Ir para conteúdo

Reino Unido,40 dias:Pouco tempo para conhecer nem metade


Posts Recomendados

  • Membros

Tinha programado uma viagem de meses pelos 4 países que compõem o Reino Unido há muitos anos,porém fui adiando pelo elevado valor dos pounds e a falta de prioridade mesmo.Até que agora, próximo da entrada em vigor do ETIAS e do ETA,que recuso a me submeter a essa humilhação, rapidamente passou ao 1 lugar na lista de desejos, sendo que combinei com mais 3 meses na Europa(Reino nunca fez parte do acordo de Schengen),porém tive que fazer só 2 países e de forma rápida(Inglaterra e Escócia),sendo que a maior parte de meu planejamento continua em 1 lugar na fila para tentar fazer no próximo ano. Escócia faltou a ilha de Skye,por falta de hospedagem em pleno verão e Inglaterra só fui a Londres, Manchester e Liverpool como conto no relato a seguir. E será que é caro mesmo?Pode ser por hospedagem, mas comida há em supermercados pratos prontos e deliciosos,transporte tem o Flixbus e nas cidades, mesmo em Londres dos ônibus vermelhos,custa 2 pounds a passagem. O problema é o câmbio devido ao maldito Paulo Guedes, mas não vou entrar nisso aqui.O que importa é 1 pound está valendo 7 reais. Relato vem aí.

20240810_123844.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Edim

Era uma tarde cinza na cidade quando o avião da Transavia,vindo de Paris, pousou.Tinha ido a Paris só tomá-lo em Orly,que é um aeroporto pequeno como gosto, passei uma noite lá, estreei a recém inaugurada linha 14 do metro e vim a Escócia. 

O receio que eu tinha era de pegar um enjoado na migração, mas como era o único voo naquela hora, só havia uma cabine funcionando.A senhora perguntou se ia só a Escócia ou aos outros países. Respondi que a Inglaterra também, ela carimbou e pronto,estava legal por 180 dias,que é o tempo de validade. 

O aeroporto lá é muito pequeno, as malas demoraram muito. Despachar porque a transavia só vende a passagem com mala despachada ou com maleta de mão.Mas,demorou,porém,chegou. E sai deparando-me com 3 ofertas para ir ao centro. Tran,bus e táxi,cada qual tem um vendedor em uma cabine e a pessoa escolhe. Vi a grande maioria optando pelos ônibus de 2 andares e fiz o mesmo. É a diferença de valor.Enquanto os buses cobram 5 pounds(aeroporto é mais caro),o tram é 7.Tomei o bus é desci no Haymarket,segundo indicação da hospedagem. Só não disseram que era longe, apenas para eu ir de taxi, coisa que em lugar que tenho de pagar muito, não faço. Eu pensando que era perto sai caminhando e não via nada.Entrei em um bar para perguntar.A garçonete ensinou detalhadamente,coincidentemente disse morar lá(era uma república de estudantes tamanho gigante)e me passou uma cantada.Linda a menina, mas eu tinha outra e não traio.

Segui a dica da garota, tomei o bus e pedi ao motorista para deixar na parada próxima. Chegando ali,vi o recepcionista pela única vez em 5 dias. O lugar é imenso, os quartos são individuais e tem centenas em cada andar,divididos em blocos de 10.Isso multiplica-se pelo número de blocos que há ali.Nao há serviços, só moradia de jovens e uma sexta-feira. O recepcionista entregou a chave e foi embora. Faltou ou teve folga nos outros dias, nos quais não o vi.Há de tudo que precisamos por perto, 2 supermercados,4 restaurantes e muitas lojas. Todos devem viver dos universitários, que tem outros edifícios como este a disposição, mas não fui a universidade de Edimburgo,nem sei aonde fica. 

