Ir para conteúdo

Viagem sozinha ao Norte da Argentina - set/2024


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde, pessoal,

Segue o meu relato de viagem solo ao norte da Argentina. Vou dividir o relato em partes para que as informações fiquem melhores.

Ao total forma 9 dias de viagem, que INICIALMENTE seriam assim divididos:

dia 7/09– viagem até Florianópolis para pegar o avião;

dia 8/09 viagem de Floripa a BA e de BA a Salta;

dia 9/09 Salta a Tilcara

dia 10/09 Tilcara e arredores (purmamarca, humahuaca, ...)

dia 11/09 Tilcara e arredores (purmamarca, humahuaca, …)

dia 12/09 Tilcara e arredores (purmamarca, humahuaca, …)

dia 13/09 Tilcara a Salta e Salta a BA

dia 14/09 BA a Floripa

dia 15/09 Floripa até lar doce lar.

Agora vou explicar o que aconteceu e como ficou: comprei as passagens com 2 meses de antecedência pela Flybondi. Nesse meio tempo até o dia da viagem e durante e viagem houve 5 alterações, sim 5! Sendo 4 relativas a horários e 1 com mudança de aeroporto. No meio disso tudo, tive que mudar meus planos e meu roteiro para se ajustar aos horários novos dos voos. Em resumo, o dia que iria ficar em Salta (de 8 a 9), tive que ficar e BA (que não era ideia inicial).

Explicada essa confusão, vamos ao relato haha:

Dia 8 cheguei em BA, peguei um Uber e fui ao hostel (Ruda Hostel) no bairro Palermo, hostel bom, limpo, com cozinha disponível e funcionários educados e prestativos. Conheci os arredores, fui ao Carrefour porque foi o único WU próximo que achei aberto no domingo. Depois fui a outro mercadinho mais em conta ali perto e conheci a praça de Las Heras.

Dia 9 peguei o voo a Salta, cheguei já fim da tarde. Fui ao mercado municipal jantar, dei uma volta pelo centro e depois comprei passagens para Tilcara e fui no mesmo dia. A viagem levou umas 5h, cheguei no hostel (El Farolito) de madrugada. Hostel muito bom, com café da manhã simples, mas que pra mim foi ok, ambiente limpo, cozinha disponível e funcionários muito gentis.

Dia 10 Já em Tilcara, fui passear no Cerro de La Cruz que dá uma boa vista para a cidade e a tarde fiz a trilha para a Garganta del Diablo, que ao total foram 10km. Subida da ida, descida na volta. Lugar muito bonito, uma cachoeira no meio de uma vale desértico.

Dia 11 peguei um ônibus para Purmamarca que levou cerca de 30min. Chegando lá, fechei o tour para Salinas Grandes que também para no Mirador Cuesta del Lipán. Para quem não conhece nenhum salar, talvez goste bastante e se impressione, mas para quem já conhece o Salar de Uyuni, não crie expectativas kkk. No mais, os Ojos del Salar são muito bonitos. É um passeio bem legal. Na volta do tour, conheci o centrinho de Purmamarca onde tem a feira de artesanatos e fui até a entrada do Cerro de 7 colores, não cheguei a ir no mirador, porque da cidade já tem uma visão legal na minha opinião.

Dia 12 peguei o ônibus para Humauhaca, chegando lá fui conhecer a cidade, o monumento Los Heroes de La Independencía, a feirinha, e tinha até um concurso rolando na praça principal também. Depois fechei o tour até El Hornocal. Esse tour para em um mirador e no Cerro de 14 Colores, que ao chegar você tem a opção de ficar no Mirador do Cerro, ou descer em uma caminhada que chega mais próximo, porém a subida pode ser um pouco difícil na volta, depende muito de cada pessoa. Eu fui e gostei bastante porque dá pra ver o cerro mais de perto e tem menos gente, dá pra tirar uma fotos mais legais.

Dia 13 Pela manhã fui até o Museo de Tilcara (entrada livre), na praça onde tem a feirinha e no mercado municipal. Depois fui à rodoviária comprar a passagem para Salta. Queria ir até a Quebrada de las Señoritas, mas o tempo ia ficar apertado, então deixei. Fim da tarde peguei o ônibus de volta a Salta, que demorou umas 6h porque parava em toda cidade que passava. Cheguei já perto da meia-noite em Salta e fui pro Aeroporto, pois o voo para Buenos Aires era já na madrugada.

