, porém não sabia que era prática aqui também. No próximo já sei Porém curti,demais o show Varua Ora,metade local e metade havaiano.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

2 dia-É chegada a hora de conhecer Rapa Nui

Conforme afirmei acima,já na chegada deu para ver que a ilha era pouco populosa e parecia que estava em outro país, não Chile, mas a língua chilena não deixava dúvidas. Dormi feliz com o show,embora decepcionado com o quarto,e acordei ansioso pela chegada da guia que havia combinado comigo dividir o tour em 3 dias por 100 mil pesos,o que fiz por querer exclusividade e ter tempo de sobra para o pequeno número de atrações que ficou.Para ela,ficou bom pois não trabalha para agência e estava parada,sendo chamada a me atender pela dona de uma agência que cobra 30 mil e 40 mil por dia,então no dinheiro, saiu o mesmo.

Vocês devem estar pensando para que eu,pessoa avessa a agência, fez negócio com uma.Resposta é simples.Há exigência de guia na maioria dos atrativos da ilha.Voce compra antes a entrada por 72 mil pesos(caro)e o guia tem que apresentar em cada atração. Isso só aquele que é conhecido dos guarda parques que pode fazer e deixar anotado sua matrícula e o nome de quem está levando. 

Vi tudo isso de burocracia na outra manhã.Começamos pelo local de pedras avermelhadas,Puna Pau,que é uma vista muito bonita daa baia.Dali fomos ao conjunto de 7 ahus enfileirados e,esses construídos longe do mar e voltados  contra ele,o que é unico ali.Ahu Akivi o seu nome.E depois fomos para Orongo,centro cerimonial da história do homem pássaro que vou contar a história ao final do relato. Lá há um pequeno museu, uma trilha fácil,que é acompanhada por um guarda parques, e a boca de um vulcão extinto, hoje usada para agricultura,nem se acredita que era vulcão. Foi o que vi em 4h antes do almoço e,a tarde,fui descansar pois as 2 tem o espetáculo de ballet Kari Kari as 20.30h Tradicional e o mais antigo show da ilha,eles viajam o mundo em apresentações, mas não foi o meu preferido. Também se paga 20k de pesos.

• Membros
Postado (editado)
Em 26/09/2024 em 01:41, D FABIANO disse:

1 dia-A chegada e primeiro show 

Fiquei boquiaberto com o tamanho do aeroporto até ter explicação do porquê. O aeroporto de Rapa Nui era pequeno, compatível com a cidade, mas foi reformado com financiamento yanki por ser o único em milhares de km.Entao,na década de 80,tempos de Pinochet,foi feito um acordo para eles reformarem em troca de uma futura autorização para auxílio na descida de ônibus espacial ou servir de base para bombardeios no Pacífico.Quem gostou foi o Reino Unido, que usou como base para recuperar as ilhas Malvinas. Saíram dali os bombardeiros que venceram a ditadura argentina,que foi aonde ouvi falar nessa ilha pela primeira vez com o ódio que argentino tem a Pinochet.Estando lá e sabendo da história tudo se encaixou.

O dono da pousada estava me esperando no aeroporto como esperam por todos e me recebeu com um colar de flores tipicamente da região. Aí me dei conta que pisara na Oceania e levou eu e mais um casal a conhecer a cidade que é composta de 2 ruas e muito buraco, nem parece Chile continental. Fui almoçar quando eram mais de 15h locais, 2h a menos de fuso,e vi os preços mais baratos que dos relatos aqui, mas não achei por menos de 10k o prato, comida cara,mas boa.

A noite, hora do 1 show,e um dos que mais gostei. Um lugar bem simples na avenida principal com loja de ingressos ao lado. Comprei a tarde por 24 mil,mas na hora vi gente pagando 20k.Como sempre digo, comprou antecipado, pagou mais, porém não sabia que era prática aqui também. No próximo já sei Porém curti,demais o show Varua Ora,metade local e metade havaiano.

corrigindo, o aeroporto de rapa nui não teve nada a ver com a guerra das malvinas

Qual seria a estrategia de usar um aeroporto no pacifico p/ recuper uma ilha no atlantico né

Provavelmente quem te contou essa história confundiu com o aeroporto da ilha de ascensão

Blackbuck.operation.png

Na guerra das malvinas, os bombardeiros da RAF saiam da inglaterra, iam atéa ilha de Ascensão e de lá ia p /as malvinas 

o nome da operação foi "operation black buck" se quiser confirmar meu relato 

Editado por FCRO
  • Membros
Postado (editado)

@FCRO Só sei que argentino é chileno se odeiam devido a Pinochet.Eu não vivi essa época, mas vi um aeroporto gigante em uma ilha minúscula e ,quem me contou isso, já deve ter uns 60 anos e é muito bom guia de turismo e conta a todos durante os tours que realiza.Sua invasão no MEU relato foi desproporcional e inconveniente, pois está chamando de mentira algo que a mim foi contado,sendo que mentiroso de verdade é a direita e seus candidatos, mas aqui não é lugar para falar nesses lixos.Quanto a verdade, vi na Internet o que foi essa operação citada e que não tem a ver com Rapa Nui.Para você ver como o ódio a Pinochet nutre histórias que não sei de onde saíram,apenas sei que a pessoa deve ter vivido muito o tempo dele e o detesta como disse várias vezes.