No outro dia, era hora de explorar a cidade.Perguntei ao vendedor do bus turistico, achei caro e desnecessário,pois a cidade antiga que mais me interessava não entra carro.Fui em bus ao centro moderno(Prince Street)desci em frente a estação de trem, entrei aí,tomei um susto com os preços e decidi só andar em flixbus,e subi a ladeira, pois a cidade medieval fica no alto.

Chegando lá,começei visitando a Catedral Anglicana,fui ao Parlamento Escoces aproveitar que era sábado(ao lado),fui a agência tentar reservar dias em Skye(lotado)e terminei no museu escocês aonde fiquei até o fechamento e não vi tudo de imenso que é(destaque para fósseis de dinossauro, a ovelha Doli empalhada e ênfase em muitas descobertas.O MUSEU E A IGREJA TEM ENTRADA GRATUITA. 

 

20240719_134052.jpg

20240719_165711.jpg

 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Inverness 

Era uma 2 a tarde quando cheguei a pequena mas famosa cidade pelo monstro de Lock Ness.Eu também queria conhecer a "sua casa".Naquele dia,era só descansar, pois já era mais de 17h quando cheguei. Então,ia no outro dia.Fui em Flixbus, que levou 4h para fazer o caminho. Muito bom. Chegando,decepcionado com o terminal que é minúsculo,fui ao hotel e,no começo da noite,conheci a rua principal da cidade na procura do supermercado Coop,aonde fui comprar a janta. 3,50 pounds ou 6 pounds quando comprados 2.É caro?Resposta é pergunta a quem votou na direita. 

No outro dia, era hora de tomar o bus turistico. Inverness é muito pequeno e não deveria ter.24h custa 12 pounds.Sei que foi desnecessário,mas quando gosto de uma coisa vou.E assim fui até o lock nnes.Chegando lá, para minha surpresa, não tinha vaga no passeio das 12h,só as 15h.Sem problemas,almoço e depois vou no passeio. Porém,para a minha surpresa,as 15h também não tinha.Ou seja, perdi o dia.Aproveitei que estava lá e comprei logo para o outro dia.O bus turistico era de 24h,me levaria. Naquele dia,tinha que ir a Catedral Anglicana ou presbiteriana(não sei nem interesso saber)para passar tempo. Paga-se 2 pounds de entrada e não há nada para um ateu.

No outro dia,finalmente,ia conhecer o famoso Lock Ness.É bem arborizado,dizem ser muito profundo e o passeio vai até as ruinas de um castelo.O tempo estava nublado,mas nem sinal de monstro. Houve guia em inglês, ele falou o que?Não entendi e nem quero entender nada nessa língua de tubas.Terminado o passeio voltei rapidamente, antes de completar 24h do bus turistico,fui almoçar e em seguida ao museu. Esse é pequeno, parte do gigante castelo que está em reforma,e gratuito. Depois,a cidade não tinha mais o que ver,só igrejas, que estavam todas fechadas, inclusive a católica romana.No outro dia, era hora de continuar, ir a Aberdeen.

 

20240724_125941.jpg

20240724_130152.jpg

Editado por D FABIANO
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aberdeen

Passei uma tarde viajando em um excelente Flixbus e cheguei ao terminal de Aberdeen ao final da tarde.Como esperava e reservei devido a isso,virei a esquina e já vi o hotel. Era só atravessar a rua no sinal,e entrar no hotel.A localização era excelente para fazer excursões que relatarei a seguir.Mas,nesse dia, fui dar uma volta pelo centro. Tudo fechado, mas o supermercado Coop estava aberto.Comprei a janta pelo mesmo preço de Inverness.É caro?Pergunte ao Paulo Guedes.

