Membros Este é um post popular. Amanda Lucena Postado Agosto 4 Membros Este é um post popular. Postado Agosto 4 (editado) Fala galera! Tudo certo? Quanto tempo que não escrevo por aqui, mas resolvi aparecer para deixar algumas informações sobre a viagem que fiz recentemente com meu marido pra Chapada dos Veadeiros. Não foi uma trip no verdadeiro estilo mochileiros, mas espero ajudar quem tiver pensando em ir pra lá! Dia 1: Recife - Brasília Fomos de avião de Recife - Brasília, já chegamos lá tarde, pegamos um carro que tínhamos reservado na Localiza e seguimos pro hotel, reservamos o Candango Aero Hotel. Aqui faço uma pequena ressalva, a gente alugou um HB20 1.0 e deu pra chegar "de boas" nos atrativos, mas achei o carro um pouco baixo e se tivesse mais gente talvez ficasse arrastando em alguns locais, mas dá pra ir, só dirigir devagar. Outro ponto foi que a gente só contratou o seguro mais simples, que não cobre praticamente nada, dai fiquei o resto da viagem meio tensa cada vez que a gente passava perto dum galho ou algo parecido, numa próxima eu contrataria o seguro completo, tendo em vista o local onde iríamos dirigir. Quanto ao hotel, foi um bem simples, ainda assim custou R$202,50 o casal com café da manhã. Dia 2: Brasília - Chapada, com parada na Cachoeira do Label Pela manhã fomos fazer compras em Brasília, tem mais opções e sai mais barato, recomendo. A estrada de Brasília pra Chapada é super de boas! Bem pavimentada! Dá umas 3h de viagem. Resolvemos desviar um pouquinho a rota pra conhecer a Cachoeira do Label, fica uns 27km de São João D'Aliança, cidade já pertinho de Alto Paraíso, uns 70km. Contudo, são 27km de estrada de terra, bem mal sinalizada, pelo GPS deu pra chegar, levamos quase 1h. Chegando lá perto, a estrada dividiu em duas, escolhemos uma e fomos parar numa descida cheia de buraco que pensei que não conseguiríamos sair dali, demos meia volta e pegamos o outro trecho, que dava de frente com um pequeno riacho. Falei pro meu marido retornar e desistir, mas ele resolveu atravessar e... deu certo! Chegamos na entrada da cachoeira. Entrada: R$50 por pessoa, é permitido entrar até 15h e ficar na cachoeira até as 17h. Recomendo passar repelente! Levei 3 picadas que passei o resto da viagem com uns calombo enorme! A trilha é curta e fácil, só o finalzinho que anda por cima de muitas pedras, ai é bom tomar cuidado pra não cair e se machucar. Quando chegamos na cachoeira achamos lindo! Fica no meio de umas montanhas bem altas. A queda tava bem fraquinha, quase sem água. Ficamos lá um tempinho e retornamos. Depois de conhecer outras cachoeiras bem mais bonitas pela Chapada, eu não recomendaria esse desvio pra conhecer a do Label, a estrada de terra é muito longa e fiquei muito tensa de atravessar esse riacho. De toda forma é uma opção para conhecer no dia que tiver vindo de Brasília ou voltando. Chegamos umas 19h em Alto Paraíso, local que escolhemos como base para conhecer a Chapada. Reservamos 10 diárias pelo Airbnb numa suíte tipo kitnet, segue link: https://l1nk.dev/pTYIG Custou uns R$200 cada diária pro casal. As anfitriãs foram super atenciosas, a localização é ótima, bem equipado, então várias vezes cozinhamos lá mesmo. Enfim, eu amei e super recomendo! Dia 3: Cachoeira do Segredo Fica uns 50km de Alto Paraíso, sendo uns 8km de estrada de terra, bem sinalizada. Entrada: R$60 por pessoa. Pode entrar das 8h as 13h30, mas vimos pessoas entrando um pouco mais tarde do que isso. A trilha tem uns 7km ida e volta e tem 2 poços pra banho muito bonitos no caminho. Agora assim, se preparem para águas bem geladas! A gente que veio do nordeste sofreu viu! Mas com tanta beleza não dá pra resistir, depois a gente caçava uma pedra quentinha no sol pra se esquentar e tudo certo. A trilha é bem demarcada, então não precisa de guia, só se você quiser enriquecer o caminho, ai sempre vou recomendar. Esse dia era um sábado, tava super lotado! Mas assim, acho que qualquer dia nessa época estaria cheio, porque é mês de férias e considerado a melhor época pra conhecer a Chapada dos Veadeiros, porque não chove. Qualquer coisa, cheguem o mais cedo possível nos atrativos pra ver se tem menos gente. A cachoeira tem uma queda bem alta e muito linda! Vale muito a pena conhecer! Nota: As anfitriãs de onde estávamos