Membros leandrocsm Postado Setembro 4 Membros Postado Setembro 4 Pessoal, estou planejando meus 20 dias de férias de março/25, a segunda opção de destino é o que quero pedir ajuda aqui. Quero visitar Rovaniemi na Finlândia novamente, talvez uns 5 ou 7 dias porque ainda quero ir a Alemanha, Suiça, etc.. 99% de chance de estar chegando de avião por Londres, não queria motorhome de novo, apesar que seria uma bela viagem de Helsinki até lá em cima. Pretendo dessa vez não ficar só em Rovaniemi, e explorar um pouco mais ao norte pra ver se tenho mais sorte em ver a Aurora Boreal que não vi da outra vez. Estaria de carro alugado em Rovaniemi pra subir ao Norte, querendo subir até Abisko, mas parece muito pequeno, quase um vilarejo, e de cidades que ouvi falar, pelo caminho só reconheci Kiruna. Vamos subir pra conhecer as paisagens de neve e tentar ver a aurora, então as dúvidas: - O que tem pra fazer em Kiruna? vale se hospedar lá pra explorar (o que tem pra explorar?) ou só passar o dia lá de carro e seguir pra próxima? - Se hospedar em Abisko também ou de Kiruna faço um bate e volta a Abisko? - O que tem pra explorar nessas cidades? Vi que Abisko tem um Parque Nacional, mas não sei como funciona e se vale a pena. - Alguma outra sugestão de cidade bonita pelo caminho? A principio o roteiro seria assim, quero economizar ao máximo e pretendo que essa parte dure de 5 ou 7 dias no máximo. Me preocupo muito com lugar pra tomar banho e principalmente usar o banheiro, que esse ano quando rodei de motorhome, usei muito do Mcdonald's no caminho (ar-condicionado, musica e wifi grátis) e de shoppings ou restaurantes, mas não sei como faria lá pra cima nessas cidades se não for me hospedar nelas. Citar
Membros FCRO Postado Setembro 5 Membros Postado Setembro 5 (editado) Já estive em Kiruna e Abisko Kiruna é uma cidade maior , tem aeroporto, tem mais opções de hospedagem, restaurante, mercado, entre outros Abisko é uma cidade beeeem menor , tem 135 habitantes apenas. A distância para Abisko é de 100 km O que torna Abisko especial é por conta do relevo em volta, a cidade tem um microclima que a região fica praticamente sem nuvem comparado com outros locais do ártico e isso facilita para quem quer ver aurora boreal Eles chamam esse fenomeno de "blue hole": https://www.bbc.com/travel/article/20220622-a-blue-hole-to-the-northern-lights https://lightsoverlapland.com/what-is-the-blue-hole-of-abisko-and-why-does-it-make-abisko-national-park-the-best-place-on-earth-to-see-the-northern-lights/ Eu vi aurora boreal todas as noites que estive em Abisko, o que não aconteceu na noruega quando fui em seguida. O problema acaba sendo hospedagem, quando fui para Abisko todas as hospedagens estavam cheias, a cidade não tem taxi nem onibus. Então você acaba ficando preso dependendo das agencias de passeio te pegarem. Como Abisko não tinha hospagem disponível, eu aluguei um carro em Kiruna e fiquei hospedado na estação de ski de Bjorkiliden que fica a 10 km de Abisko. Sobre o que fazer, absolutamente todas as cidades do ártico que estive no inverno oferecem as mesmas coisas: passeios de snowmobile, passeios de trenó com cachorro, caminhadas na neve, caçada a aurora a noite, e esse tipo de coisa Na minha opinião as paisagens em si nessa região são todas extremamente parecidas e as atividades oferecidas são as mesmas, então não tem muita necessidade de ficar indo de um local a outro (se quiser ver paisagens realmente espetaculares recomendo seguir até as ilhas Lofoten na Noruega, aprox umas 5 horas de carro de Abisko) No parque nacional de Abisko fiz um passeio de snowmobile, vimos de diferente alce. Mas de resto não tem nada demais no parque. Está tudo completamente debaixo da neve, o lago congelado e tudo branco haha O lance de abisko é mesmo o tempo limpo que favorece a visualização da aurora Editado Setembro 5 por FCRO 1 Citar
Membros leandrocsm Postado Setembro 5 Autor Membros Postado Setembro 5 3 horas atrás, FCRO disse: Já estive em Kiruna e Abisko Kiruna é uma cidade maior , tem aeroporto, tem mais opções de hospedagem, restaurante, mercado, entre outros Abisko é uma cidade beeeem menor , tem 135 habitantes apenas. A distância para Abisko é de 100 km O que torna Abisko especial é por conta do relevo em volta, a cidade tem um microclima que a região fica praticamente sem nuvem comparado com outros locais do ártico e isso facilita para quem quer ver aurora boreal Eles chamam esse fenomeno de "blue hole": https://www.bbc.com/travel/article/20220622-a-blue-hole-to-the-northern-lights https://lightsoverlapland.com/what-is-the-blue-hole-of-abisko-and-why-does-it-make-abisko-national-park-the-best-place-on-earth-to-see-the-northern-lights/ Eu vi aurora boreal todas as noites que estive em Abisko, o que não aconteceu na noruega quando fui em seguida. O problema acaba sendo hospedagem, quando fui para Abisko todas as hospedagens estavam cheias, a cidade