No outro dia,sai do hotel ao terminal. Lá estava parado o mini bus de Rabbis tour,agência sensacional, mas cujo guia só fala inglês e eu entendi pouco.Fiz vários tours com eles,que tem agência em várias cidades.Esse começou pela cidade ao lado,Dundee,Lá eles fazem 1 parada de 2h das 10.30h as 12.30h em frente ao navio museu que fez a 1 viagem ao Polo Sul. É sensacional, mas para quem não quiser, ao lado tem um outro museu, esse de esculturas e pinturas.Logico que não perdi tempo e fui ver o navio,após pagar 14 pounds,pois é particular. Depois, fomos passar a tarde em St Andrew, terra de universidade da Idade Média e com um museu gratuito para ver Não é grande,frustrado fui ver a reitoria da universidade, muito bom e a Catedral Anglicana. Tem também museu do golfe,isso mesmo golfe,e um aquário,mas não queria gastar e não teria muito tempo, pois as 16.30h iria embora. 

Mais um dia, mais um tour,dessa vez conhecer o castelo de Balmoral,o predileto da rainha que morreu lá.Visita apenas por fora e no hall de entrada, mas estive e estâ bom.Porém,nesse dia,o que me encantou foi a manhã, na qual fizemos uma caminhada as ruinas do castelo de Dunnotar,atração mais visitada do país, que apesar da longa escadaria, em um dia claro estava convidativo e tem vistas lindas Aqui paga se 12 pounds de entrada.

Outro dia, mais um tour.North East Coast Trail.É um tour pela natureza, para ver golfinho(o que tem demais no Rio),e o castelo aonde surgiu a lenda do conde Drácula no meio do mato. A parada do almoço foi a única coisa que aproveitei nesse dia, pois foi em uma vila que tem uma comida típica, sopa de peixe. Não sei qual era o peixe,apenas que estava sensacional. 

Último dia,tinha que conhecer Aberdeen.Fechei a conta,pedi para guardar a mala e fui.Muitas igrejas fechadas, somente a Catedral abertas Não vale a entrada gratuita.Fui ao museu de arte por ir,pois não gosto, mas não teria mais o que fazer.Sai logo e fui para o almoço. Preço o mesmo do supermercado,e a tarde sim um museu renomado, mas esse é pequeno. O maritimo.Passei algumas horas ali aproveitando a gratuidade,mas em 2h se vê tudo com calma. Acabou,já era 17h,hora de ir pegar minhas coisas para mudar de cidade. 

20240726_151107.jpg

20240728_101022.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Glasgow 

Após atravessar a rua mais uma vez,dessa vez pela última, fui tomar o Flixbus. 19h em ponto sai,e as 21.30h em ponto estava em Glasgow. Mais uma vez,hotel ao lado do terminal. Esse pode ter sido mais caro,é Holiday Inn,4 estrelas,mas além do conforto,a proximidade do terminal e, consequentemente,da saída dos tours.Ali tem várias agências,eu usei a Rabbies,que já conhecia,e a melhor,a Discover Scoltand,que só tem tour aqui. 

No outro dia era hora de conhecer a maior cidade da Escócia e,claro, de bus turistico.48h fiz as principais paradas,menos os estádios do Celtics e do Rangers.Comecei gastando 2 pounds na velha Catedral,hoje em parte museu, construção do século XIII e onde dizem estar sepultado um padre que foi o fundador da cidade. Essa igreja foi construída em 2 partes,ou seja,há 2 igrejas, uma normal e outra no subsolo. Imagine,aquilo na Idade Média cheio de incenso e falas de fim do mundo. Quem fala isso não sou eu,mas cartazes na própria igreja que hoje é presbiteriana com culto apenas na parte de cima.Neste complexo há a Santa Casa com um pequeno museu que mostra as invenções usadas na medicina.Após,fui almoçar e a outro museu,esse sensacional e gratuito.O Riverside,que tem coleção de tipos de transporte antigos, desde carros até o metrô. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Manchester

Nunca pensei,quando jovem, em ir ao local aonde surgiu a Revolução Industrial e,consequentemente, o maldito capitalismo que tanto odeio e combato,mas nunca se spsabe o que o futuro nos reserva. Tinha reserva a Newcastle, mas só havia bus a Manchester. Que ia fazer após Glasgow?Não tive opção e fiz o último passeio em Glasgow, fui ao hotel pegar as malas e voltei ao terminal. Mais uma vez a vantagem da hospedagem em frente, não perdi tempo, embarquei as 21h e no começo da madrugada estava em Manchester. 

