Ir para conteúdo

Litoral do Rio Grande do Norte e Paraíba, uma semana de carro - Galinhos, Pipa, João Pessoa e entorno - julho 2024


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileires!

As vezes faço algumas viagens e sinto falta de compartilhar aqui.

Então lá vai essa minha viagem de carro pelo litoral desses 2 estados. A viagem foi feita em casal com objetivo de conhecer as praias e descansar, então não terá muita informação sobre noite.

Os valores estarão no relato.

Roteiro 

Dia 1 - Rio x Natal (aéreo)

Dia 2 - Natal x Galinhos (praia de galinhos)

Dia 3 - Galinhos (passeio de barco)

Dia 4 - Galinhos x Pipa (com paradas na praia do giz e de cacimbinha) 

Dia 5 - Pipa (praia do amor e passeio de bugre pelas falésias de sibauma) 

Dia 6 - Pipa x João Pessoa (parada em coqueirinho do norte)

Dia 7 - Praia Bela, praia de Tambaba e praia de coqueirinho do sul

Dia 8 - João Pessoa (ponta do seixas) x Natal

Dia 9 - Natal x Rio (aéreo)

 

Hospedagem

As hospedagens foram pelo booking (Galinhos e Pipa) e pelo airbnb (João Pessoa).

Galinhos - vale muito a pena vc se hospedar em pousadas dos moradores da região. São super receptivos, auxiliam com o roteiro e ainda te contam a história da cidade. Existem várias opções dentro do gosto de cada um. 

A cidade é super pequena, então não precisa se preocupar tanto com o endereço. Eu me hospedei mais próximo ao porto onde chega na cidade e não na pro lado da praia, mas mesmo assim não levava 10 min caminhando até a praia..

 

Pipa - a minha dica é se hospedar em um local que dê pra vc ir andando pra rua principal para que vc não precise ultilizar o carro, especialmente a noite que as ruas estão lotadas de turistas pra lá e pra cá.. a boa é se hospedar no entorno da principal, pra fazer tudo andando, mas também ter silêncio.

 

João Pessoa - único local onde hospedei eu Airbnb. A preferência era por pousada, principalmente por causa do café, mas os valores em João Pessoa estavam bem maiores.

Escolhemos o bairro Cabo Branco. Gostei do lugar, tem bastante opção de restaurante e quiosque, mas não é tão turístico quanto Tambaú (praia do lado).

 

Transporte

Nós fizemos Rio x Natal de avião. Compramos as passagens no início do ano e pagamos uns 500 reais por pessoa. 

Os vôos foram de madrugada, mas como o aeroporto é 24h foi tranquilo dar uma esperada.

Fizemos a reserva de carro também anteriormente, o que foi importante, pois como chegamos num fds e período de férias escolares, tinha gente ser reserva que ficou a pé..

Obs. O combustível estava mais barato na Paraíba. Usamos aproximadamente 2 tanques para fazer toda a viagem. 

 

Agora vamos para o que interessa! Confesso que fiquei completamente apaixonada pelo litoral dos 2 estados e espero voltar em breve.

IMG_20240719_151258.jpg

Editado por marcelanuol
  • Gostei! 1
  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 1 - Rio x Natal

Esse dia foi só o deslocamento aéreo mesmo, mas vou colocar uma dica de onde fazer uma horinha no aeroporto, visto ter vários voos que chegam de madrugada.

Pegamos um voo no sábado, aproxidamente as 23h, às 2h de domingo estávamos em Natal.

Tínhamos feito a reserva do carro para as 4h. Fizemos uma horinha no aeroporto (quando vc desembarca, no próprio saguão onde as pessoas estão aguardando pra embarcar, existem umas cadeiras tipo do papai, inclinadas e que da pra esticar as pernas. Elas ficam viradas para o vidro. São disputadas, mas vc pode dar sorte..)
 

  • Amei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2 - Natal x Pratagil x Galinhos


Umas 3h da manhã pegamos a van da locadora e fomos pegar o carro. Tomamos um susto pq o local tinha bastante gente, apesar de ser madrugada. Eram pessoas sem reserva aguardando surgir um carro.. então aconselho e fazer reserva, caso vá em período de férias.

Sempre fotografar/filmar o carro na retirada para evitar problemas posteriores.. nosso carro estava com um pneu meio vazio, sinalizamos e os funcionários identificaram um furo. Tivemos que aguardar a lavagem de ouro veículo pra podermos sair. Mas como estava chovendo e bastante frio, achamos até uma boa esperar um pouco mais pra não fazer a viagem inteira no escuro. 