hospedados falaram muito bem do restaurante Moringa, que fica perto dessa cachoeira. Acabamos não indo, mas fica a sugestão caso alguém tenha interesse. Dia 4: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Trilha Amarela: Saltos, Garimpão, Carrosel e Corredeiras) Esse dia fomos conhecer o Parque e foi simplesmente INCRÍVEL! O Parque fica uns 36km de Alto Paraíso e do ladinho de São Jorge, outra opção de local para hospedagem na Chapada. Quem tiver sem carro, talvez seja uma boa opção, porque pelo menos as trilhas do Parque dá pra fazer de boas. O local me pareceu bem agradável, uma vibe mais roots. Cada trilha tem um limite de visitantes diários, então é bom se atentar a isso e qualquer coisa comprar o ingresso com antecedência. A gente chegou logo que o parque abriu, umas 8h, e compramos na hora mesmo. Custou R$45 inteira (meu marido esqueceu de levar a carteira de estudante dele) e R$22,50 a meia. Além disso, paga R$30 pelo estacionamento. Achei tudo muito organizado! Tem instrutores na entrada que passam algumas orientações. Se quiser, também tem a opção de comprar transporte até um trecho da trilha, não lembro direito o valor, mas era uns R$30. A partir de 13h30 tem transporte de retorno também. No total são uns 11km de trilha. Levem bastante água, pelo menos 1,5L para cada pessoa. Importante se proteger do sol também, porque a vegetação é bem baixa. Inclusive recomendo começar essa trilha assim que o parque abrir pra não pegar o sol tão forte. A trilha é muito bem sinalizada, então dá pra fazer sem guia. Lá no Parque essa trilha é a Amarela, dai as identificações ao longo da trilha vão estar nessa cor. Começamos pelo Saltos. Uma caminhada leve até um mirante dessa queda belíssima! Mais a frente, numa descida, chega a Cachoeira do Garimpão. Outra queda belíssima! Lá tem local para banho e vale a pena passar um tempo curtindo. A partir daqui a coisa começa a ficar meio pesada, porque tem uma subida cruel antes de chegar no Carrossel, mas força nas canelas que chega lá! E a recompensa vale a pena! Depois, caminha-se mais um pouquinho e chega num local chamado de Corredeiras, onde ficam umas quedinhas de água entre as pedras do rio. Local muito gostoso para relaxar e encerrar essa trilha fantástica! Se o seu condicionamento não tiver tão bom vale a pena comprar o retorno a partir desse lugar, porque creia, você estará cansado viu! kkk A gente foi andando mesmo e chegamos só o pó, mas felizes! Dia 5: Vale da Lua Nesse dia estávamos bem cansados da trilha do dia anterior, então fomos somente no Vale da Lua. Inclusive recomendo intercalar o roteiro com trilhas puxadas e leves, se possível. A partir de Alto Paraíso dá uns 29km de asfalto mais uns 4km de estrada de terra. Entrada: R$40 por pessoa. Fomos numa segunda e mesmo assim tava lotado! Dica: olhem fotos na internet antes de ir pra se inspirar! Dá pra fazer umas bem legais, mas só fui olhar depois kkk O local é bem diferente, com umas formações rochosas bem interessantes por conta do movimento da água. Vale a pena conhecer. Tem um buraco lá que eles chamam de "útero" porque lembra de fato um útero. Fica legal as fotos, mas acabei não descendo pra tirar, tava muito cheio. Tem uma pedra lá também que dá pra entrar embaixo. Quem vê minha cara toda feliz e sorridente não imagina o gelo que tava essa água! Dia 6: Almécegas I, II e São Bento As 3 cachoeiras ficam dentro de uma fazenda, bem pertinho de onde estávamos, uns 10km. Entrada: R$70 por pessoa. Tem um estacionamento próximo a cada cachoeira e a estrada de terra dentro da propriedade é bem de boas. Recomendo começar pela Almécegas I porque tem uma subida mais chatinha. A gente chegou cedo e pegou uma luz belíssima batendo na cachoeira! Surreal mesmo! A Almécegas II é melhor pra banho, pela manhã bate sol lá, muito gostosa pra ficar também. Finalizamos na São Bento, que fica pertinho da entrada, é uma queda bem pequena e tem mais pessoas. A gente pretendia ir pras águas termais após esse rolê, mas quando jogamos no GPS descobrimos que estava temporariamente fechado, devido problemas com licenças... Ai fomos almoçar em Alto Paraíso e dar um rolê por lá mesmo. Inclusive aqui aproveito para indicar alguns restaurantes: Almoçamos algumas vezes no Maracangalha, self-service. Tudo maravilhoso! Um prato bem