Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

UBATUBA, pequena cidade no extremo Litoral Norte de São Paulo, uma joia encravada na divisa com Estado do Rio de Janeiro, espremida de um lado pelo Oceano Atlântico e do outro lado, pela muralha da Serra do Mar Paulista , um dos mais belos ecossistema de todo o planeta. Detentora de mais de 100 praias , ilhas e trilhas incríveis, por isso quando me perguntam qual o melhor lugar para quem quer começar no mundo das trilhas , a minha resposta é sempre a mesma: - Vá para Ubatuba.

66a5b1289b74e.jpg

Andei muito por Ubatuba nesses últimos 30 anos , explorando rios e picos selvagens e claro, percorrendo praticamente todas as praias , a maioria delas com os meus próprios pés, tendo me escapado uma ou outra mais turística , mas que logo também serão riscadas da minha lista. Mas tinha uma das praias que eu já não pisava os pés há 25 anos , então aproveitando uma parte das minhas férias na cidade, resolvi levar minha filha e o namorado pra conhecer, numa caminhada descompromissada, mesmo porque , o dia apesar de quente, estava um pouco embaçado.

Deixamos o centro, passamos pela enorme Praia Grande na direção sul e uns 15 km depois , abandonamos a Rio-Santos pegando o acesso para o SACO DA RIBEIRA . Aqui na Ribeira é onde nos sentiremos um nada economicamente diante da quantidade de lanchas, barcos e veleiros que por certo chegam a custar milhões, mas não viemos para reclamar do sistema e nem das desigualdades sociais que assolam esse país, pelo contrário, estamos aqui para nos desapegarmos do máximo de coisas que conseguimos, então largamos nosso carro num quase final de estrada, onde uma placa nos avisa das dificuldades de seguir enfrente motorizado, jogamos uma pequena mochilinha às costas, contendo o mínimo do mínimo e nos pomos a caminhar, sem pressa, sem compromisso com coisa nenhuma.

66a5abe55d5bc.jpg

Já após a placa , nos deparamos com uma singela pracinha junto ao mar, um lugar aprazível para se passar um tempo apreciando os veleiros na baia. A estradinha a beira mar vai se estreitando , com um recuo aqui e ali , onde daria para estacionar o carro, caso quiséssemos nos adiantar um pouco, mas não vejo necessidade, porque 15 ou 20 minutinhos depois, a própria estrada deixa de existir e iguinoramos uma saída à direita, que vai morrer numa casa e pegamos intuitivamente para a esquerda , adentrando num beco sombreado, que passa entre dois paredões e nos leva para beira do mar, estamos definitivamente na PRAIA DA RIBEIRA.

66a5adab82aa6.jpg

66a5ac8479c67.jpg

A Ribeira é uma joia, mesmo estando nublado , a água ainda se mantém transparente. Ao longo, vamos passando por várias casas bem bonitas, algumas mais sofisticadas e outras mais charmosas , lembrando antigas casas de sítios .

66a5acd14b034.jpg

Passamos por toda a praia até atingirmos quase o seu final, onde uma trilha à direita, nos conduz para cima até atingirmos um mirante da própria praia da Ribeira.

66a5ad512f085.jpg

Em 15 minutos de trilha, já estamos descendo à PRAIA DO FLAMENGO , que nesse dia de tempo instável, praticamente está vazia e silenciosa.

66a5ae01e9ed0.jpg

66a5ae4493503.jpg

A Praia do Flamengo é uma praia bem extensa e igualmente a Ribeira, também tem águas calmas e transparentes e como não me lembrava mais de onde partia a trilha que nos levaria a próxima praia, simplesmente acabamos passando reto e fomos até o seu final , tendo que retornar até uma placa junto a um bar.

66a5af1910590.jpg

Ali, bem num beco estranho, parte a trilha. Mas é tão esquisito, que se não fosse a placa , jamais saberíamos , já que parece que estamos invadindo uma residência. Mas não tem erro, é só entrar, passar numa porta que vende pastel e ganhar o beco em definitivo, espremido entre paredes que vai nos levar para a trilha .

66a5aea5150d0.jpg

A trilha vai ganhar altitude, não muito e quando atingir uns 100 metros vai descer . Ainda chuvisca um pouco e a Julia e o Murilo ficam um pouco para trás. Quando o terreno estabiliza , deixamos uma bifurcações à direita e passamos por um beco entre 2 Cabanas e ganhamos a enorme PRAIA DAS 7 FONTES .

66a5b1de79709.jpg

Da Praia do Flamengo até as 7 Fontes , gastamos pouco mais de 30 minutos . A praia é realmente linda , mesmo que o mar esteja batido nessa tarde chuvosa . Junto a um quiosque, meia dúzia de pessoas, que chegaram aqui de barco , terminam suas refeições e aproveitam que o mar deu uma acalmada, para irem embora , mas por pouco o bote que os levaria para o barco maior , não virou.

66a5b09fc2ff9.jpg

Ficamos sós, apenas nós 3 numa praia isolada , com um tempo cretino, um chuvinha fria que varre tudo . Os bares estão todos fechados , mas um pescador , aproveitando que o mar não está pra peixe , conserta sua rede e ficamos lá, jogando conversa fora com o pescador e admirando a beleza insólita daquele oceano que parece não querer nada com gente.

66a5b0352c323.jpg

Daqui , poderíamos nos estender até a GRUTA DO PIRATA , mas não será hoje, com esse tempo ruim, então aproveito para ir até o canto direito , onde uma gruta guarda uma SANTA e subo em algumas pedras para tirar uma foto de toda e extensão da praia

66a5afeeab3a1.jpg

O dia já da sinal de que não tem mais interesse em nos favorecer, não vai ser hoje que veremos a cara do sol e quando a chuva da uma diminuída, abandonamos o paraíso e picamos a mula de volta para a praia do Flamengo e lá chegando , não nos demoramos para ganharmos a trilha e voltarmos à Praia da Enseada , subirmos o beco e interceptamos novamente a estrada que nos levou de volta ao nosso carro, fim da nossa caminhada , estamos ensopados e com a barriga roncando de fome, mas com a alma lavada e o dia ganho.

Divanei - novembro/ 2023

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado

Passaram-se mais de 35 anos de minha primeira viagem para Ubatuba e pelo visto nas fotos, o apelido continua verdadeiro:

"Ubachuva"

😂

• Hahahaha! 1
  • Membros de Honra
Postado
2 horas atrás, pmichelazzo disse:

Passaram-se mais de 35 anos de minha primeira viagem para Ubatuba e pelo visto nas fotos, o apelido continua verdadeiro:

"Ubachuva"

😂

A Serra do Mar Paulista tem um clima bem próprio, por isso é o paraíso dos rios e cachoeiras selvagens. Em Ubatuba a serra se aproxima do mar e no verão chove muito mesmo. Agora no inverno, o céu é bem limpo e seria a melhor época para fazer as inúmeras trilhas, mas eu prefiro ariscar no verão e pegar águas quentes.

• Colaboradores
Postado

Somos dois. Nunca gostei de Ubatuba e região no inverno. O frio é cortante.

Ainda é melhor pegar a chuva e a sorte de alguns dias ensolarados que aquele frio que não se consegue sair da barraca.

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...