Ir para conteúdo

Roteiro Europa Setembro 2011 - Portugal, Espanha e Italia

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado (editado)

Olá pessoal. Fiz meu roteiro e estou ouvindo algumas dicas. Uma delas é que deveria ficar mais um tempo na Itália, diminuindo o tempo de Portugal. O meu roteiro é o seguinte:

15 set Rio x Lisboa

16 set Lisboa

17 set Lisboa

18 set Lisboa

19 set Lisboa x Porto - Trem

20 set Porto

21 set Porto x Santiago de Compostela - Carro alugado

22 set Santiago de Compostela x Porto

23 set Porto x Pisa - Avião

24 set Pisa x Cinque Terre x Pisa - Carro alugado - Pisa x Roma - Trem

25 set Roma

26 set Roma

27 set Roma

28 set Roma x Lisboa

29 set Lisboa x Rio

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Bruno Marinho,

Eu achei Lisboa adorável, mas visitei tudo o que me interessava em um dia e meio. Não sei os seus interesses, mas não vejo mal em tirar um dia de lá.

Outra coisa: já que vc quer ir a Santiago de Compostela (nem sei distância de Porto ou tempo de viagem), não dá pra voar de lá direto para Pisa, não? Acho perda de tempo esses dois dias viajando e trocando de hotel. Três, se vc contar os dias 21, 22 e 23, sem falar no 24.

Por fim, de duas uma: ou eu trocaria Cinque Terre por outro lugar da Toscana, mesmo (Florença, Siena, etc.) ou o dia que eu tirasse de Lisboa eu deixava pra pernoitar em Cinque Terre.

• 3 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Depois de muito pesquisar aqui na internet, está chegando a hora da viagem. Fiz algumas mudanças nos planejamentos e o roteiro final ficou assim:

15 set - Saída do Rio

16 set - chegada em Lisboa - após uma parada em Madrid (Ibéria)

17 set - Lisboa

18 set - Lisboa

19 set - Lisboa x Porto - trem

20 set - Porto

21 set - Porto x Santiago de Compostela - carro alugado

22 set - Santiago de Compostela

23 set - Santiago de Compostela x Porto x Pisa - avião

24 set - Pisa x Roma - trem

25 set - Roma

26 set - Roma

27 set - Roma

28 set - Roma x Lisboa - avião

29 set - Lisboa x Rio

No período que estiver em Lisboa pretendo ir tb a Fátima e quando estiver em Roma pretendo ir a Viterbo. Por acaso alguem tem dicas de como ir de Roma a Viterbo?

Pretendo continuar escrevendo aqui durante a viagem. Qualquer dúvida é só entrar em contato.

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado (editado)

Até agora estou seguindo o roteiro e a viagem está sendo muito boa! Vou tentar relatar aqui com o máximo de detalhes. Qualquer dúvida é só perguntar.

O voo para Lisboa saiu com alguns minutos de atraso, mas nada que comprometesse a conexão em Madrid.

Depois de ouvir muitas vezes que a imigração em Madrid é muito chata e que vários brasileiros tem a sua entrada negada, não pude deixar de ter um pouco de receio, mesmo estando de posse de toda a documentação comprobatória. No entanto, da mesma forma que na minha entrada anterior na Europa, que foi por Paris, desta vez também não tive nenhum problema, nem tive que apresentar reserva alguma ou mesmo comprovar que tinha dinheiro suficiente para a viagem, tampouco tive que mostrar as passagens de volta. A oficial me perguntou apenas quais seriam os meus destinos e carimbou o nossos passaportes.

Após isto embarcamos em Madrid rumo a Lisboa. Os dois trechos foram muito tranquilos. Chegamos em Lisboa e fomos ao balcão de informações turísticas, onde compramos o Lisboa Card, que nos dá direito a todos os transportes públicos de Lisboa, bem como à entrada de vários museus e atrações e também a desconto em algumas outras. (valeu muito a pena!!!) Custou 36 Euros por pessoa para 72 horas. Usamos e abusamos de tudo o que estava incluído.