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado

3 dia-O mais importante da história da ilha 

Esse dia era esperado por mim com grande expectativa. Seria o dia de conhecer o local aonde eram fabricados os moais e ver vários deles no caminho "quebrados".Explico:No tempo em que foram feitos, sec XII, provavelmente,não se tinha nenhuma tecnologia para mover aquelas pedras trabalhadas por distância razoável.Nao se sabe como,mas conseguiam colocar nos altares(ahus)aonde eles estão até hoje.Só que como,essa é a questão que os cientistas buscam responder. No caminho saindo da pedreira,que é um vulcão extinto há séculos, Rano Raraku,seu nome há vários abandonados sem algo do corpo.Ou seja,quebraram alguma parte durante o transporte e estão abandonados desde então. A parte principal da pedreira é a cratera do vulcão. Uma boa subida,mas o visual vale qualquer esforço. 

Dali,era ir em frente praticamente, ao Ahu Tongariki.Sao 15 figuras colocadas 1 ao lado da outra.O terremoto de 2010,aquele que senti em Santiago, destruiu em parte,mas o governo reconstruiu com cimento. Os chapéus, por sua vez,"voaram". Estão todos colocados também em fila na frente das estátuas.Aqui e na pedreira tem que fazer o mesmo procedimento de Orongo,ir com guia que se identifica e dá o nome do turista que só pode entrar 1 vez.Esses ahus são fáceis de ver sem pagar,pois estão ao lado da estrada. Seria a única coisa não paga a ser visitada.

Agora era a hora de ver pinturas rupestres,Papa Vaka é um sitio muito pequeno no caminho da praia de Arakena,aonde terminamos o tour e eu voltaria no outro dia,com outro guia,que contou a história contestada acima. A noite era ver o mais famoso show da ilha,pois seus integrantes estavam viajando para o mal do mundo no outro dia.Em um restaurante que já é caro, claro que o show é caríssimo, 30 mil pesos por cabeça. É a história dos ahu representada em língua polinésica local. Ao que entendi, um rei morreu e iniciou a construção dessas estátuas,pois os ahu significavam que as pessoas designadas para ter o seu,eram eternas.Nao se sabe a verdade,pois os cientistas ainda tem muito a estudar.

• Membros
Postado

4 dia-Arakena e região 

Arakena é a praia da ilha.O visual é paradisíaco como imaginamos ser as ilhas polinésicas.Tem 4 cabanas restaurantes,que não exploram os turistas mais do que a ilha já é exploração, e dois moais no seu entorno muito bem preservados. 

Lá eu fui com outro guia,o senhor chamado de mentiroso acima,e foi nesse dia que ele contou todas essas coisas aqui relatadas.Quanto a ilha, ele contou que ela pertencia a igreja,mas a sede do bispado era Tahiti,então até por volta de 1870,se vivia "livremente"ali,sendo a época em que Chile a comprou e estabeleceu sua colonia. Uma colonia sem riquezas, mas localizada no meio do Pacífico o que, segundo ele,despertou o interesse yanki 100 anos depois. 

Verdade?Não sei, apenas vi um aeroporto gigantesco em tamanho de pista,agora por quê?Era muito pequeno nesta época para saber, apesar de amar a URSS e o comunismo de Leon Trotski.

Voltando ao ahu,é o Nau Nau.Uma fileira de moais bem conservados de costas para o mar em um pequeno morro. Cercado de areia branca e a praia com muitas palmeiras introduzidas na vegetação da ilha e uma praia de mar calmo,ao menos nesses dias em que estive,torna-se imperdível na ilha.

E o show da noite?Essa noite,descansar. 

• Membros
Postado

5 dia-Jardim botanico de Rapa Nui

Me surpreendi com a existência do pequeno, novo e bem cuidado jardim na ilha.Descobri por acaso e,já que programei dias a mais para ficar resolvi conhecer.Fica a cerca de 2 km da cidade,em sua área ainda,próximo ao fechado museu de antropologia.Esse,segundo o que li e escutei, é sensacional, mas uma briga sobre a locação do imóvel está mantendo fechado. Ia lá no meu roteiro original, mas mudei para o jardim. 

