Ir para conteúdo

FOZ DO IGUAÇU (JULHO/2024) - Relato prático (com preços atualizados!)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Alô galera!

Acabei de voltar da minha viagem de férias à Foz do Iguaçu. Já conhecia o destino e nunca é demais rever a imensidão das Cataratas. Meu namorado queria conhecer e aproveitei meu período de recesso escolar para acompanha-lo e refazer essa viagem que tanto amei. Pra mim, as Cataratas do Iguaçu estão no top 5 de lugares mais lindos do Brasil.

Desta vez, não vou fazer o relato dia-a-dia como sempre faço e nem descrever os atrativos, já que Foz é um roteiro bem conhecido do fórum. Porém, vou atualizar as informações em relação aos passeios e, principalmente, os preços (que me assustaram).

Quando fui em 2018, considerei Foz do Iguaçu como um destino barato e bem acessível para os brasileiros em relação à outros locais do país. Acompanho a economia, sei e compreendo o aumento dos preços em muitos setores, mas aqui me surpreendeu (alguns atrativos tiveram mais de 60% de aumento em relação a 2018). Eu sou professor e aproveitei para garantir minha meia-entrada em vários passeios, mas essa política só é válida para alguns (e quem não é prof/estudante, da-lhe inteira!).

Mas vamos ao que interessa:

CATARATAS BRASILEIRAS (PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU): Desde a pandemia, os ingressos para as cataratas do lado brasileiro devem ser comprados online e com hora marcada. Está aí um ponto positivo: o parque é MUITO organizado e, mesmo sendo época de férias, sequer peguei filas. O preço? R$ 91,00 para cidadão brasileiros, sem direito a meia entrada. (paguei R$ 36,00 em 2018, a titulo de comparação). 

PARQUE DAS AVES: Outro passeio bem legal e tradicional de Foz. Normalmente, é feito no mesmo dia das Cataratas, pois o Parque das Aves fica em frente ao Parque Nacional do Iguaçu. O preço do ingresso é R$ 80,00, podendo ser comprado antecipadamente pela internet ou na bilheteria no local. Aqui tem política de meia-entrada.

ITAIPU: A visita a Usina de Itaipu é outro passeio imperdível em Foz e um dos mais baratos. Eu fiz o circuito panorâmico, que dá uma visita geral e bem interessante pela usina em cerca de 1hr e 30 minutos. Os preços dos circuito panorâmico é R$ 58,00. Para comparação, segue os preços dos outros dois circuitos: circuito especial, que visita o interior da usina, está custando R$ 165,00. Já o refúgio biológico, que visita uma área preservada com animais e plantas, está saindo por R$ 42,00. Aqui também é aceita a política da meia-entrada.

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS: O Marco das Três Fronteiras é o local de onde é possível visualizar o desague do Rio Iguaçu no Rio Paraná e, principalmente, as três fronteiras: Brasil, Argentina e Paraguai. O local possui um pôr do sol bem bonito e vários quiosques com lanches. Custa R$ 49,00 e também tem meia-entrada. Também instalaram uma roda gigante por lá que fornece uma visão completa da área. (não andei, mas vi que custa R$ 79,90).

CATARATAS ARGENTINAS (PARQUE NACIONAL DEL IGUAZU - ARGENTINA): Visitar o lado argentino das Cataratas ficou mais caro desde o mês passado, virou praticamente um passeio de luxo e foi o que mais me surpreendeu nesse quesito kkkkk Somente o ingresso está custando 35.000 pesos argentinos, que convertendo para reais, dá cerca de R$ 207,00. Além disso, é preciso contratar o transporte entre Foz e as Cataratas Argentinas, que está saindo por volta de R$ 150,00 na maioria das agências de Foz. Para finalizar, é preciso pagar uma taxa de turismo de R$ 10,00 no retorno do parque argentino. Ou seja, você vai desembolsar NO MÍNIMO R$ 300,00 para visitar o lado argentino das Cataratas nesses moldes. Mesmo que for de carro, é preciso pagar o estacionamento chegando lá obrigatoriamente (não sei quanto é). 

Cabe ressaltar que o lado argentino possui mais circuitos que o brasileiro e a visita dura um dia inteiro. Caminha-se muito. Também é desorganizado, pois o transporte é realizado em trens que possuem longos intervalos, não há organização de filas e é necessário pegar tickets para visitar a Garganta do Diabo (principal atração), que reabriu recentemente depois de ter suas passarelas levadas pelas chuvas. É uma muvuca. Mas o sofrimento vale a vista no final kkkkkkkk

MACUCO SAFARI: Já havia feito este passeio em 2018 (que é muito bom) e, como bom fofoqueiro, fui ver o preço atual. E pasmem: está saindo por incríveis R$ 386,00. Em 2018, paguei R$ 140,00.

Além desses passeios, há o Museu de Cera, Vale dos Dinoussauros, Ice Bar, entre outros, mas não fiz nenhum destes. Porém, pesquisei por curiosidades e os ingressos de cada um estão na faixa dos R$ 90-100,00.

Enfim, Foz do Iguaçu continua sendo um destino que vale a pena pela beleza única das Cataratas, porém, é preciso ir com o bolso preparado. Dá para fazer uma viagem mais econômica visitando só o essencial, como as Cataratas Brasileiras e Itaipu, mas eu particularmente acho que o lado argentino do parque é complementar ao lado brasileiro. São perspectivas diferentes que valem a visita.

A alimentação e a hospedagem não acredito que tenham valores muito diferentes de outros destinos do Brasil. Paguei cerca de R$ 40,00 em um combo de hamburguer artesanal + batata + coca, R$ 37,00 numa pizza pequena e R$ 35,00 em um almoço por kg.