Pegamos um taxi e fomos para o hotel Inn Fashion (fiz a reserva no booking.com), que fica bem no centro de Lisboa, muito bem localizado. No entanto tivemos uma pequena surpresa, pois o nosso quarto reservado não ficava no hotel. Na verdade era um apartamento num porão em um prédio bem próximo ao hotel. Por dentro estava bem limpo, o local era bem espaçoso, mas por fora era bem feio e a entrada estava bem suja, o que assustou um pouco no começo, mas depois achamos tudo muito bom. As atendentes, duas brasileiras, são muito atenciosas. Nos trataram muito bem e deram todas as dicas que precisavamos.

Já neste mesmo dia saímos para fazer uns passeios. Passeamos pelo centro, fomos à Catedral da Sé e ao Catelo de São Jorge.

20111115074704.jpg

Praça do Comércio e Arco do Triunfo

20111115074732.jpg

Catedral da Sé

20111115074809.jpg

Castelo de São Jorge

Agora vou indo dormir pq o dia foi muito cansativo. Amanhã pretendo colocar mais alguns relatos!

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado (editado)

Como perdi o sono, vamos seguir com os relatos:

Ainda no primeiro dia, após a visita ao Castelo de São Jorge, descemos e fomos jantar. Comemos bacalhau em um restaurante no centro. Aproveitamos para ir a um supermercado e fazer umas compras para o dia seguinte. Tentamos comprar algo no Hard Rock Café, mas como estava lotado, deixamos para o dia seguinte.

No segundo dia acordamos bem cedo e fomos ao Mosteiro dos Jerónimos (é assim mesmo qeu se escreve por aqui), que é uma visita imperdível. Depois fomos ao Padrão dos descobrimentos onde se pode subir e de onde se tem uma vista impressionante do local. Apesar de estar bem próximos, não fomos à Torre de Belém, uma vez que queriamos seguir para Sintra e a excursão saia às 14h. Fomos para a praça do comércio, compramos a excursão, almoçamos e seguimos de ônibus para Sintra, que é uma cidade medieval e possui locais muito interessantes a serem visitados. Fomos ao Castelo da Pena que é muito bacana de ser visitado.

20110919221548.JPG

Mosteiro dos Jerónimos

20110919222251.JPG

Detalhe dos vitrais

20110919222557.JPG

Padrão dos Descobrimentos

20110919222624.JPG

Vista do alto

20110919222650.JPG

Castelo da Pena

Do castelo voltamos à cidadela de Sintra, onde demos uma pequena volta e seguimos para o Cabo de Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental, que é um local muito bonito. Mas ventava tanto que parecia que íamos ser carregados a qualquer momento. Se lá seguimos para Cascais e retornamos a Lisboa.

No fim do dia retornamos ao hotel, esquentamos o jantar que havíamos comprado no mercado no dia anterior, jantamos e fomos dormir.

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado

No terceiro dia fomos à rodoviária de Sete Rios e pegamos um ônibus para Fátima às 09:00h, por 11 Euros. Se comprassemos ida e volta custaria 19 Euros, mas como não sabiamos a que horas voltaríamos e a funcionária disse que não seria possivel a troca de horários, resolvemos pagar um pouco mais caro. A viagem levou cerca de uma hora e meia. A rodoviária de Fátima é muito próxima do Santuário. Pra quem é católico é uma visita muito interessante. Assistimos parte de uma missa, visitamos a igreja, compramos algumas lembranças, almoçamos e voltamos para Lisboa às 13:30h. Chegando a Lisboa, seguimos direto para o Oceanário, que é uma visita interessante a se fazer. Entrada 14 Euros, mas com o Lisboa Card tivemos 2 Euros de desconto. Demos uma passada no Hard Rock Café e compramos algumas roupas. Após isto voltamos para o hotel e dormimos.