Carro pronto e pé na estrada. Fizemos o percurso em 2h e 30 min com uma parada pra tomar um cafezinho numa lanchonete na beira da estrada, a única que encontramos aberta e já era umas 5 da manhã. A estrada principal é boa, apenas quando vc sai da principal para Pratagil que tem alguns grandes buracos, mas nada que impeça sua chegada até o estacionamento, só ter um pouco mais de atenção.O estacionamento de Pratagil é bem grande e gratuito. No local tem um banheiro público que estava bem limpo quando chegamos. 

Agora vou explicar como funciona o barco Pratagil x Galinhos..

O valor do barco é 50 reais. Se estiver só vc, e vc não quiser esperar mais pessoas, vc paga 50 e sai sozinho no barco. 

A partir de 7 pessoas o valor ficar 7,50 para cada. 

No meu caso 2 pessoas já estavam no cais aguardando, nos juntamos a elas e ficou 12,50 por pessoa (total de 50).

Não é difícil ter gente para dividir o valor. Pelo menos na ida e na volta conseguimos facilmente.

IMG_20240716_085818.thumb.jpg.92f3b29e2f8615a042198a34bb5a8730.jpg

Chegamos na pousada bem antes do horário do check in, mas havia quarto disponível e adiantaram nossa entrada. Tomamos café (pagamos o valor já que ainda não era nossa reserva) e, como estava chovendo e estávamos sem dormir, fomos dar uma descansada. 

Acordamos às 11h e o sol estava aparecendo, biquíni e conhecer praia de Galinhos. 

Em 8 min de caminhada já estávamos com os pés na areia. O Sr Ribamar oferece guarda sol, mesa e cadeiras pelo valor de 30 reais. Ele também vende bebidas, mas não fica chateado se vc comprar em algum bar. Foi o que fizemos, com indicação do próprio Ribamar, pois no bar seu Zeca a cerveja estava mais gelada (Heineken 600 - 22 reais), já que o Sr Ribamar tinha enchido seu isopor a pouco tempo.

Existem alguns trailers na praia que vendem comida. 

Cara, Galinhos é um dos lugares mais encantadores que conheci. Muito muito lindo e as pessoas são muito receptivas.

Passamos o dia ali mergulhando, curtindo a paisagem, tomando uma cerveja gelada e comendo peixe. 

IMG_20240714_130358.thumb.jpg.c250f4b1bc6d9ad8c378b2c55231d207.jpg

Fim do dia tomamos um banho e fomos jantar. Escolhemos o Aratu, comemos uma carne de sol com aipim com arroz e molho a campanha. Local com preço muito honesto, prato que comeram 2 por menos de 50 reais.

Editado por marcelanuol
  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 3 - Galinhos, passeio de barco

Eu já tinha dado uma pesquisada nos passeios em Galinhos, tem de barco, de bugre, de quadriciclo.. e acabei escolhendo fazer de barco. 

Ressalto que nessa viagem a gente fez uma pesquisa prévia do que gostaríamos de fazer, mas também estávamos na onda do deixa ver como vai ser.. tanto que só fizemos a reserva de Galinhos e as demais fomos fazendo na véspera. Mesma coisa os passeios, praias, locais pra comer.. fomos conversando e pegando indicação com a galera durante o percurso. 

Tinha visto na internet e passeio de barco com refeição, mas no dia não tinha mais disponível para o horário da manhã, então fiz o "passeio de visual", que é exatamente o mesmo passeio, com as mesmas paradas, só não tem a comida.

Outra coisa de Galinhos, todo mundo se conhece e também muita gente é parente. Nós fizemos o contato com o tubarão, que foi quem criou o passeio com a parte gastronômica, mas hj em dia outras pessoas também oferecem. Como fiz o contato em cima da hora, ela me indicou fazer o visual com o Sr Dedé, pai dele e filho do Zeca do bar do Zeca do dia anterior.. 

O passeio foi incrível. O Sr Dedé é nascido em Galinhos, uma vida inteira como pescador até que o filho começou a fazer os passeios e agora ele trabalha com o filho. Várias histórias da cidade, sabe tudo sobre florar fauna local. 

IMG_20240715_105151.thumb.jpg.c98f44ce0b6f88b23a1bf21b186d030b.jpg

IMG_20240715_102825.thumb.jpg.78c86f3b18c41746d14c881fb0f07429.jpg

IMG_20240715_105601.thumb.jpg.0a91e3a1aece3546cf992e5d3095dc7a.jpg

Na parada da refeição, mesmo estando apenas no passeio "visual", o Sr Dedé pegou umas outras num outro barco e tive o prazer de comer a melhor ostra da minha vida. Eles descem do barco no meio do passeio e pegam a ostra, mais fresca impossível ❤️

IMG_20240715_125910.thumb.jpg.b4128ad81792b5a67f35d7ab773cec86.jpg

Aconselho muito fazer o passeio de barco, foi muito maravilhoso! 