não tem taxi nem onibus. Então você acaba ficando preso dependendo das agencias de passeio te pegarem. Como Abisko não tinha hospagem disponível, eu aluguei um carro em Kiruna e fiquei hospedado na estação de ski de Bjorkiliden que fica a 10 km de Abisko. Sobre o que fazer, absolutamente todas as cidades do ártico que estive no inverno oferecem as mesmas coisas: passeios de snowmobile, passeios de trenó com cachorro, caminhadas na neve, caçada a aurora a noite, e esse tipo de coisa Na minha opinião as paisagens em si nessa região são todas extremamente parecidas e as atividades oferecidas são as mesmas, então não tem muita necessidade de ficar indo de um local a outro (se quiser ver paisagens realmente espetaculares recomendo seguir até as ilhas Lofoten na Noruega, aprox umas 5 horas de carro de Abisko) No parque nacional de Abisko fiz um passeio de snowmobile, vimos de diferente alce. Mas de resto não tem nada demais no parque. Está tudo completamente debaixo da neve, o lago congelado e tudo branco haha O lance de abisko é mesmo o tempo limpo que favorece a visualização da aurora Muito obrigado pelas dicas! Eu sou mais de fazer os passeios e explorações por conta. Pra ficar econômico, não costumo pegar esses passeios. Então a ideia seria realmente estar de carro alugado e ir explorando os lugares o máximo que dá de carro e a pé, etc. O parque nacional é tem horário de funcionamento? há trilhas pra entrar e explorar? Citar
Membros FCRO Postado Setembro 6 Membros Postado Setembro 6 6 horas atrás, leandrocsm disse: Muito obrigado pelas dicas! Eu sou mais de fazer os passeios e explorações por conta. Pra ficar econômico, não costumo pegar esses passeios. Então a ideia seria realmente estar de carro alugado e ir explorando os lugares o máximo que dá de carro e a pé, etc. O parque nacional é tem horário de funcionamento? há trilhas pra entrar e explorar? o parque é aberto mas foi o que falei em cima, no inverno está tudo coberto de neve, não tem nenhuma trilha marcada a se seguir vou procura uma foto aqui no meu cel e colocar no post Citar
Membros FCRO Postado Setembro 6 Membros Postado Setembro 6 (editado) Editado Setembro 6 por FCRO 1 Citar
Membros FCRO Postado Setembro 6 Membros Postado Setembro 6 o parque fica literalmente na beira da estrada só entrar dentro, não tem nenhum portão ou grades delimitando ele o lago também fica completamente congelado e você pode caminhar em cima (a foto no por do sol é dentro do lago) no verão sim tem dezenas de trilhas a serem exploradas ali no mapa da pra ver tambem bjorkliden que foi onde fiquei hospedado Citar
Membros FCRO Postado Setembro 6 Membros Postado Setembro 6 outro adendo sobre trilhas no inverno nessa parte do mundo na noruega nessa mesma viagem eu tentei fazer uma trilha bem conhecida para esse viewpoint ai (foto não é minha porque não cheguei perto do local): Era tanta neve, mas tanta neve. Que eu literalmente afundava meio metro a cada passo que eu dava, antes de completar 500 metros eu desisti. e ainda atolei meu carro e demorei umas 3 horas para conseguir desatolar porque não passava ninguem na estrada pra ajudar então tem que tomar cuidado, é o Ártico. As condições climáticas não são boas. Podem mudar drasticamente e não dá pra ficar dependendo de outros. Esse passeio que fiz de moto de neve dentro do parque de Abisko era guiado e não vi mais ninguem la dentro além da gente Tem quie tomar muito cuidado em onde está se colocando 1 Citar
Membros leandrocsm Postado Setembro 6 Autor Membros Postado Setembro 6 15 horas atrás, FCRO disse: outro adendo sobre trilhas no inverno nessa parte do mundo na noruega nessa mesma viagem eu tentei fazer uma trilha bem conhecida para esse viewpoint ai (foto não é minha porque não cheguei perto do local): Era tanta neve, mas tanta neve. Que eu literalmente afundava meio metro a cada passo que eu dava, antes de completar 500 metros eu desisti. e ainda atolei meu carro e demorei umas 3 horas para conseguir desatolar porque não passava ninguem na estrada pra ajudar então tem que tomar cuidado, é o Ártico. As condições climáticas não são boas. Podem mudar drasticamente e não dá pra ficar dependendo de outros. Esse passeio que fiz de moto de neve dentro do parque de Abisko era guiado e não vi mais ninguem la dentro além da gente Tem quie tomar muito cuidado em onde está se colocando Pretendo ir em março, então é final de inverno, acredito que seja um pouco menos "pior", já não pega neve na copa das árvores, nevascas, e as temperaturas mais amenas. Final de março o mais frio que peguei em Rovaniemi foi -4ºC Mas tive essa dificuldade de pegar neve fofa e afundar até a cintura, é meio desesperador pq vc tem que deitar no chão e se arrastar... Entrou neve no coturno, doeu os braços kkkk enfim, seria uma viagem meio estilo mochilão mesmo, explorar os lugares ao máximo que der no modo Free. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.