Chegando lá, um senhor sorridente recebeu-me com a chilena que estava comigo.Paguei apenas 4000 pesos de entrada e vi plantas de todo o continente, inclusive do Brasil. Ele contou que mudou para a ilha no pós vírus,quando a situação de Santiago tornou-se insuportável graças a direita que estava encastelada no poder com D Pinera e surgiu lhe a ideia de ir viver longe e deu certo. 

Segundo ele, o jardim vive apenas das entradas que cobra,pois não tem nenhuma ajuda governamental. Mas,turismo estava faltando nestes dias pois é baixíssima temporada,porém na alta já sabem. E por isso fui agora,sendo que o voo poderia ser transferido gratuitamente. A LATAM mudou o horário e abriu tal direito para mim.Tentei trocar para fevereiro, a festa do homem pássaro,que depois conto o que é,porém nenhum hotel tem mais vaga, apenas hotel de luxo. E, como desconfiava,a ilha é muito simples.Apenas u, ponto de terra no meio da vastidão do oceano. 

Terminando ali,fui descansar a tarde e trabalhar um pouco para a noite ir ao show mais fraco,o Tara Tara no hotel Nayara.Tinha combinado com o dono do conjunto folclórico que iria com ele. Deu 19h,ele veio me pegar e fomos falando histórias de Chile, pois também é de Santiago. Vi o show, paguei 20 mil pesos como os outros e,no meio do show para minha surpresa, vi um senhor conhecido que dançava com as bailarinas.Quem era?O dono do jardim botanico,ele nem tinha falado que ia,apesar de eu ter comentado aonde iria a noite e só ter esse show as 5 feiras.

Show foi bom,não sei porque tem pouca aceitação como disse acima e após acabar, houve "disputa"entre meus dois novos amigos quem me levaria de carona. Acabou o do jardim levando eu e 3 senhoras que também estavam no show.Amanha será 6 feira,dia do show mais famoso, e lógico que não vou perder.

• Membros
Postado

6 dia-A guia marcou e não apareceu 

Esse dia,6 feira,ia terminar os pontos turísticos da ilha com aquela guia dos 2 primeiros dias. Disse que ia me buscar por volta das 10h para mostrar as cavernas e um ahu que ficam ao norte do centro. Não apareceu com a desculpa que ficou sem carro. A menina da agência tentou outros guias, mas em cima da hora, todos ocupados.Só teve devolução do valor pago,mas o que pretendia era o tour combinado. 

A noite era hora do show mais famoso. Em um cenário requintado para a simplicidade da ilha ia se apresentar o ballet Tera aí.O cenário é montado em um restaurante cujo dono é um remador casado com uma brasileira. A mulher fez as "honras da casa"para mim,sentou a meu lado e disse que jamais voltará a morar no Brasil, pois tem a vida em Chile que a acolheu e gostou de saber da minha história que também não voltaria mais ao Brasil. Em resumo, se a direita espalha a frase "Brasil ame-o ou deixe-o",nós escolhemos deixar.Porem o show não tem graça. Custa mais caro, 33 mil pesos e foi uma 6 feira bem desagradável para mim. 

• Membros
Postado

7 dia-Passeio de barco 

Era o último dia em Rapa Nui.Lugar muito bonito,mas atrasado.Nao volto mais,devido a distância e a dificuldade de locomoção até lá. Mas,antes de partir ainda tinha um passeio para fazer na manhã de sábado e,acabou adiado pelas condições do mar,para o domingo. Não tinha o que fazer,mas o vôo era apenas 15h e o passeio as 10h.Dava tempo.O mar não estava bom ainda,mas o barquinho foi a pedra do homem pássaro e voltou ao pequeno ancoradouro. 

Tempo caríssimo, na hora combinada a senhora dona do barco chegou a me buscar. Fui o único que necessitava de transfer,pois o ancoradouro é longe do hotel, na orla,perto dos hotéis grandes de estilo CVC.Lá chegando,estavam as outras 5 pessoas, pois o barquinho não cabe mais que isso.O passeio é rápido, dura 2h,custa 40 mil pesos e é muito bom.A senhora também é guia e contou muitas histórias que não fazia ideia da existência.Levou de volta às 12.30h,tempo de pegar minhas coisas, comer rápido e o dono do hotel me levar ao voo as 13h.

A noite desse sábado teve a despedida dos shows.Muito bom o dessa noite,no hotel de luxo Nayara, por também 20 mil pesos. O show é o mais rico e com mais figurantes,com o dos moais,da ilha. Quem quiser pode jantar lá, mas é o dobro do preço. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...