servido dava uns R$50. Outro self-service que gostamos foi o Moinho, mais simples e um pouco mais barato, mas igualmente gostoso. Adoramos o Arena Maya Beach Tenis! Tinha uma jantinha sensacional! Bem servida por uns R$14, se não me engano. Ai por fora você comprava um espetinho, tinha vários sabores, em torno de R$12-15. Eu sei que no final dava uns R$26 tudo e a gente saia super satisfeito. Do ladinho de onde estávamos tinha uma padaria, a Panepalan, com várias coisas artesanais e tudo muito gostoso! Já o preço era meio salgado. Teve outros locais que fomos e gostamos, mas esses foram os principais. No fim, várias vezes fizemos comida em casa, principalmente o café da manhã. Aproveito para agradecer a Dona Rosa, uma das anfitriãs, que comprou uma cuscuzeira só porque a gente ia pra lá! Salvou nossos café da manhã! Eu sou de São Paulo, mas me apernambuquei valendo e só de pensar em passar 10 dias sem cuscuz fiquei nervosa! kkk Dia 7: Loquinhas Esse dia eu tinha alguns assuntos pessoais pra resolver, então não deu pra fazer nada pela manhã, só fomos pra Loquinhas após almoço. Fica pertinho de onde estávamos, tipo uns 4km. Entrada: R$40 por pessoa Como essa época era de seca, vários poços estavam vazios... Mesmo assim tinha uns bem bonitos e até fundos. A cor da água belíssima! É um lugar bacana pra conhecer tipo na chegada na Chapada ou no último dia, já que é algo bem tranquilo e perto da cidade, mas também tinha bastante gente. Dia 8: Santa Bárbara e Candaru Nesse dia fomos conhecer a queridinha da Chapada, a Cachoeira Santa Bárbara. Nosso intuito era ter conhecido ela no dia 6 (uma terça), na lógica de intercalar dias cansativos com mais tranquilos, mas os guias que indicaram não estavam disponíveis, dai ficou pra esse dia mesmo. Essa cachoeira fica a uns 27km numa estrada de terra a partir de Cavalcante, que está a 90km de Alto Paraíso. Ou seja, bem longinho. Lá perto de Cavalcante tem vários outros lugares incríveis pra conhecer, tipo Complexo Canjica e do Prata, mas nesses casos recomendo se hospedar em Cavalcante. Deixamos esses lugares pra uma próxima visita. Compramos o ingresso com antecedência pelo site da associação, custou R$55 por pessoa. É obrigatório contratar um guia Kalunga credenciado. Você pode contratar antes ou fechar lá na hora, sempre tem disponível, eles fazem fila para formar grupos na hora e pelo site consta que custa R$200 o serviço podendo ser dividido por até 6 pessoas. A gente optou em contratar antes e saiu por R$250, só nós dois mesmo. Fomos com a guia Marildete. Tem a opção de ir andando da portaria até o início da trilha, mas recomendo fortemente pagar o transporte! Custa R$10 ida e R$10 volta. Assim dá tempo fazer mais de uma cachoeira no mesmo dia e sem se cansar muito. Você economiza 7km só pra ir pra Santa Bárbara comendo poeira num sol da poxa. A ida é num pau de arara e a trilha é bem tranquila. Chegamos na cachoeira umas 10h, porque não queríamos sair tão cedo de Alto Paraíso e também queríamos pegar o sol batendo na cachoeira, mas se você quiser pegar a cachoeira com menos turistas, chegue bem cedo! A cachoeira é belíssima! A cor é tipo piscina! Foi o banho menos gelado até aqui. Pode ficar até 1h no local. Outras duas opções de atrativos é a Cachoeira Candaru e Capivara. Nossa guia sugeriu a Candaru, mas disse que o transporte era meio complicado, então era melhor fazer a Santa Bárbara e ver como estava a situação. Felizmente conseguimos embarcar num pau de arara logo após comprar os ingressos na portaria por R$33 cada e seguimos pra Candaru. O transporte custa R$15 ida e R$15 volta. A guia informou que a trilha pra lá está meio abandonada e cheia de carrapato, então não recomenda ir andando, também são uns 7km até lá. Na Candaru pega sol até umas 14h e vou te falar, que queda linda! A cor da água da Santa Bárbara impressiona, mas a queda da Candaru é de tirar o fôlego! Eu fiquei encantada! Tem local para banho na parte de baixo e na parte de cima. Basicamente ficam 2 veículos transportando os turistas pra essa cachoeira, então tivemos que esperar um pouquinho pra voltar. Tinha um outro grupo que ainda ia pra Cachoeira da Capivara, se você tiver pique, negocie com o guia antes os 3 atrativos, eu já tava satisfeita e morta de fome. Almoçamos num restaurante da comunidade