Mas uma vez,a poucos metros do terminal, estava mais um 4 estrelas, dessa vez Crown Inn e eu fui para lá. Na outra manhã, não sabia aonde iria, pois da cidade sei que há 2 estádios de clubes famosos e um museu do que aconteceu nos anos 1700 e que resultou nesse maldito sistema em que a grande maioria da população é escrava de poucos milionários. Procurei o bus turistico, que para minha surpresa, em Manchester não há. 

Tive que ir a pé em uma cidade desconhecida até então, o que detesto. Fui ao terminal e,para a minha surpresa, o tram está em obras na linha que passa por ali.Há um bus gratuito que roda todo o centro. 2 na verdade, o número 1 faz um lado enquanto o 2 faz o outro. Uma vendedora de passagem me ensinou certinho. Como fiquei sabendo, o cidadão inglês é sensacional. Pena ter uma elite tão nojenta em seus atos no passado. E eu fui até a Picadilly(rua principal aonde está a estação de trem).Chegando lá, perguntei outra vez e informaram aonde era a parada do tram. Já sabia andar pelo centro de Manchester. Peguei, e fui ao estádio do Manchester United. Queria ver de perto o clube humilhado por Romário e Edmundo no mundial de 2000,no qual eu estava no Maracanã e vibro até hoje com os 3 gols que metemos neles.

Lá chegando na descida do tram uma curiosidade. Esse para em frente a um estádio, mas de cricket. Não sabia e pensei que fosse ali o Old Stanford.O segurança disse o caminho a fazer.Sao algumas quadras a caminhar.Cheguei.Parecia dia de jogo de tanta gente. Ia visitar o museu é claro e no último horário, as 16.30h,fazer o tour do estágio. Isso foi sensacional, pois tive um guia em espanhol exclusivamente para mim.E não fala em mundial no museu, apenas que o Manchester se reconstruiu nos últimos 10 anos. E antes,pensei eu?

Veio a chuva para brindar a minha chegada aa Inglaterra,após semanas muito agradáveis na Escócia. Eu estava feliz, peguei o tram novamente e desci na St Peter Church,a igreja principal da cidade e fui caminhando a estação pensando em ter o bus novamente. Estava com uma dor embaixo do pé, um calo,facilmente tratável. Entrei em uma farmácia da estação e,para a minha surpresa, diclofenaco,ou qualquer remédio anti-inflamatório só com prescrição e em dias úteis. Tinha que permanecer com dor.Nessa hora tive saudades do Brasil. Fui a parada e,outra surpresa, o bus gratuito em domingos é apenas até as 18h.Tudo bem, não é longe o terminal e o hotel, mas quase não podia andar. Fui aos poucos, o comércio todo aberto, parando e conhecendo, até chegar finalmente. 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Liverpool 

Cheguei a Liverpool pois o Flixbus direto a Lindon só saia daqui. Não tinha mais tempo para fazer muita coisa, então fui "conhecer"a cidade em menos de 48h,façanha para alguns aqui, que eu não arrisco a dizer que fiz. Arranjei um hotel Ibis há 1 quadra do terminal que está em frente ao centro turístico da cidade, a Albert Dock,que tem tudo,é um típico porto com museus,restaurantes, diversão e vento,muito vento neste dia. 