Visual 300

Gastronômico 500 (tem opção de cardápio cru ou feito/cozido/assado) 

Em ambas as opções vc pode solicitar bebida ou comprar e colocar no cooler que eles disponibilizam. Eu comprei no mercado, gelo e cerveja pra levar.

O passeio dura em média 3h, fizemos 3 paradas, 1 na salina 3 e 2 em local para banho. Tem também a opção de parar em Galos para almoçar, mas não estávamos com fome.

Depois do passeio fomos pra praia de galinhos terminar o dia.

As segundas o Sr Ribamar não trabalha, pelo menos no inverno, então não tinha guarda sol ou cadeira na areia (sim, ele é o único que oferece o serviço), ficamos no bar do seu Zeca. 

A noite comemos uma pizza na crepes e pizzas da Nora. Local simples, pé na areia, embaixo de uma árvore. Pizza gostosa, a média alimenta 2 pessoas tranquilamente. O valor é entre 40 e 50 reais. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 4 - Galinhos x Pipa ( com paradas nas praias do giz e cacimbinhas

Nesse dia eu acordei cedo e fui com o sol nascendo caminhando até o farol de Galinhos. Visual incrível! 

IMG_20240716_061441.thumb.jpg.08dedef99ea9b6c6b04a82b8a19cb711.jpg

Depois retornei pra pousada, tomei o café delicioso, com cuscuz, tapioca e muito mais. Me despedi dos queridos de Galinhos e segui viagem.

Foi doloroso me despedi dessa península ainda pouco conhecida, mas em breve voltarei!

Novamente dei sorte de ter gente querendo atravessar quando cheguei no cais. Tinha um casal, novamente o valor ficou 12,50 por pessoa (4 pessoas, totalizando 50).

Chegamos no estacionamento e o carro estava lá exatamente no mesmo local. O estacionamento tem uma guarita com câmera na entrada e o local não tem vaga coberta 

Pegamos o carro e seguimos sentido Tibau do sul, onde fica o distrito de Pipa, nossa próxima hospedagem. Até a primeira praia a viagem foi de aproximadamente 4h.

A primeira parada foi bem na região central de Tibau do sul, na praia do Giz, estacionamos na rua e caminhamos até a praia. Tinha um local na praia que não sei confirmar se é somente restaurante ou também hospedagem, mas tinha umas espreguiçadeiras na areia. Parei um pouco antes, em uma sombra, e fiquei curtindo a praia.

IMG_20240716_134548.thumb.jpg.b9806f9bef90deca70b96e400086c5e8.jpg

Depois pegamos o carro fomos procurar um lugar pra almoçar mais no centro de Tibau e encontramos o Restaurante da Neguinha. Lugar simples com comida caseira, comida a vontade por 20 reais. 

A próxima praia foi a das cacimbinhas, praia muito linda, falésias maravilhosas. Essa praia o acesso é feito por uma imensa escada de madeira e na areia tem uns bares e esteira com cadeira, guarda sol..

É só parar o carro na principal e descer as escadas. Vale muito a pena a visita, a praia é realmente muito bonita. O local não fica cheio.

IMG_20240716_144754.thumb.jpg.5e2ba598a91758900cc9b088a5ff4392.jpg

IMG_20240716_145029.thumb.jpg.119ff55383d2c47139338cdf60cfa2ef.jpg

Seguimos viagem rumo a pousada e tomamos um choque, depois de uns dias em Galinhos, onde quase não tem carro, já que o local se acessa por dunas com carro 4x4 ou de barco, além de ser pequeno, pacato. Chegamos em Pipa e um mundo de gente pra lá e pra cá, comércio, bares, restaurantes.. mas nos readaptamos rapidamente rsrs

Nos organizamos na pousada e fomos pra rua principal. Tem bares e restaurantes para todos os gostos. Não fomos em nenhum específico, já que não íamos jantar, apenas tomar um na cerveja e petiscar, paramos no primeiro que achamos ok. Heineken de 600ml p

or 23 reais. 

  • Gostei! 1
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@marcelanuol Saudades do nordeste do qual me despedi em 2012 para não ter mais condições físicas de voltar. Ao que estou vendo,Galinhos se desenvolveu bem. Tem até quadriciclo. Porém, este é para perguntar sobre restaurante. Na época em que ia, só tinha a dona Irene, a comida era maravilhosa, porém cara. Você não falou no resumo dela, não existe mais?