Abaixo, deixo algumas fotinhas desse paraíso que são as Cataratas do Iguaçu:

WhatsAppImage2024-07-18at21_01_31.thumb.jpeg.2d7e5d2aa7718dfa49cdf2c1381a81d3.jpeg

WhatsAppImage2024-07-18at21_01.31(1).thumb.jpeg.ca194d55c925ef6b533cb4bd7435e79e.jpeg

WhatsAppImage2024-07-18at21_01.31(2).thumb.jpeg.d768cc96da18c62b8faa4a7f4e19e79e.jpeg

WhatsAppImage2024-07-18at21_01_32.thumb.jpeg.adf688135592e1f2d64fe875531e93ef.jpeg

  • Gostei! 3
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Adorei acompanhar a trip no insta!!
E caraca, chocada com os preços tb!


Eu já fiz algumas vezes esses rolês todos e ano passado voltando da Argentina fiquei somente uma noite em Foz, não vi os preços... as cataratas argentinas eram super baratas quando fui outras vezes e até essa taxa aí - de turismo - era 5 reais e não 10, kk!

Lembro que o macuco safari sempre foi mais carinho mesmo, mas tá inviável né! Em casa daria mais de 1000 reais nos preços atuais, sai fora! kk

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
3 horas atrás, Juliana Champi disse:

Adorei acompanhar a trip no insta!!
E caraca, chocada com os preços tb!


Eu já fiz algumas vezes esses rolês todos e ano passado voltando da Argentina fiquei somente uma noite em Foz, não vi os preços... as cataratas argentinas eram super baratas quando fui outras vezes e até essa taxa aí - de turismo - era 5 reais e não 10, kk!

Lembro que o macuco safari sempre foi mais carinho mesmo, mas tá inviável né! Em casa daria mais de 1000 reais nos preços atuais, sai fora! kk

Bem isso mesmo, Ju!

Quem vai em família para Foz tem que estar bem ciente dos preços atuais, pois pode sair tão caro quanto viajar para outros lugares do país (ou até mesmo para fora) 🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
25 minutos atrás, anselmoportes disse:

Obrigado pelo relato, @luizh91! Estou pensando em ir pra lá em meados de Outubro desse ano.

Vc acha que quantos dias é necessário lá? E Cidade do Leste? Vale visitar?

 

Oi Anselmo.

Cinco dias é mais do que suficiente para fazer as atrações imperdíveis. Caso queira alguma referência de hospedagem, fiquei no Hotel Bogari, que é bem localizado no centro, perto do terminal de ônibus (que tem linhas para todas as atrações) e com bom preço/café da manhã.

Cidade do Leste só vale a pena se você for querer fazer compras. O trânsito para atravessar a Ponte da Amizade é bem ruim e não há atrativos turísticos que compensem a visita a passeio. Uma visita à Puerto Iguazu na Argentina é muito mais interessante e eu fiz da outra vez que visitei Foz, pois lá tem a feirinha que vende cervejas, vinhos, alfajores e doces argentinos a preços muito bons, além de restaurantes.

Um roteiro de cinco dias e sem correria dá pra dividir assim:

1 - Chegada e ida ao Marco das 3 Fronteiras no fim da tarde.

2 - Cataratas Brasileiras e Parque das Aves. 

3 - Itaipu/Templo Budista pela manhã e Puerto Iguazu a tarde.

4 - Cataratas Argentinas.

5 - Retorno.

Mesmo com o preço alto do lado argentino das Cataratas, faça o possível para visita-lo. Pra mim, é a cereja do bolo da viagem, pois o parque argentino é muito maior que o brasileiro e oferece vistas avassaladoras das cataratas. Se tiver mais alguma dúvida, só chamar.

Editado por luizh91
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigado, @luizh91! Vou seguir suas dicas. 

Estou pensando depois seguir para o Paraguai, passando por Trindad, Encarnación e terminando em Assunção. De lá pegaria um voo de volta pra SP. Se alguém que estiver acompanhando esse tópico tiver alguma dica nesse roteiro, será bem-vinda!

Quando voltar (se é que vai rolar deu ir) conto como foi minha experiência.

Valeu!

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu também estive nas cataratas em 2018

Único passeio que achei roubada foi o marco das 3 fronteiras, achei caro o valor cobrado só pra entrar, tudo lá dentro é mais caro ainda (isso em 2018) e não achei nada de mais o lugar

Um dos maiores "tourist trap" que já fui dentro do brasil  

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
40 minutos atrás, FCRO disse:

Eu também estive nas cataratas em 2018

Único passeio que achei roubada foi o marco das 3 fronteiras, achei caro o valor cobrado só pra entrar, tudo lá dentro é mais caro ainda (isso em 2018) e não achei nada de mais o lugar

Um dos maiores "tourist trap" que já fui dentro do brasil  

É bem isso mesmo. Agora colocaram um restaurante por lá, a roda gigante e aquela placa "Brasil-Argentina-Paraguai" fica em um lugar onde tiram aquelas fotos que te vendem depois. O atrativo é a geografia local mesmo, por poder ver os 3 países. Mas fora isso, realmente é caro pelo que oferecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Outra dica importante para quem for para Foz: Não comprem lembrancinhas nas lojas que existem dentro dos atrativos. Em cada um dos passeios que mencionei acima existe uma loja que vende produtos de Foz, como camisetas, chaveiros, canecas, etc.

No centro de Foz, mais precisamente na Avenida Brasil, existem diversas lojinhas de artesanato que vendem as mesmas coisas (e até outras mais diversificadas) a preços muito mais baratos.

Exemplo: Na loja do Marco das 3 Fronteiras, um chaveiro simples estava custando R$ 16,99. O mesmissimo chaveiro no centro de Foz saiu por R$ 4,99.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...