Dia 14 Cheguei em BA (no Ezeiza e teria que pegar o voo para o BR no Aeroparque, essa foi uma das alterações da Flybondi) e como tinha pouco tempo, peguei um ônibus que ia de um aero pro outro. Demora cerca de 1h, mas achei bem legal, porque atravessa a cidade de uma ponta a outra, é uma forma bem bacana de conhecer BA, parece um citytour haha. Vai parando em vários pontos e o ponto final é bem na frente do aeroparque. Quando cheguei, tinha um tempinho, comi alguma coisa e fiquei na Plaza Puerto Argentino que fica em frente ao aeroporto, é bem bonita, valeu ficar por ali.

Dia 15 chegada a Floripa e depois em casa e fim da viagem :(

Informações úteis:

- se comprar voos pela Flybondi, fica de olho no e-mail com frequência, porque é lá que mandam algo se tiver alteração (como teve muitas no meu caso).

- WU do Carrefour Palermo em BA funciona aos domingos.

- WU em outros locais em BA pode não ter dinheiro se você for cedo, só consegui retirar às 11h numa loja próxima ao hostel.

- meu cartão Wise funcionou normalmente e WU também.

- em Tilcara tinha 2 WU, mas 1 tava sempre fechada quando passei.

- em Tilcara vi 2 casas de câmbio e em Purmamarca achei só 1.

- usei o Uber normalmente em BA.

- a linha de ônibus número 8 é que faz a rota entre aeroportos Ezeiza x Aeroparque. No Ezeiza fica em frente ao prédio da Assist Card e no Aeroparque, na avenida em frente ao prédio do estacionamento e início do prédio do aeroporto.

- usei cartão wise, WU e dinheiro em espécie, o câmbio variou entre 175 e 200 para R$1,00.

- no aeroparque tem o Banco de la Nacíon, e ao final da viagem estava com uns pesos “sobrando” e quis trocar de volta por reais e o atendente disse q não era possível (citou algo sobre regulamentação do banco) embora tivesse uma placa de compra e venda, até questionei, mas sem sucesso, vai entender.

- nos aeroportos de BA e de Salta tem internet e funcionou bem.

- importante levar óculos de sol, boné e protetor solar, e tomar muita água. De dia mais quente e à noite esfria um pouquinho, mas bem tranquilo. Uns 3 dias peguei um vento em Tilcara q até desanimava porque vinha muita poeira junto, mas faz parte.

- não achei os preços de mercado e passeios lá muito atrativos, tanto que nem conheci Pucará de Tilcara, só vi de cima no Cerro de La Cruz (12.000 para estrangeiros, mas isso é muito pessoal hehe)

Não marquei todos os valores, mas vou colocar alguns que lembro:

- passagem avião +- R$1.500,00

- 4 noites Tilcara R$300,00

- 1 noite BA R$46,00

- Passagem Salta x Tilcara ida e volta 29.000

- Tour Salinas Grandes 17.500 pesos

- Tour El Hornocal 15.000, mas consegui por 13.000 + entrada 1.000

- Entrada Gargana del Diablo 1.000

- Janta no mercado municipal de Salta, prato principal + sopa 4.000

- Almoço no mercado municipal de Tilcara 4.000

- Empanadas maioria 2.000

- Água 1,5L em Tilcara 1.000

- Ímãs de geladeira em Purmarca 2x1.500

- Passagens Tilcara x Purmamarca ida e volta 3.000

- Passagens Tilcara x Humahuaca ida e volta 6.000

- Ônibus linha 8 BA 890 pesos (tem que ter o cartão SUBE ou achar algum passageiro que passe pra você pagar pra pessoa, foi o que fiz).

- moto uber aeroporto de Salta até o centro 3.710

- táxi mercado de Salta até rodoviária 8.000

E foi isso, pessoal! Foi uma viagem tranquila, embora essa questão de alteração de voo toda hora. A Quebrada de Humahuaca é muito bonita e pra mim, foram dias suficientes. Gostaria de ter ficado aquele dia em Salta, mas não deu pra encaixar por causa dos voos alterados, porém, valeu experiência. Se alguém tiver dúvida, só chamar. :)

Editado por diana.martins-corrêa
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...