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
21 horas atrás, D FABIANO disse:

@marcelanuol Saudades do nordeste do qual me despedi em 2012 para não ter mais condições físicas de voltar. Ao que estou vendo,Galinhos se desenvolveu bem. Tem até quadriciclo. Porém, este é para perguntar sobre restaurante. Na época em que ia, só tinha a dona Irene, a comida era maravilhosa, porém cara. Você não falou no resumo dela, não existe mais?

Galinhos desenvolveu bastante, principalmente a parte de passeios e hospedagens, mas ainda continua uma vila calma e pouco visitada. O que percebi é que aos fds acaba tendo mais turistas, mas durante a semana a praia estava deserta. 

O restaurante da dona Irene ainda está lá, se for um que fica em Galos, bem eu frente ao cais. Quando fomos em Galos, no passeio de barco, não estávamos com fome e acabamos não conhecendo o restaurante. Mas ele continua famoso na região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 5 - Pipa - praia do amor e passeio de quadriciclo

Pela manhã fomos caminhando até a praia do amor. Praia bonita, água numa temperatura boa e não muito mexida, dava pra entrar sem problemas. 

A areia é tomada por bares que disponibilizam mesa, cadeiras e espreguiçadeiras. Os funcionários caçam os clientes lá em cima, antes mesmo de descer a escadaria de acesso. 

Ficamos no 4:20, não nos cobraram o uso da estrutura, apenas o consumo. Água de côco 7 reais e Stella de 600 por 21 reais. 

IMG_20240717_115043.thumb.jpg.992c23a4e83b49959cd1eb5bee3748fb.jpg

Na noite anterior fechamos um passeio de quadriciclo por 160 reais. O passeio foi bem legal, antes fazem uma aulinha pra gente pegar o jeito e depois saímos dirigindo em fila e 2 funcionários vão em motos acompanhando e orientando o grupo. 

Escolhemos o passeio das 15h para podermos assistir o por-do-sol e valeu muito a pena. Todo o percurso é muito lindo, indico muito fazer o passeio de quadriciclo! 

IMG_20240717_170917.thumb.jpg.1f244f234d50303bf20eb5bb8d0aaa67.jpgIMG_20240717_161432.thumb.jpg.74a4ce6c0b1e6654ec99a67d77a2aa39.jpg

A noite fomos jantar no Tucunaré, restaurante incrível. Atendimento impecável, comida deliciosa. Indico essa experiência e prove a brusqueta de polvo, deliciosa!

IMG_20240717_202401.thumb.jpg.059b2682c41d80b9e14d4eb59976e701.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 6 - Pipa x João Pessoa (com parada em coqueirinho do norte)

Acordamos e estava um verdadeiro dilúvio, mas não durou muito tempo. Tomamos café e pegamos a estrada com destino a Paraíba. 

Pipa é realmente um destino encantador, faz jus a fama que tem. E mesmo sendo um local tão conhecido e popular vc consegue escolher praias mais desertas. 

Pegamos novamente a BR 101, estrada em boas condições. Em toda viagem só pegamos condições ruins em estradas menores que ligam a BR às praias (para chegar em Pratagil, na região da praia de Coqueirinho do Norte e para chegar em Tambaú do Sul).

Nossa primeira parada foi na praia de coqueirinho do norte, que fica no município de Marcação. O local possui diversas comunidades de povos originários.

O dia estava bastante nublado, havia um restaurante aberto, onde ficamos. Porção de camarão com aipim frito 40 reais, coco 5 reais. 

A praia tem o mar calmo e água quente, uma delícia. 

IMG_20240718_131129.thumb.jpg.a1d59dc986940d1c3f24a6ca3caccc0e.jpg

IMG_20240718_142526.thumb.jpg.4d608c860f68e686ba359fc4c5009ea9.jpg

Depois de aproveitar um pouco esse local paradisíaco seguimos viagem para nossa próxima hospedagem, Cabo Branco, em João Pessoa.

Chegamos já no fim do dia, organizamos as coisas e depois saímos pra jantar no restaurante olho de Lula, que fica na orla. De entrada pedimos o bolinho de bacalhau, que achei bem mediano, e o vinagrete de polvo, bem gostoso, polvo no ponto, macio. De principal pedimos o churrasco de peixe, que é um peixe inteiro feito na brasa e vc escolhe os acompanhamento. Aconselho pedir para uma pessoa, pois é bem servido. A conta no total deu uns 200 reais com cervejas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...