Ir para conteúdo

Passaporte Italiano nome de Solteira


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Viajarei pros EUA em setembro usando o passaporte italiano para entrar nos EUA e o ESTA. Estou na dúvida por qual nome emitir a passagem, uma vez que na Italia não tem o sobrenome do marido mas no Brasil meus documentos são com nome de casada. Emito a passagem com nome de casada? Mas quando sair dos EUA, já que estarei usando o passaporte italiano, pode dar problema, uma vez que não tem o sobrenome?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Happy e Funny  

Quando vc fizer o check-in, o único passaporte que vai importar é seu italiano (até pq seu brasileiro não deve ter visto né? só com ele vc nem embarcaria). Então na sua passagem coloca o nome que tá no italiano. SEMPRE coloca na passagem o nome que está no documento que você vai usar. 

Pra dar saída do Brasil (depois do Raio-x) só mostra o passaporte brasileiro. Se pedirem, ai sim vc mostra a passagem aérea e o passaporte italiano (as vezes nem a passagem pedem).

Estou falando isso com conhecimento de causa, tbm tenho dupla cidadania e usei meu passaporte italiano com nome de solteira por um tempo, até conseguir atualizar meu estado civil no consulado italiano. Hoje o sobrenome do meu marido aparece no passaporte de forma discreta no final da página 4.

Mas honestamente, no exterior, enquanto vc usar seu passaporte italiano, só o seu nome italiano importa, ninguém tá nem ai com seus outros documentos com nome de casada porque eles não valem nada lá fora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, Happy e Funny disse:

Pretendia sair do Brasil com o Brasileiro (nome de casada) e entrar nos EUA com o Italiano. Assim que me orientaram. Mas eles divergem no nome, como eu disse.

Eu tenho ambos os passaportes com nomes diferentes. No brasileiro, o nome completo que inclui sobrenome de pai e mãe. No italiano, somente o nome do pai.

Se divergem no último nome, compre a passagem com o nome do passaporte italiano. Quando fizer o check-in no Brasil, apresentará o italiano. Passa na maquininha com o brasileiro e entra nos EUA com o italiano. Simples, prático, rápido e indolor :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
18 horas atrás, rafa_con disse:

@Happy e Funny  

Quando vc fizer o check-in, o único passaporte que vai importar é seu italiano (até pq seu brasileiro não deve ter visto né? só com ele vc nem embarcaria). Então na sua passagem coloca o nome que tá no italiano. SEMPRE coloca na passagem o nome que está no documento que você vai usar. 

Pra dar saída do Brasil (depois do Raio-x) só mostra o passaporte brasileiro. Se pedirem, ai sim vc mostra a passagem aérea e o passaporte italiano (as vezes nem a passagem pedem).

Estou falando isso com conhecimento de causa, tbm tenho dupla cidadania e usei meu passaporte italiano com nome de solteira por um tempo, até conseguir atualizar meu estado civil no consulado italiano. Hoje o sobrenome do meu marido aparece no passaporte de forma discreta no final da página 4.

Mas honestamente, no exterior, enquanto vc usar seu passaporte italiano, só o seu nome italiano importa, ninguém tá nem ai com seus outros documentos com nome de casada porque eles não valem nada lá fora. 

Muito obrigada! No consulado já está com o estado civil atualizado, mesmo assim usar o nome como no italiano, né?! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
17 horas atrás, pmichelazzo disse:

Eu tenho ambos os passaportes com nomes diferentes. No brasileiro, o nome completo que inclui sobrenome de pai e mãe. No italiano, somente o nome do pai.

Se divergem no último nome, compre a passagem com o nome do passaporte italiano. Quando fizer o check-in no Brasil, apresentará o italiano. Passa na maquininha com o brasileiro e entra nos EUA com o italiano. Simples, prático, rápido e indolor :)

 

Muito obrigada! E o medo de dar ruim? rsrs... uma dúvida, internamente, pras viagens dentro do Brasil, apresento o italiano também? Pois irei de Vitória para BSB (conexão é lá) de noite, sairei do aeroporto para dormir pq somente pela manhã é o VOO para MIA. Outra dúvida: terei que apresentar o passaporte italiano + documento de identidade? Brigadão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Legalmente você não pode usar o passaporte italiano dentro do Brasil já que você é brasileira nata. Eu sei disso porque tomei um esporro enorme da PF quando fui dar entrada no Brasil com ele e me disseram que, por ser nato, deveria usar meu passaporte brasileiro (dei a desculpa que estava vencido e tals).

Em seu caso, use o italiano no Brasil pois não terá ninguém da PF verificando. A companhia aérea só quer um documento de viagem válido, que é um passaporte ou outro com foto.

Não tem que apresentar RG. O passporte é documento oficial de viagem.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se eu fosse da PF eu também daria esporro :D 
No Brasil você pode apresentar qualquer documento de identificação brasileiro, mesmo que vencido, pois o documento que venceu, não sua cidadania.
Leve também ambos os passaportes na viagem, ter duas cidadanias não é ilegal, você tem sempre um passaporte extra caso aconteça algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
25 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

Se eu fosse da PF eu também daria esporro

Não seja inconveniente 😂😂😂

Foi engraçado porque o camarada "chegou junto" e disse (típico paulistano): "pô mano, cadê seu passaporte brasileiro? Você não pode entrar com esse aqui não meoooo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...