• Colaboradores
Postado

Na segunda-feira, quarto dia de viagem, fomos ao elevador da Santa Justa, de onde se sobe a um mirante e se tem uma excelente vista da capital. Custa 6,50 Euros, mas como tínhamos o Lisboa Card, não pagamos as entradas. Depois fizemos uma passeio pela Alfama, onde fiz algumas compras em um sebo. Fomos para o hotel, pegamos as malas e fomos para a estação Santa Apolônia, onde pegamos o trem para Porto. A viagem é bacana, com paisagens bem bacanas. Chegamos a Porto às 14:40h, fomos para o Século Hotel, deixamos as malas e fomos passear. Compramos um daqueles pacotes de onibus turísticos. Aqueles de dois andares, tipo ônibus de Londres. Que, por 19 Euros, dá direito a dois dias de utilização dos ônibus, com 3 roteiros distintos, visita com degustação a uma Cave de Vinho do Porto e um pequeno passeio de barco no Rio d'Ouro, além de dar direito à utilização dos ônibus normais da cidade. Pegamos o último horário de tour e demos uma rodada pela cidade. Descemos em Vila Nova do Gaia, que é onde realmente estão as Caves de vinho do Porto, andamos um pouco e jantamos em um restaurante à beira rio. Pegamos um taxi e fomos para o hotel dormir.

• Colaboradores
Postado

Na terça-deira levantamos cedo, tomamos o café-da-manhã no hotel, e seguimos para uma boa caminhada. Chegamos a Vila Nova do Gaia, passeamos de teleférico, fizemos o passeio de barco, almoçamos e fizemos a visita à cave. Depois disso gastamos o resto do dia nas outras duas rotas dos ônibus turísticos que nos restavam. Dormimos cedo para pegar a estrada no dia seguinte.

• Colaboradores
Postado

Na quarta-feira levantamos cedo, tomamos o café e seguimos de metrô para o aeroporto. De taxi custaria por volta de 25 Euros e de metrô saiu por 8,80 e creio até que foi mais rápido, pois o trânsito de Porto é um pouco chato. PEgamos o carro que estava reservado e fomos surpreendidos com o seguro extra de 60 Euros que tivemos que pagar para sair do país com o carro. Mas fazer o quê? Tivemso que pagar. Pegamos o carro e seguimos em direção a Santiago de Compostela. No caminho paramos em duas cidades que mereciam muito mais de só uma passada rápida, que são Guimarães e Braga. Guimarães possui dois castelos impressionantes, um deles totalmente conservado, o Castelo dos Duques e outro em ruínas, o Castelo de Guimarães. Foi dali que D. Afonso saiu para formar Portugal. Braga possui grandes jardinas de um colorido impressionante e um centro histórico muito bacana. (em breve colocarei as fotos)

Depois de mais algum tempo de viagem chegamos a Santiago de Compostela e fomos para o hotel, que na verdade não era bem um hotel, mas sim um apartamento excelente, com dois quartos, cozinha, banheiro, sala. Fomos ao mercado fizemos as compras, jantamos e dormimos. O lugar onde ficamos se chama Catedral Suítes Santiago e fizemos a reserva pelo booking, foi o melhor custo benefício de toda a viagem, com toda a certeza!!!

• 1 mês depois...
  • Colaboradores
Postado

Na quinta-feira, 22 de setembro, passeamos durante todo o dia pela cidade de Santiago de Compostela, onde conhecemos a Catedral de Santiago, que é impressionante. Mas o que realmente torna o lugar inesquecível é o grande número de peregrinos que chegam durante todo dia, a pé ou de bicicleta, vindo de diversos caminhos de Santiago que existem na Europa e oriundos dos quatro cantos do mundo. Você vê pessoas deitadas no chão, dançando em roda, rindo, chorando, todos na praça em frente à catedral, após terem vencido uma peregrinação imensa, carregando tudo o que precisam dentro de uma pequena mochila nas costas. Mas Santiago de Compostela não é somente a catedral. Lá você pode visitar um mercado medieval, pode passear pelas centenas de lojas com lembranças do lugar ou pode mesmo se deparar com uma orquestra no meio da rua.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...