Deixei minhas coisas no hotel, atravessei a rua e não perdi tempo. Por 10 pounds fui a roda gigante de onde aproveitei o tempo totalmente claro que fazia e vi aquela pequena parte de Liverpool doalto,que é muito bonito. Já estava na hora de fechar, mas mesmo assim,fui dar uma volta de reconhecimento no Albert dock.Vi 4 museus fechados e alguns restaurantes abertos. Aproveitei para jantar o famoso fish and fries ingles por 9 pounds e já comecei a planejar o que iria fazer no outro dia, único na cidade.

O bus turistico também para em Albert Dock e inicia a saída as 10h.Ha 1 que só anda o centro por 12 pounds e outro que vai ao bairro dos Beatles por 17 pounds. Como não sou do tempo deles e odeio música internacional e/ou sertanejo não me interessa, como há um museu deles também em Albert Dock.Peguei o bus para dar uma volta no centro. Parei em duas catedrais, a católica de construção recente e a Anglicana mais antiga. Os dois passeios são gratuitos, porém nada me acrescentaram.Sai da 2 Catedral e parei na torre de observação da cidade,que a rainha esteve em sua inauguração. Este dia amanheceu nublado, então atrapalhou a visão, mas deu para ver a cidade e imaginar o quão bonita deve ser.E depois fui ao antigo museu da cidade, dividido em 5 setores,sendo 3 gratuitos. Fui a eles e vi objetos egípcios e a descrição de toda a formação do Egito Antigo, o de história natural que é bem pequeno compreendendo o de animais que há vários tipos empalhados e o da evolução da Terra que brasileiros não acreditam. Como foi gratuito, deu para passar bem o tempo,mas quando sai quem havia aparecido?Uma velha e esperada amiga que não vi em Londres:A chuva. Acabou o dia vendo o centro embaixo d água, pois as partes pagas do museu não fui por não ter mais tempo. Seriam o planetário e o aquário. É passeio para umas 4 horas ou mais e eu só tinha 2.

Última manhã, novamente tempo claro e muito vento. Havia comprado o flixbus de 14h.Dava tempo de conhecer mais 2 museus gratuitos,que ficam no mesmo edifício em Albert Dock.O maritimo e o do Titanic. São sensacionais com histórias incríveis. Deu meio dia, fui ao supermercado que há ao lado do hotel, comprei o almoço, como sempre por 3,5 pounds ou 5 pounds a compra de 2 ,passei no hotel e cheguei a tempo ao terminal, almoçar e tomar o bus. Londres,eu fui lhe conhecer. 

Há outros museus gratuitos na cidade e mais toda história dos Beatles. Fiz o que deu tempo. Nem conheci metade e continuo querendo saber como dizer que conhecer as cidades em pouco tempo se seriam mágicos, pois eu estive em Liverpool, mas não conheci praticamente nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Londres 

O Flixbus levou a tarde inteira passando pelos campos Ingleses e eu,lembrando das histórias que meus antepassados contavam para aumentar o meu ódio ao país.Inglaterra não é o que pensava,muito pelo contrário,a cadavhora me encantava mais com o pais e me considerava "um novo inglês "como a Lu e a minha atual senhora, que passa por lá todos os anos. 

Eram mais de 20h quando o Flixbus chegou a cidade grande que me recebeu de braços abertos. Passei a tarde conversando com o dono do ap que ia ficar e ele deu-me todas as coordenadas como chegar na casa dele.O terminal de Victoria Coach é pequeno, então divide-se em partes.A parada do Flixbus é em frente ao prédio central. Atravessei a rua,peguei a Elisabeth Bridge e estava no bairro que ia ficar. A localização e muito boa e tem muito hotel, porém não sabia e reservei com esse cara.Agora sei aonde ficar.Há um Best Western praticamente ao lado do terminal. E,para quem gosta de trem e paga muito mais,a estação de Victoria está a 1 quadra em direção ao Palácio de Buckinghan,que lógico, ia visitar. Por enquanto, uma bela noite de sono e,como presente de mamãe Oxum,não choveu uma gota nos 6 dias que estive por ali.

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...