por R$50 self-service a vontade e foi a comida mais gostosa que comemos na viagem! Tudo muito fresquinho e saboroso! Quase tudo da plantação/criação deles mesmo. Depois ainda fomos numa sorveteria em Cavalcante que tinha vários sabores de frutos típicos do Cerrado e adoramos! Não lembro o nome, mas se você tiver interesse perguntem pro guia que eles devem saber onde fica. Chegamos já tarde em Alto Paraíso e fomos descansar. Dia 9: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Trilha Vermelha: Cariocas e Cânions II) Nesse dia resolvemos fazer outra trilha dentro do Parque. Optamos pela Trilha Vermelha: mais 11km de caminhada no total. Essa trilha é mais tranquila do que a amarela, porque de modo geral o terreno é mais plano, mas faz muito calor, então mesmas recomendações: levar bastante água e se proteger do sol. Recomendo começar pelo Cânions II, porque é bacana, mas não é tão legal pra banho quanto os Cariocas. Já Cariocas é melhor pra gastar um bom tempo. Confesso que nesse dia as pernas deram uma fraquejada e na metade final fui reclamando! kk mas faz parte e foi ótimo! No Parque tem outras trilhas, algumas que leva 2-3 dias pra finalizar, inclusive nesse dia quando chegamos tinha vários grupos preparados pra acampar por lá. Deve ser bacana também! Deem uma olhada antes de ir pra ver quais trilhas mais te interessam. Dia 10: Cataratas dos Couros Tinham recomendado pra gente fazer essa trilha com guia e acatamos. Contratamos o guia Mercides (@turismo_na_chapada) por R$300. Ele até tinha comentado que tinha outro colega dele montando um grupo e se a gente quisesse ir junto, tudo bem, mas optamos em ir com ele mesmo e adoramos. Gente boa kissó! Super recomendo! De fato, acho interessante contratar um guia pra essa trilha, porque não tem nenhuma sinalização na estrada de terra e nem na trilha. O pessoal saiu abrindo vários caminhos, então confunde quem não conhece o local. Várias vezes o pessoal parou o Mercides pra pedir alguma orientação, meio perdidos na trilha. Lá não paga entrada, só um valor simbólico no estacionamento. Também deixamos reservado o almoço na Dona Eleuza, por R$50 a vontade, bem simples, mas bom. A trilha é até tranquila, uns 6km no total. Descemos até a última queda acessível do rio, chamada de Muralha. Ali perto fui escorregar numa parte que a água tava correndo, bati a bunda numa saliência da pedra e tô até hoje com um roxo na bunda! kkk mas foi divertido! Tem uns pontos que dá pra pular ali perto, para os mais corajosos, mas tenham atenção viu? Principalmente se for época de chuva, porque a água pode arrastar galhos e tal. Mais pra cima tem outras duas quedas (Almécegas 1000 e Parafuso) e locais para banho, muito bom também. A gente simplesmente adorou a Catarata dos Couros. Tudo muito lindo! E foi muito bacana ir com guia, porque ele foi mostrando e explicando várias coisas do Cerrado. Na volta avistamos uma árvore cheia de tucanos, a coisa mais linda! Dias 11 e 12: Alto Paraíso e retorno pra casa Esse dia tiramos só pra descansar, organizar as coisas, comprar lembranças, etc... Todo dia vimos e ouvimos muitas araras, mas ainda não tinha conseguido tirar uma foto decente. Fomos caminhando até uma praça lá perto de onde estávamos e vimos duas bem tranquilas numa árvore, depois fomos descendo uma rua e tinha uma pousada que colocava alimento que atraia várias araras (não sei nem se pode), ficamos um tempão lá olhando. As bichas dão uns gritos que assusta! kkk Mas são belíssimas, né? No outro dia pegamos a estrada bem cedo pra Brasília, devolvemos o carro. Graças a Deus inteiro! kkk E voltamos pra Recife. Foi uma viagem muito especial! Aproveitamos muito! Mesmo passando muitos dias não deu pra conhecer tudo, espero um dia voltar. Durante os dias que estivemos lá também estava rolando um evento numa aldeia, só acontece nessa época do ano, um encontro de várias tribos, mas quando olhamos o preço estava muito caro pra gente, mas vale a pena dar uma olhada caso você se interesse por esse tipo de experiência. É isso. A Chapada dos Veadeiros é linda! Se você tiver na dúvida se vale a pena SÓ VAI! Você vai amar! Espero que meu relato seja útil pra alguém e boas trips galera! Editado Agosto 4 por Amanda Lucena Acrescentar relato 3 3 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.